"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 6 de dezembro de 2014

PIA NOVA(MENTE) (Período de Intensificação da Aprendizagem)


Crônica
             Eu jamais soube quem foi o inventor do tal PIA (Período de Intensificação da Aprendizagem), Talvez um pedagogo qualquer, esforçando-se para mostrar serviço e merecer seu salário; aliás nem quero saber, mas essa "desgraça" jamais funciona!!! Atrapalha a vida de todo mundo no colégio, e o fim é bem simples: passar todos os alunos de série. Se qualquer aluno não atingir a nota desejável, terá de  PIAr; isso faz do professor o incompetente da história toda, alvo de vingança! E, por tabela, adivinha quem vai ajudar pagar essa conta: O aluno bom, dedicado e estudioso que vai com média 8,0; assistiu todas às aulas e, não precisando recuperar a nota, por estar na média, fica com essa nota mesmo. Todavia, "o lambança" perturbou nas aulas normais, então é obrigado a ficar no PIA. Agora, assiste esporadicamente às aulas da misericórdia, recupera a nota e vai no histórico dele 10,0! Essa pedagogia das trevas, detonando meu cristianismo, ou melhor, minha espiritualidade, nasceu nesse governo e vai morrer em outros futuros;  reeleitos, também, pelos os professores!!! É um mal reincidente, mudando só de roupagem. INDIGNADO estou: agastado, abespinhado, agoniado, amofinado, encolerizado, enfadado, enraivecido, espinhado, estomagado, indisposto, iracundo, irritado ... E meu ano letivo acaba assim!!! O silogismo é simples: Se o professor é culpado pela improdutividade do aluno, e a quantidade de aluno gera verbas para a escola, logo o professor paga a existência da escola enfeitando as estatísticas. Por isso, faz muito sentido, o professor zerar a reprovação de suas turmas, promovendo os quais nem sabem a matéria, dando-lhes nota máxima!  
            A todos os alunos é permitido fazer o PIA; logo, o professor fica indesculpável, mesmo aprovando os reprovados. Veja o exemplo: Um deles ficando com média abaixo da mínima em 6 matérias, apesar dos desestímulos de alguns professores, para se ver livre dele, ele persistiu e, no final das duas semanas de PIA, alcançou boa nota em todas. Pergunto: como um indivíduo desse, sem  conseguir, no ano todo, eleva seu status do "dia para a noite"? Que argumento o colégio vai usar, querendo reter o aluno tecnicamente reprovado e fazê-lo repetir a série, de fato? E assim, diante de suas boas notas conseguidas por trabalhinhos facilitados de PIA, foi aprovado! "Uma mente sem conhecimento se torna vulnerável a enganação" (Eliclif Viana).
            A correria dos alunos intensifica nesses dias, um dribla atrás do outro em busca dos resultados, um professor dá um resultado, a coordenadora outro, e os boletins mostram outro, a propósito, pois jamais se pode dispensar alunos antes da hora. Se souberem sobre nem precisar de nenhuma complementação, nunca permanecerão até o término dos dias letivos. Superiores ameaçam-nos com lista de chamada, e o tumulto é acirrado pelo transitar de muitos que vêm só bagunçar. Sabe por quê? Decidiram não fazer mais nada! Ai, dão o lanche mais cobiçado (galinhada), tudo é usado como isca. De certa forma, os alunos ainda têm razão em se evadir mais cedo no final do ano letivo, considerando as palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes." E mais, "Comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar" (Código Penal). 

           Será se os mil favores prestados aos maus alunos, fazendo número na escola, não defraudam os bons e esforçados?

Claudeko Ferreira


Comentários

Enviado por Claudeko Ferreira em 04/12/2014
Reeditado em 06/12/2014
Código do texto: T5058630
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: