"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

Dizem que o livro engessa o professor. Não devemos crer nas mentiras de invejosos que não sabem fazer do livro didático uma boa ferramenta de trabalho em classe.
Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 14 de agosto de 2010

AULA PREFERIDA ("AI DA ESCOLA SE NÃO FOSSE A BOLA")










AULA PREFERIDA ("AI DA ESCOLA SE NÃO FOSSE A BOLA")

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Era uma sexta-feira, 13 de agosto de 2010, um dia que ficaria gravado na minha memória. A expectativa dos alunos do 8º ano "A" era alta, pois acreditavam que teriam aula de Educação Física no último horário daquela tarde. No entanto, para surpresa deles, a aula que se seguiu foi de Língua Portuguesa. Quando cheguei à sala, a confusão se instalou e a gritaria tomou conta do ambiente. Inconformados, os alunos levaram o caso até a secretaria da escola, exigindo explicações.

Recordo-me dos meus tempos de estudante, quando as aulas de Educação Física eram vistas como qualquer outra disciplina. Jogávamos bola, sim, no pátio, mas sem o fanatismo que vejo hoje. Lamento dizer, mas nunca me inspirei nos meus professores de Educação Física, a maioria deles estava acima do peso, desde aquele tempo.
O perigo surge quando os alunos começam a valorizar mais o lazer do que o estudo. No ano passado, presenciei uma rebelião no pátio do colégio, tudo porque os jogos interclasses foram adiados. A inversão de valores na educação é preocupante. Vivemos em uma sociedade que cada vez mais se apega às futilidades, e a escola parece seguir o mesmo caminho.
"Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes..." (2 Tm 3:1-9). Quando as pessoas estão dispostas a sacrificar a integridade para satisfazer seus desejos, a vida perde o significado. Lembro-me das palavras do professor João José da Silva: "É um absurdo um professor trabalhar nos dias que a Seleção brasileira entra em campo!" Segundo ele, é uma questão de educação! Lembrando que ele nem é professor de Educação Física...
Por aqui, alunos que raramente aparecem nas aulas tornam-se assíduos na última semana do ano letivo, pois é época do torneio interclasse. Alunos que não gostam de estudar, porém, adoram as aulas de Educação Física. Neste ano, é determinação da Seduc para que os colégios realizem o interclasses logo no início do ano letivo, na esperança de diminuir a evasão escolar, mas isso só reforça essa tendência... Matam aula dentro da escola! O ano estará comprometido.
No final das contas, o que fica é a reflexão: estamos formando cidadãos produtivos ou apenas jogadores de futebol? A resposta a essa pergunta pode definir o futuro da nossa educação.

Um comentário:

JULIANA disse...

Olá,

Leio suas crônicas e acho incrível como os fatos se repetem. Mudam apenas o endereço.

Já passou da hora de as aulas de Educação Física virarem aulas de verdade.

Penso que falta comprometimento por parte dos educadores físicos que estão no universo escolar, principalmente o público.