"Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração." (W. Shakespeare)

"Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho." (Mario Quintana)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ESCOLA, UM ESPAÇO HOSTIL (As greves de professor fazem o Governo passar por longe do espaço escolar, e o bom senso fazer curvas.)



Crônica
ESCOLA, UM ESPAÇO HOSTIL (As greves de professor fazem o Governo passar por longe do espaço escolar, e o bom senso fazer curvas.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O professor é o único profissional, que conheço, indesejado em seu próprio espaço de trabalho, chegando à escola, os alunos dizem: — por que o senhor veio hoje? (A maior desgraça de um professor é ensinar para quem não quer aprender). Na sala dos professores, os colegas, que gostam de "subir ou descer aula" para sair mais cedo, ficam torcendo para faltar um. E quando eu chego, olham para mim com decepção. Se vou à secretaria, as auxiliares pensam que vou incomodá-las com mais trabalho e me tratam com chacotas e desdéns repelentes para me desanimar de precisar de seus serviços - olhe que na secretaria da escola, só vou lá para tirar algumas cópias de folhas para os alunos (não é todo dia) e assinar o ponto. O pessoal da limpeza não gosta de me ver ali, nos corredores, para não sujar o chão. Se o Espaço escolar é hostil para os que ali trabalham, o que não será a um estranho? Acho que por não gerar receita, o governo passar por longe do meio escolar. E o bom senso também faz volta! Mas, a desassistência política escorraça a clientela séria do paço.

Mas, exite o dia da acolhida. Que irônico! No início do ano, fazemos festa para recepcionar os alunos. É a vez dos estranhos, eles frequentam uma semana de aula e desaparecem! Não sei se estavam só nos testando ou... Talvez seriam eles os intelectuais que iam fazer a diferença! Um ambiente de educação não deveria ser assim! Mas, devia, sim, ser o mais aconchegante de todos os lugares da terra! Porém tudo isso explica o porquê de os funcionários da escola baterem em retirada, às carreiras, ainda mergulhados no último sonido da sirene, e, dois minutos depois, não se encontrará mais ninguém ali que possa atender um pai. No que estou contribuindo para que meu ambiente de trabalho seja assim?! Pelo menos alimento esta utopia: que a escola é educadora. É pena que sou passivo, sofro quieto e assim não melhora. Quando o espírito de Dalai Lama baixar em mim, e eu ouvir sua voz, dizendo-me de dentro para fora: "Se descobrirmos que não podemos ajudar os outros, o mínimo que podemos fazer é desistir de prejudicá-los." Então, eu vou desistir do sistema educacional, repetindo as palavras de Bob Marley: "Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer".

Claudeko

Comentários

12/03/2012 09:12 - flavoide

Velhinho caduco...gostei muito do seu texto, pois ele reflete exatamente o que de modo geral a sociedade pensa sobre esta profissão decadente. Hoje pude presenciar uma mãe desabafando:- " Esses vagabundos não querem trabalhar, tem tanta gente precisando de emprego e esse povim na porta da escola fazendo greve." Falar o que? Somos realmente alvos de críticas, uma classe abandonada e sem representatividade... Perfil indefinido. Não temos valor para a sociedade e nem nos damos o valor, pois a qualquer momento a diretoria/diretor nos convoca para uma reunião e daí os furões da greve retomam as atividades. Somos assim mesmo, nos deixamos levar e nos familiarizamos com um bom dircurso.

11/03/2012 11:30 - Professor Machado [não autenticado]

Muito bom seu texto, descreve com precisão nosso cotidiano no universo escolar. Se não bastasse todo a nossa desvalorização externa a escola, ainda existem dentro do espaço de trabalho aqueles indivíduos que nos tem como um forasteiro indesejado. O nosso local de trabalho é tão ?pesado? que quando percebemos um sorriso no rosto de algum profissional ou este encontra-se falando mal de um colega ou o salário saiu....rrsssssssssss

Comentar


Postar um comentário