"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

CHEFE PÚBLICO NÃO É PATRÃO ("Muitos dos que entram para a vida pública deixam a ética na privada. Literalmente." — Drabowski)

 


CHEFE PÚBLICO NÃO É PATRÃO ("Muitos dos que entram para a vida pública deixam a ética na privada. Literalmente." — Drabowski)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Os diretores das escolas públicas, não são eles que pagam nosso salário, pois não são patrões, somos concursados, portanto empregados do Estado; eles são apenas cobradores de serviços com relação a nós. Mas, podem atrapalhar o nosso recebimento do salário. Talvez por incompetência com a modulação e fornecimento de documentos no tempo hábil e/ou vingança mesmo, quando não gosta do funcionário do estado. Em questões de dinheiro, todos nós deveríamos ter a mesma religião.

Minha chefe é um engano, disse que sou inteligente, mas o que faço está errado, vive me ensinando o certo, será se o elogio é para ela mesma, ou meus erros não são inteligentes?
Uma pessoa inteligente odeia cumprir ordem de quem só manda por mandar. Um líder justifica suas ordens e, no convencer, motiva à obediência. Porque o líder faz parte da equipe. Não teme a superação. O lugar pede o líder. O chefe não tem lugar! Não conseguindo fazer outra coisa, é colocado ali para incomodar menos: A maioria dos gestores escolares e coordenadoras pedagógicas são de pessoas que já não sabem ministrar mais aulas, se é que um dia soube! Quando o chefe está nessa posição é porque não cabe em outro lugar, ele manda sem razão. Ou suas justificativas melhoram a sua individualidade. O objetivo deles se encerra em apenas o seu emprego. Ninguém inovador acerta para um chefe, tudo que faz é condenado; porém ninguém erra para um líder, tudo é aproveitado, o menor avanço possível que seja. "A raça que acredita nos chefes sempre me pareceu a mais estúpida de todas as espécies humanas." (Jean Guéhenno). Chefe é tirânico, altivo não sabe de nada nem sabe que não sabe; o Líder não abusa e jamais assedia.
Agora estou aqui pensando, muitos dos que constantemente falavam comigo (amigos), afastaram-se com medo de ser visto em minha companhia e interpretados como pactuadores de minhas ideias. Porém, aos observadores da vida dos outros e juízes da aparência, digo: quando alguém concorda comigo, já penso que estou errado! Para segurança dos adversários, não aceito discípulos. Chefe é quem gosta de puxa-saco!
Hoje, minha grande meta para essas férias é resgatar o prazer pelo trabalho, quem sabe descansando, ressignificando minha atuação?! Porque com essa movimentação de coronavírus está tenso, seguindo a tendência dos números. Já não espero mais surpresas e reviravoltas no campo profissional e na relação com chefes e colegas. Todavia, não posso largar tudo a esta altura, estou velho demais para recomeçar, o jeito é pegar o osso e não largá-lo até morrer engasgado! Nunca tive boas oportunidades, as portas se abrem mais facilmente para quem tem boa aparência. Pode ser estranho, mas infelizmente, ou felizmente, é assim mesmo, os alunos querem professores bonitos e as mulheres ganham nesse quesito. Sei que o que me falta na aparência, ganho nas virtudes que o mundo não quer ver e não consigo mostrar pela internet. Tenho valor e um enorme potencial, mas como posso me aliar a uma boa companhia, se nasci assim? E viva nós, né, Batoré!
Um chefe legislando em causa própria cria leis parciais e frágeis, estas são leis que pedem para ser quebradas e a quebra de uma leva a anarquia de outras. Você prefere ser subjugado por um chefe imposto ou por um gestor eleito em quem votou porque confiava? De quem as injustiças dói mais? O pior deles é o amigo imposto, sorrindo-lhe por conveniência! Não existe funcionário bom para chefe algum. (CiFA

Nenhum comentário: