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MINHAS PÉROLAS

domingo, 28 de novembro de 2021

Coleção 58 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 58 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 O moralismo que grita contra o sexo anal talvez não busque defender a virtude, mas legitimar o próprio desejo disfarçado de fé; pois, ao repetir a mentira com devoção, o fanatismo converte o vício em dogma e a hipocrisia em forma de culto.

2 O mundo está de cabeça para baixo: os homens, que se julgam racionais, tornaram-se mais bestiais que os próprios animais, pois até o cão que protege o dono o faz por instinto de ração; e nós, por egoísmo, chamamos isso de amor.

3 Toda vez que sofri uma perda profunda, encontrei, por trás dela, a mão piedosa de algum crente; como se a fé, travestida de virtude, fosse a mais sutil forma de destruição.

4 Quando a norma deixa de ser justa para servir a interesses, ela deixa de proteger e passa a dominar; tornando o medo sua nova lei e o cidadão, um subalterno voluntário da inteligência que o manipula.

5 Muitos na educação já não buscam a verdade, mas o conforto da maioria; escondem a alma atrás do véu partidário, onde pensar por conta própria é mais perigoso que errar junto com todos.

6 Onde a politicagem governa, a burrice e o fanatismo reinam; e até as mentes mais lúcidas se mancham, pois ninguém sai ileso da nódoa que corrói o discernimento.

7 Toda aliança fundada no mal carrega em si a semente da própria ruína; e, enquanto os conspiradores se desfazem entre si, a vítima, ironicamente, renasce mais forte e próspera do que antes.

8 Só uma Ordem dos Professores do Brasil poderia devolver ao magistério sua exigência de vocação e excelência, transformando o “cabide de emprego” atual em uma profissão respeitada e rigorosa, onde ensinar volta a ser arte e compromisso, e não conveniência.

9 Quando qualquer um serve para ensinar, o salário cai; só a escassez forçada, diz o autor, restauraria o valor do professor, transformando a raridade em prestígio e remuneração digna.

10 Se o medo e a ignorância dominam, só um mosquito transgênico da inteligência poderia picar a humanidade e inocular senso crítico, transformando a irracionalidade em responsabilidade científica.

11 A microcefalia mais temida não se vê no crânio, mas na mente: enquanto o rosto permanece belo, a inteligência atrofiada se esconde, provando que a aparência pode enganar mais que a cegueira da burrice.

12 A escola pública de baixa qualidade não apenas ensina pouco, mas reduz a mente e a visão de quem a frequenta, transformando o pobre em alvo fácil da dominação, enquanto os poderosos consolidam seu controle sobre a ignorância produzida.

13 Ao aposentar-me, deixarei de escrever sobre educação; minhas crônicas serão apenas vestígios de dor. Sei que, mesmo se minha voz fosse calada pela morte, não haveria martírio; apenas o silêncio comum dos que sofrem sem aplauso nem memória.

14 Que os alunos deixem de aprender o desrespeito que escorre de cima: entre professores e gestores que, em nome de modelos frios e burocráticos, transformaram a educação em papelada sem alma, sobretudo quando a pandemia revelou o quanto faltou humanidade no ensinar.

15 A violência de hoje é apenas o eco da de ontem; herança amarga deixada por nossos pais, que ensinaram o golpe antes da palavra, esquecendo que, como diz Salomão, só a resposta branda desarma o furor.

16 Na escola da inversão moral, o professor que se defende vira monstro, e o agressor, anjo; afinal, dizem que ele é vítima de uma sociedade “cheia de professor”, como se ensinar fosse o verdadeiro crime.

17 Na escola, criou-se um ciclo vicioso em que todos são considerados “ruins”: o professor por cumprir seu dever, a coordenadora por exigir além do seu, e o aluno por não fazer o próprio; revelando um sistema em que trabalhar corretamente se tornou o verdadeiro erro.

18 A crítica expõe a ironia de coordenadoras que se dizem “auxiliadoras do professor”, mas se mantêm trancadas em seus gabinetes, ocupadas com burocracias, enquanto a violência se alastra nas salas; um retrato da ausência disfarçada de função.

19 A crítica revela o paradoxo de uma escola que chama de “estratégia educacional” o ato de constranger alunos e professores ao obrigá-los a confiscar celulares; uma pedagogia do vexame travestida de autoridade.

20 O artifício da vitimização: o outro se faz de vítima para culpar, transformando o inocente em agressor e absolvendo-se da própria responsabilidade.

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