"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 23 de junho de 2018

PRUDÊNCIA ("Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente." — Pindaro)



Crônica

PRUDÊNCIA ("Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente." — Pindaro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Aqui estou eu, sob o céu que tanto admiro, mas que parece estar em constante mutação. Em um momento de instabilidade, agi precipitadamente, tomando decisões imperfeitas. Agora, percebo a necessidade de uma análise mais profunda e calma antes de tomar qualquer outra decisão errada. Evito me expor neste momento de incerteza, priorizando o descanso do fim de semana.

Mas, como posso descansar quando as respostas que procuro não são dadas? A minha atenção está comprometida por tantas preocupações. O que antes era combinado já não existe mais e a rotina se perde em arranjos precários. Será que isso vai passar agora? Medito sobre isso…

A introspecção tem sido a minha companheira constante, favorecendo apenas o meu autoconhecimento. Espero não ficar parado quando a situação exigir ação. Sinto-me preso em ideias corrosivas, perdendo mobilidade enquanto os concorrentes ocupam espaço no meu céu, tomando o meu lugar.

Eles estão sempre planejando uma traição, então é melhor prevenir do que remediar. Não quero ser levado à justiça, então vou deixar todos os meus documentos regularizados e abandonar minhas práticas suspeitas para trás. O bom dos meus pecados é que eles funcionam como cometas, apontando-me, abrindo e pavimentando o meu caminho com fogo.

“Aquele que botar as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo.” (Pierre-Joseph Proudhon). Então, esta minha crônica emotiva é para dizer-lhes que estou vivendo exatamente como já disse o Sêneca: devemos viver de tal maneira que não façamos nada que não possamos dizer aos nossos inimigos.

Como Salomão bem disse em Provérbios 14:15: “O simples crê em toda palavra, mas o prudente assiste aos seus passos”. Há muita diferença. O simples acredita em qualquer coisa que aparece, enquanto o homem prudente é cauteloso e cético sobre tudo.

Eu amo a cautela. Eu sou prudente. Eu sempre olho para a frente, tentando ver as falhas do caminho ou riscos. Eu me escondo dos perigos, alterando o que acredito. Nunca quero ser pego acreditando em mentiras ou caindo em uma armadilha.

Por outro lado, o ingênuo desinteressadamente deixa a vida acontecer. Eles não questionam só acreditam, por isso continuam andando e repetidamente sofrendo os perigos que não podem ver.

“Antes da vitória vem a tentação. E quanto maior os louros a conquistar, maior a tentação a que é preciso resistir” (Stephen King). E assim termina minha crônica emotiva, uma reflexão sobre os acontecimentos da vida e uma mensagem impactante para vocês, leitores.

Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 25/02/2017
Reeditado em 23/06/2018
Código do texto: T5923460 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: