"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

AS APARÊNCIAS NÃO ENGANAM ("Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." — EINSTEIN)

 


AS APARÊNCIAS NÃO ENGANAM ("Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola." — EINSTEIN)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Quem pode frear esta gradação maligna: A não reprovação gera indisciplina; esta, também, por sua vez, a não aprendizagem; nesta condição, está atuando o incompetente; este, que por sua vez também, tornou-se professor na mesma escola que plantou seu mau comportamento, faz-se a colheita malfazeja da semeadura ruinosa, que comprova a infalibilidade da lei da causa e efeito: efeito dominó.

Fica caro não ter objetivos nobres em qualquer empreendimento, especialmente quando se pretende ensinar para a vida e melhora só a vida de quem ensina. Chegamos ao ponto em que o alunos que cresce é aquele que não confia no sistema educacional e debruça sozinho, como autodidata, na internet. O difícil é conseguir diploma sozinho. Ainda não me mataram é porque não lhes ofereço nenhuma ameaça! Ameaça real é o aluno defraudado, este que volta para atacar a escola que estudou.

Não me mate, apenas falo de mim, e na ânsia de me comportar como sábio digo coisas verdadeira, ignorando a dor que causa a verdade. Todavia, eles me calam facilmente, dizendo que um tolo calado se passa por sábio! Isso me basta. O TOLO CALADO NÃO É SÁBIO, APENAS PREJUDICA MENOS; ASSIM COMO UM SÁBIO CALADO SE PARECE TOLO E FICA DEVENDO DO MESMO TANTO. CiFA

domingo, 11 de dezembro de 2022

CHORANDO EM VOZ ALTA ("Melhor professor, o fracasso é." — Yoda)

 


CHORANDO EM VOZ ALTA ("Melhor professor, o fracasso é." — Yoda)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Ignorei as advertências de Taylor Mali: "Os professores são tão explorados e desrespeitados que qualquer pessoa que escolha essa profissão hoje deve ter sua inteligência questionada e, portanto, não poderia nem mesmo ser autorizada a ensinar."

           É verdade, de tanto sofrer, resolvi registrar o que se passa comigo. Tentando sugerir uma reflexão sobre os que me ensinam e sobre o que ensino. Apenas estou tentando pedir, de forma dolorida, que consertem seus erros, deixem que dos meus cuido eu, chorando em voz alta.

            importa-me o que não está funcionando no sistema educacional, porque me causa muitos prejuízos. Pois, o que está bem deve continuar; mas, os desarranjos, a quem é de direito deve evitar a transferência da culpa. Já que o que acontece comigo acontece a todos os professores, apenas não dizem, porque têm vergonha de mostrar que fracassaram, estamos no mesmo barco.

          Sabemos que o disfuncional deve ser preocupação de todos, por isso meu olhar cronista desvela uma oportunidade de real crescimento, assim como sempre tem jeito de piorar, deve melhorar. Talvez não estejam vendo, devido a cegueira branca de José Saramago. Os hipócritas misturados com os inúteis se comportam como se estivessem felizes. Pessoas fraudadas e fraudadoras não podem ser felizes.  Eu amo a educação, mas detesto seus erros. Por isso, zombo deles. CiFA

A BÍBLIA SENDO PALAVRA DE DEUS ("Cada ser humano é único; é uma palavra de Deus que não mais se repete." — Karl Adam)


 

A BÍBLIA SENDO PALAVRA DE DEUS ("Cada ser humano é único; é uma palavra de Deus que não mais se repete." — Karl Adam)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje os pobres enchem as religiões, reagindo contra a intolerância que sofriam nas igrejas primitivas, quando eram isolados na comunidade: uma conquista vazia, porque a religião nos enche de ilusão (os pobres sempre tereis convosco — cada vez mais pobre). E o futuro fica à frente, indesvendável, como sempre desconhecido, e a igreja permanece só depósito de enganadores de si mesmos. Porque ser cristão hoje em dia é seguir o Cristo judeu  recriado pelos crentes deste tempo de Laudicéio, 100% divino e 100% humano, conforme a conveniência das várias ramificações das igrejas. Não compreende que estamos em transição para uma nova dispensação. Esse naipe de gente, da gestão cristã, ultrapassada, come a carne de seu Deus e bebe o Seu sangue, ainda chama esse canibalismo ideológico de Santa Ceia. São orientados pela Bíblia, sem o acréscimo dos novos profetas mensageiros: o terceiro testamento, que começou com   William Seymour e está continuando com Kacou Phillippe!

           E Quem insiste em dizer que a Bíblia é a palavra de Deus com tantas versões e traduções, a ano-luz dos originais? Talvez um dia, chegue a sê-lo, quando as palavras de TODOS IDIOMAS, tão desgastadas, tiverem significados iguais: 'Bíblia da mulher; Bíblia dos gays; Bíblia do pastor, Bíblia da criança; Bíblia de estudo' etc. Por esse tamanho esforço para adequação, posso até dizer que ela está se tornando a palavra de Deus retomada pela iluminação dos Profetas atuais.  (CiFA

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

SEM PERSPECTIVA DE FUTURO MELHOR ("Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético." — Jean Rostand)

 


SEM PERSPECTIVA DE FUTURO MELHOR ("Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético." — Jean Rostand)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

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quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

O QUE É MELHOR: O MIOLO OU A CASCA? ("A gente deve atravessar a vida como quem está gazeando a aula, e não como quem vai para a escola." — Mario Quintana)

 


O QUE É MELHOR: O MIOLO OU A CASCA? ("A gente deve atravessar a vida como quem está gazeando a aula, e não como quem vai para a escola." — Mario Quintana)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O velho normal, eu era tachado de professor "ruim", aquele sem imposição que deixava o aluno fora da sala na hora de sua aula. A coordenadora "boa" era aquela que inspecionava continuamente e o tempo todo estava nos corredores da escola, tangendo alunos para dentro das salas. E o aluno "esperto" era aquele driblador do sistema, usando o comportamento mais bizarro possível para chamar a atenção, ainda se justificando com desculpas bem elaboradas para se safar dos elogios.

Agora vivemos o novo normal, as estratégias são outras, TEMOS MAIS TEMPO PARA LIDAR COM OS CONTEÚDOS DA MATRIZ CURRICULAR DE FORMA BEM PEDAGÓGICA E DIDÁTICA com o smartphone na mão. Mas o passado vai está sempre perto, e ninguém se arrepende nunca de nada, confiando no hibridismo. Quero o novo sem largar o velho. Porém, a internet é demais, tem tudo! Até porque "subir aula" significa outra coisa hoje: é fazer upload das aulas assíncronas. CiFA

sábado, 3 de dezembro de 2022

"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)

 


"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Alguma coisa  corrosiva está dentro do jovem atual, talvez um caráter frágil. A sua autoestima está comprometida. Desacreditado, fabricado para não fazer nada, desde a escola primária é enchido com gratuidade e sem os valores familiares. Perdido no emaranhado da moda ditada pelos meios midiáticos, gasta todo o seu tempo com atividades inúteis.

Dão-lhe muita autonomia para divulgar seus traços negativos, ainda, também, certamente, somar-lhe-á mais baixa autoestima.

          Se tudo depende do olhar de quem vê! Eu quero ver que quem quer aprender, aprende o que é bom, de todos os lugares e de qualquer forma; simplesmente aprende até sem ter quem o ensine. O autodidata valoriza mais o que aprende, porque lhe custou um certo esforço! A pedagogia de Deus é assim, motiva as pessoas a explorarem suas capacidades, coisa que a gratuidade e o "paternalismo" não fazem! O que os pedagogos modernos ainda não aprenderam, é que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." — Paulo Freire. O que vale mais é o aprender com os exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet. "Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra." Provérbios 25:27.

           Escola obrigatória e gratuita deforma mais do que constrói. O barato sai caro tanto para quem compra como para quem vende.  (CiFA

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

"UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO" ("E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." — Friedrich Nietzsche)

 


"UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO" ("E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Vivemos em um mundo onde o oprimido também é opressor, tal qual, o violentado é violentador. Os humilhados alunos são os achadores de erros nos seus professores para humilhá-los da mesma forma que são humilhados pelo Sistema. Os alunos de antigamente nos tratavam com um "sim senhor", hoje é "queridão" e a relação professor/aluno ESTÁ cada vez pior. Eles entendem que elogio é "cantada". Deus me livre de colocar parabéns em suas redações, ainda mais, se for uma crônica criticando a prática de outro professor da mesma unidade escolar em que trabalho.

Temos visto, nos noticiários, muitos ataques armados à escolas por ex-alunos, não bastou fazer professores e colegas sofrerem, tem que voltar e mostrar sua raiva. Por isso, tenho profetizado que os ex- alunos fracassados irão exterminar o sistema presencial de ensino. Três são os motivos: Primeiro, eles procriam abundantemente, e pais mal educados se encarregam de eternizar sua incompetência. Segundo, eles são maioria, e a maioria sempre vence — embora não esteja certa. Terceiro, certos de que foram enganados, depois de um tempo, batendo nas portas do mercado de trabalho sem sucesso procuram os culpados — voltam à escola para castigar seus colegas do bullying, e professores rígidos.

Para um futuro incerto, vazio, não há plano perfeito que o preencha. O que é planejamento, se a vida é sem sentido? Salmos 42:7-9 — "Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?" (Cifa

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO ("Se escrever é arte, a Língua Portuguesa, só pode ser um OFÍCIO!!!" — Luana Cruz)

 


DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO ("Se escrever é arte, a Língua Portuguesa, só pode ser um OFÍCIO!!!" — Luana Cruz)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Na alvorada de 5 de maio, o sol que se infiltrava pelas frestas da cortina parecia sussurrar uma mensagem especial. Era o Dia da Língua Portuguesa, uma data que sempre despertou em mim, professor Claudeci, um misto de emoção e responsabilidade. As palavras de Fernando Pessoa ecoavam em minha mente: "Minha pátria é a língua portuguesa". Naquele momento, compreendi que essa frase não era apenas uma bela metáfora, mas a essência do meu ofício como educador.

Enquanto caminhava para a escola, observava o mundo ao meu redor com novos olhos. Jovens absortos em seus smartphones, idosos folheando jornais, outdoors gritando mensagens - todos imersos em um oceano de palavras. Percebi que, nesta era digital, nunca se leu e escreveu tanto. Paradoxalmente, notava uma crescente dificuldade na escrita e interpretação textual entre meus alunos. Essa constatação me levou a repensar minha abordagem de ensino.

Ao entrar na sala de aula, fui recebido pelo burburinho habitual, mas sentia uma urgência em compartilhar algo além da lição planejada. "Turma", comecei, "vocês sabiam que hoje é o Dia da Língua Portuguesa?" Os olhares curiosos me encorajaram a continuar. Compartilhei minha nova perspectiva: não basta ler e escrever muito; o verdadeiro aprendizado está na qualidade, não na quantidade. "Se aprende a escrever escrevendo certo", expliquei, vendo um brilho de compreensão nos olhos deles.

Naquele momento, a sala de aula se transformou em um laboratório de ideias. Discutimos a beleza das palavras e seu poder de construir mundos inteiros. Falamos sobre como a língua que falamos é um reflexo de nossas vivências, das histórias que carregamos e das emoções que transbordam em nossas interações. Era mais do que uma lição de gramática; estávamos explorando a essência da comunicação humana.

Ao final da aula, uma aluna se aproximou. "Professor", ela disse, "nunca tinha pensado na língua portuguesa dessa forma. É como se fosse... um ofício, não é?" Sorri, lembrando-me das palavras de Luana Cruz: "Se escrever é arte, a Língua Portuguesa só pode ser um ofício!" Naquele instante, percebi que havia transmitido mais do que conhecimento; havia inspirado uma nova apreciação pelo nosso idioma.

Saí da escola com o coração leve, renovado em meu propósito. Enquanto caminhava para casa, as palavras pareciam dançar ao meu redor - nos cartazes, nas conversas, no farfalhar das folhas. Compreendi que a língua portuguesa não era apenas meu trabalho ou paixão; era, verdadeiramente, minha pátria, meu lar.

Neste Dia da Língua Portuguesa, renovei meu compromisso não apenas de ensinar regras e estruturas, mas de inspirar o amor por esse ofício tão nobre que é o domínio das palavras. Como artesãos da linguagem, nós, professores, moldamos mentes e corações, semeando as sementes do conhecimento na esperança de que floresçam em eloquência e sabedoria.

A língua que falamos é mais do que um meio de comunicação; é uma ponte que nos liga ao passado e um guia que nos ilumina para o futuro. Cada palavra que escrevemos é uma construção de nosso legado, um reflexo de quem somos e do que desejamos transmitir ao mundo. Neste dia especial, celebramos não apenas um idioma, mas a capacidade humana de se expressar, de contar histórias, de mudar realidades através do poder das palavras.

Que possamos sempre valorizar e nutrir esse ofício com a dedicação e a paixão que ele merece. Afinal, são as palavras que nos permitem contar nossas histórias, expressar nossos sentimentos e, quem sabe, mudar o mundo, uma frase de cada vez.

Com base no texto apresentado, proponho as seguintes questões para uma discussão em sala de aula, explorando os temas da língua portuguesa, educação e identidade:

O texto destaca a importância da língua portuguesa como parte da identidade individual e coletiva. De que forma a língua que falamos molda nossa percepção de mundo e nossas relações sociais?

O professor menciona o paradoxo entre o aumento do uso da língua escrita e a diminuição da qualidade da escrita. Quais os principais desafios enfrentados pelo ensino da língua portuguesa na atualidade e como eles podem ser superados?

O texto enfatiza a importância de ir além da gramática e explorar a dimensão cultural da língua. Como podemos integrar a cultura e a literatura na sala de aula para tornar o ensino da língua portuguesa mais significativo?

O autor menciona o papel do professor como um artesão da linguagem. Qual a responsabilidade do professor na formação de cidadãos críticos e capazes de se comunicar de forma eficaz?

O texto destaca a importância da linguagem como ferramenta de transformação social. De que forma a língua portuguesa pode ser utilizada para promover a inclusão, a diversidade e a construção de uma sociedade mais justa?

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segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ALUNO FOCADO ("Não me siga, não estou perdido, mas não faço a mínima ideia de onde posso chegar..." — Márcio de Oliveira)

 


ALUNO FOCADO ("Não me siga, não estou perdido, mas não faço a mínima ideia de onde posso chegar..." — Márcio de Oliveira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade 

O adolescente acordou muito cedo, como de costume! Foi ao banheiro, fez suas necessidades fisiológicas, tomou banho, depois tomou seu desjejum, escovou os dentes, arrumou-se, pegou seu material escolar e saiu para o colégio. Andou devagar, e as ruas estavam vazias. Estava diferente...!— Deve ser porque ainda está muito cedo! – pensou ele em voz alta. Continuou a caminhar e chegou ao colégio, mas não havia ninguém ali, todavia lhe nasceu uma esperança descobrindo a fresta do portão semiaberto. Empurrou-o um pouquinho mais e avistou o guarda assentado na área de dentro. Então gritou entusiasmado:— Seu guarda, hoje não tem aula, não?— Hoje é sábado, meu filho! kkkkk

Falta reprova, porém apresentem-me um aluno que ficou retido por falta! Todavia a ameaça funciona, e suborno também. Tanto a igreja como a escola trabalham assim: temos um inferno para evitar e um céu a conquistar. E "o paraíso é a barriga dos tubarões."