"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

QUEM RESPEITA MERECE RESPEITO ("O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos." — Raul Brandão)

 


QUEM RESPEITA MERECE RESPEITO ("O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos." — Raul Brandão)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

PARA MEUS ALUNOS QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO E PIRRAÇAM, PERTURBANDO A AULA minha e DOS SEUS COLEGAS, digo-lhes que obediência forçada não é virtude. Evidentemente preciso da sua atenção para fazer acontecer a aula, mas não quero exigir seu respeito, e nem poderia pretendê-lo, se mesmos seus pais não o têm. Esta é a prova de que a educação escolar não substitui a familiar. Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores. Eu respeito as pessoas não porque elas merecem ou pelo que elas são, mas pelo que eu sou. Senão não respeitaria um mendigo, uma prostituta, um ladrão, um animal, ou ainda um homossexual. Por outro lado, o Lúcifer não pode respeitar a Deus mesmo consciente de todo o Seu poder, e nem a ninguém;  porque o seu caráter é demoníaco, orgulhoso demais para aprender lições essenciais. Respeitar alguém é um dom divino, pois O Criador de todas as coisas respeita Suas criaturas. Por isso, posso contar com o respeito de Deus, isso me interessa, pois essa relação conhecida e vivida faz de mim um respeitador também. Não há pecado mais vergonhoso do que enganar quem acredita em você. ... Seria por isso que alunos não respeitam, não gostam, não acreditam mais em seus professores, e os denunciam por qualquer motivo para regulá-los em saia justa, por vingança? "Gato escaldados tem medo de água fria." CiFA

AUXÍLIO EMERGENCIAL, DIGNIDADE JÁ! ("O poder não corrompe os homens; mas os tolos, se eles adquirem uma posição de poder, eles a corrompem." — George Bernard Shaw)

 


AUXÍLIO EMERGENCIAL, DIGNIDADE JÁ! ("O poder não corrompe os homens; mas os tolos, se eles adquirem uma posição de poder, eles a corrompem." — George Bernard Shaw)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em meio à cacofonia de vozes que ecoam pelos corredores da escola, encontro-me refletindo sobre a complexidade da educação. Sou professor, um papel que muitos veem como um farol de sabedoria, mas que, na realidade, é um equilíbrio delicado entre a disseminação do conhecimento e a manutenção da ordem.

Nem todos os professores desejam saber o certo para disseminá-lo. Alguns, infelizmente, preferem seguir o caminho da conveniente maioria para garantir seu emprego, caindo na graça do alunado. O amor à política partidária estende um véu sobre suas mentes, e eles continuam de alma escondida, xingando o presidente sem medir as consequências atribuídas por quem o instituiu líder da nação e ainda espera um bom funcionamento da "máquina".

As normas desvirtuam-se quando particularizadas, e isso mete medo em qualquer um. Eles são esquerda em relação ao macro e direita no micro. A medição de força leva à normatização em função do domínio das mentes dos mais simples, fazendo-os subalternos gratuitos.

Quem me deu uma cesta básica, com a intenção de ajudar, também me condenou como miserável e despertou meu desejo de desforra, encurtando meu caminho e me viciando nos muitos motivos para validar minha gratidão. "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia". Quem transcreveu essa frase atribuída a Jesus Cristo não pensou que quem vive de misericórdia não tem dignidade e precisa sair desse estado! Ou esta é a vontade de Deus, visto que os do céu estarão ali sem dignidade alguma somente pelos méritos de Jesus!

Nesta crônica de minha vida como educador, percebo que a verdadeira sabedoria não reside em seguir cegamente as normas, mas em questioná-las, em buscar a justiça, em lutar pela dignidade de cada aluno. Afinal, a educação não é apenas sobre ensinar fatos, mas sobre formar cidadãos conscientes e empáticos. E, no final do dia, mesmo diante das adversidades, eu continuo acreditando na possibilidade de mudança, na força da educação para transformar vidas. Porque, como disse Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

ALINHAMENTO CONSTRUTIVO

1. O Papel do Professor Entre a Transmissão de Conhecimento e a Manutenção da Ordem:

O texto apresenta a complexa realidade do professor, dividido entre a missão de transmitir conhecimento e a necessidade de manter a ordem em sala de aula. Como a sociologia pode nos auxiliar a compreender essa dicotomia, considerando as diferentes expectativas da sociedade, as características dos alunos e as relações de poder na escola?

2. A Influência da Política na Educação:

O autor critica a postura de alguns professores que se baseiam em suas preferências políticas ao invés de buscar o conhecimento e a verdade. Como a sociologia pode nos ajudar a analisar a relação entre a política e a educação, considerando a importância da neutralidade política no ambiente escolar e a formação crítica dos alunos?

3. Normas, Poder e Subalternidade:

O texto destaca a deturpação das normas e a utilização do poder para subjugar os mais simples. Como a sociologia pode nos auxiliar a compreender a relação entre normas, poder e subalternidade na escola, considerando as diferentes classes sociais, os mecanismos de controle e a luta por igualdade?

4. Misericórdia, Dignidade e o Papel da Educação:

O autor questiona a ideia de que a misericórdia leva à falta de dignidade e defende a busca pela justiça e pela emancipação dos alunos. Como a sociologia pode nos ajudar a analisar a relação entre caridade, educação e transformação social, considerando os princípios de justiça social, autonomia e empoderamento dos indivíduos?

5. Educação para a Transformação Social:

O autor reitera a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes e empáticos, capazes de transformar a sociedade. Como a sociologia pode nos auxiliar a compreender o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável, considerando os desafios contemporâneos e as potencialidades da educação como ferramenta de mudança?

Bônus:

A Evolução do Papel da Educação ao Longo da História:

Realize uma análise sociológica da evolução do papel da educação ao longo da história. Como as mudanças sociais, as lutas por direitos, as diferentes correntes de pensamento e as descobertas científicas influenciaram o papel da educação em diferentes épocas e culturas? Quais os desafios e as oportunidades que a educação enfrenta na sociedade contemporânea?

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

FICA COMIGO, A MORTE NOS SEPARA...! ("Gostaria de ti pedir para ficar, mas isso seria insensato; pois há muito tempo não estou mais aqui." — Debora Canibal)


 

Textos


Crônicas

FICA COMIGO, A MORTE NOS SEPARA...! ("Gostaria de ti pedir para ficar, mas isso seria insensato; pois há muito tempo não estou mais aqui." — Debora Canibal)
Por Claudeci Ferreira de Andrade




Hoje, recordando-me de que tudo tem o seu tempo: tempo de plantar, tempo de colher. Assim ganhei a certeza que Amizades verdadeiras podem atravessar os tempos, mas nem todas as pessoas com as quais nos relacionamos resistem a tanto. Por isso, deixo ir quem quiser, pois não sou egoísta a ponto de impedir a partida de quem já não quer mais ficar. Eu sou gentil com as pessoas e imparcial em meus julgamentos, independente da contribuição que façam para minha vida. Nesse momento, minha alma necessita de um ambiente íntimo, bonito e organizado, em que a estética esteja no comando, já que me julgam pela aparência. Quanto mais o fim de todas as coisas se aproxima, mais as pessoas se distanciam; deve ser mais confortante morrer juntos do que sofrer duplamente separados. Ah! A morte NOS SEPARA E A POLÍTICA TAMBÉM! Aquela virá de qualquer jeito, porém ela tem endereço certo e tempo certo, aliás cada um tem sua hora. Então fiquem, por enquanto, perto de mim! Mas, isso seria insensato; pois há muito tempo não estou mais aqui. CiFA.
Kllawdessy Pherreira
Enviado por Kllawdessy Pherreira em 23/03/2021
Reeditado em 20/10/2022
Código do texto: T7214002
Classificação de conteúdo: seguro
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários
1

Kllawdessy Pherreira

Norma Aparecida Silveira Moraeshá 1 anoMUITO RFLEXIVO PENSAMENTO. REALMENTE A HORA DA MORTE CHEGA. AINDA BEM QUE NÃO SABEMOS ADATA. O MUNDO SERIA O CAOS. MAS ATUALMENTE ESTAMOS TENDO UM CONTATO MAIS DIRETO COM ELA E ISSO MEXE COM A GENTE, COM A FORMA DE VIDA, DE REVER CONCEITOS, COM A FÉ. APLAUSOS MIL

ABRAÇANDO PALMEIRAS ("Minha terra não terá mais palmeiras se a humanidade não cuidar." — Daniel Ricarte)

 


ABRAÇANDO PALMEIRAS ("Minha terra não terá mais palmeiras se a humanidade não cuidar." — Daniel Ricarte)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Insanidades na Pandemia de Covid-19, a doença afeta o cérebro: um velho com um pé na cova, anunciou-se, num site de namoro, demandando um relacionamento duradouro, motivado pela segurança da vacinação privilegiada. Se descrevia saudável, rico e vacinado. A outra, é o Brasil em coma induzido para justificar o pedido de impeachment do governo Bolsonaro. Parece-me que a Bíblia mais uma vez tem razão: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano.” (Salmos 92.12). Por ora, o "Tsunami" veio; as "casas" caíram, e as máscaras também; mas as "palmeiras" permaneceram em pé: pois, na Indonésia, foi assim: muitas pessoas salvaram-se do afogamento, abraçando as palmeiras. Felizmente, em todas as ocasiões, quando a água forte arrastou tudo, estava fazendo o caminho. A limpeza deve acontecer, mesmo sendo dolorida, vai aplainar o terreno para torná-lo transitável, logo saberemos quem sobreviveu para caminhar livremente por ele.

Em todo período de quarentena, preso em casa, eu sentia falta de uma pessoa com verdadeiros sentimentos religiosos e uma boa formação cultural para ter um bom papo sobre a vida e filosofar sobre tudo que nos assusta, compensando o risco de contágio pelo Coronavírus! Estou atento, porém sei que esse tipo de atenção que eu quero conquistar é muito difícil. Já fiz muitas tentativas e só me geraram discussões tolas sobre o governo Bolsonaro. Como posso mostrar minha independência intelectual? CiFA

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

"O CHORO É LIVRE" ("Nada torna um rosto mais impenetrável do que a máscara da bondade." — André Gide)

 


"O CHORO É LIVRE" ("Nada torna um rosto mais impenetrável do que a máscara da bondade." — André Gide)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Se "máscara" ALGUMA impedisse a atuação do coronavírus, os hipócritas não morriam de covid-19. Mas, já são 700.000 óbitos no Brasil. E viva a quarentena ineficaz! A imposição do lockdown: "A solidão só me dá prazer na medida em que sei que ela é uma escolha. Solidão só dói quando é inevitável." (Martha Medeiros).

            VOCÊ É LIVRE PARA TENTAR ESCAPAR DA MORTE, quando lhe oferecem opções. SÓ ESQUECERAM DE LHE AVISAR QUE NÃO TEM COMO! E OS QUE RESSUSCITARAM, PRIMEIRO MORRERAM.            

INSISTIR EM DIZER QUE AS PESSOAS MUDAM É TAMBÉM "fake news": UMA "MÁSCARA" EM CIMA DA OUTRA. E quando mudam, o caráter piora; e o coração melhora: HIPOCRISIA NOVAMENTE PARA COMBINAR COM O NOVO NORMAL: tudo funcionando para (re)por o que não foi posto.  CiFA

terça-feira, 18 de outubro de 2022

POSITIVIDADE ("Aquele abraço era o lado bom da vida, mas para valorizá-lo eu precisava viver. E que irônico: pra viver eu precisava perdê-lo..." — Tati Bernardi)


 

POSITIVIDADE ("Aquele abraço era o lado bom da vida, mas para valorizá-lo eu precisava viver. E que irônico: pra viver eu precisava perdê-lo..." — Tati Bernardi)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

No Novo Normal, o aluno, em uma prova de Língua Portuguesa que apliquei, valendo de zero a dez, tirou 1,5, Quando a devolvi, ele saiu mostrando a folha para todos da classe, sorridente como se fosse o mais feliz de todos, isso ainda combina com a nota do IDEB 3,1 na mídia ostentativa, os números ganham relevância; e a escola se gaba de ter batido a meta. Eu não entendia a graça dele. Hoje eu entendo, e rio; mas a minha alegria tem razão diferente... Talvez, esse falso progresso tenha um lado bom; pois é, até o coronavírus tem seu lado bom: certamente diminuíram os casos de crimes de contato, já que as pessoas devem manter-se distantes umas das outras, de no mínimo dois metros.

Pena de morte para quem desrespeitasse as regras de saúde impostas pelos governadores. Porém quem executava era a Covid-19, quem salvava eram os políticos. Tinham, cada vez mais prestígio. CiFA

GRITO NÃO É CLAMOR ("Quando a raposa ouve o grito do coelho ela vem correndo, mas não para ajudar". — Thomas Harris)

 


GRITO NÃO É CLAMOR ("Quando a raposa ouve o grito do coelho ela vem correndo, mas não para ajudar". — Thomas Harris)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

AS GREVES DE PROFESSOR são crônicas e são engraçadas, cheias de comediantes; Alguém do governo determina o fim da greve também aos gritos: a pauta nem foi atendida, mas terão de repor os dias de paralisação  — Os professores ganham pouco porque são muitos. Qualquer um serve! A demanda é incerta e descontrolada! Nisso, um apagão na educação favoreceria os raros  zelosos e vocacionados.            

Os muitos tentam ganhar no grito, mas os outros poucos, pelo trabalho competente e qualificado. Quem só ganha no grito também só tem uma competência: gritar, MAS SÓ ENQUANTO A VOZ AINDA NÃO ESTIVER ROUCA, depois só sairá um ruído estranho. Disse, nesse sentido, o Edvan Antunes: "Quanto mais ignorante é a pessoa, mais alta é a sua voz". GRITO É PALAVRAS DE ORDEM, CLAMOR É DISCURSO. (Cifa

O HÍBRIDO ESCOLAR: NEM UMA COISA, NEM OUTRA ("Hoje somos um híbrido de humanos-máquinas. Prontos para matar, e matar a nós mesmos." — Gabriel Hassan Zeidan)

 


segunda-feira, 17 de outubro de 2022

DO VELHO PARA O NOVO ("Não é o que possuímos, mas o que gozamos, que constitui nossa abundância." (Provérbio Árabe)

 


DO VELHO PARA O NOVO ("Não é o que possuímos, mas o que gozamos, que constitui nossa abundância." (Provérbio Árabe)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu estava observando como é contraditório o comportamento dos desesperados e o quão frágil são as instituições sociais, as ditas tradicionais protetoras, bastando um pouco de pânico para desmantelar todas as suas estruturas. Mas, nem tudo está perdido: É desmanchando qualquer coisa que se acha o caminho para construir o novo. Todavia, até lá, só confusão e correria.

A socialização promovida pelas escolas, já não é mais promissora: há companhias que os pais não recomendam. O kit primeiros socorros e extintores de incêndio nos carros, já não são mais necessários, e os carros continuam rodando livremente constituindo-se uma ameaça à segurança da população, sem deixar de ser indicador de status, é bonito pronunciar: "drive-thru". A igreja com seus cultos de cura milagrosa, tão rentáveis, foram suspensos por causa da doença (covid-19). Um dos melhores lugares para se cumprir o "lockdown" é no seio da família, onde um se protege do outro. Um modelo novo de sociedade vai nascer naturalmente a partir de agora. As fraquezas revelam as necessidades! Deus sabe tudo, e isso tudo tem um grande propósito: dignificar o homem para a vida, tirando-lhe a abundância daquilo que lhe prejudica.

Portanto, não morra a tempo para ver, já que a morte nunca esteve tão "viva" como agora, o amor desaparecer, dando lugar para o novo amor. Eu amo a COVID-19 de todos meus pulmões, já que o pó retornará ao pó para o novo começo. (CiFA