"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

⁠No velho normal, era assim: Tanto a escola pública, quanto a particular estavam cheias de Professores sem vocação, mercenários, transigentes, alegando ser profissionais e só falavam em salário, eram falsos professores, por isso condenados às facadas de seus alunos! Hoje sabemos que ensinar é um ato de amor e o aprendizado é de respeito. Só aprendemos de quem gostamos, e a verdadeira amizade é alicerçada na justiça. Eles caíram na mesma fossa carnal que criaram para os seus ouvintes e foram destruídos. Mas, o professor vocacionado, o escolhido, este sim é reto, e sua metodologia não é moldada no aluno, tentando agradá-lo para não perder o cliente. Porém, é o contrário, eleva o aluno a seu nível por métodos próprios, sem a deformidade do cabide de emprego.
Claudeci Ferreira de Andrade

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(32) Desconstrução da ideia central do cristianismo

 


CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico III(32) Desconstrução da ideia central do cristianismo

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A visão dualista e simplificada da realidade, comum entre os religiosos, é frequentemente baseada em uma interpretação literal de passagens bíblicas. No entanto, uma análise mais aberta e contemporânea revela a necessidade de uma abordagem mais contextualizada. Como disse o filósofo Friedrich Nietzsche, "Não há fatos eternos, assim como não há verdades absolutas" (Nietzsche, 1878).

A desconstrução da ideia central do cristianismo pode ser alcançada através de conceitos mais atualizados e lógicos. Por exemplo, a afirmação de que "Deus abomina os ímpios" contradiz a noção de um ser supremo benevolente e compassivo, conforme expresso em 1 João 4:8, "Deus é amor". A abordagem crítica e analítica é essencial para questionar a lógica por trás das alegações apresentadas.

A comparação entre o ímpio e o justo também pode ser desconstruída ao considerar que a vida é complexa e não se resume a uma dicotomia simplista. Como observou o filósofo grego Heráclito, "A mudança é a única constante na vida" (Heráclito, 500 a.C.). O sucesso aparente dos ímpios pode ser uma ilusão temporária, mas também pode ser o resultado de uma série de fatores complexos.

Substituir a referência aos homens "perversos" por indivíduos que desafiam normas sociais estabelecidas pode contribuir para uma análise mais nuanceada. Em vez de condenar aqueles que quebram regras, é possível considerar que a sociedade muitas vezes se beneficia da inovação e da quebra de paradigmas, como sugerido em Romanos 12:2, "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente".

Por fim, a ética por trás de uma recompensa divina baseada na conformidade religiosa pode ser questionada, sugerindo que a moralidade deve ser avaliada por ações éticas em vez de uma adesão cega a dogmas, conforme expresso em Tiago 2:17, "Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta". Dessa forma, uma abordagem mais contextualizada e lógica permite desconstruir a ideia central do cristianismo, enriquecendo a discussão e promovendo uma compreensão mais ampla da complexidade da existência.

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