"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 19 de março de 2022

Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

70—1 O que acontece ao homem molda seu caráter, você é o que lhe acontece. Não se pode condenar uma pessoa sem lhe conhecer. Leia minhas crônicas, ali está o que me acontece e assim terei um julgamento justo. E a você não somará mais pecados do que já tem em sua vida. Aqui emprestando as palavra de Augusto Cury: "Não há aplausos que durem para sempre e nem vaias que sejam eternas."

Claudeci Ferreira de Andrade

70—2 Muitos homens perdem a liberdade de expressão pela repressão ou indiferença, os apertados extremos matam as suas esperanças. Então, adquirem o vicio do alcoolismo e nunca mais ouvem seu próprio nome. Enfim, esquecem-se como é ser eles mesmos: Isso é violência social. Em breve não haverá mais democracia, eles não gostam de arma, não se defendem só se matam.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—3 O dia da criança também é dia do professor, pois no dia 11, as crianças vão a escola brincar e comemorar, e no dia 12 é o feriado propriamente dito, ninguém pisa lá. Assim se norteia o compromisso e o profissionalismo educacional.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—4 Um diploma de pedagogia da UFG era um privilégio sem medidas; hoje não, com o advento dos cursos a distância e cotas, facilitou bastante a coisa toda! Então, assim com essa pedagogia facilitada, logo teremos mais coordenadores que professores, na escola pública. Graças a pandemia, o distanciamento mostrou que coordenador pedagógico na escola não tem função. O trabalho delas se encerou só em exigir planilhas e mais planilhas.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—5 Emprestar um bem que você não pode dar é colocar em risco a amizade. Quando precisar dele, nunca estará a sua disposição. De graça, o invejoso o levou para si.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—6 Tem gente tão viciada que não pode ver uma fila, logo entra ali, até mesmo sem saber o objetivo dela; no final, qualquer coisa é lucro. Importa está na frente de alguém!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—7 O NÍVEL SOCIAL DE UMA PESSOA ESTÁ NO COMPORTAMENTO DELA EM UMA FILA!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—8 PIOR QUE O HORÁRIO DE VERÃO É O HORÁRIO DE AULA. Eu começo o dia ainda no escuro!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—9 O poder corrompe a todos, ninguém quer morrer por uma causa nobre, já que vive por ela. Só a cobiça dá o poder suicida.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—10 As consequências da intimidade é a liberdade nas expressões, o desrespeito. Só os revoltados não têm liberdade tiram a dos outros.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—11Eles estão quietinhos! Quando chego, começam a bagunçar, foram treinados a agir sem pensar, é como um bexiga cheia, explodem, quando a pressão de dentro é maior que a de fora, não sabem lidar com a liberdade! Refiro-me alunos carentes de atenção.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—12 De jeito nenhum, quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro sobre eu mesmo ser um ator social, apenas em lugares propícios, até nisso estou representando, todavia, aqui dentro, no coração, nunca deixarei de ser eu mesmo: o desconhecido.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—13 É MAIS FÁCIL SE CONHECER UM MAU CARÁTER, QUANDO ELE NÃO SE PARECE CONOSCO!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—14 Quando você lê procurando erros, não cresce; procure os acertos, só se aprende ler é lendo certo. A Interpretação vem do lado certo!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—15 OS SÁBIOS DE JEITO NENHUM PODEM FICAR EM SILÊNCIO, SENÃO QUEM IRÁ ENSINAR OS TOLOS a se calarem?

Claudeci Ferreira de Andrade

70—16 As experiências dos peixes grandes e fortes são manipuláveis a favor dos pescadores. Se a isca é o pequeno ou um pedaço do grande, então lhes enfeitiçará mais, Um bom salário é a promessa de sobrevivência garantida, ou ainda o conforto; mas saibam que tudo tem um preço; o trabalho.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—17 A escola precisa deixar de trabalhar com ciladas, emboscadas e estratégias. Uma pessoa quer o que ele acha útil e gosta. Por que o aluno não aprende a gostar da escola? Viu a armadilha. "É a caça ruim, aquela que desarma a arapuca...!"

Claudeci Ferreira de Andrade

70—18 Quando a caça desconfia, não cai, por isso não se trabalha a mesma dinâmica em sala de aula, os alunos não prestam a mesma atenção da primeira vez, piada contada duas vezes perde a graça, ensinam até que não se pode decorar nada. Quando se esquece da escola, não sobra nada.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—19 Não se ensina por estratagemas, o aprendizado acontece pelo grau de interesse do aprendiz, e o interesse desperta-se nele conforme suas necessidades. A escola deveria primeiro perguntar qual é a necessidade do alunado.

Claudeci Ferreira de Andrade

domingo, 13 de março de 2022

Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

69—1 Lembrei-me dos urubus educados, vestidos de luto, que também se alimentam de carniça! Já os vi vestidos de ovelha, a falsidade deles não me devorou ainda, porque tenho veneno de sapo nas veias. Asqueroso é meu nome, e o sistema é uma boca aberta!

Claudeci Ferreira de Andrade

69—2 Será se deveria haver esse tanto de "projetinho" na escola, facilitando a aquisição de nota? O PIA nasceu morto! Mas, ressuscitado em outro mil em pastas vazias, sempre estão nos obrigando a esses tipos não conteudistas.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—3 Todos os mecanismos didáticos e avaliativos do sistema educacional público é no sentido de passar o aluno de série, nem se importando com o demérito dele, só com a presença; senão, como haverá justificativa para as verbas!

Claudeci Ferreira de Andrade

69—4 POR QUE ALUNOS TÊM NOTAS BOAS, E NO IDEB A MÉDIA NACIONAL É 3,8? SERÁ SE OS PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TÊM A VER COM ESSA FRACASSO? É SÓ UMA PERGUNTA INOCENTE DE QUEM É UMA PEÇA FROUXA NO ENGRENAGEM!

Claudeci Ferreira de Andrade

69—5 Greve de professor! O ponto, dos dias em que não compareceram no trabalho, foi cortado e, por cima, terão que repor estas aulas não ministradas, nas férias de julho, sábados e domingos. E as reivindicações não foram atendidas: burrice dos diplomados, Alguém já tinha dito que diploma não encurta orelha de ninguém!

Claudeci Ferreira de Andrade

69—6 BANDIDOS MANTÊM A FAMA DE TEMÍVEIS, ASSUSTANDO-NOS! QUEM NÃO TEM MEDO ATIRE-LHOS A PRIMEIRA PEDRA, ARMA DE FOGO NÃO PODE! CIDADÃO DE BEM PARA DAR PARA OS BANDIDOS, QUEM ROUBA UM CELULAR É DIGNO DE COMIDA.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—7 Não preciso ser como muitos, apáticos sem opinião formada sobre nada, fingindo ser dedicado a seu trabalho, porém sem qualidade. Como pode uma pessoa sem conjectura ser diligente?

Claudeci Ferreira de Andrade

69—8 Assim, mantêm a fama de assustadores! O pior, é que eles conseguiram, quem não tem medo de bandido! Porém, Os Diretos Humanos defendem-nos, e eles percebem; sempre me ameaçam em trazer a mãe e fazer abaixo-assinado para me tirar da escola, e por isso fazem graça, palhaçada livremente, eles têm sede de um público cativo e conivente que substitua seus familiares, aqueles que sempre os aplaudem, e os incentivam, e cuidam deles como jamais deviam. Deturparam o objetivo primordial da escola.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—9 Se trabalhássemos com os processos requeridos por uma educação de qualidade, a pandemia não doía muito, mas trabalhamos para os "clientes", e eles na maioria, alunos que querem cada vez menos responsabilidades e compromissos, então nos capacitamos na lambança agradando gregos e troianos para sobreviver.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—10 À aluna reprovada, se eu lhe desse uma nota baixa, teria de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota, eu me castigando como se fosse minha a reprovação, oprimido por coordenadores com a reputação em jogo, então entro na onda.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—11 A PROVA É PARA O ALUNO, MAS TAMBÉM SERVE NA AVALIAÇÃO DO PROFESSOR. ALIÁS SÓ SERVE PARA ISSO!

Claudeci Ferreira de Andrade

69—12 Barbarismo é todos os dia ter um aluno na porta de minha sala de aula com uma folha da secretaria, pedindo trabalho de dependência. Aqui é uma prova da incoerência, este de progressão parcial atrapalhou suas aulas e agora atrapalhando a aula dos outros. E a direção quer cobrar qualidade do trabalho extraclasse do professor nas horas de descanso, no refúgio de sua família. Aí o professor cobra a atividade do aluno é ele diz: "Num vim, num fiço" e fica por isso mesmo, a culpa é do professor que não deu nota para ele.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—13 A alienação levou o aluno que tirou 1,5 na prova que valia 10,0 sair mostrando a folha para todos da classe e sorridente como se fosse o mais feliz de todos. "Pagando de bandidão"! Se tal aluno não tem objetivo nobre com minha matéria e minha aula, não posso perder o meu; repreendo-o, tentando fazer valer o objetivo dos responsáveis.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—14 É da minha experiência também as incoerências da vida escolar, o preconceito linguístico, por exemplo: Não tem sentido estudar a língua padrão para não usá-la. Para que a escola ensiná-la, se não precisa aplicar no dia-a-dia o que se estuda lá? Os alunos não gostam de mim, porque detestam o português.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—15 Fechamento do bimestre escolar, o aluno entra na fila para mostrar ao professor o caderno sem atividades prontas: Tentativa de suborno ou de enganar, Joãozinho sem braço não tem cabeça também.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—16 Inconveniências se repetem, o aluno falta à aula, faz-se a chamada para constatar o fato, e temos que registrar o motivo da falta. Então o aluno mente para não ter que se submeter ao ridículo, não querendo dizer que estava com disenteria para a classe toda. Atitude esta antiética e sem profissionalismo. Se o aluno precisou faltar, deviam aplicar as medidas cabíveis sem constranger o cliente. O que é ser um professor profissional?

Claudeci Ferreira de Andrade

69—17 A maioria dos contratos temporários da educação tornar-se-á efetivo, fase da vingança pelo cabresto curto e exploração do sistema. A desconexão nesse caso é o diretor beneficiado pela submissão do pró-labore não permanecer para assumir suas consequências. Aí fica valendo o dito popular: "Quem casa com a viúva assume os filhos". Essa é A sina do outro diretor interventor.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—18 Discrepância maior é a escola obrigar o professor devolver a prova corrigida para o aluno, sendo esta um documento a favor do professor, que terá de justificar a nota ao aluno, visto que este sempre joga a culpa de sua nota baixo no professor, não um instrumento para o aluno justificar suas respostas como se fosse o dono da verdade.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—19 A prova serve, sim, para avaliação de quem a elaborou. Aliás, só serve para isso. Se eu der uma nota baixa a um aluno qualquer, terei de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota: eu me castigando como se fosse minha a reprovação. E o sistema se dignificando ao caos.

Claudeci Ferreira de Andrade

69—20 Num julgamento, ninguém é obrigado oferecer prova contra a si mesmo, porém nesse caso o professor o é. Ele elabora provas contra si mesmo; embora na boa intenção, boas questões avaliativas, porém os alunos respondem-nas de qualquer jeito, aferindo os baixos índices de escárnio do professor. Um boicote resolve mais que um abaixo-assinado.

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 5 de março de 2022

Coleção 68 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 68 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “Não me fere o olhar alheio que me confunde ao chiqueiro, mas a distância entre o que sou e o que busco ser; a dor de tentar permanecer humano num lugar que insiste em me chamar de porco.”

2 “Um sistema que tenta comprar o interesse do aluno com recompensas baratas revela não a falta de disciplina dos estudantes, mas a pobreza de sentido de uma educação que paga por obediência porque já não inspira aprendizado.”

3 “Maior que o erro do mestre é a pequenez do aluno que o transforma em troféu, pois quem usa a falha alheia para brilhar revela não inteligência, mas a miséria de quem só sabe aprender pela humilhação.”

4 “Quando os animais aprendem a cheirar perfumes e ouvir música com fones, perdem o faro e a audição; assim como o homem moderno, que já não distingue o pão da pedra, perdeu o instinto de viver e o senso do real sob o luxo das aparências.”

5 “Confundir limites com fobia e afeto com abuso é negar o próprio sentido da educação: não é a frustração que gera monstros, mas a ausência de medida; pois sem aprender a suportar o ‘não’, nenhuma vontade amadurece, apenas apodrece.”

6 “O ensino que insiste em ser castelo de pedra esquece que o saber é feito de areia: só permanece quem aceita o vento, refaz-se com ele e entende que educar é reconstruir-se sempre.”

7 “A vida não renasce, apenas se gasta: até a lagartixa que regenera o rabo confirma que toda cura é parcial e que o tempo, por fim, vence o próprio instinto de permanecer.”

8 “Pensei que fosse amor, mas era apenas carência; e, sem nada a oferecer nem forma de reinventar a falta, restou-me partir antes que o afeto virasse miséria.”

9 “Quem foge do esforço engorda o corpo e embota a mente; apenas enfrentar a chuva, correndo contra o vento, reconstrói força, disciplina e liberdade.”

10 “Sem fé, como semear fé; e mesmo quando nasce, resta a dúvida: será força pura ou uma chama que se corrompe quando abusada?”

11 “Se a fé tivesse poder real, curaria doenças e espalharia riqueza; mas, vendo a loteria e a prudência religiosa, resta claro que milagres prometidos valem menos que a sorte e a ironia humana.”

12 “Quando a fé precede a prova, a mente se perde; só quem põe a evidência antes da crença evita hospícios e mantém os pés na realidade.”

13 “Não é a fé que move montanhas; é a montanha que testa a fé; e, diante de sua imutabilidade, toda crença parece apenas um gesto inútil.”

14 “A felicidade não nasce da fé, mas da evidência; sem provas, a crença é vazia; a única realidade que existe para um ser vivente é o que seus sentidos sensíveis podem comprovar.”

15 “Quando a luz se apaga e as máscaras caem, a verdade do ser emerge: as boas maneiras se dissolvem e o leopardo mostra que suas manchas nunca mudam.”

16 “Gozar intensamente, apenas nos divertindo, é a melhor vingança silenciosa: a própria alegria se torna resposta visível a quem zombava de nós.”

17 “Se o corpo é prisão da alma, por que a própria imaginação, prometida como fuga, não me lança à vastidão do infinito?”

18 “Ser charlatão é, afinal, ser mágico: criar esperança, gerar ilusão e tocar a vida dos outros; pois sem encantamento, a existência seria insuportavelmente nua.”

19 “Há cachorro para todos os gostos, e minha raiva não é da diversidade, mas daqueles que a rejeitam; intolerantes mordem mais que cães.”

20 “A morte é inevitável, mas a vontade de partir diante do peso da velhice e do sofrimento impõe-se com uma compulsão que supera a própria lei da mortalidade.”

Comentários

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Coleção 67 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 67 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "Na era digital, a antiga hierarquia entre mestre e discípulo se inverte: enquanto o professor hesita diante da tecnologia, o aluno a maneja com naturalidade, fazendo surgir a pergunta sobre quem, afinal, ensina e quem aprende."

2 "Prefiro a minha loucura criativa, que me empurra ao movimento e ao devir, do que a hipocrisia estagnada de quem me julga; pois, no fim, não é a razão que define o destino, mas a coragem de assumir o próprio abismo."

3 "O aluno é o reflexo das ideologias que moldam o professor; quando esse vínculo falha, ele apenas repete vozes alheias, enquanto o sistema que o reprova é o mesmo que teme sua autonomia, pois pensar por si é sempre um ato de ruptura."

4 "O bandido é visto como alguém cuja palavra nunca é compromisso, mas armadilha; e, ao ser desconfiado, sente-se desafiado, convertendo a ofensa em vingança, porque sua lógica não é a da ética, mas a do cálculo do mal."

5 "Na escola, a convivência não gera amizade, pois o sistema fomenta rivalidades e desconfiança; os contratados, vistos como aliados do poder, não podem se juntar a qualquer resistência, perpetuando um ambiente em que todos coexistem, mas ninguém se une."

6 "Ao transformar comida no centro das reuniões, a escola recria o antigo 'pão e circo': um agrado que desvia o debate, suaviza tensões e mantém a participação, enquanto questões críticas sobre o trabalho permanecem silenciadas."

7 "Nas festas, onde a alegria pode ser encenada, a hipocrisia floresce; já nos velórios, a dor impede máscaras, revelando uma verdade que, embora dura, é mais digna de ser compartilhada."

8 "Diplomas apenas escondem a falta de inteligência, sem suprimi-la; ainda que o estudo autodidata desperte autonomia, como alerta Benjamin Franklin, ensinar a si mesmo é arriscar ter um 'tolo como professor', mostrando que a instrução formal continua essencial."

9 "Enquanto todos se acham capazes de ditar como o professor deve ensinar, ninguém ensina o aluno a aprender; e, paradoxalmente, o estudante repreende o mestre, lembrando que sem experiência como discente ele jamais compreenderá a essência do ensino."

10 "O fraco sobrevive imitando o forte: ouvindo cada palavra, vestindo sua camisa, seguindo seus passos — pois a proximidade do inimigo, disfarçada em falsa amizade, transforma-se na mais eficaz arma de hipocrisia, a verdadeira 'macumba do poder'."

11 "A escola se torna um espaço de proibições vazias, onde o 'não' não ensina, e a inversão de valores privilegia os mais perturbadores, comprometendo a aprendizagem; nesse cenário, o ignorante, por merecimento, acaba por ser completamente ignorado."

12 "Deus transcende a compreensão humana; qualquer tentativa de defini-Lo ou atribuir-Lhe conceitos finitos é uma humanização ilusória, uma 'brincadeira de ser Deus', pois se pudesse ser totalmente concebido, seria menor que o próprio homem."

13 "Os dogmas religiosos são respostas insuficientes diante do absoluto; mesmo o engano, capaz de atingir até os 'eleitos', não pode ser total, pois o Diabo, por mais astuto, é 'fraco demais' para frustrar completamente a vontade divina."

14 "A dor do desprezo persiste, intensificada pelo espelho que insiste em mostrar um 'nonada', negando ao autor o amor e reconhecimento que sente merecer, e revelando a angústia de se perceber insignificante."

15 "Encontro valor nas fofocas que me atingem: embora visem me desmerecer, sua mobilização revela que sou percebido como ameaça, e essa percepção alheia transforma-se em uma ilusão reconfortante de poder e relevância."

16 "A velhice impõe uma dor que a pobreza suavizaria; a humilhação de ser superado por qualquer jovem apaga conquistas passadas, enquanto rugas e fragilidade destroem a voz e o valor do tempo em que se foi herói."

17 "Como leprosos sociais, os velhos encontram apenas entre si aceitação, unidos pelo desapego e pelo gosto pelo 'nada'; esse esvaziamento gradual, segundo a reflexão teológica, seria a justa preparação divina para o retorno final ao pó."

18 "Pais insatisfeitos minam a educação ao desmoralizar o professor, transferindo suas falhas para ele; assim, filhos aprendem com um educador 'mal afamado', enquanto a irresponsabilidade dos pais se oculta na certeza de que o mestre não reagirá."

19 "Muitos professores, sobretudo evangélicos, rejeitam a internet e rotulam seus usuários como 'pseudo-filósofos'; seja por uma abstinência intelectual que os faz sentir superiores, seja por uma 'síndrome da ema' que projeta frustrações sobre doutores e políticos, evitando encarar a realidade."

20 "Assim como é pecado deixar de fazer o bem, é mentira omitir a verdade; e aqueles que facilitam ou criam condições para essa omissão merecem igual pena moral."

Comentários

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Coleção 66 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 66 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “Quando família, escola e fé se corrompem; pela ideologia que dissolve vínculos, pela pedagogia que vende verdades e pela religião que negocia milagres, a sociedade se fragmenta, e o indivíduo, recusando a mordaça, acaba travando dentro de si a mesma guerra que testemunha do lado de fora.”

2 “Quem aprende desde cedo a vender sua integridade por uma nota acostuma-se à lógica da troca moral; e, quando chegar ao mercado de trabalho, já estará treinado para se negociar por qualquer recompensa que lhe ofereçam.”

3 “Quando alguém, ainda na juventude, aprende a negociar a própria dignidade em troca de facilidades, inaugura um desejo que jamais se sacia; e, mais tarde, diante de necessidades maiores, não hesitará em cair a degraus ainda mais profundos, porque quem começa cedendo ao fácil termina escravizado pelo impossível.”

4 “Quando a educação se torna negócio, a calamidade deixa de ser acidente e passa a ser estratégia; e foi preciso uma pandemia para revelar que o sistema não estava doente por falha, mas por projeto.”

5 “Quem fura a greve não age por convicção, mas por conveniência: ao romper o pacto coletivo, entrega-se como peça paga para desarticular a força da categoria, fingindo autonomia enquanto serve aos interesses que a querem fraca.”

6 “O medo impõe respeito onde a benevolência falha; conceder facilidade ao miserável não cultiva gratidão, mas ingratidão, e quem se atreve a desafiar a generosidade acaba por desprezar a liberdade que lhe foi dada.”

7 “Acreditando que o sucesso dependia da escola, estudei o suficiente, até perceber que o mundo prospera também fora dos muros acadêmicos, e que a música, o esporte, as artes e a construção constroem realizações tão válidas quanto qualquer diploma.”

8 “Enquanto a sociedade exige que as crianças frequentem a escola, o mundo mostra que a prosperidade nasce também fora dela, criando um paradoxo entre o que é imposto e o que se observa como verdadeiro caminho para o sucesso.”

9 “Quando o diário eletrônico falha e arruina cálculos simples, percebe-se que o problema não é do usuário, mas da gestão educacional que economiza naquilo que deveria garantir eficiência; e o barato, como sempre, sai caro.”

10 “Quando todas as vias de justiça se fecham e a impotência se torna total, a vingança deixa de ser escolha e surge como o último recurso inevitável.”

11 “Quem abusa do que é público na sala de aula; como quem congela a aula no ar-condicionado ou arranca limões verdes do quintal alheio, revela o vício da gratuidade sem responsabilidade; e é esse mesmo espírito que, sem senso coletivo, elege os líderes que depois reclama.”

12 “Satanás não é um mito, mas o agente que promove o inferno; e quando esses agentes se reconhecem, formam o corporativismo que fortalece o erro. Assim, a maioria, unida na própria ruína, sempre vence a razão.”

13 “Como uma vacina que usa a doença atenuada para despertar defesas, intensificar e expor deliberadamente as feridas do sistema; espalhando más notícias, pode forçar a crise necessária para que o corpo educacional reaja e cure a si mesmo.”

14 “Ao ensinar incessantemente a todos e ver um aluno em qualquer pessoa, o professor dissolve sua própria distinção; e, no fim, torna-se também apenas ‘qualquer um’.”

15 “Numa escola, a verdadeira segurança não está no músculo armado, mas na recepção que acolhe, orienta e registra com honra; porque educação se protege com organização e respeito, não com intimidação.”

16 “O dinheiro desperta o Deus adormecido no homem: quem contribui compra amigos, quem se nega atrai inimigos; assim, nas relações, ele define caráter e lealdade.”

17 “Quando se age com convicção moral, a justiça se repete sem medo da lei ou do afeto; a verdade virá à tona, e a transparência absoluta garante que não haja vergonha, nem mesmo diante dos inimigos.”

18 “As cruzinhas, registro minucioso da produção diária, são a garantia de uma avaliação justa; sem elas, o professor julga às cegas, e a precisão da justiça se perde.”

19 “Ser professor é abraçar uma missão contínua que não termina; manter a integridade exige afastar-se dos vendáveis, preservando a identidade profissional e a fidelidade à vocação.”

20 “A inteligência começa na humildade: antes de buscar o mundo, é preciso desconfiar de si mesmo, examinando limites e vieses para que o pensamento seja rigoroso e livre da arrogância.”

Comentários

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Coleção 65 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)


 

Coleção 65 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "A ambição conduz o professor à educação, sem que ele perceba seus riscos; porém, é uma força maior que o preserva, para que seja ao mesmo tempo mestre e testemunha viva da própria filosofia que ensina."

2 "Diante da morte, quem não luta por sobreviver revela que nunca amou verdadeiramente a vida, pois o amor à existência se prova no seu último esforço por preservá-la."

3 "Não é a massa que fracassa, mas o indivíduo arrogante que, ao tentar provar seu valor, apenas demonstra sua própria insignificância."

4 "O naturalismo crescente animaliza o homem enquanto humaniza os animais, e, sob o discurso da igualdade de gênero que privilegia o meio sobre o biológico, cria-se a ilusão de uma metamorfose; até o ponto de atribuir à dieta o poder fantasioso de alterar o próprio DNA."

5 "Aprendi com o que plantei, mas a dor mais profunda vem dos espinhos que outros colocaram em meu caminho."

6 "O Titanic, feito para não afundar, afundou; assim como aviões, feitos para voar, por vezes caem. A história permanece aberta, e o futuro é imprevisível; por isso, quem afirma certezas absolutas não é digno de confiança."

7 "Se sou a fonte do prazer que sinto e o prazer é considerado pecado, então existir é pecar; assim, o medo do pecado torna-se medo da própria existência; alimentado por religiões que tentam negociar a salvação como se Deus tivesse preço."

8 "O prazer que a igreja condena é prometido como recompensa no céu, enquanto o que o céu repreende; sexo ou ambição, se pratica na própria igreja; assim, é o ‘inferno terrestre’ que nos ensina a esperteza e o pragmatismo do ‘jeitinho brasileiro’."

9 "Todo prazer reduz a potência ativa e anuncia o repouso; o que se segue não é pecado, mas o preparo necessário para buscar novo prazer."

10 "Não há pecado, apenas maneiras de viver e experimentar prazeres que preparam para o último prazer: a morte, cujo gozo é a continuação da essência que impulsiona a vida."

11 "O Brasil dos caminhoneiros desintegra-se ao perder sua inocência, enquanto seu povo ainda encarna Macunaíma, o herói sem caráter; e a riqueza nacional, simbolizada pela gasolina, evapora deixando apenas uma rima vazia."

12 "Quem promete liberdade aprisiona pelo próprio engano, e o pior inimigo é o amigo disfarçado, que oferece soluções inexistentes."

13 "Se o amor de Deus excede seu juízo, a justiça se desfaz; o excesso de amor, combinado à rigidez moral, torna-se, paradoxalmente, injustiça."

14 "Se a Bíblia veio antes da igreja, a instituição deriva da Escritura; se a igreja surgiu primeiro, é ela a fonte da própria Bíblia."

15 "Alguns nascem bons e só vacilam sob más influências; outros, perversos por natureza, revelam seu lado cruel quando desprezados; afinal, pode o leopardo mudar suas manchas?"

16 "Grandes homens não reclamam da falta de oportunidades; muitos que desprezaram professores e estudos voltam à EJA, acusando o sistema; seriam vítimas sociais ou levianos sociais?"

17 "O 'falar a mesma língua' das coordenações cria um cartel de ideias; a verdadeira união docente surge com responsabilidade e transparência, e o respeito dos docente e discentes só se conquista quando cessa a manipulação."

18 "Mesmo em minoria, os benfeitores merecem reconhecimento, pois sua sensatez valoriza o esforço do professor e preserva a relevância da profissão."

19 "O segredo de uma aula de qualidade está no vínculo entre professor e alunos, não no plano didático; tanto que alguns alunos chegaram a exigir pagamento apenas por assistir minha aula com disciplina."

20 "O professor, antes autoridade em sala, hoje só atua dentro do permitido, vigiado por pais desconfiados e exposto à cobertura tendenciosa da mídia."

Comentários