"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 14 de agosto de 2010

AULA PREFERIDA ("AI DA ESCOLA SE NÃO FOSSE A BOLA")










AULA PREFERIDA ("AI DA ESCOLA SE NÃO FOSSE A BOLA")

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Era uma sexta-feira, 13 de agosto de 2010, um dia que ficaria gravado na minha memória. A expectativa dos alunos do 8º ano "A" era alta, pois acreditavam que teriam aula de Educação Física no último horário daquela tarde. No entanto, para surpresa deles, a aula que se seguiu foi de Língua Portuguesa. Quando cheguei à sala, a confusão se instalou e a gritaria tomou conta do ambiente. Inconformados, os alunos levaram o caso até a secretaria da escola, exigindo explicações.

Recordo-me dos meus tempos de estudante, quando as aulas de Educação Física eram vistas como qualquer outra disciplina. Jogávamos bola, sim, no pátio, mas sem o fanatismo que vejo hoje. Lamento dizer, mas nunca me inspirei nos meus professores de Educação Física, a maioria deles estava acima do peso, desde aquele tempo.
O perigo surge quando os alunos começam a valorizar mais o lazer do que o estudo. No ano passado, presenciei uma rebelião no pátio do colégio, tudo porque os jogos interclasses foram adiados. A inversão de valores na educação é preocupante. Vivemos em uma sociedade que cada vez mais se apega às futilidades, e a escola parece seguir o mesmo caminho.
"Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes..." (2 Tm 3:1-9). Quando as pessoas estão dispostas a sacrificar a integridade para satisfazer seus desejos, a vida perde o significado. Lembro-me das palavras do professor João José da Silva: "É um absurdo um professor trabalhar nos dias que a Seleção brasileira entra em campo!" Segundo ele, é uma questão de educação! Lembrando que ele nem é professor de Educação Física...
Por aqui, alunos que raramente aparecem nas aulas tornam-se assíduos na última semana do ano letivo, pois é época do torneio interclasse. Alunos que não gostam de estudar, porém, adoram as aulas de Educação Física. Neste ano, é determinação da Seduc para que os colégios realizem o interclasses logo no início do ano letivo, na esperança de diminuir a evasão escolar, mas isso só reforça essa tendência... Matam aula dentro da escola! O ano estará comprometido.
No final das contas, o que fica é a reflexão: estamos formando cidadãos produtivos ou apenas jogadores de futebol? A resposta a essa pergunta pode definir o futuro da nossa educação.

Um comentário:

JULIANA disse...

Olá,

Leio suas crônicas e acho incrível como os fatos se repetem. Mudam apenas o endereço.

Já passou da hora de as aulas de Educação Física virarem aulas de verdade.

Penso que falta comprometimento por parte dos educadores físicos que estão no universo escolar, principalmente o público.