"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

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sábado, 6 de julho de 2019

AMIGO SECRETO SEM SEGREDO (Há outra "brincadeira", porém, em que ninguém pode revelar segredos: A vida real)

AMIGO SECRETO SEM SEGREDO (Há outra "brincadeira", porém, em que ninguém pode revelar segredos: A vida real)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Nos derradeiros dias do ano letivo, surge o famigerado “amigo secreto”, um costume quase tão arraigado quanto a tradicional “vaquinha” entre professores e funcionários. A premissa, em teoria, é de confraternização entre profissionais éticos e discretos. Mas a dinâmica da brincadeira, com suas etapas de revelação de detalhes da vida do outro para adivinhação, sempre me intrigou. A vida imita a brincadeira, ou vice-versa? A tênue linha entre a diversão e a realidade se esgarça, revelando um microcosmo das relações humanas.

A palavra “secreto”, conforme o dicionário Aurélio, remete ao oculto, ao escondido, ao que dificilmente se descobre. No “amigo secreto”, a revelação de um segredo alheio, mesmo que em tom de brincadeira, integra a dinâmica. Contudo, na vida real, a exposição de um segredo acarreta consequências muito mais profundas. O que julgamos saber sobre o outro, exibido como um trunfo, na verdade, expõe nossa própria fragilidade. A ilusão de dominar alguém pela posse de seus segredos se dissipa quando percebemos que tais confidências já circulam em outras conversas, tecendo uma rede de informações que nos escapa.

No ambiente de trabalho, essa dinâmica se intensifica, transformando-se em uma "guerra fria" nos bastidores, alimentada pela fofoca. Confidências, antes compartilhadas em momentos de suposta intimidade, convertem-se em munição, usadas seletivamente para inflar o ego ou denegrir a imagem alheia. Um movimento sutil parece proliferar, como se houvesse uma fábrica de fofoqueiros em operação. Quando uma fofoca chega aos meus ouvidos, sinto não apenas a tentativa de me diminuir, mas a confirmação de que, de alguma forma, estou em destaque, talvez um passo à frente. Eu poderia está melhor. Shakespeare já dizia: “Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre”.

Existe, porém, uma contradição nessa lógica. O fofoqueiro, com sua visão limitada, foca apenas em quem está à sua frente, incapaz de contemplar um horizonte mais vasto. Ele não busca a própria superação, pois isso o privaria do objeto de sua observação constante. Sem a vida alheia para dissecar, ele se perderia em seu próprio vazio. Sua “burrice”, ou, parafraseando o Dr. Taylor em referência a II Crônicas 10:12, sua comparação consigo mesmo e com "suas próprias ideias insignificantes", o impede de alcançar conhecimentos mais profundos.

Os “pobres de ideias e desafortunados de espírito”, como o texto os descreve: fofoqueiros, perdem o rumo do crescimento ao se compararem incessantemente. Com esse método, a busca por honra e reconhecimento resulta em aridez espiritual. As conversas se tornam vazias, um festival de “fezes” alheias, como se a miséria do outro pudesse saciar a própria.

O “amigo secreto”, portanto, revela-se um microcosmo da vida, um espelho que reflete nossas piores tendências. A fofoca, a busca por poder através da informação alheia, a incapacidade de introspecção… tudo isso se manifesta nessa brincadeira aparentemente inofensiva. Que possamos aprender a valorizar os verdadeiros segredos da vida, aqueles que nos conectam com nossa essência e nos impulsionam ao crescimento, em vez de nos aprisionar na mesquinhez da comparação e da maledicência.


Como um bom professor de sociologia do Ensino Médio, preparei 5 questões discursivas no formato de pergunta simples sobre os temas principais do texto:


1. Qual a relação estabelecida no texto entre a brincadeira do "amigo secreto" e as dinâmicas da vida real, especialmente no ambiente de trabalho?

2. De acordo com o texto, como a posse e a revelação de segredos alheios influenciam as relações interpessoais?

3. Como o texto descreve a figura do fofoqueiro e qual a sua motivação, segundo a análise apresentada?

4. Qual a crítica central do texto em relação à comparação constante entre as pessoas e a busca por reconhecimento externo?

5. Em síntese, qual a mensagem principal do texto sobre a importância de valorizar os "verdadeiros segredos da vida"?

CRITÉRIOS FROUXOS ("Quando você concede a terceira chance ao incompetente, a responsabilidade pelo insucesso passa a ser sua." — Adriana de Souza).



Crônica

CRITÉRIOS FROUXOS ("Quando você concede a terceira chance ao incompetente, a responsabilidade pelo insucesso passa a ser sua." — Adriana de Souza).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A época de avaliações sempre me traz uma sensação agridoce. A cada conselho de classe, uma nova reflexão sobre o papel da escola na formação do indivíduo se desenha. A doçura de ver o esforço de alguns alunos sendo recompensado contrasta com a amargura de perceber que, para outros, a aprendizagem parece ser uma batalha perdida.

A avaliação é um ato complexo, repleto de nuances e contradições. Por um lado, queremos ser justos e reconhecer o esforço de cada aluno. Por outro, sabemos que a vida não é feita apenas de boas intenções e que, em algum momento, todos teremos que enfrentar as consequências de nossas escolhas.

Tenho ouvido muito sobre a importância de considerar as "adversidades existenciais" dos alunos no momento da avaliação. É verdade que a vida de cada um é um mosaico único, repleto de desafios e particularidades. No entanto, me pergunto se estamos indo longe demais nessa direção.

A pressão para aprovar todos os alunos é grande. A frase "cada caso é um caso" ecoa nos conselhos de classe, mas pode ser perigosa. Afinal, se cada caso é um caso, como garantir a equidade na avaliação? Corremos o risco de criar uma geração de jovens que esperam ser aprovados por pena, e não por mérito.

Lembro-me das palavras de um antigo mestre: "A educação é um ato de amor, mas também de rigor". É preciso ter compaixão pelos alunos que enfrentam dificuldades, mas também ser firme e exigir deles o máximo de seu potencial. A escola deve ser um refúgio onde os alunos se sintam acolhidos, mas simultaneamente um espaço de crescimento e desenvolvimento.

A nota, por si só, não define o valor de uma pessoa. Mas ela é um indicador importante do nosso desempenho e empenho. Ao desvalorizar a nota, corremos o risco de desvalorizar o próprio processo de aprendizagem. No mercado de trabalho, não haverá um conselho de classe para avaliar nossas "adversidades existenciais" - a única coisa que valerá será nossa capacidade de entregar resultados.

É fundamental ter cuidado para não confundir empatia com permissividade. É possível sermos justos e compreensivos sem abrir mão dos nossos princípios. Quando concedemos múltiplas chances ao incompetente, a responsabilidade pelo insucesso passa a ser nossa.

Sinto-me como um navegador em alto-mar, à deriva em um mar de incertezas. Busco um porto seguro onde possa ancorar minhas dúvidas e encontrar respostas. Mas sei que essa jornada será longa e árdua.

Em última análise, o que realmente importa é que os alunos saiam da escola preparados para enfrentar os desafios da vida. E isso só será possível se oferecermos a eles uma educação de qualidade, que os prepare não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida em sociedade.

Que possamos ser instrumentos dessa arte chamada educação, onde o conhecimento seja a ferramenta mais poderosa para transformar vidas e o mundo ao nosso redor.

1. Como a "sensação agridoce" mencionada no texto relaciona-se com as diferentes experiências dos alunos no processo de avaliação escolar?

2. De que forma o texto discute o equilíbrio entre empatia e rigor no processo educacional?

3. Explique o significado da expressão "adversidades existenciais" no contexto da avaliação escolar e seus possíveis impactos.

4. Qual a importância da nota como indicador de desempenho, segundo a perspectiva apresentada no texto?

5. Como o texto compreende o papel da escola na preparação dos jovens para os desafios da vida em sociedade?

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sábado, 29 de junho de 2019

ALUCINAÇÃO ("Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." — Stephen King)



Crônica

ALUCINAÇÃO ("Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." — Stephen King)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje acordei com uma epifania perturbadora. Não foi um pesadelo comum, daqueles que desaparecem ao abrir os olhos. Foi um encontro com minhas próprias baratas metafóricas, aquelas que, há tempos, venho empurrando para debaixo do tapete da consciência.

Sentado à mesa do café, observando as migalhas que insisto em deixar cair, percebo como elas são um convite tentador para as visitantes indesejadas. E não falo apenas das baratas reais que, ocasionalmente, se aventuram pela cozinha, mas também das questões que habitam os cantos escuros da minha mente.

A xícara de café esfria enquanto mergulho em reflexões. Por que deixei tantos cantinhos escuros sem iluminação em minha vida? Há quanto tempo acumulo medos e inseguranças, como quem guarda tralhas velhas no porão? Charles Bukowski já dizia que chegamos a um ponto em que não há mais para onde fugir de nós mesmos. E aqui estou eu, numa segunda-feira atípica, decidido a não reclamar, mas a enfrentar.

É curioso como as baratas sempre aparecem quando menos esperamos. Um dia, estamos tranquilos, vivendo nossa vida aparentemente organizada, e, de repente, lá está ela, correndo pelo chão da nossa certeza, desafiando as verdades estabelecidas. Elas não são mais apenas insetos; são manifestações físicas dos meus demônios internos.

Mas hoje decidi ser diferente. Em vez de correr atrás delas com uma chinela na mão, resolvi observá-las. Cada uma carrega um nome: medo, insegurança, relacionamentos mal resolvidos, sonhos engavetados. E sabe de uma coisa? Elas não são tão assustadoras quando as encaramos de frente.

Enquanto escrevo, sorrio ao perceber que transformei um momento de inquietação em clareza. Não preciso mais ser o caçador de baratas da minha própria existência. Posso ser o observador consciente, aquele que ilumina os cantos escuros não para expulsar os medos, mas para compreendê-los e, quem sabe, fazer as pazes com eles.

A noite cai, e com ela vem uma certeza: não são as baratas que precisam ser eliminadas, mas os ambientes propícios que criei para elas. É hora de limpar a casa da alma, abrir as janelas do coração e deixar a luz entrar. Afinal, às vezes precisamos nos perder nos labirintos da mente para encontrar o caminho de volta a nós mesmos.


Como um bom professor de sociologia do Ensino Médio, preparei 5 questões discursivas no formato de pergunta simples sobre os temas principais do texto apresentado:


1. O autor utiliza a metáfora das baratas para representar algo além dos insetos em si. O que as baratas simbolizam no texto e como essa metáfora se relaciona com a ideia de "empurrar para debaixo do tapete da consciência"?


2. O texto menciona a frase de Charles Bukowski sobre a impossibilidade de fugir de nós mesmos. De que maneira essa citação se conecta com a reflexão central do autor sobre enfrentar os próprios problemas?


3. O autor descreve uma mudança de atitude em relação às "baratas". Qual é essa mudança e o que ela representa em termos de autoconhecimento e resolução de conflitos internos?


4. O texto estabelece uma relação entre "cantos escuros da mente" e "ambientes propícios" para as "baratas". Explique essa relação e como ela se manifesta na vida do indivíduo, segundo a perspectiva do autor.


5. Na conclusão, o autor afirma que "às vezes precisamos nos perder nos labirintos da mente para encontrar o caminho de volta a nós mesmos". Como essa afirmação resume a mensagem principal do texto sobre a importância de enfrentar os próprios medos e inseguranças?

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domingo, 23 de junho de 2019

A INDISCIPLINA: GRITO POR SOCORRO ("Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída." — Prof. Elijarbas Rocha)



CRÔNICA

A INDISCIPLINA: GRITO POR SOCORRO ("Indisciplina é algo que se constrói aos poucos, mas difícil de ser amenizada. Não dar espaços para a sua construção já é meio caminho andado para que ela não seja construída." — Prof. Elijarbas Rocha)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O sino toca, anunciando mais um dia de batalha. Respiro fundo, ajusto minha máscara de coragem e adentro a arena. A sala de aula do sétimo ano me recebe com seu costumeiro burburinho, uma sinfonia caótica de vozes juvenis que se mistura ao arrastar de cadeiras e ao bater de mochilas contra as mesas.

Caminho até minha mesa, sentindo o peso de todos os olhares sobre mim. Alguns curiosos, outros desafiadores, e poucos - ah, tão poucos - verdadeiramente interessados. O giz em minha mão treme ligeiramente enquanto escrevo a data no quadro. É segunda-feira, e o ar está carregado de promessas não cumpridas e sonhos adiados.

"Bom dia, classe", anuncio com um sorriso ensaiado. As respostas vêm em ondas dissonantes, algumas entusiasmadas, outras arrastadas, e muitas simplesmente ausentes. Começo a explicar o conteúdo do dia, mas logo percebo que minhas palavras se perdem no vazio entre mim e eles, como grãos de areia levados pelo vento.

Um risinho aqui, um comentário ali, e logo a agitação toma conta. Sinto-me como um maestro tentando reger uma orquestra onde cada músico decide tocar sua própria melodia. As palavras de um colega ecoam em minha mente: "A insubordinação é filha da murmuração e neta da incredulidade." Nunca essa frase fez tanto sentido.

Observo os rostos à minha frente. Alguns brilham com a luz da curiosidade, outros se escondem nas sombras da apatia. Por que é tão difícil alcançá-los? Por que alguns parecem determinados a sabotar não apenas minha aula, mas seu próprio futuro?

Os minutos se arrastam, cada segundo uma pequena eternidade. Para cada explicação minha, surge uma interrupção; para cada tentativa de engajamento, uma nova dispersão. É como tentar segurar água com as mãos - por mais que me esforce, algo sempre escapa.

Noto um pequeno grupo de alunos atentos, seus olhos fixos em mim, absorvendo cada palavra. Sinto uma mistura de gratidão e culpa. Eles merecem mais, merecem um ambiente propício ao aprendizado. Mas como proporcionar isso quando outros parecem determinados a transformar a sala em um palco para seus "espetáculos"?

Lembro-me das palavras de Carlos Drummond de Andrade: "A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira, que por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação." Talvez eu esteja tentando demais manter tudo em ordem, quando na verdade preciso aprender a dançar com o caos.

Ao final da aula, saio da sala com mais perguntas que respostas. O giz em minha mão está reduzido a um pequeno fragmento, assim como minha energia. Mas algo em mim se recusa a desistir. Amanhã será outro dia, outra chance de fazer a diferença, de alcançar aqueles que parecem inalcançáveis.

Enquanto caminho pelo corredor vazio, reflito sobre minha jornada como professor. Não é apenas sobre transmitir conhecimento, é sobre navegar as complexidades humanas, encontrar luz mesmo nos dias mais sombrios. E talvez, apenas talvez, a chave esteja não em silenciar o caos, mas em aprender a usar seu ritmo para criar uma sinfonia de aprendizado.

Saio da escola, o sol se pondo no horizonte, pintando o céu com tons de esperança. Amanhã, voltarei. Com novas estratégias, com renovada paixão. Porque no fim, cada mente iluminada, cada curiosidade despertada, faz tudo valer a pena. E quem sabe, um dia, o murmúrio do giz contra o quadro será mais forte que o ruído da indiferença.


Com base no texto apresentado, elabore respostas completas e detalhadas para as seguintes questões:


O texto descreve a sala de aula como um espaço de conflitos e desafios. Quais os principais obstáculos que o professor enfrenta ao tentar ensinar?


A relação entre professor e aluno é explorada de forma complexa. Como os sentimentos de frustração, esperança e impotência se manifestam na experiência do professor?


O texto faz referência à importância da disciplina e da ordem na sala de aula. Como conciliar a necessidade de um ambiente estruturado com a promoção da autonomia e da criatividade dos alunos?


A comparação entre a sala de aula e uma orquestra é utilizada para ilustrar a dinâmica da interação entre professor e alunos. Qual a relevância dessa metáfora para entender o processo de ensino-aprendizagem?


O texto encerra com uma nota de esperança e persistência. Quais os fatores que motivam o professor a continuar sua jornada, mesmo diante dos desafios?

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sábado, 22 de junho de 2019

QUANDO FRACO, FORTE ( "Há riscos e custos para a ação. Mas eles são muito menores do que os riscos a longo prazo da inação confortável." — John F. Kennedy)


QUANDO FRACO, FORTE ( "Há riscos e custos para a ação. Mas eles são muito menores do que os riscos a longo prazo da inação confortável." —  John F. Kennedy)

Por Claudeci Ferreia de Andrade

Era uma tarde de outono quando o sinal tocou, anunciando o fim de mais um dia letivo. Trinta anos de magistério pesavam sobre meus ombros, mas nada me preparara para a lição que estava prestes a aprender. Com a semana de avaliações se aproximando e a habitual tensão no ar, decidi elaborar uma prova diferente, algo que realmente desafiasse meus alunos - duas páginas repletas de questões objetivas, dignas de um vestibular.

O obstáculo surgiu quando constatei que a escola não tinha recursos para imprimir tantas cópias. Desenvolvi então uma solução: cobrar vinte e cinco centavos por prova, quando o custo real era de vinte. Os cinco centavos excedentes serviriam para cobrir aqueles que não pudessem pagar. Para estimular a participação, estabeleci uma condição: quem não pagasse teria que copiar a prova à mão, mesmo sabendo que isso seria impossível no tempo disponível.

A aplicação da prova mal começara quando uma aluna me abordou, educada, mas direta: "Professor, se quem não pagar vai ter que copiar a prova, eu só vou pagar vinte centavos." Sua voz soou firme, seus olhos brilhando com uma mistura de desafio e indignação. Engoli em seco, percebendo que minha estratégia havia se voltado contra mim.

No segundo ano "D", tentando melhorar o rendimento da turma, estabeleci que a prova seria feita em duplas - uma pequena mudança visando tornar o processo mais leve e colaborativo. Mas, como é característico do ambiente escolar, nada passa despercebido.

Dias depois, Janaína, do 2º C, me interpelou no corredor: "O senhor devolveu o dinheiro para as duplas do 2º D? Eles usaram menos provas!" Sua voz carregava uma acusação velada, como se eu fosse um criminoso prestes a ser desmascarado. Enquanto explicava que cada aluno recebera sua cópia para rascunho, uma reflexão me ocorria: por que se importavam tanto com algumas moedas que poderiam me sobrar, mas não se preocupavam com a possibilidade de eu ter prejuízo?

Naquela noite, recostado em minha poltrona gasta, recordei as palavras de um colega mais experiente: "É o espírito de cidadania que tanto pregamos", ele dissera com um sorriso irônico. Seria realmente isso? Ou estaríamos formando uma geração de fiscais implacáveis, prontos para apontar o dedo ao menor sinal de injustiça, real ou imaginária?

Em busca de conforto, abri minha velha Bíblia e li em voz baixa: "Se lhe baterem numa face, apresente a outra também". A sabedoria milenar parecia dialogar com minha situação contemporânea. Ser professor, compreendo agora, é vivenciar essas palavras diariamente. As críticas, as cobranças e os pequenos ataques disfarçados de justiça são, frequentemente, oportunidades de praticar o que ensinamos.

Com o passar dos dias, percebi que aqueles centavos devolvidos haviam transcendido a questão financeira, tornando-se símbolos de confiança e respeito mútuo entre professor e aluno. Cada moeda carregava o peso das expectativas, das frustrações e dos sonhos daqueles jovens.

Em retrospecto, entendo que a verdadeira lição não estava na prova elaborada, mas nas reações que ela provocou. Aprendi que o custo de nossas ações frequentemente ultrapassa o valor monetário, e que cada decisão que tomamos como educadores repercute na vida de nossos alunos de maneira imprevisíveis.

Educação, afinal, transcende o ensino de conteúdo. Trata-se de demonstrar, através de pequenas atitudes, como enfrentar as injustiças da vida. E se, por vezes, esses ensinamentos passam despercebidos pelos alunos, mantenho a convicção de que um dia, ao enfrentarem seus próprios dilemas, as lições que vivemos juntos ecoarão em suas memórias.

Enquanto isso, carrego minhas cicatrizes, tanto físicas quanto emocionais, reconhecendo-as como parte intrínseca de minha missão. Ao fechar a porta da sala de aula, levo comigo a certeza de que, mais do que provas ou notas, o que verdadeiramente importa são os laços que se formam e as lições que se perpetuam. Afinal, que outro ofício no mundo poderia me ensinar tanto quanto este?

E você, caro leitor, já refletiu sobre o verdadeiro preço de suas ações? Quantas moedas de confiança e respeito você tem acumulado ou perdido ao longo do caminho? Talvez seja hora de fazermos nossas próprias contas, não com centavos, mas com os valores que realmente importam.



Com base no texto apresentado, proponho as seguintes questões para uma discussão em sala de aula, explorando os temas da educação, ética e relações interpessoais:


O texto apresenta um conflito entre a necessidade de recursos e a ética profissional. Como o professor poderia ter resolvido a situação de forma mais adequada?


A atitude dos alunos, tanto na cobrança dos vinte centavos quanto na acusação de fraude, revela quais valores e expectativas em relação ao professor?


O autor reflete sobre o papel do professor como modelo. Quais valores éticos e morais devem ser transmitidos aos alunos através do exemplo?


O texto aborda a questão da confiança na relação professor-aluno. Como construir e manter essa confiança em um ambiente escolar?


Qual o impacto das atitudes dos alunos na motivação e no bem-estar do professor? Como os professores podem lidar com situações de desrespeito e ingratidão?