"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 25 de julho de 2012

OS AVISOS DA MORTE (Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo. — Charles Saint-Beuve)



Crônica

OS AVISOS DA MORTE (Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo. — Charles Saint-Beuve) 

Por Claudeci Ferreira de Andrade

      Sempre pensei sobre a morte como algo compulsório, mas compulsório mesmo é o desejo de morrer. Seria uma agonia tremenda a morte, se não tivéssemos o estágio da velhice, com mil motivos, para desejar a morte. "A morte parece menos terrível quando se está cansado", disse Simone de Beauvoir.  E quando uma pessoa jovem morre, em uma missão perigosa, antes ela assumiu o risco de morrer, de certa forma estava preparada. E as doenças nunca nos pegam de surpresa, porém com a mesma lentidão que elas desaparecem, elas também aparecem. O ritmo é o mesmo. Deus seria injusto demais se nos dessem a morte repentina, sem primeiro nos conscientizar sobre ela como sendo Seu maior ato de amor para o nosso bem supremo, descansando-nos de uma vida cheia de pecados e consequências ruins. A maior justificativa divina é que, se ninguém morresse, então teria de parar os nascimentos! Quando uma fruta amadurece e cai, está se doando ao consumo. Amadurecer é preciso, e apodrecer é automático!
         Quando uma pessoa se nega pensar na morte, ela está senão mostrando indisposição para amar a vida e se negando ao preparo, pedindo a imediata culminância de  tudo, a fim de acabar a inquietação; isso jamais significa que ela está isenta do processo de maturação natural, melhor é aceitar em paz, não há como burlar as leis da natureza, "Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo." — Charles Saint-Beuve. À noite, com a cabeça no travesseiro, a reflexão acontece. "É na hora de dormir que os problemas acordam". E a conclusão óbvia: morte é uma benção para os sobreviventes.
          As razões para matar tornam-se também razões para morrer, aquelas provocam estas! Quem mata sempre avisa. Ninguém morre sem consciência da morte, pode até ignorar os motivos, mas nunca deixará de receber justamente o aviso do depósito, pois "a morte é salário do pecado". Disse Epicuro: "A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais." 
Código do texto: T3561177
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários



Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: