"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

RECAIDAS ("O casamento é uma tragédia em dois atos: civil e religioso." (Barão de Itararé).)



CONTO

RECAÍDAS ("O casamento é uma tragédia em dois atos: civil e religioso." – Barão de Itararé).

Por Claudeci Ferreira de Andrade
         Depois de sua separação, Cornélio devia está feliz com sua  nova situação de homem livre. Pois, na vida de casado e de "Cornélio" não lhe sobrou nenhuma oportunidade para ser feliz. Mas, se com ela estava difícil, sem ela, ficou pior! A lembrança dela, nesse intervalo de tempo,  trouxe-lhe uma maior crise existencial. Com a sua  lembrança deu se a queda de um grande homem, e ali se iniciou a sua decadência moral e social. Do mais nobre homem, ele tornou-se um dos mais degradados, pois foi banido do direito de leito imaculado. Agora separado começou o resgate. E da parte dela só rebelião. Enfim, a esposa pródiga foi reintegrada no favor de seu marido com várias exceções e tornou-se participante de seu lazer nos momentos de folga, ou seja, visitava o pobre homem de vez em quando. Mas, assim, entre altos e baixos, bastava ela adentrar quele velho portão verde musgo, chamuscado pela ferrugem, para ele mergulhar nas lembranças comuns do passado, a sua casa se tornava o lugar mais sem beleza e desaconchegante da terra. Nela não pululavam todas as razões de alegria, e estavam em desarmonia entre si. Sem a Vanda, tudo estava muito desfigurado, com ela, a história só tinha conflito e o desfecho era sempre muito frustrante. As visitas diziam que a sua casa,  não era o mesmo lugar, era um fosso intranquilo e isolado e não possuía espaço aberto em que se podia olhar para cima e ver o sol novamente.
          Na primeira fase, o Cornélio, que também era filho de Deus, sofreu a desonra da traição. Porém, na segunda, a recaída, ele quer de novo morar junto, assim que soube que ela estava sem o namorado com quem condescendeu, por pouco tempo, com os desejos da carne, queria total posse. Porém já não era tão coitado, arranjou uma desculpa, de querer ter filho. Depois teria uma amante pois julgara ser assim a vingança ideal. Vanda não o aceitou, pois ela mesma não tinha mais as trompas de Falópio,  mas bastou pouco tempo para perceberem que a casa nunca deixou de estar em perigo!
          Se Vanda houvesse alcançado a vitória sobre a sua primeira tentação; alegria, felicidade e vida abundante teriam sido o seu quinhão. Cornélio perdeu o domínio sobre seu casamento, mais uma vez! E também perdera sobre si mesmo o respeito, opinando pelo suicídio a prestação. Finalmente Cornélio desistiu da vida a dois, justificando sua repugnância ao casamento com o pensamento de Barão de Itararé: "O casamento é uma tragédia em dois atos: civil e religioso." 
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 14/01/2011
Código do texto: T2729223

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Nenhum comentário: