"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

⁠O NOVO ENSINO MÉDIO PÓS-PANDÊMICO ("O novo sempre despertou perplexidade e resistência." — Sigmund Freud)
           No Velho Normal; Velho Ensino Médio, os alunos em aula presencial, aparentemente amigáveis e confiáveis, trazem baralho para o colégio. Isso é uma armadilha e uma emboscada moral para o professor. Brincam, e o professor fazendo vista grossa, já cansado de tanto dizer não e sabendo dos vagos resultados se os entregar para coordenação, então permite; mas eles o denunciam por deixá-los jogar truco na aula dele, desde que não gritem. Parece um acordo. Todavia é estranho condenar o professor que espera por eles concluírem as atividades propostas ali, enquanto uns poucos jogam as cartas. Estes nem fingem interesse na aula. Contudo, se o professor não os entregar para a coordenação, os demais entregarão o professor. Agora, Novo Normal; Novo Ensino Médio! Mil horas por ano em cada série em duzentos dias letivos. Vão entrar às sete horas e saírem ao meio-dia, cansados de tantas aulas grandes, pouco rendimento, percebem que a quantidade sobrepõe a qualidade, então forçarão por mais recreação. Desacostumados do antigo regime, com aulas síncronas de 40 minutos, resistirão veementemente a mais trabalhos e mais dedicação. Será que no Novo Ensino Médio, o aluno deixará de ser cliente? Por isso profetizo, o sistema vai ter que se adequar ao novo aluno: Pós-pandemia! Senão, não valeu o aprendizado no regime avançado de novas tecnologias. O Novo não se estabelece se não for facilitado. CiFA

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 3 de dezembro de 2022

"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)

 


"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Alguma coisa  corrosiva está dentro do jovem atual, talvez um caráter frágil. A sua autoestima está comprometida. Desacreditado, fabricado para não fazer nada, desde a escola primária é enchido com gratuidade e sem os valores familiares. Perdido no emaranhado da moda ditada pelos meios midiáticos, gasta todo o seu tempo com atividades inúteis.

Dão-lhe muita autonomia para divulgar seus traços negativos, ainda, também, certamente, somar-lhe-á mais baixa autoestima.

          Se tudo depende do olhar de quem vê! Eu quero ver que quem quer aprender, aprende o que é bom, de todos os lugares e de qualquer forma; simplesmente aprende até sem ter quem o ensine. O autodidata valoriza mais o que aprende, porque lhe custou um certo esforço! A pedagogia de Deus é assim, motiva as pessoas a explorarem suas capacidades, coisa que a gratuidade e o "paternalismo" não fazem! O que os pedagogos modernos ainda não aprenderam, é que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." — Paulo Freire. O que vale mais é o aprender com os exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet. "Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra." Provérbios 25:27.

           Escola obrigatória e gratuita deforma mais do que constrói. O barato sai caro tanto para quem compra como para quem vende.  (CiFA

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