"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

DOGMAS E PARADIGMAS NOVOS ("Há tantos paradigmas na sociedade atual que nossa educação deve voltar para a Grécia Antiga para sobreviver." — Cassio Murilo)

 


DOGMAS E PARADIGMAS NOVOS ("Há tantos paradigmas na sociedade atual que nossa educação deve voltar para a Grécia Antiga para sobreviver." — Cassio Murilo)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

ATUALMENTE, as coordenadoras criticam-me  porque eu conto as cruzinhas do meu caderno de registro para ser justo com os alunos que fazem as atividades. Eu não vejo outra forma de avaliação contínua, senão registrando a produção constante do aluno dedicado. Para não "vistar" as atividades cumpridas deles, terão os professores de julgá-los com os olhos fechados, avaliando-os por sentimento sem o profissionalismo esperado. Já vi muitos colegas evidenciarem a beleza do aluno no conselho de classe e usando com critério de aprovação a situação financeira ou intempéries da vida do aluno, menos capacidade acadêmica. Por isso digo, há colegas que têm vergonha de mim, quando digo o que vivo em sala de aula, pois sabem que eu sei o que eles passam também: (con)fusão. Eles fogem e nem me cumprimentam e tornam-se atiradores de farpas contra mim para se misturarem com a maioria. "O companheirismo é essencial à sobrevivência. Ele dá ao inimigo outra pessoa em quem atirar." —  Lei de Murphy.

              Estou aqui para mexer na ferida encascada,  não só em tempo de pandemia, devemos, em todo tempo, provocar os sintomas da doença com um remédio poderoso, é assim a matemática da homeopatia e das vacinas, se queremos que o "corpo" (sociedade) nos ajude a combater a doença, aplica-se o vírus enfraquecido. Os problemas da educação estão se agravando: a taxa de evasão escolar; Currículo inchado; baixa remuneração dos professores; Falta de autonomia; Aprendizagem não autêntica; A padronização do conhecimento; As diferenças na aprendizagem; Aula monólogo; etc. Então, faz-se necessário a transparência e a disseminação das más notícias referentes, revelando o que de fato está acontecendo e quais são os outros sintomas desses erros, a ponto de levar alguém poderoso o suficiente a se importar com eles. Se não for assim, a decomposição do sistema educacional será certa pelos meios naturais. Talvez o organismo reaja em busca da cura. (CiFA

https://www.youtube.com/watch?v=XRn2bM5ZAR0

Nenhum comentário: