"Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração." (W. Shakespeare)

"Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho." (Mario Quintana)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EGOÍSMO, A ESSÊNCIA SALVADORA DA INDIVIDUALIDADE



Crônica

EGOÍSMO, A ESSÊNCIA SALVADORA DA INDIVIDUALIDADE

domingo, 28 de fevereiro de 2010
Por Claudeci Ferreira de Andrade

       Deus existe para Si em Sua plenitude, porque não tem outro Deus com quem partilhar. E em Sua onipresença e expansibilidade não há espaço fora de Si para olhar, senão dentro de Si mesmo. Assim sendo, o egoísmo é tudo de bom restante de Deus no homem. Valorização totalitária da exclusividade. Mas, há mal em o homem se perguntar: quem sou eu? Não significa estamos fora de um plano existencial! Ou temos medo de nos percebermos deuses e não precisarmos de Deus? Ou ainda de não dar conta da consciência de nossa própria identidade! E mais, O que acontecerá ao homem ao almejar posições elevadas entre os outros (status) e alimentar desejos de reconhecimento, e até exagerar em expor sua própria importância?
       O que é autoestima, senão a exaltação exagerada do ego! Entre meus alunos, estamos sempre premiando os melhores; nas empresas, o melhor funcionário; no esporte, o campeão! Enfim, tudo isso inspira a sã inveja: querer ser melhor sobre o outro.  Assim a religião é senão uma forma de buscar exaltação e glória pessoal! Em suma, o culto ao próprio eu!
       O destino está sempre nos oferecendo oportunidade a fim de massagearmos nosso eu, toda aventura da vida é um contínuo desafio sobre alimentarmos o eu e virarmos para dentro de nós mesmos. Já faz muito tempo que pratico essa "masturbação"! Depois de ler na Bíblia sobre não ser bom o homem estar só, estou mais procurando agradar os outros, mesmo sendo por motivo egoísta: minha felicidade!
       Taxaram-me de egoísta por não querer ter filhos. Também me criticaram por eu tentar descobrir sabre o dia em que vou morrer para usufruir do meu patrimônio e não deixar aos parentes! Afinal, esses críticos idiotas entendem de egoísmo? Nada! Senão, deixar liberar inconscientemente seu avolumado egoísmo, tentando se mostrar melhores seres humanos.
       A humildade é a mais requintada manifestação de egoísmo, o padecente tenta vencer pelo caminho mais difícil, Já pensaram se todos fossem humildes! Que seria da boa medida do egoísmo ou não seria egoísmo demais ser o único a morrer pelos outros?
       O sentido da vida é o egoísmo! Eu estava a beira do suicídio, contudo desisti de morrer, porque achei um grande amor só para mim e, agora, estou seguro. Não vejo longe, mas agora cada dia de minha vida me considero um único milagre de mim mesmo. 
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 28/02/2010
Código do texto: T2112003

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Postar um comentário