Por Claudeci Andrade
1 "O caráter e a moral de uma criança nascem no seio da família, mas o pai que transfere ao professor a culpa por sua falha confunde papéis e ignora que a escola apenas complementa aquilo que deveria ter sido ensinado em casa."
2 "Quando a escola trata o aluno como patrão do professor, comete a abominável inversão de valores que corrompe a autoridade, enfraquece a disciplina e ameaça transformar a educação em lição de desordem."
3 "Família, igreja e escola não arruínam a sociedade por existirem, mas por sobreviverem como formas vazias, sustentadas por defensores que simulam vida onde já habita a morte."
4 "O sábio evita inimigos não pelo confronto, mas pela dissimulação: mente, oculta o que possui e finge fraqueza, pois a verdadeira defesa contra a inveja é a máscara da humildade."
5 "Quando os alunos escolhem representantes à sua imagem, elegem os piores, não os mais aptos; e assim se confirma a velha lição: dar voz a quem não sabe usá-la sabiamente sempre foi um problema até para Deus."
6 "Transformados em canibais da reputação, representantes de turma e conselhos escolares fazem da crítica um ritual de sacrifício; destrutivo e seletivo, pois cessaria se a antropofagia tivesse como alvo os coordenadores."
7 "No conselho de classe, o representante de turma não fala por si, mas como peão manipulado: dá voz às críticas que os coordenadores, sob a máscara da falsa impassividade, não ousam dirigir aos professores."
8 "Fracassam os que só buscam se dar bem, pois o fim nunca redime os meios: a vitória obtida pela desonestidade torna-se vazia e prejudicial."
9 "Se a eternidade é divina, a morte, eterna, também o é; vida e fim não se opõem, mas se entrelaçam no plano de Deus."
10 "A vida se revela em sua plenitude apenas no limiar da morte, onde o risco afasta a mesquinhez e revela o verdadeiro valor de estar vivo."
11 "O sistema educacional é um tecido gasto; gestores novos são apenas remendos temporários sobre falhas que só uma reforma profunda pode curar."
12 "Gestores fracassam não por falta de esforço, mas por escolher coordenadores pela conveniência, e não pela competência; e a inconveniência se espalha, exigindo intervenção externa."
13 "Num mar de leis inúteis e diretrizes volúveis, o professor perde tempo se adaptando à burocracia, enquanto a escola ironicamente julga sua competência."
14 "Uma lei que permite exceções falha em sua essência; apagar incêndios não substitui a justiça que só nasce de regras robustas e universais."
15 "Leis criadas para interesses próprios são frágeis e injustas; sua quebra inaugura o caos, lembrando que a legitimidade só nasce da imparcialidade."
16 "A indisciplina não é mera rebeldia, mas o reflexo da ausência de propósito: quem não tem rumo torna-se errático e sem direção."
17 "Incapazes de criticar, meus os inimigos fingem não ler meus textos: a negação estratégica substitui o reconhecimento onde faltam argumentos."
18 "A justiça começa em si mesmo: só quem se examina sem se comparar a ninguém pode julgar com legitimidade."
19 "A velhice, com suas dores e limitações, prepara a alma para a morte, tornando-a menos temível e mais suportável."
20 "O verdadeiro vencedor não é quem nunca cai, mas quem se levanta a cada queda e persiste até o fim."