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domingo, 19 de maio de 2013

O educador emocionalmente na escola

O educador emocionalmente na escola

Diário da Manhã
Emídio Silva Falcão Brasileiro
  1. Por que nas escolas, tanto entre professores quanto entre alunos, ocorrem o desrespeito aos deveres e direitos humanos?
Devido a ignorância, ao egoísmo, ao descontrole emocional, causas primeiras de todo o desrespeito aos direitos e deveres destinados aos seres humanos. O desenvolvimento intelectual escolar deve estar sempre associado ao desenvolvimento moral de todos docentes e discentes para que o processo educativo seja prazeroso, pacífico, dinâmico e eficaz.
  1. De que modo o educador deve ensinar a educar as emoções na sala de aula?
Inicialmente, com o próprio exemplo, evitando as explosões emocionais, não raras vezes, proveniente do cansaço, de alguma insatisfação e da ausência de tolerância. As atitudes de compreensão e de companheirismo fazem do educador um profissional respeitado entre os alunos. Conscientizar o educando a respeito da necessidade e da importância da prática da meditação, do cultivo de pensamentos elevados, do equilíbrio mental, da disciplina, da respiração natural e da educação alimentar é o princípio da educação emocional.
  1. Certas dinâmicas de grupo podem ser feitas com os alunos para que eles aprendam a desenvolver a empatia?
Sim, por meio da interação que possibilite aos alunos os conhecimentos das opiniões e das características pessoais dos seus colegas e amigos.
  1. Quais as principais funções do professor no processo disciplinar?
O professor deve orientar sem agredir, ensinar sem humilhar, ouvir com tolerância, perceber as limitações e potencialidades dos alunos, adequando a linguagem e o conhecimento conforme o grau de assimilação de cada um deles. A família também deve participar do trabalho educativo, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. Escola e família sempre identificarão nas falhas morais dos alunos algum vínculo com a falta de objetivo profissional ou de identidade em torno do curso profissional escolhido.
  1. É certo afirmar que o estudante é o principal agente facilitador da disciplina? 
Professores e alunos fazem parte do processo da aprendizagem, mas necessitam de motivações para ensinar e estudar. Educadores e alunos, identificados com as suas escolas, profissões e disciplinas e que trabalham integrados, contribuem com a ordem e o progresso do sistema educacional.
  1. Os ambientes físico e psíquico influenciam na disciplina escolar?
Sim, e tais influências resultam dos pensamentos, das ações e dos hábitos de todos que integram o ambiente educacional. A higiene e o bem-estar físico para o aprendizado são fundamentais para a harmonia física. O respeito, a fraternidade e o cumprimento do dever com amor são igualmente necessários para a formação de um ambiente psíquico-emocional salutar.
  1. De que maneira o professor pode angariar simpatia dos alunos e atraí-los para as suas aulas?
O professor deve ter domínio do conteúdo de sua disciplina, saber agradar e motivar os seus alunos para ensinar com segurança, humildade e otimismo.
  1. De que modo o professor pode transformar um conteúdo teórico numa aula atraente?
O professor deve demonstrar a utilidade do conteúdo para vida prática, incentivando o estudante a participar da aula com as suas ideias, conhecimentos e experiências. É sempre recomendável que as aulas tenham seus aspectos teóricos e práticos para o aluno fixar a lição e medir o grau de seu conhecimento da matéria.
  1. Geralmente o professor bem humorado atrai os alunos e o sério é mais respeitado. Como é possível conseguir a simpatia e o respeito do aluno concomitantemente?
É possível adquirir o respeito e a simpatia dos alunos por meio do otimismo, do sentimento de amizade, do conhecimento, da capacidade didática e de avaliações adequadas, continuadas, motivadoras do aprendizado. O educador deve evitar a ironia, a sisudez e o humor depreciativo.
  1. Existe alguma forma de melhorar as avaliações escolares?
Os critérios de avaliações do sistema educacional não devem ser meramente quantitativos e repressores, e sim em mais uma oportunidade para a promoção do aprendizado. Notas e conceitos não representam o saber, nem tampouco o potencial de trabalho do estudante em sua atividade profissional futura. Avaliações da memória não devem ser confundidas com o profundo conhecimento acerca do tema lecionado. Avaliações qualitativas representam um exame criterioso do desempenho do aluno ao longo do período das aulas. Avaliar é verificar o grau de interesse do estudante em participar, dando de si mesmo, das resoluções de exercícios, dos comentários em sala, da elaboração de trabalhos, da integração com o curso e da identificação com a profissão que almeja.
  1. A cada período letivo, os estudantes mudam, mas o professor prossegue  com o mesmo conteúdo. Nesse caso, como é possível tornar a aula mais atraente?
É necessário acrescentar ao conteúdo mais informações que ampliem o conhecimento e renovem o método do ensino. Sempre é possível tornar as aulas mais produtivas e agradáveis por meio da versatilidade e do entusiasmo em promover o conhecimento.
  1. Quais são os aspectos do comportamento que revelam ao professor a necessidade de avaliar sua vida profissional?
Alguns fatores determinam uma reflexão acerca das atividades profissionais: a satisfação e a competência ao realizar o trabalho, a resposta do meio à atividade concretizada, a disposição do autoaperfeiçoamento e o desejo de contornar ou de superar obstáculos. A atividade do magistério requer disciplina e constante motivação porque o professor está em constante contato com a ignorância e inúmeros fatores que se opõem  ao processo educativo. Por isto deve o professor estar alerta aos sinais de energias devastadoras que possam minar suas energias de boa vontade na senda da educação. Alguns procedimentos devem ser adotados para o devido realinhamento na atividade do magistério, tais como: Observar a assiduidade e a pontualidade, evitado faltas e atrasos frequentes e injustificáveis; ser versátil nas explicações para atender aos diversos níveis de alunos; evitar o estresse, o mau humor, perseguições pessoais, críticas deprimentes,  porque é necessário manter sempre um padrão de estabilidade emocional.
  1. É certo afirmar que há uma tendência geral e constante, quanto a melhoria do processo educativo? 
Sim, mas nas sociedades atrasadas intelectual e moralmente a evolução do processo educativo é lenta. Toda mudança para melhor encontra resistência da forma mental coletiva que se acomodou, não aceitando qualquer melhoria em seus modos de pensar e de agir. A família e a escola devem cumprir os seus deveres quanto a orientação do aluno, sem que uma transfira para a outra a sua responsabilidade.

(Emídio Silva Falcão Brasileiro, escritor, advogado, professor universitário, orador e conferencista brasileiro. Membro da Academia Goianiense de Letras e da Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás. E-mail: emidio@cultura.trd.br)

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