"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

Na escola entendi sobre a rebeldia dos jovens hoje, é porque descobriram que não tiveram infância. Eles não brincaram e querem fazê-lo agora, Aí se vingam dos adultos que fizeram deles seus brinquedos preferidos e mimados. Mas não sou eu o culpado por ter feito meus próprios brinquedos de recicláveis, nunca precisei brincar com criança!
Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 31 de agosto de 2019

ALTERNÂNCIA ("Na vida não temos só sonhos ou só pesadelos, a alternância entre ambos é que faz a realidade". — Charles Chaplin)



Crônica

ALTERNÂNCIA ("Na vida não temos só sonhos ou só pesadelos, a alternância entre ambos é que faz a realidade". — Charles Chaplin)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Há dias em que a escola parece um palco de tragédias e comédias improvisadas. Eu já deveria saber, mas, teimoso que sou, entro em cena acreditando que o roteiro será seguido. Naquela tarde, tudo parecia dentro da normalidade – ou, pelo menos, da normalidade escolar, essa entidade volúvel que muda de forma conforme o vento sopra.

Meu plano era simples: os alunos escreveriam e encenariam pequenas peças. Uma forma de trabalhar literatura de maneira viva, dando-lhes protagonismo. Expliquei as diretrizes, distribuí os grupos, observei um ou outro bocejo disfarçado. Mas era cedo demais para cantar vitória. O teatro verdadeiro aconteceria em outra parte.

De repente, o professor de Educação Física entrou sem cerimônias e, como um diretor autoritário, dissolveu metade do elenco. Os convocados para o ensaio da quadrilha saíram e, com eles, esvaiu-se a concentração dos que ficaram. Em instantes, a janela tornou-se palco de um espetáculo muito mais interessante do que o meu. Os olhos que deveriam estar nas páginas dos roteiros estavam vidrados no pátio, onde o mundo parecia muito mais animado.

Não demorou muito para que a coordenadora, sempre à espreita, surgisse trazendo a diretora. Vieram me pressionar a passar qualquer coisa do livro. Qualquer coisa. A finalidade era simples: fazê-los sentar. O aprendizado era irrelevante, o conteúdo, dispensável. Fiquei ali, parado, refletindo sobre a pobreza do propósito, sobre a afronta ao meu profissionalismo. A grosseria que ouvi me amedrontou, mas segui com meu teatro.

O problema maior era outro: se eu passasse qualquer atividade, teria que prometer nota, pois, sem isso, ninguém sequer pegaria o lápis. Assim, os que ficaram fariam a tarefa – não por interesse, mas por obrigação. Os que estavam no pátio, por sua vez, ficariam isentos. Uma injustiça didática, um tiro no pé da lógica, e eu, no meio desse fogo cruzado, equilibrando pratos para manter uma frágil ilusão de ordem.

Depois do tumulto e de minhas reclamações, providenciaram o retorno dos alunos. O ensaio foi interrompido, os fanfarrões voltaram a contragosto e, enfim, a aula aconteceu – para o descontentamento dos dançarinos frustrados e o evidente constrangimento do professor de Educação Física. O saldo do dia? Duas perguntas martelavam minha mente: quem, afinal, causou prejuízo a quem? E onde estava o apoio pedagógico quando precisei?

Mas a escola tem dessas ironias. No dia seguinte, a cena mudou de tom. Antes mesmo de distribuir a prova da OBMEP, um aluno do fundo da sala, com um ar excessivamente sério, levantou a mão:

— Professor, qual é a resposta da primeira questão?

Se fosse um dia ruim, eu teria suspirado. Mas era um dia bom, e a resposta me veio como um relâmpago:

— Coloque “Idiota útil”.

Risos abafados. Ele insistiu, agora com um brilho travesso nos olhos:

— E o que é um idiota útil?

Pensei por um segundo.

— Não sei conceituar a expressão, mas posso dar um exemplo.

O colega da frente, num misto de curiosidade e cumplicidade, se intrometeu:

— Então dá um exemplo, professor!

Eu sorri.

— Olhe no espelho.

A classe explodiu em gargalhadas. O aluno, é claro, não deixou barato. Disse algo que não ouvi, mas que arrancou um riso debochado da colega ao lado.

Ali, entre risos, provocações e pequenas vinganças verbais, lembrei-me de um velho ditado: “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”.

A escola, no fim, é um grande palco. E, seja em tragédia ou comédia, sou sempre personagem e espectador desse espetáculo que nunca termina.


Preparei 5 questões discursivas e simples para aprofundarmos nossa reflexão sociológica sobre o cotidiano escolar:


1. A crônica descreve um dia em que a aula do professor é interrompida por decisões administrativas e outro dia em que a interação com os alunos é marcada pelo humor. Sob uma perspectiva sociológica, como podemos analisar a relação de poder entre professores, alunos e administração escolar presente na narrativa?

2. O texto relata a pressão da coordenação e da diretora para que o professor "passasse qualquer coisa do livro" com o único objetivo de manter os alunos sentados e em silêncio. Como essa situação reflete a visão da escola como uma instituição focada no controle e na disciplina, em detrimento de outros objetivos pedagógicos?

3. Em um momento da crônica, o professor se sente "no meio de um fogo cruzado, equilibrando pratos para manter uma frágil ilusão de ordem". De que forma essa metáfora ilustra os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar e as tensões entre diferentes expectativas e demandas?

4. A crônica utiliza a expressão "Teatro do Absurdo" para descrever o ambiente escolar. Em que medida essa metáfora do "absurdo" nos ajuda a compreender as situações contraditórias e por vezes ilógicas que podem ocorrer nas instituições sociais, como a escola?

5. No final da crônica, o professor questiona: "quem, afinal, causou prejuízo a quem? E onde estava o apoio pedagógico quando precisei?". Considerando a perspectiva sociológica da educação, quais seriam os possíveis "prejuízos" causados pelas situações descritas na crônica para os diferentes atores envolvidos (professores, alunos, administração)? E qual o papel do "apoio pedagógico" em um contexto como esse?**

Comentários

sábado, 24 de agosto de 2019

CONVITE versus CONVOCAÇÃO ("Em nenhum cargo você encontrará na lista de deveres a prática do assédio moral, mas há quem pratique como sendo uma das atribuições inerentes a ele". — Ednete Franca)



Crônica

CONVITE versus CONVOCAÇÃO ("Em nenhum cargo você encontrará na lista de deveres a prática do assédio moral, mas há quem pratique como sendo uma das atribuições inerentes a ele". — Ednete Franca)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Naquela tarde de quarta-feira, na escola municipal, enquanto organizava meus planos de aula, deparei-me com mais um daqueles comunicados no mural da sala dos professores. O papel timbrado, com sua fonte austera característica do imperativismo reinante, anunciava uma "capacitação imprescindível" no turno matutino. Suspirei profundamente, reconhecendo o peso daquele dilema tão familiar a nós, professores concursados, que dividimos nossa jornada de 60 horas aula semanais entre as redes municipal e estadual.


Há uma década, quando prestei os concursos, a possibilidade de trabalhar nas duas redes parecia a solução ideal para compor uma carga horária digna. Organizei minha vida profissional: manhãs no colégio estadual, tardes na escola municipal. O que ninguém nos advertiu é que seríamos eternamente divididos, como equilibristas em uma corda bamba administrativa, tendo que lidar com exigências muitas vezes incompatíveis.

"Professor, o senhor vai participar da capacitação?", perguntou-me Maria, a coordenadora, com aquele olhar que mesclava compreensão e constrangimento. A pergunta ecoou em minha mente, trazendo à tona uma questão ainda mais profunda: como uma organização que verdadeiramente respeita seus funcionários pode exigir que abandonemos um compromisso profissional em favor de outro, sem sequer apresentar a relevância do evento ou o currículo do palestrante?

O mais perturbador é o teor desses comunicados, sempre finalizados com aquela frase que soa como uma sentença: "É imprescindível a presença de todos. Aqueles professores que trabalham em outra rede no horário citado, favor trazer declaração." Uma exigência que revela a arrogância institucional, tratando nossa realidade profissional — legitimada pelos próprios sistemas de ensino — como uma inconveniência a ser tolerada mediante comprovação.
Folheando diários e corrigindo redações em minha mesa, reflito sobre a incongruência do sistema. Se aceitam professores para turnos independentes, por que não repetir eventos em horários alternados, contemplando todas as jornadas? Por que não consideram que somos profissionais comprometidos com ambas as redes, e não malabaristas de declarações? E mais: que obrigação teria o colégio estadual de fornecer uma declaração para justificar minha ausência em função de um evento de interesse particular da rede municipal?

A campainha toca, anunciando o início de mais uma aula. Guardo o comunicado na gaveta, junto com tantos outros semelhantes que já recebi, pensando em como esse ciclo de assédio institucional vai, pouco a pouco, corrompendo os princípios éticos que deveriam nortear a educação. Em sala, diante dos alunos, procuro ser apenas professor — não um funcionário dividido entre redes, não um colecionador de declarações.

Enquanto caminho pelos corredores, reflito que talvez seja hora de nós, educadores, ensinarmos também às nossas instituições uma lição fundamental: a de que respeito e bom senso deveriam ser prerrogativas básicas na gestão educacional, não moeda de troca em jogos administrativos. Pois uma educação construída sobre o assédio moral e irregularidades administrativas só pode resultar em uma deseducação que contradiz todos os valores éticos necessários ao verdadeiro progresso social.
No fim do dia, o que permanece é a certeza de que a educação se constrói com diálogo e respeito mútuo, não com imposições e declarações. E que nós, professores, merecemos ser tratados com a mesma dignidade que nos exigem transmitir em sala de aula, para que possamos, efetivamente, contribuir para uma educação transformadora e eticamente comprometida.


Questões Discursivas sobre o Texto


1. O texto descreve um dilema vivenciado por um professor que trabalha em duas redes de ensino. De que maneira esse dilema revela tensões e contradições na organização do sistema educacional brasileiro, especialmente no que se refere à gestão de recursos humanos e à valorização dos profissionais da educação?

2. A crônica destaca a frase presente no comunicado: "É imprescindível a presença de todos. Aqueles professores que trabalham em outra rede no horário citado, favor trazer declaração." Como essa frase pode ser interpretada à luz dos conceitos sociológicos de poder institucional e assédio moral no ambiente de trabalho? Discuta.

3. O professor questiona a falta de diálogo e a imposição de decisões unilaterais por parte da gestão escolar. Na sua opinião, como a ausência de diálogo e a imposição de decisões afetam o clima organizacional e a qualidade do trabalho docente? Utilize conceitos sociológicos para fundamentar sua resposta.

4. Em sua reflexão, o autor menciona a "corrosão dos princípios éticos" e a "deseducação" como resultados de um sistema que negligencia o respeito e o bom senso. De que maneira a sociologia compreende a relação entre ética, educação e progresso social? Explique, relacionando com o contexto apresentado no texto.

5. O texto conclui que "a educação se constrói com diálogo e respeito mútuo, não com imposições e declarações". Considerando essa afirmação e os desafios da contemporaneidade na educação, quais seriam, na sua perspectiva sociológica, os caminhos para promover uma gestão educacional mais humanizada e que efetivamente valorize os professores?

Comentários

domingo, 18 de agosto de 2019

MAIS VANTAGENS AINDA ("A bondade excessiva confina com a fraqueza; a paciência ilimitada não é virtude, mas covardia disfarçada." — Khalil Gibran)

MAIS VANTAGENS AINDA ("A bondade excessiva confina com a fraqueza; a paciência ilimitada não é virtude, mas covardia disfarçada." — Khalil Gibran)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Cheguei à escola naquela tarde abafada de novembro, o sol castigando minhas costas. O ventilador do corredor girava preguiçosamente, como se compartilhasse do cansaço acumulado ao longo do ano letivo. Na sala da diretoria, um homem de mãos calejadas segurava o boletim do filho como quem segura uma sentença.

— "Reprovado de novo", murmurou, mais para si mesmo do que para os outros.

Eu estava ali por motivos burocráticos, mas a cena diante de mim capturou minha atenção. O homem, rosto marcado pelo sol e pelo trabalho, olhava para a diretora com uma mistura de decepção e resignação. — "Há três anos, vem repetindo a mesma série, mas ele não quer"! Desabafou, a voz embargada. — "Pode cortá-lo da escola. Para que ele ainda ocupa inutilmente essa vaga?" A diretora ajeitou os óculos, buscando tempo para formular uma resposta. Sabia que enfrentava mais do que um caso isolado; via-se diante de um dilema recorrente, onde os pais sob o peso do cansaço da rotina, já não confiam na escola como antes, e a esperança de um futuro melhor para os filhos se esvaiu. — "Ele é uma criança saudável, não é violento" — respondeu num tom conciliador. — "Deixe-o, não está causando dano algum!" O pai soltou uma risada seca, carregada de anos de desilusão. — "Sem dano? A senhora sabe quanto custa um aluno para o Estado? Cem dólares por dia! Ele ocupa uma vaga que poderia ser de outro que quer estudar de verdade. E o que ganha em troca? Um diploma vazio e a ilusão de que foi educado." Eu, encostado na parede amarelada da secretaria, fingi ler um cartaz sobre a importância da leitura, mas absorvia cada palavra daquele diálogo. Pensava nas estatísticas educacionais que transformam histórias humanas em números frios: meninos que não se encaixam, pais oscilando entre a rigidez e o abandono, um sistema que prega inclusão, mas opera com a lógica da produtividade. O calor na sala pareceu aumentar quando a diretora decidiu mudar de estratégia. — "Deixe-o ainda este ano" — sugeriu, inclinando-se sobre a mesa. — "Vamos conceder-lhe uma recuperação especial. Podemos inscrevê-lo no programa bolsa escola, garantir materiais, lanche... Se tiver boa frequência, a família recebe os benefícios." A menção aos incentivos financeiros transformou lentamente o semblante do pai. De repente, a permanência do filho na escola não era apenas sobre aprendizado, mas também sobre sobrevivência econômica. — "Poderíamos tentar mais uma vez" — concedeu, agora mais sereno. Naquele dia, saí da escola com mais perguntas do que respostas. Do ônibus lotado, observei o menino no pátio, um garoto magricela chutando pedrinhas sozinho enquanto os outros jogavam bola. Pensei em como nossa educação opera em um paradoxo cruel: concede chances infinitas aos alunos, enquanto o mundo real, aquele para o qual os preparamos, é implacável em seus cortes. No mercado de trabalho, uma falha, uma crise ou uma automação bastam para uma demissão. Mas na escola, mantemos um sistema de permanência a qualquer custo, que prioriza presença física sobre desenvolvimento real. Criamos uma bolha de misericórdia e favorecimentos, esquecendo que, um dia, essa bolha estourará. Anos depois, ainda me pergunto o que aconteceu com aquele garoto. Teria encontrado sentido nos estudos? Ou seria apenas mais um número nas estatísticas de inclusão que mascaram o abismo entre permanecer e participar? A misericórdia do nosso sistema educacional é, paradoxalmente, sua maior crueldade. Permitimos que jovens avancem pelos anos escolares sem encontrar propósito, sem desenvolver habilidades, acumulando frustrações que desaguarão em um mundo que não os poupará. Toda vez que passo por aquela escola, lembro com carinho do menino e do pai. Penso nas árvores que plantamos com tanto cuidado, confiando que cresceriam de maneira forte e saudável. A cada novo olhar, vejo nelas o potencial de florescer, mesmo sem pressa. Penso nos jardineiros que, apesar da impaciência, são guiados pela esperança de que o tempo trará os frutos esperados, e que, mesmo sem ver resultados imediatos, sua dedicação irá se transformar em algo belo e duradouro.
Entre o cuidado e a paciência, talvez estejamos, na verdade, descobrindo a melhor forma de nutrir nossas sementes humanas, com carinho e dedicação, para que floresçam com força e propósito.



Questões Discursivas Detalhadas sobre o Texto:


A Crônica da Reprovação: Uma Análise Multifacetada da Educação: O texto apresenta a história de um aluno repetidamente reprovado, revelando um sistema educacional que parece oscilar entre a "misericórdia" e a "crueldade". Discuta como essa dicotomia se manifesta na crônica, explorando os seguintes pontos:

A visão do pai sobre o filho e a escola: Que expectativas e frustrações o pai expressa? Como a escola responde a essas expectativas?

O papel da diretora: Qual a postura da diretora diante da situação? Ela representa a "misericórdia" ou a "crueldade" do sistema?

A lógica do sistema educacional: Como o sistema é descrito no texto? Ele prioriza o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos ou outros fatores, como a presença física e os benefícios sociais?

O paradoxo da "misericórdia": De que forma a "misericórdia" do sistema educacional pode ser vista como uma "crueldade"? Que consequências essa lógica pode gerar para os alunos?

Ao final, reflita sobre o papel da escola na vida dos alunos. A escola deve ser um espaço de "chances infinitas" ou precisa preparar os alunos para a "implacabilidade" do mundo real? Qual o papel da família e da sociedade nesse processo?

O Abismo entre Permanecer e Participar: Uma Reflexão sobre a Inclusão: O texto menciona a diferença entre "permanecer" e "participar" na escola. Discuta essa distinção, explorando os seguintes aspectos:

O que significa "permanecer" na escola? Que exemplos do texto ilustram essa ideia?

O que significa "participar" da escola? Que elementos indicam a falta de participação do aluno na crônica?

Qual o impacto da falta de participação na vida dos alunos? Como essa situação pode afetar seu futuro?

Que medidas podem ser tomadas para garantir que os alunos não apenas "permaneçam" na escola, mas também "participem" ativamente do processo de aprendizado?

Ao final, reflita sobre o conceito de inclusão na escola. A inclusão se limita à presença física dos alunos ou envolve outros aspectos, como o desenvolvimento de suas habilidades, a participação em atividades e a construção de um projeto de vida?

Jardineiros Impacientes e Sementes Humanas: Uma Metáfora da Educação: A crônica utiliza a metáfora do "jardineiro impaciente" e das "sementes humanas" para ilustrar a relação entre pais, alunos e escola. Discuta essa metáfora, explorando os seguintes pontos:

Quem são os "jardineiros impacientes" na história? Qual sua visão sobre a educação dos filhos?

Quem são as "sementes humanas"? Que desafios elas enfrentam para "crescer retas"?

Qual o papel da escola nesse processo? A escola oferece o "cuidado" necessário para que as "sementes humanas" se desenvolvam?

Que tipo de "cuidado" seria necessário para garantir que as "sementes humanas" floresçam?

Ao final, reflita sobre a importância da paciência e da persistência no processo educativo. A metáfora do "jardineiro impaciente" nos convida a repensar nossas expectativas em relação aos alunos e a buscar formas mais eficazes de "cuidar" de seu desenvolvimento.

A Lógica da Produtividade na Educação: Uma Análise Crítica: O texto critica a lógica da produtividade que parece reger o sistema educacional. Discuta essa crítica, explorando os seguintes aspectos:

Como a lógica da produtividade se manifesta na crônica? Que exemplos ilustram essa ideia?

Quais os impactos da lógica da produtividade na vida dos alunos? Como essa lógica pode afetar sua autoestima e seu futuro?

Que valores deveriam nortear a educação? A produtividade deve ser o único objetivo ou a escola deve se preocupar com outros aspectos, como o desenvolvimento integral dos alunos?

Que medidas podem ser tomadas para superar a lógica da produtividade na educação? Como podemos construir um sistema educacional mais humano e justo?

Ao final, reflita sobre o papel da escola na formação de cidadãos críticos e conscientes. A escola deve ser um espaço de reprodução da lógica do mercado ou um espaço de transformação social?

O Paradoxo da Misericórdia e a Crueldade do Sistema Educacional: A crônica apresenta um paradoxo interessante: a "misericórdia" do sistema educacional, que concede "chances infinitas" aos alunos, pode ser vista como sua "maior crueldade". Discuta esse paradoxo, explorando os seguintes pontos:

De que forma a "misericórdia" do sistema educacional se manifesta na crônica? Que exemplos ilustram essa ideia?

Por que essa "misericórdia" pode ser vista como uma "crueldade"? Que consequências ela pode gerar para os alunos?

Que tipo de "misericórdia" seria mais adequado para os alunos? A escola deve oferecer "chances infinitas" ou precisa encontrar outras formas de "cuidar" de seus alunos?

Como podemos construir um sistema educacional que seja misericordioso sem ser cruel? Que valores e princípios devem nortear a ação da escola?

sábado, 17 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO: CICATRIZES DA PERSEGUIÇÃO! ("O mal que fazemos não suscita tanto a perseguição e o ódio como as nossas boas qualidades." — François La Rochefoucauld).



Crônica

EDUCAÇÃO: CICATRIZES DA PERSEGUIÇÃO! ("O mal que fazemos não suscita tanto a perseguição e o ódio como as nossas boas qualidades." — François La Rochefoucauld)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A sala da diretora sempre me pareceu um tribunal improvisado. Há um fluxo constante de alunos por ali, ora em busca de um diálogo, ora carregando queixas que mais parecem sentenças prontas. E, muitas vezes, quando eles saem, é a vez dos professores entrarem, convocados não para uma conversa, mas para prestar contas (assinara o relatório administrativo). O pior são os líderes que apreciam esses informantes. Quando os vejo ali, já sei que algo está por vir: uma denúncia ou uma advertência.

Observo essa dinâmica com certa inquietação. O limite de um aluno acaba delimitando os demais, e o coletivo gira em torno dos interesses individuais. A escola, que deveria ser espaço de crescimento e formação, se perde em formalidades e em procedimentos que garantem a manutenção de um sistema, mas não necessariamente da educação. Como bem diz Martha Medeiros: "Paixão é a força motora que justifica nossa existência, mas a perseguição desenfreada por esse privilégio nos torna dementes, viramos parasitas de uma obsessão".

Em uma de minhas reflexões diárias, publiquei no Facebook: "Na sala sem professor, os alunos esperam em silêncio para fazer bagunça quando ele chega. Zelam de sua imagem para o sistema, mas não se preocupam com a imagem que deixam para quem os avalia". Foi o suficiente para que um amigo virtual me questionasse: "Professor, parece tão insatisfeito com a educação!".

Não foi uma pergunta simples de responder. Mas, depois de uma pausa reflexiva, concordei. Sim, estou insatisfeito. Mas não com o ensino em si, pois ainda existem aqueles que desejam aprender, que buscam conhecimento como quem bebe água no deserto. Minha insatisfação é com o que fizeram da educação. As coordenações, que deveriam orientar, tornaram-se verdadeiros palcos de perseguição. Mercenários criaram labirintos burocráticos que garantem seus cargos, mas dificultam o trabalho de quem realmente ensina. O excesso de normas sufoca a criatividade e impõe barreiras ao verdadeiro aprendizado. Estuda-se não para a vida, mas para justificar a existência da escola. Mas se é para ser filantrópica (dar comida), qualquer outra entidade pode fazer o mesmo.

Meu interlocutor ainda tentou me consolar: "Professor, lembre-se de que para aqueles que querem, o senhor faz a diferença; os que não querem, a vida ensina". Mas eis a questão: a escola ensina para a vida ou deve deixar que a vida ensine aqueles que a escola não conseguiu alcançar? Talvez sejam tantos os ensinados pela escola que eles vão ensinar a vida a ser cruel. Se o ensino fosse realmente eficiente, talvez o mundo fosse um lugar menos hostil, pois não seríamos obrigados a aprender às custas do sofrimento.

Outra incoerência que me incomoda: tenho quinze aulas semanais no vespertino e poderia organizá-las em três dias. No entanto, sou obrigado a comparecer um quarto dia — não para ensinar, mas para planejar, num espaço onde nem sempre tenho as condições ideais. Planejar é essencial, mas não pode ser reduzido a um cumprimento de expediente. Eu poderia fazer isso de forma mais eficaz em casa, numa biblioteca ou num ambiente mais adequado. Mas não. Há regras a cumprir, mesmo que inúteis.

E assim seguimos, entre insatisfação e resignação. Entre a vontade de fazer diferença e os muros invisíveis que nos impedem. Vance Havner tinha razão ao dizer que "a popularidade matou mais profetas do que a perseguição". O temor da rejeição nos amarra, enquanto aqueles que brilham demais são vistos como ameaças.

No fim das contas, me resta a esperança de que o verdadeiro ensino resista, mesmo que escondido nas entrelinhas, nas conversas furtivas, na paixão que ainda persiste em alguns olhos atentos. Pois, afinal, não é a popularidade que move o verdadeiro professor, mas o desejo sincero de ensinar. Ainda que a escola insista em fazer o contrário.


Questões Discursivas sobre o Texto:


1. O autor descreve a sala da diretora como um "tribunal improvisado". Discuta essa metáfora, explorando as relações de poder presentes no ambiente escolar e como elas se manifestam na dinâmica entre alunos, professores e direção.

2. O autor expressa insatisfação com o que se "fizeram da educação". Identifique e analise os pontos de crítica apresentados no texto, como a burocratização do ensino, a perseguição de professores e a falta de foco no aprendizado significativo.

3. A frase "a escola ensina para a vida ou deve deixar que a vida ensine aqueles que a escola não conseguiu alcançar?" Levanta uma questão fundamental sobre o papel da escola na formação dos indivíduos. Discuta essa questão, argumentando sobre a importância da educação formal para o desenvolvimento pessoal e social.

4. O autor critica a obrigatoriedade de comparecer à escola para planejar aulas, argumentando que poderia realizar essa tarefa de forma mais eficiente em outros ambientes. Qual a sua opinião sobre essa questão? Discuta a importância do planejamento para a prática docente e como a organização do trabalho dos professores pode impactar a qualidade do ensino.

5. A frase: "a popularidade matou mais profetas do que a perseguição" sugere que o medo da rejeição pode ser um obstáculo para a transformação da educação. Discuta essa afirmação, refletindo sobre o papel dos professores como agentes de mudança e os desafios que enfrentam ao questionar o status quo.

Comentários

sábado, 10 de agosto de 2019

EUFEMISMO: BURRO! ("Se eu fosse burro, não sofria tanto." — Raul Seixas)



Crônica

EUFEMISMO: BURRO! ("Se eu fosse burro, não sofria tanto." — Raul Seixas)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em dias como aquele, a sala de aula se transforma em um ringue de gladiadores, onde o professor, munido de sua melhor didática, luta contra a fúria adolescente. Naquela manhã de terça-feira, a lista de chamada da secretaria já prenunciava uma batalha árdua: nomes sem acento gráfico, um convite irresistível para uma aula prática sobre a importância da acentuação.

"Pamela", pronunciei a palavra como um desafio, uma isca para fisgar a atenção da turma. O olhar de desdém que recebi em troca foi apenas o aperitivo do que estava por vir. Um aluno, daqueles que se julgam donos da razão, disparou com a agressividade de um pitbull faminto: — "Professor de português que não sabe nem o nome dos alunos!".

Respirei fundo, tentando manter a calma. A arrogância juvenil me atingiu como um golpe baixo. "Burro", retruquei, com a ironia cortante de um Machado de Assis. A palavra ecoou pela sala, seguida por uma gargalhada geral. Meus "queridos" alunos, ávidos por validação, transformaram a correção gramatical em um espetáculo grotesco.

Minutos depois, a situação se agravou. Em uma tentativa de me ridicularizar, tentaram me forçar a colocar um acento circunflexo em "pera". A zombaria era tanta que me senti como um palhaço de circo, alvo de dardos envenenados.

Foi então que a ficha caiu. A acentuação gráfica era apenas a ponta do iceberg. O verdadeiro problema era a desconfiança na figura do professor, a falta de respeito e a ilusão de que os "conhecimentos prévios" dos alunos bastavam para dispensar a sabedoria do mestre.

Paulo Freire, com sua pedagogia do oprimido, veio-me à mente. Seria eu o oprimido da vez, refém da prepotência juvenil? A horizontalidade das relações em sala de aula havia se transformado em terra de ninguém, onde a hierarquia era vista como imposição e a humildade, como fraqueza.

Refleti sobre a árdua missão de ensinar em um ambiente hostil, onde a arrogância ergue muros intransponíveis ao aprendizado. A pergunta que me assombrava era: como construir pontes quando a outra parte só quer cavar trincheiras?

Talvez a resposta esteja em um acento que nenhuma gramática ensina: o da humildade. Não a humildade servil, mas aquela que nos permite reconhecer que o conhecimento é uma troca, um diálogo entre diferentes saberes.

E assim, entre acentos e desafetos, sigo na luta incansável da educação, buscando o tom certo para harmonizar a sinfonia complexa que é a sala de aula — mesmo que, vez ou outra, algumas notas desafinem.


1. Qual a principal contradição apresentada no texto entre a intenção do professor de usar a lista de chamada como oportunidade de ensino sobre acentuação e a reação dos alunos, que transforma a aula em um "ringue de gladiadores"?

2. De que forma a escolha de palavras como "desdém", "arrogância", "pitbull faminto" e "palhaço de circo" contribui para a construção de um tom irônico e crítico em relação ao comportamento dos alunos?

3. Qual o significado da metáfora do "iceberg" utilizada no texto para descrever a relação entre a questão da acentuação gráfica e o problema maior da desconfiança na figura do professor e da falta de respeito em sala de aula?

4. Como o texto estabelece um paralelo entre a pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a experiência do professor em sala de aula, e que reflexões essa relação suscita sobre o papel da humildade no processo de ensino-aprendizagem?

5. Qual a principal mensagem que o texto busca transmitir ao concluir que a "humildade" é um "acento" fundamental, mas que não é ensinado pela gramática, e como essa reflexão final se conecta com a problemática apresentada ao longo da narrativa?

Comentários