"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio I(13) As Sedutoras Mentiras do Pecado: Resistindo às Ofertas Enganosas.

 


CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio I(13) As Sedutoras Mentiras do Pecado: Resistindo às Ofertas Enganosas.

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Muitos crentes apresentam uma visão distorcida e enganosa do pecado, tentando seduzir os irmãos a participar de uma vida de rebelião contra Deus e Sua lei. Eles usam palavras como "oferta", "unidade", "substância preciosa" e "casas cheias de despojos" na sua prática religiosa. Mas, ignora as terríveis consequências que ele traz para a vida humana e para o relacionamento com Deus seu mercenarismo. O objetivo deste ensaio é refutar essa ideia, usando citações bíblicas e de autores importantes, e mostrando que o pecado é uma transgressão da vontade de Deus, que escraviza e destrói o ser humano, e que só pode ser vencido pela graça de Jesus Cristo.

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é o pecado. Segundo a Bíblia, pecado significa "errar o alvo". O pecado é transgredir, se rebelar, desobedecer a Deus, não seguindo seu padrão perfeito. Devido ao pecado, todos ficaram separados de Deus e condenados à triste consequência da morte. O pecado é causa porque existe maldade no mundo. A lei de Deus, escrita por Ele mesmo em tábuas de pedra, revela qual é o padrão de Deus para a humanidade, e também mostra que todos são pecadores, pois ninguém consegue cumprir perfeitamente os dez mandamentos (Êxodo 20:1-17; Romanos 3:23). A Bíblia diz: "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei" (1 João 3:4). Nesse sentido, Agostinho de Hipona afirmou: "O pecado é uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna" (Confissões, XIII, 10).

Em segundo lugar, é preciso entender as consequências do pecado. O pecado não é uma oferta tentadora, mas uma armadilha mortal. O pecado não traz unidade, mas separação. O pecado não oferece substância preciosa, mas vaidade. O pecado não enche as casas de despojos, mas de ruína. Os crentes fanáticos citam alguns exemplos bíblicos de pessoas que foram seduzidas pelo pecado e sofreram as suas consequências: Eva, Sansão, Ananias e Safira, Ló. Mas há muitos outros casos na Bíblia que mostram como o pecado trouxe dor, sofrimento, vergonha, culpa, medo e morte para os seres humanos (Gênesis 3; 4; 6-9; 19; Juízes 16; Atos 5; etc.). A Bíblia diz: "Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte" (Tiago 1:15). Nesse aspecto, John Piper declarou: "O maior problema do mundo não é a pobreza ou a guerra ou a doença ou a fome ou a opressão ou a ignorância ou a incredulidade. O maior problema do mundo é que Deus está sendo desprezado e desonrado por causa do pecado" (A Paixão de Deus por Sua Glória).

Em terceiro lugar, é preciso saber como vencer o pecado. O pecado não pode ser vencido pelo esforço humano ou pela sabedoria humana. O pecado só pode ser vencido pela graça divina e pela fé em Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo para nos libertar do pecado e da morte. Ele nunca pecou, mas se ofereceu como pagamento pelos nossos pecados na cruz. Ele ressuscitou ao terceiro dia e nos garantiu a vitória sobre o mal. Agora quem recebe Jesus como seu Salvador e vive uma vida separada do mal fica livre do poder da maldade. Quem vive com Cristo já não será mais escravo do pecado e ficará unido novamente a Deus (João 3:16; Romanos 6:6-7; 8:1-2; Efésios 2:8-9; Colossenses 1:13-14). A Bíblia diz: "Você pode vencer o pecado com a ajuda de Jesus. Por causa de Jesus, é possível ficar livre do pecado e viver de forma diferente. A Bíblia dá conselhos práticos para vencer o pecado" (Respostas Bíblicas, 2021). Nessa perspectiva, Martinho Lutero afirmou: "O pecado não pode nos separar de Cristo, mesmo que cometamos adultério mil vezes ao dia e roubemos mil vezes ao dia. Você acha que o preço pago por Cristo é tão insignificante que tal pecado possa destruí-lo?" (Carta a Melanchthon, 1521).

Portanto, conclui-se que o comportamento da maioria dos crentes o que se pretende refutar é uma mentira enganosa, que não leva em conta a realidade do pecado, nem a solução de Deus para o problema. O pecado não é uma oferta irresistível, mas uma cilada fatal. O pecado não é uma fonte de prazer e sucesso, mas de tristeza e fracasso. O pecado não é um caminho de liberdade e unidade, mas de escravidão e separação. O único caminho para vencer o pecado é Jesus Cristo, que nos ama, nos perdoa, nos transforma e nos restaura. Ele é a verdade, a vida e o caminho (João 14:6).

Nenhum comentário: