"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 18 de maio de 2013

QUAL É O OBJETIVO PRIMORDIAL DA ESCOLA? ("Quanto mais o homem procura apenas que o admirem, mais longe está de conseguir o seu objetivo." — Bertrand Russell)



Crônica

QUAL É O OBJETIVO PRIMORDIAL DA ESCOLA? ("Quanto mais o homem procura apenas que o admirem, mais longe está de conseguir o seu objetivo." — Bertrand Russell)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Havia terminado uma correção de atividade do livro didático; interpretação do texto: "Hora de Brincar!" (Cathia Abreu). E eu tinha pedido aos meus alunos que redigissem uma reação, o enunciado estava detalhado no quadro, bem exposto, dizia para ma entregarem na aula seguinte, na verdade, pedia as suas experiências de criança, seus envolvimentos junto aos brinquedos antigos e modernos. Então restavam dez minutos da aquela aula, por isso aproveitei ouvindo umas piadas do "comediante" da classe, a tempo queria me contar, juntaram-se alguns outros ao derredor de minha mesa, enquanto isso, dois indisciplinados se pegavam em luta corporal na sala, perturbando o pedaço da "não aula". Chamei a atenção dos desavisados, e o mais afoito deles me respondeu atrevidamente: — "você devia estar explicando matéria e não conversando com os alunos". Desse mesmo aluno senti repugnância, nos minutos anteriores, quando eu explicava sobre os benefícios e malefícios dos brinquedos eletrônicos, ele me perturbava, comportando-se como pessoas carentes de atenção. Ele nem queria explicação alguma! Queria uma vítima! Ali, aqueles do 7º ano "A" eram ideais, por sinal muito barulhentos, eu focava, direcionando minhas explicações, perguntas e observações, sempre naquele que estava prestando atenção, como se eu estivesse dando aula só a esse, assim de jeito nenhum ia perder minha concentração, então quando o agressivo percebia, corria lá e incomodava o esforçado ouvinte. Então eu me dirigia a outro, e ele vinha a esse outro e pedia uma borracha emprestado só para incluí-lo em seu raio de atuação maligna.
          Os coitados aprenderam muito bem a lição do "pão e circo", agora eles só comem e zombam do sistema. Ah! O referido aluno, nesse mesmo dia, aproveitou ao retornar do lanche, e trouxe uma cigarra à classe, assustando as meninas, o corre-corre foi tremendo, pobre inseto "professor", implorando a ouvidos surdos e corações insensíveis, certamente dará a vida para o prazer de alguns. O ZiZiZiZiZiZá ZiZiZáZáZáZá aqui não é anunciando a chegada do verão, e nunca mais o fará, mas de dor e vergonha.
           Assim, mantêm a fama de assustadores! O pior é eles conseguirem nos assustar mesmo! Quem não tem medo de bandido? Porém, Os Direitos Humanos defendem-nos, e eles percebem; sempre me ameaçam em trazer a mãe e fazer abaixo-assinado para me tirar da escola, e por isso fazem graça, palhaçada livremente, eles têm sede de um público cativo e conivente que substitua seus familiares, aqueles que sempre os aplaudem, e os incentivam, e cuidam deles como jamais deviam. Deturparam o objetivo primordial da família e da escola.
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 23/11/2012
Reeditado em 18/05/2013
Código do texto: T4000491
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Nenhum comentário: