"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

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sábado, 5 de novembro de 2011

UMA ANTÍTESE DA EDUCAÇÃO (Ensino Religioso: E os alunos querem ensinar o professor!)


Crônica

UMA ANTÍTESE DA EDUCAÇÃO (Ensino Religioso: E os alunos querem ensinar o professor!)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Os professores ganham pouco porque são muitos. Qualquer um serve! Nisso o apagão na educação favoreceria os raros. Os muitos tentam ganhar no grito, mas os outros poucos, pelo trabalho competente e qualificado. Quem só ganha no grito também só tem uma competência: gritar, e ainda nem sabe que não tem voz. Disse, nesse sentido, o Edvan Antunes: "Quanto mais ignorante é a pessoa, mais alta é a sua voz".
           Eu também não sei o porquê de todos terem curso superior no Brasil. Isso é uma hipérbole, mas diluiu-se a credencial. Os advogados reprovados no exame da OAB tornam-se igualmente professores do Ensino Médio, ministrando uma matéria qualquer. Alguém tem que criar urgentemente a "Ordem dos Professores do Brasil" assim como existe a OAB, visando a qualidade do profissional da Educação. "60% das pessoas que ingressam no curso de pedagogia têm nota abaixo na média do ENEM."  
https://exame.abril.com.br/brasil/como-melhorar-a-educacao-no-brasil-especialistas-respondem/ (acessado em 18/09/2018).
           Mas, não são só os fracassados em sua primeira profissão, como diz FHC (Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso), que caem na educação para lecionar Ensino Religioso, ou Filosofia, ou inglês, porém o sistema está inchado de licenciados em pedagogia, lecionando as "sobras" do Ensino Médio. Seria produtivo um professor desses fazer, no final de cada bimestre, 30 diários de classe? E quanto a seus planos de aula digitados minunciosamente no SIAP? Quando se ganha coerentemente pelo o produzido, é-se mais feliz, e o dinheiro rende mais! Porque somos abençoados!
           Por falar em Ensino Religioso na escola, ao meu ver tanto faz, ou melhor, se eliminarem essa disciplina da matriz curricular, fariam bem, pois só serve mesmo como complemento de carga horária de professores que nem religiosos são. E os alunos pagadores de religioso, lá fora, em sua maioria não respeitam minha aula quando lhes ensino das crenças do meu conhecimento. Portanto, se se tirar as inutilidades da escola, muita gente ficará desempregada! Por falar nisso, aonde foram os funcionários das 40 subsecretarias da educação desativadas pelo o Governo de Goiás em 2017? Então se um teólogo lecionar as aulas de religião, não pode, pois o estado é laico. Ninguém pode pregar sua crença num espaço onde se tem muitas credos. Todavia, os alunos religiosos querem ensinar a Bíblia ao professor! Desta forma disse Edvan Antunes em sua coluna, Para-choque, no DM: "O ser humano é o único animal que pede respeito desrespeitando os outros".
Claudeko
Enviado por Claudeko em 25/10/2011
Reeditado em 05/11/2011
Código do texto: T3296986


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sábado, 29 de outubro de 2011

XINGUE E LIGUE (O otário pensa que domina a situação com o código de rastreamento - RB709016280CN) (minicrônica - 52palavras)


Pedido 192110 (O otário pensa que domina a situação com o código de rastreamento - RB709016280CN) (minicrônica - 52palavras)

          COMPRE DA CHINA e não receba o produto, o uso é virtual; o pagamento é real. Sempre sonhei ter um mini Projetor usb. Porém, um prejuízo de R$ 300,00 já me obriga a ser o otário negociante da net!
          Contudo, estou feliz por ser apenas a vítima e não o ladrão.
Claudeko
Enviado por Claudeko em 22/10/2011
Reeditado em 22/10/2011
Código do texto: T3291670

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sábado, 22 de outubro de 2011

A LEI DA PROSPERIDADE E A FELICIDADE ( Ivestir, doar, desperdiçar, transbordar é o primeiro passo para o sucesso)


CRÔNICA

A LEI DA PROSPERIDADE E A FELICIDADE ( Ivestir, doar, desperdiçar, transbordar é o primeiro passo para o sucesso)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Abrindo aqui esta crônica filosófica com a postura da Teca Flor (pseudônimo): "Perdas e ganhos são duas faces da mesma moeda. Muitas vezes achamos que estamos perdendo, mas na verdade, estamos ganhando em experiência, em uma nova forma de viver. Já encontrei muita gente pela minha vida que só fez tirar, outras vezes, eu dava, pois sempre achei que deveria ser companheira, e ainda acredito nisso."
           Cada ganho é equilibrado com uma perda. E vice-versa! Perdi na bolsa, ganhei em outra área. Deus não rouba de ninguém. É a justiça universal infalível. Vim do pó e ao pó voltarei por qualquer um dos caminhos que me levam ao nada, porque antes de nascer neste mundo eu era nada - (Ecl. 3:20).
           Quanto mais você economiza, mais a traça, a ferrugem e os ladrões lhe roubam, eles tiram apenas o necessário para erguer o fiel da balança. "Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez cultive árvores. Mas para ter sucesso por 100 anos cultive gente." (Confúcio).
           As vasilhas de depósitos são as mesmas herdadas do destino. Nem mais nem menos, vale a transitividade e a circulação dos bens, por isso me parece ser uns mais ricos que outros, todavia vejam o custo de vida deles! As entradas e saídas batem nos livros da contabilidade Divina para cada filho de Deus. De onde entra muito, certamente saído muito, e o rico gastando muito é tão pobre quanto o pobre gastando pouco porque tem pouco. Uma vasilha pequena transborda, assim como uma vasilha grande, o transbordar representa as manifestações da felicidade. Quem precisa pouco é tão feliz quanto quem precisa muito. A quantidade do extravasar não depende do tamanho do balde, mas da quantidade de líquido despejado nele. 
           A vida dos Chamados ricos não é melhor, em nada, se os pobres souberem desfrutar dos poucos bens de posse. A qualidade de vida consiste em maior contato com o estado natural do homem, nascemos nus e para a sepultura não levamos nada. O prazer sem consequência advém do usufruto das coisas recebidas de graça da natureza. Quanto custa um prazer sofisticado e artificial? Além de seu alto preço monetário e empenho ainda deturpa o gosto físico e da alma pelo o natural. Muitos ricos perderam a sensibilidade de seus sentidos pelas coisas simples e verdadeiras. Por isso, os chamo de pobres, estes  insensatos que me peguntam por que ando de bicicleta e deixo o carro na garagem. E eu lhes digo ainda: sou tão feliz assim com uma felicidade igual a deles, os que permeiam a bonança transitória e a desforra desenfreada não podem ficar impunes. Tudo tem um preço. Deus é justo! Ninguém é rico ou pobre pensando nas condições de felicidade pessoal, o resultado é o mesmo. "Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos." (Provérbios 28:6). 

Claudeko
Enviado por Claudeko em 16/10/2011
Reeditado em 22/10/2011
Código do texto: T3279665


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sábado, 15 de outubro de 2011

O DIA DO PROFESSOR EM BRANCO (Só um estudante extremamente dedicado não precisa de mestre presencial, aprende só.)




O DIA DO PROFESSOR EM BRANCO (Só um estudante extremamente dedicado não precisa de mestre presencial, aprende só.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Um aluno desobediente insistiu em dizer que eu não tinha moral para ele, por isso recusou-se a me homenagear no dia do professor. É claro, por ser tão inculto e não saber ler a nossa relação e muito menos ser capaz de entendê-la, à vista disso eu não pude fazer nada à seu respeito por culpa dele mesmo, hoje o vejo por aí, trabalhando na "mototáxi", transportando passageiros apressados. Mas, não é porque esse imoral não reconhece minha moral, devendo até me taxar de doido, que deixarei de ser um profissional. Não tenho culpa se ele não me honra, também não participará de minha prosperidade. Pois, quem respeita merece respeito. Eu sempre os respeitei da forma correta. E só um estudante extremamente dedicado não precisa de mestre presencial, aprende só: autodidata.

Quantas homenagens deveria receber um professor de vinte anos de magistério, pois tivera a cada ano, frequentantes em suas classes, em média, uns trezentos alunos!? Mas, estamos tão desprestigiados que eles se recusam até fazer a tal "vaquinha" para comprar os salgadinhos e refrigerantes da festinha dos professores, na qual eles mesmos vão comer e beber.

Ainda ouvi de uma aluna de cuja sala não planejou homenagem alguma, falando sobre não ter ganhado festa no dia das crianças, então não ia colaborar, justificou. Eu não esperava isso dela, era uma boa moça, se dizia evangélica, se não fosse tão injusta! O colégio homenageou, sim, as crianças por uma semana toda, com uma programação diferenciada; achei o bastante.

No Facebook, dois ou três recadinhos dos colegas de trabalho! Onde estão "os viciados na net"? Eu até entendo, nós professores não podemos "add" nossos alunos nas redes sociais, pois nos acusam de pedófilos, disso eles também se protegem! Afinal, sem homenagens, sem contatos virtuais, por último, sem transferência de conhecimento. Professor se protege de aluno, e aluno se protege de professor, por causa destas e de outras violências ressonantes do "cabo de guerra" "pseudo-socioeducacional" é que o dia do professor vai passar em branco. Concluo com as cabidas palavras de Johann Goethe: "Onde me devo abster da moral, deixo de ter poder".


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES (Por Natália Bortolotti )

NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES
Por  Natália Bortolotti 

          AFINAL....
          PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTAR BOM ASSIM? Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês."Homenageado na Academia Brasileira de Letras"... LETRADO ELE!  Tiririca: R$ 36.000,00 por mês, fora os auxílios e mordomias;"Membro da Comissão de Educação e Cultura do Congresso"...COMO DIZ OS GAÚCHOS- TCHÊ...  QUE TAL? TRADUZINDO, O SALÁRIO DO PALHAÇO AÍ PAGA SÓ 30 PROFESSORES, E PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE, CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULA PARA SEU FILHO. Um funcionário da Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um ACT ou um professor iniciante, levando em consideração para trabalhar na empresa você precisa ter o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado? 
          Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00. Moral da História: Os professores ganham pouco, porque só servem para nos ensinar coisas inúteis como: ler, escrever e pensar. Sugestão:Mudar a grade curricular das escolas, que passaria a ter as seguintes matérias:
- Educação Física: Futebol
- Música: Sertaneja, Pagode, Axé
- História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira. Biografia dos Heróis do Big Brother. Evolução do Pensamento das "Celebridades" 
- História da Arte: De Carla Perez a Faustão 
- Matemática: Multiplicação Fraudulenta do Dinheiro de Campanha, Cálculo Percentual de Comissões e Propinas 
- Português e Literatura:??????????????????????? Para quê??????????? ??????????? 
- Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade 
          Olha o absurdo no Rio de Janeiro (que não é diferente no resto do Brasil) BOPE R$ 2.260,00........................ para Arriscar a vida; Bombeiro R$ 960,00.....................para Salvar vidas; Professor R$ 728,00.....................para Preparar para a vida; Médico R$ 1.260,00.......................para Manter a vida; E o Deputado Federal? Ganha R$ 26.700,00 para FERRAR a vida de todo mundo!

sábado, 8 de outubro de 2011

O PALHAÇO DA VEZ ("Palhaço...palhaçada...o que dá pra rir dá pra chorar...infelizmente....belo texto". — Maria Dilma Ponte de Brito



O PALHAÇO DA VEZ ("Palhaço...palhaçada...o que dá pra rir dá pra chorar...infelizmente....belo texto". — Maria Dilma Ponte de Brito

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Nunca imaginei que um dia me transformaria em um palhaço. Não aqueles engraçados que fazem rir e divertem as crianças nos circos, muito pelo contrário. Eu virei um daqueles palhaços tristes, cujo rosto pintado disfarça a amargura por trás do sorriso forçado.

Tudo começou quando entrei para o sistema educacional. Era jovem, idealista, sonhando em transformar vidas por meio do conhecimento. Ah, como eu era ingênuo! Logo nas primeiras semanas de aula, deparei-me com a dura realidade: a maioria dos meus alunos não estava realmente interessada em aprender. Eram verdadeiros palhaços em busca de atenção e diversão fácil.

Lembro-me de Bicalho, o típico adolescente que vivia fazendo piadas inapropriadas apenas para chocar e desafiar minha autoridade. Ou da Cacilda, que pintava o rosto de maneira exagerada, como se estivesse se preparando para um espetáculo de TV ao invés de uma aula. E quem poderia esquecer o Zé Bonitinho? Aquele garoto era o mestre dos truques, capaz de fazer qualquer objeto desaparecer dentro das mangas largas de seu moletom.

No início, tentei impor ordem e disciplina. Afinal, uma sala de aula não é um picadeiro! Mas, por mais que eu gritasse ou ameaçasse com punições, os palhaços apenas riam ainda mais da minha cara. Foi quando percebi que, para sobreviver naquele circo de horrores pedagógicos, eu mesmo precisaria me tornar um palhaço.

Então, comecei a atuar. Fingia rir das piadas infames, aplaudia os truques mais infantis e elogiava até mesmo as maquiagens carregadas que mais pareciam fantasmas de uma história de terror. Troquei as roupas normais por camisas coloridas e calças xadrez, na esperança de me misturar melhor àquele bando de bobos alegres.

No fundo, porém, eu nunca parei de ser um palhaço triste. Porque por mais que tentasse entrar na brincadeira, sempre havia o lamento silencioso: "Onde foi que erramos? O que aconteceu com o verdadeiro propósito da educação?". Às vezes, olhava para os rostos daqueles garotos e garotas e via apenas máscaras, rostos desfigurados que escondiam suas verdadeiras identidades por trás da fachada da diversão barata.

Hoje, quando me perguntam porque continuo sendo professor, respondo: "Porque prefiro ser um palhaço vivo a um herói morto". Afinal, talvez um dia, entre tantas palhaçadas, algum desses jovens se canse da vida de circo e resolva, enfim, aprender algo de verdade. E nesse dia, estarei aqui, de nariz vermelho e all-star surrado, pronto para mostrar que, por baixo da maquiagem borrada, ainda existe um professor disposto a ensiná-lo.