"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 27 de abril de 2019

APRENDENDO COM OS ERROS ("Manipulação Não Existe, O Que Realmente Existe É A Incapacidade Do Outro De Não Visualizar O Outro Lado" (Welton Barbosa)


Crônica

APRENDENDO COM OS ERROS ("Manipulação Não Existe, O Que Realmente Existe É A Incapacidade Do Outro De Não Visualizar O Outro Lado" (Welton Barbosa)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           "Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você." (mestre Juan Matus). Na educação, os melhores pedagogos nos recomendam a trabalhar os "descritores" e os "distratores" com os alunos, louvados sejam! Todavia, por que é tão difícil aprender com minhas crônicas, se ali estão os erros da escola? E eu, cheio de boas intensões! Ou melhor, contemplo nelas os "distratores" do trabalho escolar. E se aprendemos com os nossos erros, por que temos tanto medo de errar? Ou ainda seja só vergonha dos erros, pois muitos estão de plantão para nos condenar. Mesmo que sejam promissoras tentativas de acertar!
           Os técnicos se ocupam muito em ensinar, mas se esquecem que o ensinar pode ser inconsciente, todavia no aprender devia estar todo foco, pois nunca se aprende inconscientemente. Se o aprender fosse inconsciente ninguém tinha culpa de ser mau, apenas seria vítima. Agora eu não tenho culpa se você compreende mal o que escrevi. por que sou responsável pelo que digo, porém não o sou pelo que você quer entender. "A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros." (Anaïs Nin)
           Se o aprender não fosse totalmente consciente não se tinha a capacidade de selecionar o que se deve aprender ou não. Talvez José saramago esteja certo: "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."
           A secretaria de Educação está equivocada, desatinada com os índices que se arrastam, promovem cursos de capacitação para professores como se a culpa fosse dos professores pela incompetência dos alunos. O conhecimento deve se estabelecer por si só, a ponto de motivar no alunado de dentro para fora, a sede do saber. Quando se criar estratégias e mecanismos sociais para valorizar a formação acadêmica, nem se pensa, sobretudo nos muitos e muitos exemplos sociais, ensinando que para ter sucesso nem sempre se precisa de escolaridade alguma: Os milionários do esporte, da música e da política partidária. O professor pós-doutor, doutor, mestre, e graduados ganham menos dinheiro e automaticamente, menos prestigio do que um artista desses.
           A Educação deve sim repensar sua prática em relação ao cliente, não culpando uns aos outros, estamos todos a deriva, ensinando inconscientemente a  eles que aprendem sorridentemente como se justificar dos maus tratos recebidos por nós: Não fazemos jus para merecer a gratidão, por que para eles somos inúteis. E não adianta fingirmos laboriosidade! Nós não podemos julgá-los se não o vemos aprender, pois o ensinar é inconsciente, sobretudo eles têm de nos julgar, visto que devem selecionar o que querem aprender.
            A maior ilusão da escola é achar que todo mundo quer os seus diplomas, até porque o mercado de trabalho quase sempre não usa contratar pelos os diplomas: Um doutor custa mais caro. A Escravidão ainda não acabou! Quando o ensinar é consciente isso se chama manipulação. "Três pilares dominam o caráter dos homens cruéis, a saber: O sarcasmo, a manipulação e a soberba." (Pablo de Paula Bravin).
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 14/09/2017
Reeditado em 27/04/2019
Código do texto: T6114270
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 20 de abril de 2019

MASTURBAÇÃO ("Se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida." —Javier Velaza)



Crônica

MASTURBAÇÃO ("Se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida." —Javier Velaza)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Hoje, sinto a necessidade de ocupar minha mente com assuntos agradáveis e que elevem a minha autoestima, porque logo cedo, estou sentindo uma angústia e medos infundados. Estou ainda remoendo insucessos ou teorizando acerca de situações mal resolvidas do passado. Então vou me recolher, ou pelo menos diminuir os encargos do dia, pois minha fragilidades podem somatizar. Talvez esse esforço não resulte em grande coisa, Mas, espero momentos mais adequado à contemplação e análise. De qualquer forma, hoje será um dia ruim para mim. O que eu devo fazer para me livrar de problemas recorrentes em minha vida de uma vez por todas? '' Então me adverte Matusalém De Souza Ferreira: "Os Covardes se refugiam nas fraquezas alheias, Tentando Justificar as suas Debilidades.'' Eu não, vou à luta! Quero ouvir o William Shakespeare quando diz: "o Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor."

           Agora, mesmo apesar de estando sem companhia, minha casa se revelou atraente e prazerosa, um oásis de descanso e diversão solitária. Normalmente não gosto deste ambiente doméstico, mas, pensando bem, só por poder usufruir do lar desse jeito, o dia já está valendo, E viva este dia! Estamos compatíveis, pois: "Transforma-se o amador na coisa amada, por virtude do muito imaginar, não tem o algo mais que desejar, pois já tenho em mim a parte desejada." (Lisbela e o Prisioneiro).
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 25/08/2017

Reeditado em 20/04/2019

Código do texto: T6094418 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 13 de abril de 2019

PEDAGOGIA LUDICISTA ( Como pretende a escola de tempo integral preencher...

VI E FIZ QUE NÃO VI ("Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria." — Campbell)



Crônica

VI E FIZ QUE NÃO VI ("Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria." — Campbell)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           A merendeira convida minha turma para lanchar. Aquele aluno saiu como uma pessoa comum, juntos com os outros, com a mesma avidez para ir pegar a comida. Logo retornaram uns com a vasilha muito cheia e outros sem nada, eles negociam o lanche. Eu estava perto do balde de lixo, usado na devolução dos restos, quando percebo aquele aluno chegando e depositando seu prato cheiinho na lixeira sem seque bem provar a comida. Questionei-me em uma reflexão sobre os motivos que levaram àquela atitude de desperdício. Porém, não foi difícil quando ele anunciou em voz alta que a comida estava ruim demais. Se realmente queria aparecer, fê-lo com categoria, pois os demais alunos devem ter se sentido inferiores, comendo o que "o bonitão" ali já taxou como lixo.
           Outro aspecto, pode ser que aquele aluno nem tenha o que comer assim frequentemente em casa. E naquele momento estava com fome, todavia buscava holofotes e não passou desapercebido, é pena que os olhares eram negativos, pelo menos os meus. Pois, sua atitude sugeriu-me um desequilíbrio emocional, apesar de certa contenção para demonstrar esse tipo de sentimento. Nem vou tentar aqui descrevê-lo, estou ainda buscando qualidade para retratar o meu cotidiano, por isso estou escrevendo esta crônica, lutando pelo que acredito.
           É certo que a adolescência é uma fase pela qual já passei, mas os tempos eram outros, tínhamos outras formas de nos exibir. Minhas receitas não servem para aquele aluno e a dele me favoreceu o bom andamento de minha aula, o que alguns disseram a ele: palavras duras de julgamento e reflexão. Concluíram o tema filosófico daquele dia e, logo em seguida, tocou a sirene... Vejo que na teoria tudo é perfeito, na prática dá defeito. Ainda assim, continuo crendo que o amor vale a vida.  "Tudo é puro para os que são puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, pois a mente e a consciência deles estão sujas." (Tito 1:15).
Kllawdessy Ferreira



Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 12/08/2017
Reeditado em 13/04/2019
Código do texto: T6081645 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

domingo, 7 de abril de 2019

VIGIADO (" Hoje há tanta liberdade, que ninguém deveria inspecionar a vida dos outros, ainda vale o antigo ditado. Quem procura acha, e acha facilmente..." — Iria Hilária)



Crônica

VIGIADO (" Hoje há tanta liberdade, que ninguém deveria inspecionar a vida dos outros, ainda vale o antigo ditado. Quem procura acha, e acha facilmente..." — Iria Hilária)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Algum tempo, ouvi esse papo de que estão inspecionando nossa vida através do jogo Pokemon Go, isso me parece um discurso fanático de quem usa as redes sociais indevidamente, espalhando que o pokemon go é a besta do apocalipse. Todos nós que utilizamos as redes sociais o fazemos por querer ser conhecido mesmo e da maneira mais rápida e abrangente POSSÍVEL. Por que eu haveria de temer saberem quem eu sou, se sou uma pessoa boa e exemplar para todos! "Não te preocupes com os que não te conhecem, mas esforça-te por seres digno de ser conhecido." (Confúcio) Apesar de não jogar o Pokémon Go, não tenho nada a esconder de ninguém...ESTUDE A MINHA VIDA PARA MELHORAR A SUA! A pessoa usa seus óculos em cores, para ver as coisas mais belas, ainda dizem o que querem sem se importar em ouvir o que não querem. Isto é ganhar coragem: O artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.
           Então, vocês me dão coragem para isso, ainda que preciso ter ousadias calculadas. Sei que minha naturalidade pode chamar a atenção de pessoas diferentes; por isso, vou aproveitar para conhecer pessoas novas. Por que eu estou cheio de esperança e planos para o futuro, pensando só em vocês, terei que adequar muitas das minha ideias à realidade em que vivemos. Não posso desanimar de novo, não! Se é possível dois loucos se amarem deveras, a loucura é o vigor do afeto. Nesse sentido, os "tantãs" se atraem, fazendo coisas doidas.
           Esta minha conduta ridícula é uma reação natural de proteção à sua. De tanto sofrer se aprende a viver. Ou morre vingado-se.
            Hoje pensei nos que fingem ser meus amigos: os próximos. E como eu poderia ajudá-los. Pensei nos desentendimentos e em minha decepções com eles. É certo que tenho de confiar em meus amigos, mas não posso ser ingênuo. Mesmo assim, vou me esforçar para não perder a compostura, para não perder a razão. Os sofrimentos de hoje me sugerem buscar uma válvula de escape, e tenho que ser realista fazendo uma revisão ao meu redor, não quero problema com meus animais domésticos, empregados e subalternos que me assistem.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 07/08/2017
Reeditado em 07/04/2019
Código do texto: T6076383 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 23 de março de 2019

INTERATUANDO "Escrevo frases para iluminar minha caminhada e acredito que compartilhando elas, posso estar iluminando o caminho de outras pessoas também."—Israel Ziller)



Crônica

INTERATUANDO "Escrevo frases para iluminar minha caminhada e acredito que compartilhando elas, posso estar iluminando o caminho de outras pessoas também."—Israel Ziller)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Hoje, não pude escapar do trabalho extra da escola. E para comemorar o descanso sabático, vou lhe dizer como estou agora: Estou muito sentimental, talvez até um pouco nostálgico. Por isso, nem estou  me sentindo à vontade para me expressar em todo minha doçura, que é minha grande sedução. E se você está feliz com isso. "Foda-se". Eu queria aproveitar meu direito do descanso, todavia fui obrigado a melhorar nosso convívio. Serviu para descobrir que não temos aspirações em comum para travarmos diálogos e ações conjuntas. Entretanto, você gostaria de se reconciliar comigo? Então, não continue me estranhando!

           Neste sábado propício sem muitas atividades prazerosas, não pretendo viajar, pois detesto! Então vou procurar algo mais proveitoso, vou à capacitação para os professores. Quem sabe, vou me enriquecer de cultura, adquirir informações, as quais estariam inviabilizadas por aqui só com meus livros e net. É lógico, que não vou deixar de lado as sensações de gozo. Ainda mais quando meu potencial comunicativo se eleva com as tecnologias, e nas redes sociais fortaleço meu carisma, compartilhando frase de minha mente doentia das doenças das vivências. Preciso de êxito através da comunicação e de conversas prazerosas entre amigos. Afinal são 5000 só no Facebook. Somente os estudos beneficiam-me com ideias criativas. Sigam-me se sirvo para seu exemplo! Falo com Rodrigo Quito"Acusam-me de apagar o holofote, fechar a cortina, encerrar a fantasia... enquanto insisto em desvendar o espetáculo dos bastidores; escondida no camarim, a beleza que não precisa de maquiagem."
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 06/08/2017

Reeditado em 23/03/2019
Código do texto: T6075540 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

DISSIMULAR PARA VIVER BEM ("Discrição é saber dissimular o que não se po...

sábado, 16 de março de 2019

FERINO ("Quanto mais sincero, mais espinhoso, mais cortante, mais ferino. A verdade machuca, mas deveria exaltar" — René Venâncio)



Crônica

FERINO ("Quanto mais sincero, mais espinhoso, mais cortante, mais ferino. A verdade machuca, mas deveria exaltar" — René Venâncio)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Hoje, a semana começa "animadinha" para mim; as coisas já começaram me acontecer, nesse domingo, o suficiente para ser entendidas como toques ou avisos para eu repensar sobre meus projetos e planos para o futuro. Tenho de considerar a possibilidade de mudar algumas direções. Devo ter a atenção para não me deixar levar pelas vozes do cemitério, para não atrapalhar minha decisão em tomar iniciativas criativas que me auxiliem a lidar com a vida de forma pacífica e calma. "Tudo tranquilo e favorável", que nada! Suas influências me motivam para sentimentos antes entorpecidos no meu interior: raiva, desejo de vingança, e não posso me deixar levar por eles. Danem-se..."O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros. A força sem a destreza é uma simples massa." (Fernando Pessoa).
            Estou com os hormônios elevados: a adrenalina, a noradrenalina, a dopamina e a testosterona. Fazendo-me mais dinâmico nos processos comunicativos. A rapidez de pensamento é uma virtude que tenho, mas a língua ferina e irresponsável pode me colocar em maus lençóis. Preciso exercitar a diplomacia e guardar para mim mesmo as opiniões inapropriadas. São minhas dúvidas a origem de minha própria insegurança. É que a opinião alheia me afeta, mas vou esforçar-me para seguir num ritmo tranquilo e certamente vou ficar bem. Tomara!
Mas, Acho que a educação escolar não é de Deus nem do Diabo, pois essas entidades não se compadecem com o fracasso de sua causa! É só cobiça humana. "Tudo que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal... Ninguém tem o direito de se omitir." (Chico Xavier).
            Estou tentando juntar minha vida. E tentar reajustar meus hábitos e estabelecer metas para me ajudar a reconciliar minhas obrigações. Esta mudança no conteúdo de hoje pode ser confusa, embora haja incentivo para simplificar alguns processos e um aspecto positivo para mexer com os valores morais. Embora algumas fantasias possam minar meu julgamento, eu ainda acredito que o que está ocorrendo é um bom presságio. Porque Confúcio disse: "O homem que é firme, paciente, simples, natural e tranquilo está perto da virtude."
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 04/08/2017
Reeditado em 16/03/2019
Código do texto: T6073942 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 9 de março de 2019

MOTIVADORES ("Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito." Manoel de Barros)



Crônica

MOTIVADORES ("Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito." Manoel de Barros)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Retomando as aulas, depois das férias, nesse segundo semestre, as circunstâncias me chamam à produtividade. Então, começo por organizar a agenda e as contas para, em seguida, dedicar-me à renovação em curso. E as questões de ordem material se beneficiam de minha postura ponderada. Isso se toda decisão for amadurecida e empreendida com os instrumentos adequados, por isso também a objetividade e a racionalidade devem estar presentes. Não me desvie do meu foco...
             O grupo gestor providenciou uns bombons para adoçar a boca dos professores. criando uma atmosfera de boas vindas calorosas. Uma reunião delineou estratégia para lidar com os alunos problemas. É comum ouvirmos dos professores que não conseguem lidar com alunos tais ou classe tal. Nesse afã, os professores também guardam os bombons que ganharam para agradar os alunos difíceis, no vale-tudo da conquista. Você está achando ridículo, mas tem outro tipo de professor que usa outra técnica: finge parecer de mal dos alunos, fazer-se de "cara amarrada",  para poder evitar a perturbação desses que sempre confundem um sorriso com libertinagem. Por medo, os professores evitam amizade para conseguir ministrar suas aulas sem as "gracinhas" dos alunos amigos demais.
              E mesmo assim, não dando certo, ouve-se nesse tipo de reuniões que a culpa é toda do professor. Foi aí que os contratos temporários acusaram os efetivos pela infuncionalidade da educação, no seu zelo exagerado, se esqueceram que são aprendizes. Lembrando que especialista é o profissional que já errou em todos os pontos de sua função. Todavia eles pretendem aprender de quem? Se já sabem, fecha-se para o aluno e se esconder deles na hora do recreio.
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 01/08/2017
Reeditado em 09/03/2019
Código do texto: T6070956 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 2 de março de 2019

ACOMODAÇÃO ("Alienação! Caminho da servidão." — Antonio Gomes Lacerda)



Crônica

ACOMODAÇÃO ("Alienação! Caminho da servidão." — Antonio Gomes Lacerda)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Hoje, terça feira de carnaval, está sendo exatamente como eu havia previsto. Já passei por um momento de humilhação quando recusei um convite para farrear, agora superado com a humildade, depois do "banquete de fezes", o banho ou a higienização. Confiança e estabilidade. É hora de tomar uma pílula de revolução, turbinando os meus padrões emocionais, limpando memórias condicionadas e colecionando experiências embrulhadas com novos sentimentos. Sim, minha capacidade de concentração traz-me harmonia interior, apesar de minha distância das pessoas. Mas não estou isolado. Diga-se de passagem. "Quem subordina sua inteligência a teus sentimentos acaba se passando por trouxa" (Gu Sturion).

           Hoje, ainda lutando por autonomia, mas já cansado, não tem jeito, continuo dependendo dos outros, tanto no íntimo como no profissional. "O mais belo estado da vida é a dependência livre e voluntária: e como seria ela possível sem amor?" (Johann Goethe). Não tem como fugir disso, estou no mundo. Vou contribuir com minha criatividade e sagacidade quem sabe teremos conquistas importantes. Meu esforço, de agora, é procurar me associar a outras pessoas com talentos similares, pois as parcerias elevam as possibilidades de êxito. "Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima" (Albert Einstein)
           Porém não posso negar que estou só e excluído entregue a minha própria sorte, senti-me pressionado pela libido. "A solidão liberta-nos da sujeição das companhias." (Marquês de Maricá). Talvez devo reformular métodos de lazer ou reconsiderar a data. O momento é promissor para rever rotina e hábitos, ajudando-me a romper com padrões que estejam deixando meus dias cansativos e sem graça. Fazendo o balanço dos acontecimentos, vi-me nas circunstâncias de Elias. A Bíblia nos diz: “Ele ficou com medo.” Será que Elias pré-visualizou a morte terrível que Jezabel planejava para ele? Se ele ficou pensando nisso, não é de admirar que tenha sentido medo. Seja como for, Elias ‘foi embora pela sua alma’ — ele fugiu para salvar a vida. — 1 Reis 18:4; 19:3."Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima" (Albert Einstein).
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 26/07/2017

Reeditado em 02/03/2019
Código do texto: T6066002 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

AS AGRESSÕES NOSSAS DE CADA DIA ("Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva". {O Aleph} Paulo Coelho)



Crônica

AS AGRESSÕES NOSSAS DE CADA DIA ("Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva". {O Aleph} Paulo Coelho)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Faltou a professora, e a sala ociosa distribuiu perturbações pela escola toda. Era a segunda aula, daquela tarde, no 8º ano, e tive de brigar com alunos de outra sala na porta de minha aula. E uma aluna atrevida e sem princípios familiares adentrou minha sala sem nem pedir permissão, então implorei por sua saída, mas ela se aproximou de mim e me deu um chute na canela. Chamei a coordenadora e pedi que suspendesse a aluna como penalidade, pois eu sabia da escola jamais poder expulsá-la, a secretaria de educação não deixa, e o conselho tutelar a protege. Já tivemos o caso recente de outra aluna que xingou a diretora de todos os nomes feios aprendidos em casa, foi expulsa, a mãe recorreu, e o representante do sistema obrigou a escola matriculá-la novamente. E, diga-se de passagem, essa aluna foi promovida, já está no 9º ano, e continua se comportando desrespeitosamente como antes: O segredo para as conquistas escolares é trazer a família e fazer "barraco" na escola?
            Quando os colegas souberam de minha humilhação, todos me ordenaram ir registrar queixa na polícia. Resisti veemente, tendo descoberto que eles zelavam pela honra própria e não a minha. Queriam intimidar os outros tantos marginais em potencial da escola, já anunciando o resultado de quem agride professor. Todavia, qual penalidade a polícia tem a uma adolescente de 14 anos? Então, esclareci-lhes sobre o eu ir à polícia; pois, se fosse, seria para denunciar, sim, mas a escola e a secretaria de educação por nos submeter à situação de risco constante, acoitando marginais declarados, talvez reponham meus danos morais, espirituais e físicos! Alegam que eles de modo algum podem ficar na rua. Porém, lugar de infrator é na cadeia e se dê escola para eles lá em condições adequadas.

           Quanto valor tem a assinatura de uma aluna de 14 anos em uma advertência escrita? E qual é a importância dessa advertência sem a assinatura da menor de idade? Então vem à tona o prejuízo moral da coordenadora quando pede para a "de menor" assiná-la, e ela se recusa! Tudo isso tem tanto valor quanto as palavras da referida aluna, quando disse soletradamente que ia fazer de tudo, obrigando a sua mãe tirá-la dessa escola. Nesse caso, a escola perdeu a função social. E o professor um "traste" perante a pedagogia da falsa "inclusão". As pessoas só aprendem o que querem aprender, então cabe à escola acompanhar a evolução. "Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes." (Carlos Drummond de Andrade).  
Kllawdessy Ferreira


Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 23/02/2019

Reeditado em 23/02/2019

Código do texto: T6582116 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

SINGULARIDADE ("Quanto mais inteligente um homem é, mais originalidade encontra nos outros. Os medíocres acham que todos são iguais." — Blaise Pascal).



Crônica

SINGULARIDADE ("Quanto mais inteligente um homem é, mais originalidade encontra nos outros. Os medíocres acham que todos são iguais." — Blaise Pascal).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Um homem globalizado é inútil por ser diluído em muitas vertentes, Tem-se de ter um ponto forte para ser procurado por ele. "O ar tinha gosto de sábado. E de súbito os dois eram raros, a raridade no ar. Eles se sentiam raros, não fazendo parte das mil pessoas que andavam pelas ruas. Os dois às vezes eram coniventes, tinham uma vida secreta porque ninguém os compreenderia. E mesmo porque os raros são perseguidos pelo povo que não tolera a insultante ofensa dos que se diferenciavam." (Clarice Lispector).  Pela raridade, o preço aumenta!

           Há uma discriminação que é saudável, aquela que valoriza as diferenças. Eu sou um discriminador assim, e gostaria de ser discriminado para fazer parte da preciosa diversidade. "A preciosidade humana se revela no olhar, nos valores, nos pensamentos, nos sentimentos, no caráter."(Eduardo Marinho).
            Foi sugerida uma dinâmica: O presente! A equipe gestora fazendo a recepção dos professores no primeiro dia do calendário letivo. Mas, essa dinâmica era a prática da outra discriminação, a deprimente.  A mesma consistia no disfarce em reconhecer as virtudes e as qualidades das pessoas. Então, o presente passava-se para quem... o de posse do mesmo achava o mais alegre do grupo. Este, por sua vez, recebia o pacote em meio aplausos e passava para quem ele achava o mais inteligente. Este, por sua vez, também, dava continuidade ao ritual macabro, passando-o para quem lhe transmitia paz. E o presente rodou por quem achavam amigo; dinâmico; solidário; elegante; otimista; competente; amoroso; prestativo; fervoroso; líder; justo. Eu já estava desesperado, era um grupo pequeno e o presente já passou pela mão de todos e nada de acharem alguma qualidade em mim. Até que enfim, uma funcionária da limpeza, com quem não tinha muito contato, queria passar o presente para mim, quando a dirigente gritou que ela devia passá-lo para quem achasse ser artista. Finalmente, pude tocá-lo! Então encaminhei, segundo a ordem, quando a dirigente da dinâmica pediu-me que procurasse quem mais tinha fé ali. Não que eu tenha algum termômetro de medir fé, baseei-me na amizade. Depois disto concluí que não devia ficar triste, pois não se vê qualidade em quem a gente não gosta. E o meu problema ali era falar "muito". Lembrei-me de Martin Luther King: "Para ter inimigos, não precisa declarar guerra, apenas diga o que pensa." Confortei-me com a certeza de que ninguém é totalmente desprezível, conferindo as palavras de Albert Einstein: "A única coisa de que tenho certeza é da singularidade do indivíduo."
            Reconheça quem já conhece.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 03/07/2017

Reeditado em 16/02/2019
Código do texto: T6044497 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

DESISTÊNCIA PRODUTIVA ("A suspensão, remoção ou cessão de um grave mal são reputados pelo paciente como um grande bem: deixar de sofrer é também gozar."— Marquês de Maricá)



Crônica

DESISTÊNCIA PRODUTIVA ("A suspensão, remoção ou cessão de um grave mal são reputados pelo paciente como um grande bem: deixar de sofrer é também gozar."— Marquês de Maricá)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Chamam de evadidos para humilhar os que sabiamente desistiram. Quem desiste precisa ser honrado por possuir força da escolha e a capacidade de domínio próprio. "Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!" (Henry Ford).  Menos mal! Eu sempre digo aos meus alunos que é melhor desistir do que fracassar, este é vergonhoso, aquele apenas mostra o cansaço. E a vaga será oferecida a outro que quer estudar, deixando os professores tranquilos para lecionar a quem quer aprender. O fracassado continua inutilizando a vaga. Deveria devolver o dinheiro público infrutiferamente investido nele. A maior fraqueza está em não ouvir o não de Deus e continuar insistindo. O caminho mais certo de vencer é desistir na hora certa. "O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais é esquecido." (Lao-Tsé).
            Sabemos que As pessoas são hábeis para determinadas funções sociais, podendo elas entender que nem todos nasceram para estudar. Mas, os aproveitadores e abusadores dos "de menor" insistem em colocá-los forçadamente em contato com a composição sadia. Aprender ler e escrever é importante, porém só aprende quem quer aprender. O estupro é exatamente isso: colocarem dentro de nós o que não os permitimos. "...o leopardo não pode limpar suas manchas..." e se alguém o fizer por ele, então ele não se reconhecerá leopardo. E deixará de ser predador de veado  aveadando-se. "O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem." (Allan Kardec).
            Quantas pessoas nunca fizeram o Ensino Médio, e são pessoas de bem, produzindo para uma sociedade melhor. "O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente." (Mario Quintana). Abandonar o que não nos faz bem é ganhar tempo e dar oportunidade para outros crescerem. "Tudo que você mais quer para o futuro, geralmente exige a abdicação e sacrifício de tudo que você quer para o presente." (Ocimara).
            Sou um acumulador compulsivo, sempre guardando coisas que acho precisar no futuro. Mas, minha casa tornou-se um lixão cheia de coisas que nunca utilizei e nem vou precisar. Agora o que peço a Deus é a sabedoria para perceber o que não me presta. e forças para desistir delas. Eu não aceito o fracasso. Portanto me encaixo neste personagem de Santo Agostinho: "Para muitos a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita."
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/06/2017
Reeditado em 09/02/2019
Código do texto: T6031841
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

SE A MÁSCARA CAÍSSE! ("Eu quero festa eu quero farra dia e noite, noite e dia aqui a tristeza pula de alegria!" —Tarcísio Araújo)



Crônica

SE A MÁSCARA CAÍSSE! ("Eu quero festa eu quero farra dia e noite, noite e dia aqui a tristeza pula de alegria!" —Tarcísio Araújo)

Por Claudeci Ferreira de Adrade

             A escola cansada, desgastada, usada, velha, rota, batida, surrada, puída, deteriorada, acabada tem se valido dos eventos festivos para aparecer, manifestar-se, revelar-se, assomar, patentear-se. E as fotos de quadrilhas inundam as redes sociais legendadas com um bom trabalho! São muitas as datas para lembrar as pessoas que podem ser felizes (Dia das Mães, Pais, Crianças, Indígenas etc) e fatos históricos (Descoberta do Brasil, Proclamação da República, Independência, Bandeira). Sem contar eventos de importância regional. A escola é invadida por cucas e sacis, Quem participa com alguma coisa ganha nota dez.
           Hoje, minha sexta feira foi mais uma festa, nós antecipamos as celebrações do Dia do Professor. São nesses momentos que percebemos que os prazeres da vida estão mais presentes do que pensamos, e até mesmo as responsabilidades são vistas como agentes de estabilidade e bem-estar. Com tantos lanches gotosos e na companhia de tantas pessoas agradáveis, muito serviu para me estimular a criatividade. Agora creio que estou passando por uma revolução emocional. E estou certo que minha privacidade irá sofrer uma nova configuração. Pode me incomodar com sua alegria...
           A empolgação toma conta! "O problema é que muitas vezes a escola usa o precioso tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a essas efemérides. O aluno é levado a executar tarefas que raramente têm relação com o currículo. Muitos professores acreditam que estão ensinando alguma coisa sobre a questão indígena no Brasil só porque pedem que a turma venha de cocar no dia 19 de abril - o que, obviamente, não funciona do ponto de vista pedagógico. " https://gestaoescolar.org.br/conteudo/789/10-erros-mais-comuns-nas-festas-escolares. Acessado em 28/01/2019.
            Se é quadrilha na escola, as pessoas vão vestidas de palhaço, se é evento cultural, vão nos mesmos trajes; se é mutirão de limpeza, também; onde está a graça de minha calça xadrez em sala de aula? O circo não pode faltar, mas qual é o foco mesmo? "Um dos maiores império do mundo acabou porque eles acreditava numa palhaçada." (Cello Vieira). Então compreendi, por que foram proibidos meus ensaios de peças literárias, pois estavam sem efeito geral, O sarau de poesia é muito culto. Porém quando a farra beneficia a todos, os professores e a comunidade agradece. E a cegueira branca, impede-me de ver a saída.
"Estou tomando café sem açúcar, em comemoração a vida." (Kléber Novartes).
Kllawdessy Ferreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 15/06/2017
Reeditado em 02/02/2019
Código do texto: T6027984 
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.