"A sabedoria e a exclusão andam juntas. Quanto mais você sabe, mais excluído você é." (Igor Chiesse)

"Você pode sobreviver, mas sobrevivência não é vida." (Osho)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 14 de agosto de 2010

AULA PREFERIDA ("AI DA ESCOLA SE NÃO FOSSE A BOLA")









Crônica

AULA PREFERIDA ("AI DA ESCOLA SE NÃO FOSSE A BOLA")

sábado, 14 de agosto de 2010
Claudeci Ferreira de Andrade

         Sexta-feira, 13 de agosto de 2010, que vexame! Para não passar em branco o lado tétrico da data, alguém mentiu a eles, para o penúltimo horário daquela sala, 8º ano “A”, dizendo que seria a aula de Educação Física, porém foi aula de História e deviam se comportar, pois no último, eles teriam sim, a tão desejada aula. E foram empurrando! Ora, e seria a minha aula no último horário daquele dia, pois estava na planilha: Língua Portuguesa. Então, fui para o quinto horário, quais não foram os muitos transtornos naquela aula maldita. Foram 45 minutos de gritaria e blábláblá, os alunos tentando me explicar que tinham direito da recreação naquele horário. O absurdo chegou à secretaria da escola, foram até às autoridades maiores pedir explicações!
          Lembrei-me de quando estudara, não tivéramos tanta “tara” pelas aulas de Educação Física, foram aulas normais como as outras. Às vezes, saíramos para o pátio, sim, com a bola, sobretudo nem chegara a desenvolver um vício, os jogos ali praticados foram exemplificando as muitas teorias ensinadas na sala de aula. Lamento pelos fanáticos de hoje, mas, compreendam-me, eu nunca tivera inspiração na performance de meus professores de Educação Física, todos estiveram acima do peso.
          Mas, o perigo surge quando os alunos absorvem o espírito lúdico do lazer sem razão; quando passam a preferir mais as brincadeiras de bola às aulas de matérias que são exigidas nos vestibulares. Ainda este ano, no colégio, os alunos fizeram uma rebelião no pátio, prejudicando cruelmente um dia letivo, porque foram adiados os jogos interclasses, por uma estratégia pedagógica.
          No entanto, eu compreendo, a educação está vivendo um tempo de inversão de valores, muitos deixam de entender o que esta filosofia secular nos está fazendo. Esta é uma sociedade vulgar, em que as pessoas cada vez mais se apegam às futilidades, então só resta, também, a escola oferecê-las. "
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos." (2 Tm 3:1-9). Quando as pessoas estão dispostas a sacrificar, inclusive a integridade, para gozar tudo que entendem precisar, então a vida perde o significado: esta que é de muitas lutas. Agora me valendo a experiência do professor João José da Silva que uma vez me disse: “Não é de ver que o professor de Educação Física me disse que é um absurdo um professor trabalhar nos dias que a Seleção entra em campo! Segundo ele, é uma questão de educação!! Só não sei se seria bom para a educação de nossas crianças deixarem de estudar para ver futebol, não é mesmo?!” 
         Por aqui, alunos infrequentes são assíduos na semana do torneio interclasse! Será que foram convidados porque jogam bem? Que alguém me explique: alunos que não gostam de estudar, não veem significado na escola, porém gostam das aulas de Educação Física!
          Encaminhamento de percepção
1 – Qual é a proposta da Disciplina de Educação Física à escola e como é cobrada no ENEM?
2 – Qual a importância dos jogos com bola à interdisciplinariedade na formação do aluno como um todo?
3- Quais as consequências quando deixamos (professores e alunos) de cumprir nossas responsabilidades com as aulas de qualquer matéria?
4- Enumere duas matérias que você não está se dedicando devidamente. Explique o porquê?
5- Fazer uma ilustração ao texto.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 14/08/2010
Código do texto: T2437565


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Postar um comentário