"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

⁠O NOVO ENSINO MÉDIO PÓS-PANDÊMICO ("O novo sempre despertou perplexidade e resistência." — Sigmund Freud)
           No Velho Normal; Velho Ensino Médio, os alunos em aula presencial, aparentemente amigáveis e confiáveis, trazem baralho para o colégio. Isso é uma armadilha e uma emboscada moral para o professor. Brincam, e o professor fazendo vista grossa, já cansado de tanto dizer não e sabendo dos vagos resultados se os entregar para coordenação, então permite; mas eles o denunciam por deixá-los jogar truco na aula dele, desde que não gritem. Parece um acordo. Todavia é estranho condenar o professor que espera por eles concluírem as atividades propostas ali, enquanto uns poucos jogam as cartas. Estes nem fingem interesse na aula. Contudo, se o professor não os entregar para a coordenação, os demais entregarão o professor. Agora, Novo Normal; Novo Ensino Médio! Mil horas por ano em cada série em duzentos dias letivos. Vão entrar às sete horas e saírem ao meio-dia, cansados de tantas aulas grandes, pouco rendimento, percebem que a quantidade sobrepõe a qualidade, então forçarão por mais recreação. Desacostumados do antigo regime, com aulas síncronas de 40 minutos, resistirão veementemente a mais trabalhos e mais dedicação. Será que no Novo Ensino Médio, o aluno deixará de ser cliente? Por isso profetizo, o sistema vai ter que se adequar ao novo aluno: Pós-pandemia! Senão, não valeu o aprendizado no regime avançado de novas tecnologias. O Novo não se estabelece se não for facilitado. CiFA

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 26 de novembro de 2022

DOS RELATÓRIOS MANUAIS ÀS PLANILHAS ELETRÔNICAS ("Em tempos de transição Deus levanta os improváveis!" — Marcelo Rissma)

 


DOS RELATÓRIOS MANUAIS ÀS PLANILHAS ELETRÔNICAS ("Em tempos de transição Deus levanta os improváveis!" — Marcelo Rissma)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Sou professor sobrevivente da pandemia de Covid-19! Na escola do "velho normal" que gradativamente descia rumo ao submundo, nem um pouco, sentia-me apoiado pela organização, caminhava sozinho no meio do tiroteio. Do outro lado, a coordenação pressionada por mães desajustadas, defendia o cliente sem nem considerar o mérito da questão e resolvia conforme a conveniência.

Condenaram-me POR DIVERSAS VEZES, até por cerveja sem álcool que tomei fora das dependências da escola, denunciado por uma ex-aluna da EJA que ainda se alimentava do rancor como se eu fosse culpado de seu fracasso acadêmico. Outras, reclamando de mim para ganhar o direito de deixar seus filhos fazerem o que bem entendiam na escola, conseguiram vitória, conseguiram, nesse particular, pois a escola morre de medo da comunidade. Aquele futuro é este presente, ao castigo de Deus com a pandemia sem a tal socialização na escola.

           Depois de toda reunião dessas para regular professor, todos os presentes tinham de assinar a ata. Era assim que elas mostravam serviço. Então, assinei vários relatórios para a escola se resguardar de mim e da comunidade. Em toda ocorrência, ficava um tal DOCUMENTO nocivo para meu caráter, nas pastas da escola, junto aos meus diplomas, E eu continuava clamando pelo o apoio do novo diretor, que nunca foi diferente, diga-se de passagem.

           Por essas e outras repressões, deixei de denunciar alunos indisciplinados à coordenação pedagógica, por medo. Até hoje, pais sem educação também não educam seus filhos, mas "educam" os professores de seus filhos, na repressão, com uma denúncia atrás da outra! É assim que a escola "prostituta" da sociedade, heroína sem caráter, sobreviveu até agora.           

Dentro do quadro da fome e do direito ao "salve-se se puder", o distanciamento social modernizou sua imposição, matando seus professores de trabalhar inutilmente. Temos que fazer SIAP, MAPA DE NOTA, RELATÓRIOS DE AULAS E REUNIÕES NO MEET, REAMP, PLATAFORMA CLASSROOM, GRUPO WHATSAPP, GOOGLE FORMS, ENVIAR APOSTILA COM CONTEÚDO REPETIDO PARA OS "DESINTERNETIZADOS"  e deve ter mais... Quem inventou tudo isso não tinha bons propósitos com a Educação. Não sabia que as planilhas eletrônicas não ensinam nada, têm tudo de pedagogia e nada de ensino/aprendizagem, e a pandemia destruiu também a razão de existir da escola física. Por aqui sempre é tarde demais para ser infeliz. E nunca é demais, se o fim justifica os meios.  

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