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sábado, 19 de janeiro de 2013

PROFESSOR RUIM, COORDENADOR BOM, ALUNO ESPERTO (Gradação fatal)



Crônica

PROFESSOR RUIM, COORDENADOR BOM, ALUNO ESPERTO (Gradação fatal)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          O professor ruim, sem imposição, deixa o aluno fora da sala na hora de sua aula. O coordenador bom é aquele que passeia o tempo todo nos corredores do colégio, tangendo alunos para dentro da sala de cada um. E o aluno esperto é aquele que sabe driblar o sistema com o comportamento mais bizarro possível, e ainda justificando com desculpas esfarrapadas.
          Quando o professor fala dessa situação, ora joga o aluno contra a coordenadora, ora esta contra o aluno. Então se une ao adversário alternativo para ir contra a ameaça comum e iminente. Argumentos compatíveis (Professor ao aluno): — "Muitos coordenadores estão nesta função porque não dão conta mais da sala de aula, agora querem ensinar-nos a dar aulas". Responde o aluno ao professor: — "essa coordenadora é chata, não tem mais nada o que fazer, a não ser correr atrás de aluno"!
          Quando o aluno fala dessa situação, ora joga o professor contra a coordenadora, ora esta contra o professor. Então se une ao adversário alternativo para ir contra a ameaça comum e iminente. Argumentos compatíveis (Aluno à coordenadora):  — "Já fiz minhas tarefas, esse professor não está passando nada, é melhor aqui fora que assistir a aula desse velho caduco que não sabe nada"! Responde a coordenadora ao Aluno: — "É triste, saber que o professor não tem planejamento algum. Até os alunos percebem! Eu fico com vergonha. E pergunto por que vocês estão fora da sala, e o professor não sabe"!!!
          Quando a Coordenadora fala dessa situação, ora joga o professor contra o aluno, ora este contra o professor. Então se une ao adversário alternativo para ir contra a ameaça comum e iminente. Argumentos compatíveis (Coordenadora ao professor): — "O professor tem que passar outra atividade enquanto dá visto nos cadernos, e tem que ir à carteira do aluno, para não ficar aquele monte de urubus em cima da carniça. A gente chega na porta e nem ver o professor sentado". Responde o professor à coordenadora: — "Esses alunos que não vêm para estudar saem sem controle algum, são os alunos muriçoca, lancham e voam". 
          Recentemente aconteceu em uma das minhas aulas no segundo ano "D", quando a vice-diretora mandou o aluno, que havia pulado o portão para dentro da unidade e correu para sala, sair, e ele cismou em não sair, então para não ficar tão sem autoridade, a "autoridade" resmungou, deu uma voltinha e teve que pedir desculpas e deixar o aluno quieto. O vencedor sem mérito prevaleceu. Assim ensinamos a eles que façam o que quiserem, o Cliente sempre tem razão. Entrem e saiam quando bem entenderem. Tudo faz parte do drama. Assim, alunos ficam mais fora que dentro da sala para se vingarem dos seus professores chatos, sabendo que a coordenadora dá bronca no "teacher". Que sentimento é esse que eles se submetem a serem tocados para a sala como animais ao curral, duas e até três vezes em um torno só?
          Eu já devia ter me acostumado com essas comédias tragicômicas, mas, ouvir chacotas de coordenador pedagógico na reunião emergencial no momento do recreio é muita cumplicidade, ninguém merece!!! Nós precisamos mesmo é de uma educação da consciência.
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 19/08/2012
Reeditado em 19/01/2013
Código do texto: T3837872
Classificação de conteúdo: seguro

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