"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 2 de março de 2024

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(10) “A Sabedoria no Século 21: Entre a Fé e a Ciência”

 


CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(10) “A Sabedoria no Século 21: Entre a Fé e a Ciência”

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A busca pela sabedoria, muitas vezes vista como um caminho para uma vida longa e plena, é um tema que merece uma análise cuidadosa. No entanto, em um mundo cada vez mais guiado pela ciência e pela lógica, é fundamental reconsiderar a noção de que a sabedoria, muitas vezes vinculada a referências religiosas, seja o único caminho para uma existência prolongada e bem-sucedida.

Ao invés de depender exclusivamente de ensinamentos tradicionais, devemos reconhecer a importância da informação atualizada e baseada em evidências. Como afirmou o filósofo contemporâneo Karl Popper, "A verdadeira ignorância não é a ausência de conhecimento, mas a recusa em adquiri-lo". Isso sugere que a sabedoria não deve ser limitada a preceitos antiquados, mas sim abraçar os avanços e descobertas da era moderna.

Em contrapartida à ideia de que seguir conselhos é uma questão de humildade, podemos considerar que a disposição para aceitar novas informações e ajustar nossas crenças é um sinal de inteligência e adaptabilidade. Como ressaltou o pensador moderno Alvin Toffler, "Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender". A rigidez na adesão a antigos ensinamentos pode, na verdade, limitar nosso potencial de aprendizado e crescimento.

É imperativo reconhecer que a sabedoria não é monopolizada por fontes tradicionais. O conhecimento científico, conselhos psicológicos e insights filosóficos modernos também desempenham um papel crucial na compreensão da vida e na tomada de decisões informadas. Em vez de confiar cegamente em autoridades religiosas, devemos adotar uma abordagem crítica e eclética para alcançar uma vida plena.

Portanto, a noção de que a sabedoria convencional é a única garantia para uma vida longa e bem-sucedida é questionável. Ao integrar conhecimentos contemporâneos e abraçar a diversidade de fontes de sabedoria, podemos desenvolver uma compreensão mais holística e adaptável da vida, proporcionando uma base mais sólida para o sucesso e a longevidade. Como disse o filósofo contemporâneo Zygmunt Bauman, "A incerteza é a única certeza que existe, e saber lidar com a insegurança é a única segurança", indicando a importância da busca contínua pelo conhecimento.

Nenhum comentário: