1 "A vida é um círculo onde toda consequência é também uma causa."
2 "O revide enlouquece, mas a razão corrige, até que o nada seja a causa de uma consequência."
3 "Do veneno nasce o próprio antídoto, pois as consequências pesam mais que o perdão, e a solução está em si mesmo."
4 "Quem tenta evitar os efeitos cria novas consequências — que estas, enfim, resolvam aquelas."
5 "Se o transplante de cabeça for possível, corpo e espírito não são o que a religião prega. Afinal, quem doará a cabeça, e quem será, de fato, o doador?"
6 "Que sentido há em ressuscitar para morrer de novo? Quem se alivia do câncer está, de fato, livre dele?"
7 "Envelhecer prova que as células não revivem nem prolongam a vida, nem a lagartixa que regenera o rabo é eterna."
8 "Todos têm seu dia: ninguém morre com saúde, o acidente a rouba antes, e se não mata, demora a sarar."
9 "Peço desculpas se não fui útil o bastante, minha intenção sempre foi ser. Espero ainda ter tempo de cumprir o que vim fazer."
10 Com máscara, revelamos nossa essência: anônimos, iguais, despojados das máscaras sociais que nos diferenciam. No silêncio das expressões ocultas, somos todos iguais.
11 Meus filhos serão educados em casa, quando o amoroso Estado permitir. Até lá, resta apenas o conflito entre o medo, o desejo de proteção e o zelo pela reputação, diante do fracasso da socialização indispensável.
12 O trunfo da escola é a socialização; porém, como cultivá-la quando os pais ensinam os filhos a evitar as más companhias?
13 Professores rígidos, tradicionais e moralistas foram expulsos do sistema; adaptaram-se, tornando-se defensores das novas teorias populistas para sobreviver enquanto o sistema lhes permitir.
14 Se fosse vital, não se imporia. Representante de classe é frequentemente afastado da aula para delatar colegas e professores. Pergunto: será que a escola realmente ensina moral e civismo?
15 E viva o homeschooling: pais e alunos, cansados das escolas, temem o rigor e o bullying, tornando o ato de ir à escola um verdadeiro peso.
16 Como podemos ter status diante deles, se recebem muito mais que nós, mesmo possuindo diploma da UFG? Quando a oferta de mão de obra aumenta, qualificada ou não, o valor do trabalho se reduz.
17 Com essa pedagogia facilitada, logo haverá mais coordenadores do que professores na escola pública.
18 Um diploma de pedagogia da UFG já foi um privilégio incontestável. Hoje, com o avanço dos cursos a distância e das cotas, tornou-se mais acessível. Resta apenas estabelecer critérios rigorosos para a contratação dos profissionais.
19 Os pêsames do mestre derrotado revelam sua condição humilde, pois a verdadeira didática exige autodomínio. Perder o jogo não é falir; é, antes, ensinar algo que ainda não se sabe.
20 O espaço de lazer torna-se campo de disputa: na quadra esportiva, no clássico jogo entre professores e alunos, um palavrão aqui e ali ganha espaço sem medo. Ao mestre, vale perder para, afinal, ganhar.