"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O "INFERNO" MORA NO "CÉU" ("Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens." — Friedrich Nietzsche)



Crônica da vida escolar

O "INFERNO" MORA NO "CÉU" ("Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Quem é o Satanás, senão o promotor do inferno! Já ouvi muitos professores no ensino fundamental da rede pública dizerem sobre a sala de aula ser um inferno. Eu costumo chamá-la de purgatório. Porém, o que faz da sala de aula um inferno ou um purgatório? Talvez seja o fato de nosso Deus nem ser suficientemente forte, ou de forma alguma tem interesse nisso. Será se a hora da calamidade já, de fato, chegou? Nem por isso, acredito na existência do Lúcifer (Anjo Portador Luz), mas, sim, na existência dos Demônios de carne e osso, aqueles tortos desconhecedores das autoridades humanas e, por tabela, ignorantes até das leis de Deus. Dizem os luxuriosos como dissera Raul Seixas: "Não existe Deus senão o homem."
           A vida é como um GPS reprogramadora da rota, quando se sai dela. No fim último, ninguém se perde, apenas teremos de percorrer distâncias maiores, quando remando a favor de objetivos alheios. Se alguém se aventura sozinho pelos atalhos, terá experimentado o inferno do descaminho. Talvez seja esta a real situação na vida de muitos dentro do sistema educacional. Deviam preparar os filhos do Estado para a vida: Já os rebeldes, desrespeitosos e antipáticos, então merecem se perder. O inferno é dos perdidos. Só sei de uma coisa, os Demônios estão no lugar certo, onde estão todos que sofrem e fazem sofrer. E eu, aqui dentro, também, sou o demônio de mim mesmo, sofrendo merecidamente, por ordem do destino.
           E ai de quem tentar prender o perturbador da paz!  Será castigado juntamente. É isso, exatamente, o que acontece com um professor disciplinador, condutor de alunos indisciplinados à coordenação, será difamado por eles e, por final, terminará levando advertência gratuita, disfarçada de documento, obrigando-o a assinar o livro ata, tão merecida aos alunos em questão.  Por isso Maquiavel tem razão: "Os homens devem ser adulados ou destruídos, pois podem vingar-se das ofensas leves, não das graves; de modo que a ofensa que se faz ao homem deve ser de tal ordem que não se tema a vingança." 
           Agora parafraseando Carlos Drummond de Andrade, eu digo por experiência própria atualizada na modernidade: "O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno bagunça, sem perspectiva acadêmica. O professor vai adverti-lo? Vai repreendê-lo? Não. Faz vista grossa, com medo de represália." Porque os iguais se protegem. Os do "inferno" também falam a mesma língua?!
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 13/09/2012
Reeditado em 19/09/2012
Código do texto: T3880394
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: