"Não é o significado da vida, mas o sentido dela." (May Iakulo)

"Que eu não aprenda o significado da vida, no ultimo minuto do segundo tempo." (Day Anne)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

domingo, 10 de fevereiro de 2013

UM PLANO DE AULA GROSSEIRA (Inovar ofende)



Crônica

UM PLANO DE AULA GROSSEIRA (Inovar ofende)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

         Hoje escrevi bem destacado no quadro: Proposta para minha aula de hoje, valendo um curinga (ponto extra). Fazer uma ilustração para a piada e elaborar cinco questões com respostas sobre o tema da mesma. Objetivos: Aprimorar leitura e compreensão textual; treinar a habilidade de perguntar. Dúvidas que surgiram perante a proposição: Uma aluna de terceiro ano do Ensino Médio me perguntou se era para desenhar, eu a respondi bravamente que quem não presta a atenção faz perguntas tolas. Ela se sentiu ofendida e me repreendeu grosseiramente e correu imediatamente para me denunciar à coordenadora. O outro do segundo ano do Ensino Médio já não sabia o que era tema, porém eu não achei sua pegunta tola, apenas o retornei a mesma pegunta, o qual me agrediu, dizendo que ali não tinha professor para ensiná-lo. Outras moças da mesma turma reforçaram minha frustração com a aula a que preparei com desvelo, dizendo que piadinha não ensina nada, com este tipo de atividade eles não aprendem. Outra vez também uma coordenadora me mandou recado por aluno, dizendo que palavras cruzadas não é aula de gramática. Ora, se é uma aula de produção textual e/ou gramática, e eu recortei as palavras cruzadas e as piadinhas do "Jornal daqui" o mais vendido da região, um material do seu meio, é pedagogicamente correto!!! "A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões semânticas." {http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/palavras-cruzadas.htm} (acessado em 12/04/2014). Eu queria que eles intertextualizassem com o conhecimento de mundo, mas não foi o que aconteceu, querem só nota! Também me senti ofendido, mas ninguém se condói com minha causa.
          No final da aula, no tumulto deles, estou eu tentando vistar a atividade, pois muitos deles deixam para mostrar depois do toque do sino para receber os seus pontinhos sem uma verificação cuidadosa do professor, falta-lhe tempo, e a coordenadora resolveu depois de tocar a sirene sair de sala em sala pressionando o professor a desocupar, para o outro entrar. Os alunos que não terminaram, eu duvido que farão em casa.
          Os que fizeram bem, que foi uma minoria, ainda tenho a sensatez de parabenizá-los porque cumpriram sua obrigação. Certamente a visão desses com relação ao esforço do professor em apresentar aulas criativas é positiva. Antigamente o servo que fazia só a sua obrigação era considerado inútil!!! Eu só lamento pelas piadinhas que caem no ENEM, poucos acertariam, pelo menos "os daqui" por oferecer resistência aos que tentam fazer melhor. Esta também é mais uma frustração moral no professorado: a crítica de coordenador preguiçoso, e a inveja de colega invejoso, e o descaso de aluno acomodados.         
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 31/08/2012
Reeditado em 10/02/2013
Código do texto: T3858649
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Postar um comentário