"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 21 de agosto de 2021

Coleção 49 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamentos

Coleção 49 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

49—1 O professor já está humilhado. Arrastado pelos caminhos incertos de todas as metodologias inovadoras, nada dando certo, e sua fama de desmerecido aumentando! Agora, floreada a ideia de usar outra máscara, é bem vinda! Seleção natural: Por último, o mimetismo para a sobrevivência.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—2 Se todas as mulheres fossem sem dono, não existiria mulher ideal. Porque a ideal mesmo é aquela que não nos pertence! Paradoxo masculino .
Claudeci Ferreira de Andrade
   
49—3 Por que um professor não suporta ver o outro de aula vaga, será se ele não gosta do que faz ou se lhe dói muito me ver no lugar que ele gostaria? Ou não há verdadeira amizade, daquela que me faz bem ao ver o meu amigo bem! Amizade de quem engana.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—4 O sangue dos justos salva o mundo, e o sangue dos injustos salva a si mesmo da impiedade, deixando-a fora do túmulo.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—5  Pena de morte não foi condenada por aqueles que a experimentaram, podendo impedi-la, mas não o fizeram: o Cristo sem culpa! E pela culpa dos outros. Pena de morte versus suicídio.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—6 Quem mata em nome do Estado não tem sequela, está regido por lei: é algoz oficial! A Pena de morte é lei Divina e o abismo recebe o pagamento!
Claudeci Ferreira de Andrade

49—7 Independente da oficialização de uma homenagem às mães, todos nós conhecemos o amor de mãe, elos de Deus que chegam até nós. O que não conhecemos é o egoísmo de mãe.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—8 Duas pessoas que se odeiam, provocam consequências e passam apuros juntas, perseguindo uma a outra. Jogando a culpa. A dor e o sofrimento em comum, por último, as unem, a isso chamamos de amor eterno. Pois, o amor é atrativo, o sofrimento não. Difícil é distingui-los quando nos acostumamos a sofrer juntos.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—9 A gratuidade enfraquece a vontade, porque nivela todos por baixo! A abundância, o excesso, a facilidade, roubam a dignidade, porque tiram o valor das coisas. O governo oferece o estudo gratuito, e isso tira a vontade de estudar. A dificuldade desenvolve tônus no caráter. E como se não bastasse, agora a escola é de tempo integral: o mais educação: mais isso e mais aquilo, exagero! E a EJA e outras modalidades condensadas privam os jovens da espera, treinando-os para a impaciência.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—10 Uma pessoa se aproxima da outra por um interesse egoísta e até para provar que pode. Depois é abandonada por esta, quando a má intensão se descobre. Que os envolvimentos amorosos sejam sem planejamento. O destino já se encarregou disso. Deixemos os planejamentos só para quem quer atrapalhar bem.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—11 O amor é como as águas, se separam em rios, como se fossem pessoas impossibilitadas de viverem juntas, se separam mesmo que seja por muito tempo, mas depois se encontram no mar, ali onde se concretizam todos os sonhos. Onde as mensagens engarrafadas encontram seu destinatário. Nem um amor ficará encoberto. Se morrer, não era amor. Eu te amo ou não!
Claudeci Ferreira de Andrade

49—12 O professor que não responder adequadamente as perguntas dos alunos, perderá o respeito deles! Porque elas são para testá-lo. Não aprende de quem não se gosta.
Claudeci Ferreira de Andrade
   
49—13 Existem problemas inúteis, frutos de atividades desnecessárias. O mal necessário é aquele que direciona as leis necessárias! O que a escola nos oferece que não se possa encontrar na internet?
Claudeci Ferreira de Andrade

49—14 Importo-me com a saúde física, mental e espiritual. E a eficácia no agir é mais do que toda plástica! Mulher feia, assim, é lindo!
Claudeci Ferreira de Andrade

49—15 Gosto de mulher feia, mas criativa e colaborativa. As bonitas que se fazem feias vingam-se, ignorando os comuns. Não basta uma feiura levar a outras formas de ser feio, querem pisar.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—16 Toda mulher "deitada" é linda! As sábias sabem se deitar criativamente, elas não se vulgarizam, medindo cada benefício trocado. Elas se dão, inspirando a gratidão.
Claudeci Ferreira de Andrade

49—17 Diário de classe é uma confusão enorme, a orientadora faz uma chamada, atrapalhando a aula; e o mestre faz outra, ausentando a aula! Esse cerco visa o aluno ou o mestre?
Claudeci Ferreira de Andrade

49—18 Por que só nós professores deveríamos estar preocupados com a qualidade do ensino, se somos apena o chapéu dos pedintes e não o dinheiro que lhes falta? E qual professor, nas circunstâncias em que vivemos, quer se dar ao luxo de acreditar na boa intenção dos gerentes do sistema educacional? Os critérios denunciam-nos. Nota substitutiva é uma recuperação de nota e não de conteúdo!
Claudeci Ferreira de Andrade

49—19 Quando troca de gestor, no maneirismo administrativo, os fracos ganham poder. Todos dão ordens. A experiência de quem fica não conta, quem as tem não fornece por vingança por amor ao que se foi.
Claudeci Ferreira de Andrade
Kllawdessy Pherreira

Comentários
Enviado por Kllawdessy Pherreira em 27/01/2018
Reeditado em 21/08/2021
Código do texto: T6237681
Classificação de conteúdo: seguro

sábado, 14 de agosto de 2021

Coleção 48 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamentos

Coleção 48 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

48—1 Disse o mosquito da dengue: — O que realmente pretendo é deixá-lo doente, assim como estou. Fui contaminado e lhe asseguro que não vou morrer sozinho, vítima de uma contaminação cujo maior culpado é você.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—2 Quem escreve se liberta e deixa em seu lugar o leitor, ou melhor, escraviza-o pela condução do texto. E se não segui-lo é mesquinho leitor.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—3 O bom professor reconhece o poder da influência. Escreve antes de querer que seus alunos produzam bons textos. Lê para ser lido. Coerência é o segredo!
Claudeci Ferreira de Andrade

48—4 É silenciosa, mas sua influência é poderosíssima. Apenas produz algum ruído, quando inspirando para uma realização maligna, quando o instrumento é do Diabo.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—5 Os nossos alunos só nos obedecerão se formos os deuses deles. Não por que somos seus amigos. Temos de ser mais: seus tiranos. Se a igreja impõe pelo medo a escola também.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—6 Que ninguém me condene por aquilo que já me condenei. Pois não sou idiota, "idiota é quem faz idiotice": Tipo, julgar todo mundo pela única medida que tem.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—7 UM CAÇADOR DESESPERADO E MEDROSO ATIRA PARA TODOS OS LADOS, ACERTANDO O PRÓPRIO PÉ.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—8 A natureza ensina com tragédias, enquanto a escola, com estratégias, pelo menos velem as rimas e a parceria; uma preparando o caminho da outra! E salve a socialização.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—9 Aí, a gente aprende que só se aprende com o tempo. Ensinar o aluno a aprender é o mesmo que ensinar o professor a ensinar. E ambos têm um instrutor só: Um burro!
Claudeci Ferreira de Andrade

48—10 Se o mestre domina a matéria, não terá tempo para dominar o aluno, mas se dominar o aluno, não terá tempo para domina a matéria. O primeiro terá a seu favor o conhecimento; e  o segundo, prestígios de coordenadora.
Claudeci Ferreira de Andrade
   
48—11 A igreja é útil para matar quem se levantar contra ela. São as novas cruzadas do amor fanático que dá o paraíso apenas aos seus! "Rede de pesca de Satanás". Onde militam "Mágicos, adivinhos feiticeiros, bruxos e encarnação de Satã sobre a terra". "Os espíritos que atuam nas igrejas, são Demônios de sedução, disse Kacou Phillipe.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—12 Quando um professor está amparado por um atestado médico, sua falta não é problema dele. Mas, os coordenadores sobrecarregam os outros e ainda cobram reposição do faltoso: Que diabo é juntar salas? Alguém da escola tem que pagar pelos abusos da escola. Deus está insatisfeito, e o Coranavírus atacou.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—13 Compreendi o espírito de desforra na escola, ora alunos depredando os bens públicos, ora mostrando inatividade, ora maltratando os funcionários: é cobrança deles.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—14  Para os alunos, atuar na aula é um favor prestado ao professor, de tanto ele lhes pedir a atenção! Quem precisa de uma boa aula é o professor!
Claudeci Ferreira de Andrade

48—15 Aluno gosta de ser controlado, assim deposita suas responsabilidades nos outros, precisa de quem o faça levantar e sentar-se até os favores do governo chegarem.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—16 Pombos, símbolo da paz, representação do Espírito Santo, empreendedores de missão Divina, inocência; Os de rua são espertos, aprendem sim! Mas, continuam nas ruas.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—17 Todo Deus tem o adorador que merece! Talvez seja por isso que Ele cuida mais dos pássaros e dos lírios do campo que dos seres humanos. Acho que o homem sábio tem coisas mais importantes para fazer ao invés de ficar defendendo seu Deus.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—18 Não existe o amor certo, quando se ama demais, nunca é correspondido. E morre-se por esse amor, deixando que o outro viva dos presentes dele!
Claudeci Ferreira de Andrade

48—19 O caos é risonho, vasta chance de avanço! Dar cabo e começar novamente. Há boas intenções tanto no construir como no destruir. É melhor crer que a terra é globo.
Claudeci Ferreira de Andrade

48—20 Eu Já suspeitava que o caminho mais curto para lealdade de um homem é seu estômago, logo toda reunião de professor há comida. E a obesidade é culpa de Deus.
Claudeci Ferreira de Andrade
Kllawdessy Pherreira

Enviado por Kllawdessy Pherreira em 20/01/2018
Reeditado em 14/08/2021
Código do texto: T6231350
Classificação de conteúdo: seguro

domingo, 1 de agosto de 2021

Coleção 47 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Pensamentos

Coleção 47 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

47—1 A troca de diretores escolares, frequentemente, faz do sistema vulnerável empresa, desocupando lacunas e ocasionando o começar de novo. Como se nunca avançassem para a frente.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—2 Digo exatamente o que você quer ouvir a meu respeito, que quase uso suas próprias palavras. Não quero lhe dar a chance de me xingar, por que já o fiz por você. Como ainda poderá ser original?
Claudeci Ferreira de Andrade

47—3 Quem invade uma casa está mais vulnerável, mesmo que seja bem planejado, só escapará se for ajudado pelos amigos de inimigos do dono da casa.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—4 Se a "cornalidade" é o prêmio fatal de quem valoriza demais a parceira de toda vida, se engana; o traído já contava com a amizade sincera e a gratidão antecipada do parceiro sexual da sua esposa.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—5 As famílias canarinho têm sido puras fábricas de criminosos gratuitos. E a escola garante a aprovação desses por medo deles! Diplomas são abortados, e pouco conquistados.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—6 Um Homem que se arrisca a amar três mulheres, uma delas será a isca que o fará presa fácil, para os amantes delas o matarem!
Claudeci Ferreira de Andrade

47—7 Há duas formas de resolver o problema de índices baixos na educação: Primeiro, pode-se encarar o aluno como culpado e promover os conteúdos ensinados. Ou encarar o professor como culpado, promovendo os números obtidos. O caminho mais curto foi sempre o mais atraente!
Claudeci Ferreira de Andrade

47—8 No início do ano letivo, na escola é a desinformação a arma do planejar: Então é possível iniciar sem saber como, e os acontecimentos farão o resto com muito sofrimento. Indisciplina é falta de rumo.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—9 O mandamento da "Vaquinha": Beneficiai-vos os organizadores; forçai-vos, pelas circunstâncias, os colaboradores e fazei graça aos superiores beneficiários. Ninguém pode ser forçado a provar sua gratidão. A "vaquinha" chorada diz-me que ser grato é para quem pode, não, para quem quer. Quem faz a "vaquinha" tem lucro em dobro: Leva as sobras! Por isso não faltará quem agite uma festinha às custas dos outros. É fácil fazer caridade como o chapéu dos outros! Difícil é encarar o desapontamento do pedinte, quando me recuso a colaborar!
Claudeci Ferreira de Andrade

47—10 Como gostaria que meu leitor tivesse modos tão ampliados de ler, para realizar leituras mais extensivas, de forma que possa estabelecer vínculos cada vez mais estreitos entre o texto e outros textos, construindo referências sobre o funcionamento da literatura e entre esta e o conjunto cultural! Ou estou exigindo demais?
Claudeci Ferreira de Andrade

47—11 Quando o ameaçador morre, torna se desnecessário a vítima. Então, toda guerra conter-se-á dentro desse limite, gozando os lucros da vitória: Isso é paz.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—12 Todos os bons amigos do mundo não valem um centavo que ganhamos apesar deles. Será por que amigo de velho é sempre velho. Talvez ninguém tenha lucro.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—13 Nossos amigos e inimigos não contribuem para nosso crescimento, visto que só nos acusam, cobram e criticam exatamente o que já temos!
Claudeci Ferreira de Andrade

47—14 Eu quero é distância de meus inimigos, para que eu possa descansar de meus defeitos. Pois eles não existem, são implantados por pessoas maldosas. O que você chama de fraqueza em mim pode ser força para outros.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—15 Escrever não é arte, arte não se ensina, arte está na forma particular de entender o texto e emprestar seu mundo a cada palavra.
Claudeci Ferreira de Andrade

47—16 Mostrar serviço não é cobrar serviço dos outros, mas produzir. Desde quando um chefe é líder?
Claudeci Ferreira de Andrade

47—17 Pretensão imoral é achar que religião molda a personalidade das pessoas, se assim fosse, todos os membros de uma igreja teriam uma personalidade única! Mas, muitos são péssimos alunos, fanáticos, difíceis de convivência. Filhos de Deus, irmãos de ninguém!
Claudeci Ferreira de Andrade
Kllawdessy Pherreira


Comentários
Enviado por Kllawdessy Pherreira em 15/01/2018
Reeditado em 01/08/2021
Código do texto: T6226665
Classificação de conteúdo: seguro

sábado, 24 de julho de 2021

Coleção 46 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamentos

Coleção 46 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "O caráter e a moral de uma criança nascem no seio da família, mas o pai que transfere ao professor a culpa por sua falha confunde papéis e ignora que a escola apenas complementa aquilo que deveria ter sido ensinado em casa."

2 "Quando a escola trata o aluno como patrão do professor, comete a abominável inversão de valores que corrompe a autoridade, enfraquece a disciplina e ameaça transformar a educação em lição de desordem."

3 "Família, igreja e escola não arruínam a sociedade por existirem, mas por sobreviverem como formas vazias, sustentadas por defensores que simulam vida onde já habita a morte."

4 "O sábio evita inimigos não pelo confronto, mas pela dissimulação: mente, oculta o que possui e finge fraqueza, pois a verdadeira defesa contra a inveja é a máscara da humildade."

5 "Quando os alunos escolhem representantes à sua imagem, elegem os piores, não os mais aptos; e assim se confirma a velha lição: dar voz a quem não sabe usá-la sabiamente sempre foi um problema até para Deus."

6 "Transformados em canibais da reputação, representantes de turma e conselhos escolares fazem da crítica um ritual de sacrifício; destrutivo e seletivo, pois cessaria se a antropofagia tivesse como alvo os coordenadores."

7 "No conselho de classe, o representante de turma não fala por si, mas como peão manipulado: dá voz às críticas que os coordenadores, sob a máscara da falsa impassividade, não ousam dirigir aos professores."

8 "Fracassam os que só buscam se dar bem, pois o fim nunca redime os meios: a vitória obtida pela desonestidade torna-se vazia e prejudicial."

9 "Se a eternidade é divina, a morte, eterna, também o é; vida e fim não se opõem, mas se entrelaçam no plano de Deus."

10 "A vida se revela em sua plenitude apenas no limiar da morte, onde o risco afasta a mesquinhez e revela o verdadeiro valor de estar vivo."

11 "O sistema educacional é um tecido gasto; gestores novos são apenas remendos temporários sobre falhas que só uma reforma profunda pode curar."

12 "Gestores fracassam não por falta de esforço, mas por escolher coordenadores pela conveniência, e não pela competência; e a inconveniência se espalha, exigindo intervenção externa."

13 "Num mar de leis inúteis e diretrizes volúveis, o professor perde tempo se adaptando à burocracia, enquanto a escola ironicamente julga sua competência."

14 "Uma lei que permite exceções falha em sua essência; apagar incêndios não substitui a justiça que só nasce de regras robustas e universais."

15 "Leis criadas para interesses próprios são frágeis e injustas; sua quebra inaugura o caos, lembrando que a legitimidade só nasce da imparcialidade."

16 "A indisciplina não é mera rebeldia, mas o reflexo da ausência de propósito: quem não tem rumo torna-se errático e sem direção."

17 "Incapazes de criticar, meus os inimigos fingem não ler meus textos: a negação estratégica substitui o reconhecimento onde faltam argumentos."

18 "A justiça começa em si mesmo: só quem se examina sem se comparar a ninguém pode julgar com legitimidade."

19 "A velhice, com suas dores e limitações, prepara a alma para a morte, tornando-a menos temível e mais suportável."

20 "O verdadeiro vencedor não é quem nunca cai, mas quem se levanta a cada queda e persiste até o fim."

Comentários

sábado, 3 de julho de 2021

Coleção 45 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamentos

Coleção 45 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "Se o pecado existe não por falha humana, mas como desígnio de Deus, então Ele próprio é o verdadeiro pecador, e a moralidade nada mais é que um instrumento de controle disfarçado de virtude."

2 "Se os caminhos da vida são circulares, então, no reencontro, até os restos pródigos tornam-se adubo que nutre a memória, transformando sobras em valor."

3 "As uniões humanas não nascem do destino, mas do acaso, e minha única aliança verdadeira é com a liberdade — a única posse que não cedo nem compartilho."

4 "O casamento é uma contradição: se a criação separou um em dois, a instituição humana tenta fundir dois em um, numa ilusão que, como sugeriu Machado de Assis, nasce do engano de confundir amor com casamento."

5 "Diante do discurso feminista, o homem cai em aporia: falar é visto como opressão, calar como agressão, e nesse impasse surge a 'homoalização', processo que o reduz a rótulo de gênero e o desumaniza."

6 "Não há como ajudar quem deseja a vitória sem abraçar a luta, pois o sucesso não nasce do desejo pelo fim, mas da devoção ao caminho."

7 "O temor de homens inseguros diante de mulheres fortes não nasce apenas do passado, mas da inércia que mantém sua fraqueza e impede que levantem a cabeça."

8 "A cumplicidade verdadeira não nasce da virtude, mas da partilha de vícios, onde o amor se funda na afinidade das próprias falhas."

9 "Se o pecado é obra de Deus e não falha humana, então Ele próprio é o pecador, e a moralidade se revela apenas como instrumento de seu controle sobre a humanidade."

10 "Deus, ao ordenar 'crescei e multiplicai-vos', transforma o prazer em armadilha: a sedução do desejo ensina mais à obediência do que ao amor."

11 "'Fazer amor' é um eufemismo que mascara o sexo libertino, revelando a hipocrisia de uma moral que apenas disfarça a realidade dos costumes."

12 "A educação brasileira, refém do pão e circo, só recuperará sua dignidade quando a virtude e o mérito substituírem a complacência e a política de favores."

13 "O anjo que peca por amor é punido ironicamente: em vez de proteger o inocente, é obrigado a servir o mal que tentou conter."

14 "O amor pelos animais, muitas vezes, é fuga do próprio sofrimento; e a ironia é que, enquanto os defendem, continuam a devorá-los, revelando a hipocrisia humana."

15 "Assim como a dor nos lembra de respirar, o sofrimento desperta a consciência de Deus, fazendo da fragilidade humana um laço que impede o esquecimento do divino."

16 "A felicidade plena anestesia a alma: ao se sentir autossuficiente, o homem esquece Deus e se torna um fanfarrão espiritualmente vazio."

17 "Não me iludo mais com a fé dos ares: seguir regras não força Deus a recompensar, e a vida miserável revela a hipocrisia dos que se julgam detentores do divino."

18 "Ao abdicar de ensinar sob a interferência dos pais, o professor ironicamente transfere ao divino a culpa pelo fracasso do aluno, eximindo-se de toda responsabilidade."

19 "Homofobia é o desejo de uniformizar: qualquer alegoria de superioridade ou negação de uma orientação revela a intolerância que recusa a diversidade.".

20 "Se todo ser carrega luz e sombra, então o mal nunca é absoluto, e até a negatividade abriga uma centelha de bondade."

Comentários

sábado, 26 de junho de 2021

Coleção 44 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamentos

Coleção 44 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “O bajulador é o espelho do patrão: seu olhar denuncia o que se diz às escondidas e transforma a hostilidade em aviso silencioso de que o visitante não é bem-vindo.”

2 “Quando ninguém acredita, a verdade se torna inútil; resta então dizê-la como quem mente, pois neste mundo a mentira virou lazer.”

3 “A mentira pode ser repetida mil vezes, mas jamais se torna verdade: é um artifício obsoleto, condenado a fracassar diante da consciência que não se deixa enganar.”

4 “Ensinar é bênção aos dignos; negar o saber é maldição aos indignos; o mestre, ao instruir ou calar, julga.”

5 “Quando os alunos da escola pública boicotam as provas, revelam não apenas ignorância ou manipulação ideológica, mas sobretudo a ausência de gratidão; virtude mínima diante dos benefícios que recebem.”

6 “O professor deixou de ensinar para gerir desordem: diante de alunos-foliões que tomaram a rédea, sua autoridade pedagógica se dissolve na tarefa inútil de contê-los.”

7 “O desrespeito dos alunos reflete o que aprendem em casa: quem se impõe sem autoridade, conquista aprovação não pelo respeito, mas pela cumplicidade na transgressão.”

8 “O respeito ao próximo encontra seu limite no respeito aos pais: quem não honra a própria família ergue barreiras invisíveis à consideração por todos os demais.”

9 “O pecado não está na consequência que a natureza impõe, mas na maldade e na ira com que se executa a vingança; o retorno é inevitável, mas a intenção revela a transgressão.”

10 “A não reeleição de corruptos não é justiça, mas ilusão; o eleitorado, cego e conformado, perpetua o ciclo que diz repudiar.”

11 “Quem semeia destruição nos outros acaba por semear em si mesmo; a maldade se aniquila pela própria raiz.”

12 “A maldade é sua própria punição: quem destrói os outros, inevitavelmente se destrói, pois a fonte do mal corrói a si mesma.”

13 “O medo da morte se dissolve na infância e na velhice: para a criança, pela ignorância; para o idoso, pela aceitação — e nela se revela o clímax sublime da vida, impossível de retornar ou relatar.”

14 “O estágio probatório tornou-se um tormento não pelas exigências do cargo, mas pela injustiça de quem deveria avaliar, transformando a prova de mérito em obstáculo pessoal.”

15 “A inveja busca apenas a felicidade alheia, ignorando o esforço que a gerou; a vida devolve a cada um o que semeia, tornando a cobiça fútil diante da justiça inevitável das ações.”

16 “Diante da intromissão alheia, a tolerância passiva é a virtude: suportar em silêncio é resistir sem confronto, esperando que o fedor se dissipe por si.”

17 “Cada personalidade revela seu padrão diante da vida: os fracos fogem, os covardes denunciam, os fortes agem; a essência de cada um define seu papel e sua reação aos desafios.”

18 “Os insultos de cunho sexual dos alunos não são aleatórios; refletem a frustração e a confusão de identidade deles diante de uma heterossexualidade que ainda não compreendem.”

19 “Diante do choque entre doutrina e diversidade escolar, o professor vê valores simulados substituírem a moral essencial, transformando a escola em palco de experimentações que confundem e desafiam sua autoridade.”

20 “Dizer ‘Deus me livre!’ diante da homossexualidade revela mais do que desaprovação: é a própria essência do preconceito, a rejeição automática do que se considera inconveniente.”

Comentários

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Coleção 43 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamento

Por Claudeci Andrade

1 O gesto obsceno ao livro não nega o saber; é o grito silencioso de quem, impotente para dominá-lo por inteiro, implora por uma sabedoria que transcenda o conteúdo.

2 A ironia do professor não é rendição, mas estratégia: ao coroar o mais bagunceiro como líder, finge ceder poder enquanto transforma a própria conivência em tática de sobrevivência e controle sutil.

3 O “aluno de sucesso” não é fruto do saber, mas da encenação: sua aparência carregada de símbolos de inteligência e preparo esconde o vazio de conteúdo, revelando que sua popularidade nasce mais do estilo do que do conhecimento.

4 A arrogância do aluno que diz “se o professor pode, eu também posso” não é ambição, mas desculpa: transforma os erros do mestre em justificativa para sua própria mediocridade, nivelando por baixo o que deveria inspirar pela experiência.

5 O chamado “aluno de sucesso” é apenas a máscara de uma farsa: sustenta-se em mentiras, intimidações e vitimizações calculadas, sacrificando a ética para esconder a própria irresponsabilidade e transformar a manipulação em triunfo aparente.

6 O “aluno de sucesso” que clama por “porrada” disfarça-se de espectador inocente: cria o caos, manipula o relato e transforma sua própria culpa em narrativa de triunfo, provando que sua astúcia vale mais que sua integridade.

7 O sucesso do palhaço, exaltado pela mídia e pelo riso, revela a contradição entre fama superficial e mérito intelectual: brincar pode abrir holofotes, mas não garante preparo para desafios reais, e a vida não oferece vagas ilimitadas para quem depende apenas do humor.

8 O “aluno de sucesso” emerge de uma educação parcial: aprende a exigir direitos, mas ignora os deveres que lhes dão sentido, transformando seu triunfo em conquista superficial e egoísta.

9 A língua é como uma arma de fogo sem porte legal: poderosa e destrutiva, capaz de ferir e até matar, como um dragão que cospe fogo, lembrando-nos da responsabilidade inerente às palavras que proferimos.

10 A frustração do professor surge da impotência diante da avaliação coletiva: seu conhecimento deveria bastar para julgar, mas o Conselho de Classe impõe notas alheias, injustas e ridículas, despertando nele o desejo de que “os deuses acelerem o processo de reação”, lembrando que a prerrogativa de avaliar pertence, em essência, ao professor titular.

11 Viver é morrer a cada dia, e morrer é um processo gradual; impulsionados pelo medo do novo, giramos na roda viva da existência, até o “fim da picada”, apenas para recomeçar amanhã, reiniciando o ciclo inexorável da vida e da morte.

12 A morte, marcada pela hora em que o pó retorna ao pó, revela o fim da razão e da fé sem sentido; paradoxalmente, é o risco de morrer que intensifica a vida, transformando o temor do fim no prazer supremo de existir.

13 A vida é uma besta que nos faz cair para que outros, em nome de Deus, se vangloriem de ajudar, revelando que a caridade muitas vezes encobre vaidade e superioridade moral, e não amor genuíno.

14 A perversão da autoridade parental transforma respeito em medo: ao proteger o filho das consequências, a família subverte a educação, permitindo indisciplina e notas imerecidas, enquanto o professor se vê forçado a ceder para evitar confrontos.

15 A fusão de mãe e professora expõe o filho às “sujeiras da educação”, misturando desilusões profissionais com intimidade pessoal, e assim transforma a proximidade em contaminação que prejudica seu aprendizado.

16 Que a mídia, em vez de propagar crises como o mosquito da dengue ou vírus que tiram o fôlego, criasse pragas que nos tornassem mais inteligentes e críticos, promovendo saber, saúde e alegria em vez de pânico e paralisia.

17 As doenças não seguem a medicina, mas a política: ao reduzir padrões e manipular estatísticas, o governo “pedala” a realidade, transformando crises de saúde em números controlados e ilusórios.

18 A mídia só valoriza crises quando atingem os ricos: dengue e seca passam despercebidas até que afetem as piscinas do Sudeste, enquanto a culpa recai sobre os pobres, forçados a economizar para sustentar os privilégios alheios.

19 O Zika é o vilão de muitos desvios: a mídia distorce a ciência, transformando absurdos em explicações populares, enquanto doenças tratáveis, como HIV ou coronavírus, podem ser usadas da mesma forma para alimentar politicagem.

20 Ampliar o vocabulário é ginástica para a mente: cada palavra nova é um remédio preventivo contra o empobrecimento cognitivo, fortalecendo a memória e preservando a agudeza mental.

Comentários