"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

⁠DEVAGAR QUASE PARANDO ("Escalar colinas difíceis requer um ritmo lento no início." — William Shakespeare)
QUE PROFISSÃO BENFEITORA(MENTE) SOCIAL É ESSA QUE QUANTO MAIS AS PESSOAS PRECISAM DOS seus SERVIÇOS, ela SE NEGA SERVIR EM NOME DA PRÓPRIA PROTEÇÃO? Falo da igreja! E SALVE O POLITICAMENTE CORRETO EM DETRIMENTO DAQUELA VELHA IDEOLOGIA DO PÃO E CIRCO para conquistar! NA PANDEMIA DA COVID, a doença já não sabe mais o que fazer, NÃO SE transpõe as MÁSCARAS, PORÉM, elas são ampliadas, PORQUE nos querem ver RESPIRANDO MENOS: POR VENTURA, SERIA A ESCOLA, A EMPRESA MAIS PECADORA...! Não, são as duas: a escola porque peca muito e a igreja porque não perdoa NINGUÉM. Eu sempre trabalhei nas duas, mas não sou assim, sempre vivi sozinho; detesto aglomeração! Todavia não sou inovador. Inovar é difícil, é trabalhoso pensar, criar e ter iniciativa, o pobre é assim: criativo mas sem iniciativa. Apenas você tem me visto por ali, no ambiente de trabalho, isso não significa que me conhece, pois estou sempre mascarado. Por isso talvez, não me ofendo com suas farpas malignas, quando me xinga, fá-lo a um personagem. Minha maior consequência é a baixa produção, estou devagar quase parando, a armadura é muito pesada. Eu sei que quando os bons deixam de se esforçar, porque acham que não vale a pena bater em ferro frio; os maus sobressaem de moto próprio. O que posso fazer do que fizeram de mim? (CiFA

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 2 de janeiro de 2010

Salário Gordo, Professor Magro (Demagogos prometem o 14º salário para o trabalhador da educação, mas qual professor não prever o sabor da sobrecarga de trabalho! )


Crônica

SALÁRIO GORDO, PROFESSOR MAGRO (Décimo quarto salário para Professor ?)

sábado, 2 de janeiro de 2010
Claudeci Ferreira de Andrade

          "O piso salarial do magistério foi reajustado em 13,01%  em janeiro de 2015, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor do piso para  2015 é de R$ 1.917,78."  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=21042&Itemid=382 (acessado em 08/08/2015).

        Esta notícia me assustou muito, o que deveria ser mais um motivo de gratidão pode ser pesaroso, porque toda vez que dão um aumento salarial para a categoria, aumentam-nos o trabalho, os encargos de previdência e plano de saúde e os dias letivos (209). Se pedissem para fazermos, como hora extra, qualquer coisa significativa que de fato melhorasse a educação pública brasileira, vá lá! Mas, não me tragam mais portfólio para fazer, caderninho de planejamento, diário de classe enfeitado e mais relatórios de aluno, fichas cadastrais, atas das reuniões e das festividades, sábados considerados letivos, futilidades mil para embeber meu precioso tempo de estudo. Sei lá mais o que poderão inventar como se já não bastasse que: “A jornada de trabalho do professor não se restringe ao âmbito da sala de aula, ela extrapola o sistema escolar e se estende para o reduto doméstico; muitas vezes, invadindo o silêncio das madrugadas e também, ocupando o tempo dos finais de semana, reservado para o repouso.” O entre aspas não é nenhuma novidade, pelo contrário é a “via crucis” do professor, mas não são palavras de qualquer um, servem para dar credibilidade a esta crônica, são palavras de Ricardo Jorge Silveira Gomes. (Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Metodologia do Ensino (UFPE) e Mestre em Formação de Educadores pela Universidade Independente de Lisboa).
        Então,  aumentam-nos o salário, aumentam-nos o estresse e aumentam nossa fama de que professor não lê, é lógico, em que circunstâncias arranjaremos tempo para ler? Na hora de dormir, para reduzir mais ainda nossas  5 horas choradas de sono por noite?  Outros mais demagogos prometem o 14º salário para o trabalhador da educação, mas qual professor não prever o  sabor da sobrecarga de trabalho! Deviam, sim, fazer uma mágica para aumentar nossa qualidade de vida.
        O labirinto é desconhecido. Desculpem-me se lhes faço parar para perguntar, no papel de colega, se conseguem ver alguma saída! E não me digam o que disse o outro que sabia a saída, deu-me as coordenadas, mas depois de seguir suas instruções, eu descubro que ainda estou perdido.
        Nesta educação, a multidão de conselheiro é grande e o caminho pela vida continua incerto.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 02/01/2010
Código do texto: T2006907


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários

Um comentário:

Artefatus disse...

PROCURA DAR UMA "CARA" MELHOR PARA SEU BLOG, SEUS TEXTOS SÃO EXCEPCIONAIS E MERECEM UM FORMATO MAIS BONITO PARA O BLOG. NÃO É CRÍTICA EU JURO, CONTRIBUIÇÃO EU CREIO. SEUS TEXTOS SÃO MUITO ELOQUENTES SEM CAUSAR A IMPRESSÃO DE APOLOGIA. PARABÉNS E CONTINUE SEMPRE CONOSCO!!