"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 25 de maio de 2013

FALTA (RE)CONHECIMENTO? (Média do IDEB Ensino Médio estadual, 4,3 — "Aqui tem trabalho do governo de Goiás")


Crônica da vida escolar

FALTA (RE)CONHECIMENTO? (Média do IDEB Ensino Médio estadual, 4,3 — "Aqui tem trabalho do governo de Goiás")

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Naquele intervalo, a professora de educação física escrevia os cartazes para divulgar os jogos interclasses, registrava: "VEM AÍ!!! OS JOGOS INTERNOS DA ESCOLA..." Então, eu percebendo a falta de um acento gráfico no verbo, orientei-a que colocasse o circunflexo, pois o verbo vir na terceira pessoa do plural é acentuado, nesse caso o sujeito é "os jogos", portanto plural. Ela me agradeceu e terminou o trabalho. Às 17h, na saída, vi os ditos cartazes afixados nas paredes, cada um com uma plastrada de corretivo branca em cima do acento. Falta respeito ou (re)conhecimento? É como disse Diógo Pantoja: "A falta do saber e a falta de informações, são os princípios da manipulação".
           Na manhã desse mesmo dia, anterior a isso, no intervalo, ouvira da gestora uma pequena preocupação: — "Se os alunos do Ensino médio têm média excelente em português e matemática, em seu boletim, por que não atingem a média 5,0 na prova do "IDEB"? E a comédia estabelece-se mesmo, quando vemos os colégios estaduais ostentando uma média entorno de 3,8 em placas, bem na frente, com os dizeres: "Aqui tem trabalho do governo de Goiás". E vejam que essa prova externa é preparada, objetivando a elevação dos índices de aprovação, por sinal muito aquém do ideário conteudista!!! Todos os mecanismos didáticos e avaliativos do sistema educacional público é no sentido de passar o aluno de série, nem se importando com os deméritos dele, para justificar anúncios semelhantes a estes: "Informe especial-Avança Goiás: A educação cresce e Goiás aparece. A evolução do "IDEB" mostra que o Governo conseguiu alavancar a qualidade de ensino no estado." 
           Quanto ao caos, a culpa é sempre do professor, escuto isso todos os dias através de atos e falas. Isso se agrava quando se afere a competência do alunado! Por que o fracasso deles também é culpa do professor? E quando alguém acerta, os méritos são de quem? Mas, poucos acertam, será por que os alunos nunca levam a sério as provas do governo, a ponto de as boicotarem? Não são parceiros?
           Parece-me que toda tentativa de reformular o Ensino Médio vira piada: "(...) Com isso, seria possível a reformulação do ensino médio , que, segundo Soares, está “absolutamente falido e no fundo do poço”. [https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2018-09-06/reformulacao-ensino-medio-eleicoes.html] (acessado em 8/9/2018). Saiu recentemente, um tal "Programa de Intensificação da Aprendizagem" (PIA). Mas, como assim, se os aprendizes não estão a fim de intensificar nada? O mesmo já nasceu morto, fracassou! Todavia, sempre estão nos obrigando a esses tipos de projetos. Será se deveria haver esse tanto de projetos na escola, facilitando a aquisição de nota? Somos nós professores os coagidos a facilitar, nos quais recai toda culpa do fracasso dos alunos, e o objetivo será sempre o mesmo: recuperação de nota!
           Completando aquele dia, final de tarde, já depois de ter trancado minhas coisas no armário da escola, uma mãe acompanhada duma aluna, daquelas indisciplinadas, desrespeitadoras, pressiona-me para dar um trabalho extra à tal acomodada, à beira da reprovação e só lembrou disso no último bimestre do ano. Eu garanti a ela que sua filha iria fazer recuperação, ou melhor, participar de uns eventos culturais e ganhará a nota que precisa.
           A banalização de meu papel, por toda a comunidade, não ajuda impor-me. Só me resta tomar "analgésicos"! Porém, o ainda confortante é comparar a vida com um jogo de damas: o adversário tem de mover suas pedras para perder a partida, jamais o avise se o vir errar. Apenas "assopre" as pedras dele e tire proveito das vantagens. Eu pelo contrário, estou avisando, provavelmente esta partida de modo algum será minha. Professores de Língua Portuguesa não estão ensinando na escola dos cartazes...?! 
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 28/11/2012
Reeditado em 08/12/2012
Código do texto: T4010066
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: