"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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domingo, 31 de julho de 2022

AMIZADE DE PROFESSOR E ALUNOS ("Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade." — Marquês de Maricá)

 


AMIZADE DE PROFESSOR E ALUNOS ("Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade." — Marquês de Maricá)

Por Claudeci Ferreira de Andrade 

Professor não pode sorrir para aluno, porque ele acha que é amigo demais para respeitá-lo e diferenciar as responsabilidades.

            "Uma raposa muito jovem, que nunca tinha visto um leão, estava andando pela floresta e deu de cara com um leão. Ela não precisou olhar muito para sair correndo desesperadamente na direção de um esconderijo que encontrou. Quando viu o leão pela segunda vez, a raposa ficou atrás de uma árvore a fim de poder olhar antes de fugir. Mas, na terceira vez a raposa foi direto até o leão e começou a dar tapinhas nas costas dele, dizendo:

_Oi, gatão! Tudo bom?"

Moral da história:

Da familiaridade nasce o abuso.

(Esopo)

           Então, como pessoas sensatas, devemos ser como uma raposa para reconhecer as armadilhas e como um leão para assustar os lobos, todavia quando se perde o medo vem a banalidade da relação. Maquiavel tinha razão: "Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha."  Sim, essa minha citação é muito radical mesmo, com objetivo de cortar o mal pela raiz, mas gosto mais da exceção, que como você observou bem, há raposa inteligente e prudente bem como leão que assusta quem deve ser assustado. Essa carapuça não serve para você, pois é uma pessoa maravilhosa e equilibrada. Que tenhamos sempre uma relação saudável e proveitosa.

           Sem falar que tem coordenador e diretor que detestam a relação de amizade entre professor e aluno, eles acham que todos estão contra eles. Sim, não tive medo de exagerar, a chance de acertar é grandiosíssima, pelas raríssimas exceções. E tem mais, dizem que é para evitar problemas de namoro, casamentos, abusos sexuais, complô. Barreira ineficaz, todo dia, a escola está nas mídias por esses motivos.

           Eu acho, pelo contrário, que deve sempre existir uma grande amizade entre aluno e professor, o professor nunca perde em ser amigo do aluno, e também o aluno nunca perde em ser amigo do professor, onde existe amizade, tudo fica bem mais fácil até para aluno treinar seus limites de domínio próprio e autonomia. Só se aprende de quem se gosta.

           Então, meu caro leitor, devemos ser amigos também dos pais de nossos alunos, e os pais devem ser amigos dos professores dos seus filhos. Confesso que coloquei uma pitada forte de ironia no primeiro parágrafo desta crônica para mostrar que a escola não está interessada na formação do cidadão, mas só em passar conteúdo. Arthur Schopenhauer define bem o tipo de amizade que devemos evitar: "Devemos nos proteger da familiaridade e das amizades idiotas."

No gozo de uma "licença-prêmio" ("Me dá licença que vou beijar o céu." — Jimi Hendrix)

 


No gozo de uma "licença-prêmio" ("Me dá licença que vou beijar o céu." — Jimi Hendrix)  

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

No gozo da minha licença-prêmio, esqueceram-se de mim, e os insatisfeitos com o meu trabalho gostam tanto quanto com a mesma intensidade, que eu longe deles. A concorrência nadou de braçadas. O Salário recebi seco, sem adicionais.

Pois bem, três meses antes, meu colega de trabalho, sabendo do meu favorecimento, se colocou em meu lugar e disse o seguinte: "O pior será quando você voltar ao trabalho e ver seus alunos melhores do que deixou... e se eles manifestarem o sentimento de que você não fará falta... sua ausência será mais produtiva... seu retorno será dispensável (riso)". Profecia maligna! Sim, meu amigo, existe essa possibilidade, sim, mesmo assim ainda quero que o meu substituto faça melhor do que eu, tudo em nome da boa educação. Como não se consegue desagradar a todo mundo, há de ter alguém que está lamentando minha pausa, contando os dias para me ver voltando. Aí, para balancear, cito minha aluna Luana: "Devemos ser como uma raposa para reconhecer as armadilhas e como um leão para assustar os lobos. Aprendi na sua aula de filosofia. Volta logo professor tenho muito o que aprender ainda com o senhor." A estes minha oração e até breve, 6 meses passarão rápido. A minha ausência, também é promissora para eles reconhecerem alguns valores em mim. Enquanto falarão de mim pelas costas, assim contribuirei até com minha ausência. É preciso muita coragem, senão muito trabalho para se fazer ausente legalmente. Já é uma virtude a humildade, paciência e perseverança para merecer uma licença qualquer.

E aqui justifico meu comportamento retraído com as palavras do Denilson Fernandes: "Sou um ser odiado por muitos... Quando preciso e quero sou pessoa perturbada sem escrúpulo e sem clemência... Sou chato, por que eu gosto de mostrar seus erros, seus medos e corrigi-los ... Você sentirá ódio de mim, mas se for inteligente me agradecerá depois. Quero seu bem, por isso sou chato olha seus pais, por exemplo, sempre são chatos por que lhe dão sermão... E eu tenho a mesma regra, pois aprenderam o que sabem hoje, por sermões que seus pais deram a você."

Neste caso, os prós e contras devem ser levados em conta. Com certeza, qualquer professor a me substituir fará bem à minha aluna exemplar, os semelhantes se apoiam e crescem juntos na melhor direção. Grato. Eu já ia dizer que o meio educacional ficaria vazio sem mim, mas quando morre uma célula, nasce outra no lugar automaticamente.


sábado, 30 de julho de 2022

MERCENÁRIOS DO MAGISTÉRIO ("Aos Mestres, todo meu apreço! Aos mercenários toda minha indignação." — Ronei Porto da Rocha)

 


MERCENÁRIOS DO MAGISTÉRIO ("Aos Mestres, todo meu apreço! Aos mercenários toda minha indignação." — Ronei Porto da Rocha)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Alguns docentes abrem mão do "abc" vocacional, tornando-se mercenários da "merreca" que recebem. Há felicidade sim ao amar sua profissão. Dizem que nem relógio trabalha de graça, é bem verdade, o relógio não tem prioridade, apenas trabalha. Quem tem interesse no trabalho dele lhe dá corda com prazer. O professor não é diferente, precisa se alimentar. Porém, não é aceitável um professor rico. Você já viu um rico ensinar outra pessoa a tornar-se rica? Eu nunca vi. O que precisamos ensinar é como sair bem das dificuldades. As dificuldades dos ricos não servem para os pobres.

           Em todos os grupos do Whatsapp das escolas, predominam as mensagens sobre salário. E reclamações de direitos salariais. Aff! Eu reclamo muito, também, não de salário; todavia dos erros metodológicos para melhorar a funcionalidade do sistema, isso implica mais trabalho e responsabilidade; quem reclama de salário nem sempre está pensando na melhora da educação: Quer tirar proveito econômico... "Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? Não posso, não tenho condições. Muito menos com o salário que recebo (...) Outra coisa que me deixava mal era que, como vereadora, recebia em um mês o que a escola recebia em um ano para funcionar. (...) Durante o período como vereadora continuei recebendo o meu salário de professora. A diferença ficava para o partido e administrávamos coletivamente, apoiando movimentos sociais e estruturando o partido." (Amanda Gurgel). A contradição é:  se o aluno souber que ganha mais do que seu professor não o respeitará, não o escutará. Ser mercenário tornou-se uma necessidade profissional no sistema educacional público.  

           Podem mandar rios de dinheiro para a escola, pode fazer prédios e mais prédios, não melhorará o sistema educacional do brasileiro. O problema é político e insolúvel; talvez seja a falta de educação familiar, ou seja, o maior problema da precariedade das escolas é o aluno sem objetivo, propósito, respeito e disciplina. A Amanda Gurgel mudou o que na  Educação? Que diferença fez? Apenas ficou famosa, e eu nem isso. "Alguns alunos eram pré-adolescentes (6° e 7° anos) e esses eram bem desligados. Nem sabiam de nada sobre mim. Os adolescentes do 8º e 9º anos já eram mais antenados, mas não ficavam falando muito sobre isso… só algumas meninas que gostavam de conversar sobre machismo, mas nada muito intenso. De vez em quando eles diziam que eu era rica porque era uma celebridade! Mas era tiração de onda, eles sabiam que eu nem era rica, nem era celebridade." Amanda Gurgel.  

https://www.thaisagalvao.com.br/2020/11/23/cade-amanda-gurgel-campea-de-votos-em-2012-e-derrotada-com-mais-de-8-mil-votos-em-2016/ (acessado em 30/07/2022).

sexta-feira, 29 de julho de 2022

PROFESSOR NO CONTROLE OU CONTROLADO ("Aquilo que não puderes controlar, não ordenes." — Sócrates)

 


PROFESSOR NO CONTROLE OU CONTROLADO ("Aquilo que não puderes controlar, não ordenes." — Sócrates)

Este ano fui impedido por uma aluna do Ensino Médio de aplicar uma "Palavras Cruzadas" como didática para estudar vocabulário. Grosseiramente me interrompeu: — "O senhor não tem conteúdo da Secretaria de Educação para ensinar, não?" Por minha sorte, uma cópia da base curricular, sugerindo o conteúdo, estava ali em minha pasta, então lhe mostrei, foi como o bêbado entrar na igreja...  

           O aluno escolher o que quer que a escola ensine-lhe, é o mesmo que o paciente determinar ao médico o remédio que quer tomar! O foco dele não é atender a necessidade social, mas o prazer egoísta e imediato de quem sacrifica os outros para se dar bem em tudo. Ou mostrar-se controlador para seu grupo de fãs: foi o que percebi pelos os aplausos que ela ganhou.

            Em outra ocasião anterior, os alunos do 2º ano me denunciaram à coordenadora, dizendo que eu não estava ensinado os conteúdos devidos ao currículo para a série. Ele nem perceberam que uso o livro, pois dias anteriores outro grupo tivera reclamando que uso só o livro adotado pela escola, alegando que não fazia aulas criativas. Se eles de forma alguma sabem o que é ser aluno, também não sabem qual é o papel do professor. A verdade é que tudo na escola urde contra a autarcia do professor, que devia decidir sobre o quê, o quanto e o como ensinar. Contudo o controle o tolhe!


quinta-feira, 14 de julho de 2022

LICENÇA PARA INTERESSE PARTICULAR. ("Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" — Amós 3:3)

 


LICENÇA PARA INTERESSE PARTICULAR. ("Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" — Amós 3:3)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

RECEBA: "Quem é prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências." (Prov. 22:3). Pedi uma licença para interesse particular, abrindo mão de minha função como professor do ensino fundamental no município em que trabalho por 20 anos. Para o real motivo, faço minhas as palavras de Bob Marley: "Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer." Estou desqualificado para ensinar a base curricular para os "especiais" que povoam as salas de aula "normais" com uma assistente preparada para cobrar do professor (leva e traz). Não estou compreendendo mais o sonido das trombetas — "Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?"(1Coríntios 14:8 ARC ). Vocês venceram por W.O. (Walk Over): Homofóbicos, racistas, feministas e adolescentes erotizados pelas mídias! Disso me acusam injustamente, só porque penso diferente de vocês: Desrespeitadores que exigem respeito! Minha fonte de orientação é a Bíblia, não maltrato ninguém. Vocês condenam nos outros aquilo que querem eliminar em si próprio e não têm brio moral: é mais fácil jogar a culpa nos outros. Essa é uma transferência dispendiosa, com muitas consequências negativas. O falsário e o desrespeitoso causam trauma em ambos os lados. Medimos os outros com a medida que temos. O etarismo ganhou mais uma vez, e os anciãos tradicionais e "quadrados" pagam o preço pela perspectiva de vida reduzida dos que pregam o "amor", "respeito" e a "igualdade". Na pandemia os professores aprenderam dar aulas com a boca amordaçada, agora terão que usar óculos escuros para evitar olhares maldosos. Disso também me acusaram. O que os semianalfabetos da escola supões é a verdade suprema, sabem até o que o professor pensa, só não querem aprender o que ele sabe das matérias. Logo só mulheres feministas e homossexuais serão bons professores.

O profeta não amaldiçoa ninguém, apenas conhece o Deus que atribui justas consequências e anuncia sua mensagem. O profeta Kacou (Kc 151:19) já previa as consequências para os zombadores de seu ministério. "O que vai acontecer? As pessoas irão falar contra o profeta Kacou Philippe e a sua Mensagem numa casa, num templo, numa igreja, numa mesquita, num veículo, num local de trabalho ou outro, e o Anjo de 24 de abril de 1993 irá atingi-las. Alguns cairão mudos e inconscientes até à morte. Outros serão atingidos pela loucura, cegueira, epilepsia, paralisia e várias doenças que a medicina não conseguirá curar (... O profeta que previu a Covid-19 também está prevendo os sintomas da pandemia para os incompatíveis com o amor ao próximo). Os milagres que as nações precisam são os mesmos milagres que Moisés deu aos Egípcios." Algo semelhante e também significativo já aconteceu no passado, relatado na Bíblia, quando duas ursas mataram 42 meninos por desrespeito e zombaria ao profeta Eliseu, (2 RS 2:23-24). Se sou do Diabo, estou fazendo minha parte educadamente, retirando-me e desocupando o espaço de Deus e dos seus servos; porém, se sou de Deus, e ainda não terminei a minha missão, e forçado pelas circunstâncias, saí. A justiça vai acontecer: circunstâncias ruins não existem sem provocação! Com essa dúvida, entrego-me ao nosso Criador, que faça recair a morte sobre mim, se não estou de seu lado ou se fugindo de Sua vontade. Ao contrário, destrua os afetados causadores desse abandono. É que, às vezes, não se tem outra opção, humanamente falando, só nos resta fugir do perseguidor. Logo, nesse tempo "empoderador", nas escolas fundamentais, só terão mulheres lecionando e/ou escravos de adolescente. (Isaías 3:12).

segunda-feira, 11 de julho de 2022

POPULARIDADE REVERSA ("A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre." — Oscar Wilde)

 


POPULARIDADE REVERSA ("A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre." — Oscar Wilde)

Não adianta trabalhar para conseguir sucesso, se assim fosse, todo trabalhador seria uma pessoa de sucesso. O sucesso persegue os premiados por saber lidar com a fama. Tenho medo de ser só trabalhador, e você...?

Hoje, começa o mês das festas juninas, que evoca sonhos e alegria! E eu já entrei atravessado no ritmo da situação, além de minha calça xadrez, fui à parada cívica em homenagem ao aniversário de minha cidade, Senador Canedo. Ali, na pista, eu buscava o convívio familiar com os populares e conhecidos. Então, era professor para cá, outro já chamava para lá, outro ainda só meneava a cabeça como quem o faz a um professor, que não pode passar em branco. Senti que minha vida profissional estava sendo marcada por grande entusiasmo e devaneio. Mas, cortaram o meu ponto porque cheguei atrasado, a coordenadora já tinha ido embora. As alianças tendem a ser vangloriadas, mesmo em desarmonia com o futuro indicador de fracasso. A menos que eu abra o coração em resiliência ou faça vista grossa. Quanto mais pessoas se aproximarem, e quanto mais eu afrouxar os princípios, mais condições terei de me destacar. Um abismo chama outro abismo.

Depois das apresentações, o dia continuou tenso, mas manti a calma e o foco; O Smartphone ligado, tudo e todos me chamam para nada, porém sou somente mais um! Uma mensagem vazia aqui, outra acolá, fui generoso com elas, Tudo faz parte do processo de busca pela felicidade. A minha idiotice tem esse lado bom.

sábado, 18 de junho de 2022

TODOS OS MOVIMENTOS PRAZEROSOS DESTA VIDA SÃO EM DIREÇÃO À MORTE ("A pena de morte põe fim a pena da vida." — Carlos EDUARDO Balcarse)

 


TODOS OS MOVIMENTOS PRAZEROSOS DESTA VIDA SÃO EM DIREÇÃO À MORTE ("A pena de morte põe fim a pena da vida." — Carlos EDUARDO Balcarse)

Com meus sessenta e três anos de idade, perambulando nesta vida besta, bem vividos ou mal vividos, descobri que Deus derruba o homem para dar-lhe o prazer do levantar-se; e, a outros dar-lhes a oportunidade de ajudar-nos para se vangloriarem de filhos de Deus e irmãos nossos. E ainda, tenho que ser agradecido a eles, vendo alguém apenas fazer suas obrigações: bando de inútil - "Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever' "(Lc 17:10). E além do mais, temos que, também, aceitar esta incompreensível, ou melhor, subestimadora experiência como preparação espiritual para a morte, e engolindo isto tudo, como um ato de amor e justiça, é não querer dignidade alguma!

           Portanto, a hora que Deus determinou, é essa; exatamente a hora do fim da razão e da fé sem razão! A morte é o prazer supremo da vida, e todos os movimentos prazerosos desta vida são em direção da morte, quanto mais risco de morte, mais intenso é o prazer. O constante desgastar-me, que tanto me dá prazer, por também, dar prazer cinético para outrem. Finalmente me tornarei adubo para fertilizar a terra que vai parir com prazer a vida novamente.

           Sem dúvida, a morte é essencial para a vida, depois, só a essência e a conversão da essência, trazendo a vida de volta para novamente morrer. Quem vive morre, quem morre vive! E o digno medo da morte é o eixo da roda viva. Somente um jato breve de vida, vencido pela morte, graduando o rápido desvanecer, produz o prazer acelerador do processo. Confirmo com as palavras de William Shakespeare: "Ó doçura da vida: Agonizar a toda a hora sob a pena da morte, em vez de morrer de um só golpe."

terça-feira, 7 de junho de 2022

Educação: reprovada’, um artigo de Lya Luft

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  • Educação: reprovada’, um artigo de Lya Luft
  • TEXTO PUBLICADO NA REVISTA VEJA DESTA SEMANA Lya Luft Há quem diga que sou otimista demais. Há quem diga que sou pessimista. Talvez eu tente apenas ser uma pessoa observadora habitante deste planeta, deste país. Uma colunista com temas repetidos, ah, sim, os que me impactam mais, os que me preocupam mais, às vezes os […]
  • Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 10h47 - Publicado em 13 set 2011, 19h32
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  • Lya Luft
  • Há quem diga que sou otimista demais. Há quem diga que sou pessimista. Talvez eu tente apenas ser uma pessoa observadora habitante deste planeta, deste país. Uma colunista com temas repetidos, ah, sim, os que me impactam mais, os que me preocupam mais, às vezes os que me encantam particularmente. Uma das grandes preocupações de qualquer ser pensante por aqui é a educação. Fala-se muito, grita-se muito, escreve-se, haja teorias e reclamações. Ação? Muito pouca, que eu perceba. Os males foram-se acumulando de tal jeito que é difícil reorganizar o caos.
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  • Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em “reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marcá-lo desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar?
  • De todos os modos facilitamos a vida dos estudantes, deixando-os cada vez mais despreparados para a vida e o mercado de trabalho. Empresas reclamam da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, médicos e advogados quase não sabem escrever, alunos de universidades têm problemas para articular o pensamento, para argumentar, para escrever o que pensam. São, de certa forma, analfabetos. Aliás, o analfabetismo devasta este país. Não é alfabetizado quem sabe assinar o nome, mas quem o sabe assinar embaixo de um texto que leu e entendeu. Portanto, a porcentagem de alfabetizados é incrivelmente baixa.
  • Agora sai na imprensa um relatório alarmante. Metade das crianças brasileiras na terceira série do elementar não sabe ler nem escrever. Não entende para o que serve a pontuação num texto. Não sabe ler horas e minutos num relógio, não sabe que centímetro é uma medida de comprimento. Quase a metade dos mais adiantados escreve mal, lê mal, quase 60% têm dificuldades graves com números. Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito. Parafraseando um especialista, estamos produzindo estudantes analfabetos.
  • Naturalmente, a boa ou razoável escolarização é muito maior em escolas particulares: professores menos mal pagos, instalações melhores, algum livro na biblioteca, crianças mais bem alimentadas e saudáveis – pois o estado não cumpre o seu papel de garantir a todo cidadão (especialmente a criança) a necessária condição de saúde, moradia e alimentação.
  • Faxinar a miséria, louvável desejo da nossa presidenta, é essencial para nossa dignidade. Faxinar a ignorância – que é uma outra forma de miséria – exigiria que nos orçamentos da União e dos estados a educação, como a saúde, tivesse uma posição privilegiada. Não há dinheiro, dizem. Mas políticos aumentam seus salários de maneira vergonhosa, a coisa pública gasta nem se sabe direito onde, enquanto preparamos gerações de ignorantes, criados sem limites, nada lhes é exigido, devem aprender brincando. Não lhes impuseram a mais elementar disciplina, como se não soubéssemos que escola, família, a vida sobretudo, se constroem em parte de erro e acerto, e esforço. Mas, se não podemos reprovar os alunos, se não temos mesas e cadeiras confortáveis e teto sólido sobre nossa cabeça nas salas de aula, como exigir aplicação, esforço, disciplina e limites, para o natural crescimento de cada um?
  • Cansei de falas grandiloquentes sobre educação, enquanto não se faz quase nada. Falar já gastou, já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos e fatos, orçamentos em que educação e saúde (para poder ir a escola, prestar atenção, estudar, render e crescer) tenham um peso considerável: fora isso, não haverá solução. A educação brasileira continuará, como agora, escandalosamente reprovada.

sábado, 4 de junho de 2022

A BELEZA E A INCLUSÃO SOCIAL ("Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência." — Oscar Wilde)

 


A BELEZA E A INCLUSÃO SOCIAL ("Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência." — Oscar Wilde)

É bonito vestir calça rasgada? Deram outro objetivo para o vestir-se. O padrão de beleza imposto pela Bíblia é o estado natural, sem uso de joias, conformado com a imagem e semelhança do Deus que lhe criou. O outro padrão de beleza estabelecido pela ciência, na pessoa de Fibonacci, é notado pela exclusão da natureza. Ela que garante um padrão esteticamente aceito pelo nosso cérebro, são as proporções harmoniosas. Quem é feio tem a imunidade baixa. Repugna-me muito ver duas coisas no mundo: um idoso que usa aparelho nos dentes; o outro com o comportamento de adolescente na sala de aula da EJA. E uma terceira, eu abomino: um homem de cabelos brancos tingidos de preto. São disfarces que não combinam, reforçam apenas os efeitos da corrosão do modismo inadequado no ser humano de personalidade flutuante. Quando ficar velho não queira parece mais jovem. Seja apenas mais feliz. Conhecer a si mesmo, para conhecer o universo e os deuses é o mesmo que aceitar-se a si mesmo para usufruir de saúde plena.

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