"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

domingo, 27 de março de 2022

Coleção 71 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 

 


  • Pensamentos
  • Coleção 71 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    71—1 Um aluno do oitavo ano já deveria saber perfeitamente o seu papel na escola, mas não sabe! Como posso lhe exigir que saiba qual é o papel do professor?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—2 ESTUDEI LETRAS E NÃO "JIU-JÍTSU" PARA FICAR SEPARANDO BRIGAS DE ALUNO SEM BRIO, NA SALA DE AULA.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—3 Eu duvido que um aluno aprenda de um professor que tomar o celular dele, mas esse é o bom para muitas coordenadoras. O ódio é precursor da vingança. A menos que o objetivo da escola não seja ensinar, mas reprimir; se terá sucesso, não sei; porém, já tem motivos demais para merecer o caos.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—4 Se o aluno não é amigo do professor, então a vontade exagerada para aprová-lo de qualquer jeito é reciprocidade?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—5 O professor não pode fazer amizade com aluno nenhum, porque os outros enciumados inventam qualquer motivo para denunciá-lo; e na escola, não faltam picuinhas e há quem goste de mexericos. Por último, acusam-no de pedofilia, pois escola é cheia de "crianças" erotizadas pelas mídias. Além do mais, lidamos com adolescentes analfabetos funcionais que se acham importantes.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—6 Ontem na "Cantata do natal" na escola, ouvi de um aluno: — "Este é o Claudeci não precisa respeitar ele." De um aluno reprovado se espera tudo. Não fiquei chocado, mas queria dizer isso para você, talvez aprenda algo sobre caráter e educação familiar. Assim se explica também o medo da escola em reprovar aluno.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—7 OUTROS, AINDA, DE TANTO PUXAREM O TAPETE DE MUITOS; CAÍRAM, JÁ QUEBRARAM A SUA COLUNA DA MORAL.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—8 Mirar o professor com o celular na mão discretamente em sala de aula e fazer-lhe perguntas comprometedoras é um precedente para o aluno eliminar os que ele não gosta: — Se eles podem, por que não posso usar também essa artimanha em minha defesa!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—9 NA EDUCAÇÃO, É COMO NO FUTEBOL, TEM-SE POR TÉCNICO OS QUE NÃO JOGAM MAIS NADA.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—10 Toda inclusão é forçada, escravizante para ambas as partes; a exclusão é natural, ressalta a individualidade de cada um. Discriminar é valorizar o diferente; o ideal é a aceitação. Sacrificar-se não é amar, mas um emprego lucrativo.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—11 Incluir é excluir, porque reforça a ideia de que não fazia, não faz e não fará parte, pois não é da mesma substância. Concordando com Aristóteles: 'A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais'.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—12 A DEMOCRACIA NOS DÁ O DIREITO DE SER DIFERENTE, E OS ANTIDISCRIMINADORES QUEREM NOS MISTURAR COM LUCRO PRÓPRIO.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—13 NA IDEOLOGIA DE GÊNERO, "ELES NÃO QUEREM IGUALDADE, MAS SUPERIORIDADE". ACHO QUE A IGUALDADE ESTARIA DE BOM TAMANHO. AFINAL, SÃO HOMO. EU PREFIRO SER INFELIOR QUE IGUAL.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—14 Então, vivemos em um mundo de homossexuais, lutando com sua sina dada por Deus para conter o crescimento populacional sem sofrer catástrofes naturais e nem minar a felicidade dos humanos. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tem dois chifres... homossexualismo e feminismo!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—15 NEM SÃO VEGANOS, MAS DEFENDEM OS ANIMAIS COMO SE NÃO OS COMESSEM: PARADOXO INSANO! DEPOIS, O ZUMBI SOU EU QUE GOSTO DE CHURRASCO.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—16 Tenho medo das mulheres bonitas, elas são perigosas, não têm nada a perder. As feias não podem escolher vítima alguma, compreendem melhor a dor da solidão e se vingam por qualquer coisa! A imunidade orgânica é baixa.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—16 Quando se faz vista grossa ao mau gênio de quem ensina, o Ensino dele se torna um meio egoísta para a ruína dos seus alunos, revogando a paz.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—17 Somos dos mesmos elementos químicos do belo. Nos alimentamos do belo. Vivemos no meio do belo e ainda sabemos apreciar o belo, mas, exatamente por isso, somos feios. E quanto mais nos medimos e nos comparamos, mais misturados desaparecemos no solvente, como o branco do leite é bebido pelas propriedades da água. Afinal, os diferentes se atraem para a uniformização.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—18 Um organismo perfeito não perdoa células defeituosas, elimina-as. Um Deus humano demais perdoa e suaviza as consequências. Por isso, a igreja insiste em humanizá-Lo, porque se beneficia com as indulgências.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—19 Pagar, com verba pública, para o vulgar estudar, é dar mais do que ele se importa com a escola, é autovulgarização do sistema educacional. E o mercado aceitando orelhas nos diplomas.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    71—20 Eu e ninguém não somos culpados de nada, já nascemos com o destino pendurado no pescoço: "Enluarados". CiFA

    sábado, 19 de março de 2022

    Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

     


    Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    70—1 O que acontece ao homem molda seu caráter, você é o que lhe acontece. Não se pode condenar uma pessoa sem lhe conhecer. Leia minhas crônicas, ali está o que me acontece e assim terei um julgamento justo. E a você não somará mais pecados do que já tem em sua vida. Aqui emprestando as palavra de Augusto Cury: "Não há aplausos que durem para sempre e nem vaias que sejam eternas."

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—2 Muitos homens perdem a liberdade de expressão pela repressão ou indiferença, os apertados extremos matam as suas esperanças. Então, adquirem o vicio do alcoolismo e nunca mais ouvem seu próprio nome. Enfim, esquecem-se como é ser eles mesmos: Isso é violência social. Em breve não haverá mais democracia, eles não gostam de arma, não se defendem só se matam.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—3 O dia da criança também é dia do professor, pois no dia 11, as crianças vão a escola brincar e comemorar, e no dia 12 é o feriado propriamente dito, ninguém pisa lá. Assim se norteia o compromisso e o profissionalismo educacional.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—4 Um diploma de pedagogia da UFG era um privilégio sem medidas; hoje não, com o advento dos cursos a distância e cotas, facilitou bastante a coisa toda! Então, assim com essa pedagogia facilitada, logo teremos mais coordenadores que professores, na escola pública. Graças a pandemia, o distanciamento mostrou que coordenador pedagógico na escola não tem função. O trabalho delas se encerou só em exigir planilhas e mais planilhas.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—5 Emprestar um bem que você não pode dar é colocar em risco a amizade. Quando precisar dele, nunca estará a sua disposição. De graça, o invejoso o levou para si.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—6 Tem gente tão viciada que não pode ver uma fila, logo entra ali, até mesmo sem saber o objetivo dela; no final, qualquer coisa é lucro. Importa está na frente de alguém!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—7 O NÍVEL SOCIAL DE UMA PESSOA ESTÁ NO COMPORTAMENTO DELA EM UMA FILA!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—8 PIOR QUE O HORÁRIO DE VERÃO É O HORÁRIO DE AULA. Eu começo o dia ainda no escuro!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—9 O poder corrompe a todos, ninguém quer morrer por uma causa nobre, já que vive por ela. Só a cobiça dá o poder suicida.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—10 As consequências da intimidade é a liberdade nas expressões, o desrespeito. Só os revoltados não têm liberdade tiram a dos outros.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—11Eles estão quietinhos! Quando chego, começam a bagunçar, foram treinados a agir sem pensar, é como um bexiga cheia, explodem, quando a pressão de dentro é maior que a de fora, não sabem lidar com a liberdade! Refiro-me alunos carentes de atenção.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—12 De jeito nenhum, quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro sobre eu mesmo ser um ator social, apenas em lugares propícios, até nisso estou representando, todavia, aqui dentro, no coração, nunca deixarei de ser eu mesmo: o desconhecido.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—13 É MAIS FÁCIL SE CONHECER UM MAU CARÁTER, QUANDO ELE NÃO SE PARECE CONOSCO!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—14 Quando você lê procurando erros, não cresce; procure os acertos, só se aprende ler é lendo certo. A Interpretação vem do lado certo!

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—15 OS SÁBIOS DE JEITO NENHUM PODEM FICAR EM SILÊNCIO, SENÃO QUEM IRÁ ENSINAR OS TOLOS a se calarem?

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—16 As experiências dos peixes grandes e fortes são manipuláveis a favor dos pescadores. Se a isca é o pequeno ou um pedaço do grande, então lhes enfeitiçará mais, Um bom salário é a promessa de sobrevivência garantida, ou ainda o conforto; mas saibam que tudo tem um preço; o trabalho.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—17 A escola precisa deixar de trabalhar com ciladas, emboscadas e estratégias. Uma pessoa quer o que ele acha útil e gosta. Por que o aluno não aprende a gostar da escola? Viu a armadilha. "É a caça ruim, aquela que desarma a arapuca...!"

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—18 Quando a caça desconfia, não cai, por isso não se trabalha a mesma dinâmica em sala de aula, os alunos não prestam a mesma atenção da primeira vez, piada contada duas vezes perde a graça, ensinam até que não se pode decorar nada. Quando se esquece da escola, não sobra nada.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    70—19 Não se ensina por estratagemas, o aprendizado acontece pelo grau de interesse do aprendiz, e o interesse desperta-se nele conforme suas necessidades. A escola deveria primeiro perguntar qual é a necessidade do alunado.

    Claudeci Ferreira de Andrade

    domingo, 13 de março de 2022

    Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

     


    Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    Por Claudeci Andrade

    1 “Num mundo onde o sistema é um predador que se alimenta da própria decadência, e os hipócritas se disfarçam de virtuosos, assumo minha condição de impuro; pois o veneno que corre em minhas veias é o antídoto que me impede de ser devorado.”

    2 “Os inúmeros projetinhos escolares, nascidos mortos e ressuscitados em pastas vazias, são o retrato de uma educação burocrática que troca o saber pelo cumprimento de tarefas, simulando aprendizado onde só há protocolo.”

    3 “O sistema educacional público transformou o ato de aprender em mera estatística: importa mais a presença que o mérito, mais a progressão que o conhecimento; porque, no fim, é a verba que precisa ser aprovada, não o aluno.”

    4 “Enquanto as notas escolares simulam sucesso, o IDEB revela a falência do sistema; e eu, peça frouxa nessa engrenagem viciada, apenas observo a educação fingir que avança enquanto afunda.”

    5 “A greve dos professores revelou a burrice dos diplomados: sacrificaram salário e descanso em nome de causas justas, mas mal conduzidas — prova de que o diploma ensina a pensar, mas não a agir com sabedoria.”

    6 “Tememos os bandidos, mas estamos desarmados até para o medo; só nos resta a primeira pedra, única arma do cidadão de bem; e, quando roubar um celular parece garantir mais dignidade que pedir um prato de comida, a fronteira entre culpa e fome torna-se moralmente indistinta.”

    7 “Entre os que fingem trabalhar sem jamais pensar, reina a ilusão da diligência; mas quem age sem conjectura apenas movimenta o corpo, não a consciência; e sem pensamento, nenhum trabalho pode ser verdadeiramente digno.”

    8 “O texto denuncia como certos indivíduos, percebidos como bandidos, exploram proteções legais e a complacência de um público conivente para agir impunemente, transformando a escola em palco de palhaçadas e ameaças, e subvertendo seu propósito educacional original.”

    9 “A escola, ao priorizar a satisfação dos alunos e a sobrevivência institucional, sacrificou a qualidade educacional, adaptando-se de forma desordenada e superficial, evidenciando que a ausência de padrões rigorosos amplificou os problemas expostos pela pandemia.”

    10 “O professor, ao reprovar uma aluna, sente-se pressionado pela coerção institucional e pelo medo de comprometer sua reputação, compensando notas com trabalhos extras e abandonando seus critérios pedagógicos, subvertendo assim o processo de avaliação.”

    11 “A prova, criada para medir o aprendizado do aluno, tornou-se sobretudo instrumento de avaliação do professor e da instituição, traindo seu propósito original.”

    12 “A progressão parcial, ao exigir trabalhos extraclasse que os alunos frequentemente ignoram, transforma a sala em caos diário e desloca a responsabilidade do fracasso para o professor, revelando a incoerência do sistema educacional.”

    13 “Diante do orgulho do aluno pela própria ignorância, o professor percebe que, se o estudante não busca um objetivo nobre, cabe a ele manter o seu, repreendendo-o para preservar o sentido da aprendizagem e honrar as expectativas de quem confia na educação.”

    14 “Ensinar a norma padrão da língua portugesa, raramente usada fora da escola, revela a incoerência do sistema: a antipatia dos alunos pelo professor é, na verdade, o reflexo do desdém que sentem pela disciplina e suas regras.”

    15 “O aluno que exibe um caderno vazio para simular esforço revela não astúcia, mas ingenuidade: sua tentativa de enganar o professor denuncia a pobreza de caráter e de pensamento que transforma a esperteza em tolice.”

    16 “Obrigar o professor a justificar a ausência do aluno é expor o íntimo ao ridículo; a escola que transforma a falta em espetáculo esquece que ética e discrição também educam.”

    17 “Na educação, a efetivação dos temporários é a vingança dos explorados: quem antes foi mantido a cabresto conquista estabilidade, enquanto o diretor que herdará a gestão pagará o preço pelos abusos de seu antecessor; cumprindo o destino de quem casa com a viúva e assume os filhos.”

    18 “O sistema educacional inverteu sua lógica: a prova já não mede o aluno, mas pune o professor; ao corrigir o fracasso do avaliado, o avaliador se torna o réu; e a avaliação, um ritual de autoflagelação pedagógica travestido de justiça.”

    19 “A escola inverteu a hierarquia do saber: ao obrigar o professor a devolver a prova corrigida, transforma o avaliador em réu e o avaliado em juiz, convertendo o instrumento de ensino em prova de defesa; e a autoridade pedagógica, em mera formalidade contestável.”

    20 “No sistema escolar, o professor é obrigado a produzir provas que, quando mal respondidas, transformam o fracasso do aluno em acusação contra ele; assim, a avaliação deixa de medir aprendizado e se torna arma que o próprio educador fabrica contra si, invertendo a responsabilidade e expondo-o ao escárnio institucional.”

    Comentários

    sábado, 5 de março de 2022

    Coleção 68 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

     


    Coleção 68 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

    Por Claudeci Andrade

    1 “Não me fere o olhar alheio que me confunde ao chiqueiro, mas a distância entre o que sou e o que busco ser; a dor de tentar permanecer humano num lugar que insiste em me chamar de porco.”

    2 “Um sistema que tenta comprar o interesse do aluno com recompensas baratas revela não a falta de disciplina dos estudantes, mas a pobreza de sentido de uma educação que paga por obediência porque já não inspira aprendizado.”

    3 “Maior que o erro do mestre é a pequenez do aluno que o transforma em troféu, pois quem usa a falha alheia para brilhar revela não inteligência, mas a miséria de quem só sabe aprender pela humilhação.”

    4 “Quando os animais aprendem a cheirar perfumes e ouvir música com fones, perdem o faro e a audição; assim como o homem moderno, que já não distingue o pão da pedra, perdeu o instinto de viver e o senso do real sob o luxo das aparências.”

    5 “Confundir limites com fobia e afeto com abuso é negar o próprio sentido da educação: não é a frustração que gera monstros, mas a ausência de medida; pois sem aprender a suportar o ‘não’, nenhuma vontade amadurece, apenas apodrece.”

    6 “O ensino que insiste em ser castelo de pedra esquece que o saber é feito de areia: só permanece quem aceita o vento, refaz-se com ele e entende que educar é reconstruir-se sempre.”

    7 “A vida não renasce, apenas se gasta: até a lagartixa que regenera o rabo confirma que toda cura é parcial e que o tempo, por fim, vence o próprio instinto de permanecer.”

    8 “Pensei que fosse amor, mas era apenas carência; e, sem nada a oferecer nem forma de reinventar a falta, restou-me partir antes que o afeto virasse miséria.”

    9 “Quem foge do esforço engorda o corpo e embota a mente; apenas enfrentar a chuva, correndo contra o vento, reconstrói força, disciplina e liberdade.”

    10 “Sem fé, como semear fé; e mesmo quando nasce, resta a dúvida: será força pura ou uma chama que se corrompe quando abusada?”

    11 “Se a fé tivesse poder real, curaria doenças e espalharia riqueza; mas, vendo a loteria e a prudência religiosa, resta claro que milagres prometidos valem menos que a sorte e a ironia humana.”

    12 “Quando a fé precede a prova, a mente se perde; só quem põe a evidência antes da crença evita hospícios e mantém os pés na realidade.”

    13 “Não é a fé que move montanhas; é a montanha que testa a fé; e, diante de sua imutabilidade, toda crença parece apenas um gesto inútil.”

    14 “A felicidade não nasce da fé, mas da evidência; sem provas, a crença é vazia; a única realidade que existe para um ser vivente é o que seus sentidos sensíveis podem comprovar.”

    15 “Quando a luz se apaga e as máscaras caem, a verdade do ser emerge: as boas maneiras se dissolvem e o leopardo mostra que suas manchas nunca mudam.”

    16 “Gozar intensamente, apenas nos divertindo, é a melhor vingança silenciosa: a própria alegria se torna resposta visível a quem zombava de nós.”

    17 “Se o corpo é prisão da alma, por que a própria imaginação, prometida como fuga, não me lança à vastidão do infinito?”

    18 “Ser charlatão é, afinal, ser mágico: criar esperança, gerar ilusão e tocar a vida dos outros; pois sem encantamento, a existência seria insuportavelmente nua.”

    19 “Há cachorro para todos os gostos, e minha raiva não é da diversidade, mas daqueles que a rejeitam; intolerantes mordem mais que cães.”

    20 “A morte é inevitável, mas a vontade de partir diante do peso da velhice e do sofrimento impõe-se com uma compulsão que supera a própria lei da mortalidade.”

    Comentários