"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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segunda-feira, 13 de março de 2023

ALUNOS QUE EVOLUÍRAM OU SE ADAPTARAM ("Conheci muitos canalhas no passado e hoje percebo que os mesmos evoluíram ao canalhismo." — Elias Torres)

 


ALUNOS QUE EVOLUÍRAM OU SE ADAPTARAM ("Conheci muitos canalhas no passado e hoje percebo que os mesmos evoluíram ao canalhismo." — Elias Torres)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Fico impressionado, como alunos desde a segunda fase do fundamental já não se intimidam mais diante do professor academicamente superior. Mas, a "esquerda" diz que "Ninguém é melhor que ninguém" — Paulo Freire. Por que não gostam de estudar, talvez aprenderam essa lição nos braços de uma feminista. Agora, não se pode dar-lhes uma aula expositiva sequer, eles falam demais, interrompendo a todo instante para mostrar que sabem mais, e não precisam de nada mais: Aliás, só de nota. Essa postura arrogante, sempre justificou o comportamento de rebeldia dos "Laodiceianos"; desinteresse nas aulas de um professor velho "quadrado" de antigamente é compreensível, o que eu não compreendo ainda é porque chamam isso de modernidade.

Eu já devia estar aposentado, mas a burocracia não ajuda, prejudicando o sistema por tabela, pois enquanto eu estiver trabalhando, estarei ativo, mas em desaceleração. O grande mal da educação é que ela se tornou um grande "cabide de emprego" sem outro objetivo social! E o comportamento desrespeitoso do alunado explica-se pela falta de seriedade e falta de punição: O osso não é doce, porém lhe passam açúcar. (Cifa

domingo, 12 de março de 2023

RESPEITAR EM CADA HOMEM A AUTORIDADE ("O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." — Albert Einstein)

 


RESPEITAR EM CADA HOMEM A AUTORIDADE ("O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." — Albert Einstein)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Na escola de Gestão democrática é assim: Tudo se resolve com reunião (Não tem pressa, convoca uma reunião). Dessa vez, convocaram os professores para escolher o livro didático em uma reunião formal com direito a lanche e tudo mais, mas o livro adotado não será o que escolhemos. Receberemos outro; o da editora que negociar "melhor" com o ministério da educação. Como eu sei disso? Sim, já participei de muitas e vivi o bastante. Fingir que contribuí foi meu papel! Por ocasião da formação do currículo mínimo e do projeto político pedagógico (PPP) acontece o mesmo, são muitas reuniões para mudar quase nada. Pois, tudo já vem pronto, falta só a "maquiagem". "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim." (Millôr Fernandes).

           Então, sempre acreditei que é  possível ser respeitado pelas vias pacíficas, na base da tolerância. Se eu me rebelar contra as autoridades legítimas, serei comido vivo! Todavia, se me humilhar para respeitar e obedecer as autoridades, encontrarei o favor e a bênção de Deus e dos homens. Certamente não estaremos nos protegendo ao nos rebelarmos contra as autoridades constituídas: Eu me protejo submetendo-me às autoridades e garantindo tanto os favores quanto as bençãos de Deus. Isto é sabedoria. Provérbios 12:1 diz: "Quem ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido." (Cifa

sábado, 11 de março de 2023

O PENSAMENTO: DESMATERIALIZAÇÃO DO QUE EXISTE ("A esperança é a materialização do nada." – Isabel Monteiro)

 


O PENSAMENTO: DESMATERIALIZAÇÃO DO QUE EXISTE ("A esperança é a materialização do nada." – Isabel Monteiro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O homem só pensa o que já existe em algum plano sensível! O pensamento é o grito das coisas clamando por reconhecimento. Se fosse tão original assim, duas pessoas não pensariam igualmente a mesma ideia em pontos distantes do planeta. Embora, um mesmo evento estimule duas pessoas próximas, elas reagem diferente; então a originalidade está no modo de receber e reagir. O homem não cria nada, só copia da natureza! É tudo o contrário do que os charlatões de autoajuda dizem: você é Deus! Todas as coisas já estão prontas e por estarem prontas, Deus nos motiva o pensamento sobre elas, e esses fanáticos da religião nos faz pensar que são nossos pensamento que criam as coisas. Também contradizem Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. E eu intertextualizo com João Cabral de Melo Neto: Tecendo a Manhã

1

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

2

E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

Veja que para formar meu conceito de pensamento, vali-me dos conceitos dos outros, isso dispensa o que disse a serpente a Adão e Eva no Jardim do Éden: "E serão como Deus conhecedores do bem e do mal". Eu não sou Deus, os eventos naturais são nossas causas. (Cifa

quarta-feira, 8 de março de 2023

TRANSFORMADOS PELA LEITURA ("A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados." — René Descartes)

 


TRANSFORMADOS PELA LEITURA ("A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados." — René Descartes)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

AH, NEM! Quanto tempo você gasta lendo bobagens no Whatsapp? Só lamento por serem estas redes sociais ferramentas de trabalho para professores e de lazer para os alunos. Certamente o dia todo, envolvido em uma leitura inútil, sem reflexão, profundidade e reduzida, a qual leva a loucura e a tristeza! Gastar tempo demais nessa "masturbação" da virtualidade é no mínimo uma improbidade na administração do tempo; por isso, você é cego e sem sensibilidade à compreensão e à interpretação; vive de experiências negativas e arruinadas, estéril e sensacionalista, matando sua fonte de inspiração; então predomina a ignorância na sociedade "moderna".

Uma leitura que gera conhecimento é do tipo, realista, relacionada e comparada com outros conhecimentos úteis. Mas, você também pode escolher, obedecendo rigores, ler com qualidade, textos de vidas vividas e abençoadas, dignas de obediência que já é louvável. "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (Henry David Thoreau). CiFA

terça-feira, 7 de março de 2023

RESSUSCITA-SE O QUE AINDA EXISTE ("As vezes temos que fingir de morto para ressuscitar na frente daqueles que estão achando que estamos mortos." — Leandro Isnard Cardoso Machado)

 


RESSUSCITA-SE O QUE AINDA EXISTE ("As vezes temos que fingir de morto para ressuscitar na frente daqueles que estão achando que estamos mortos." — Leandro Isnard Cardoso Machado)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje, dia dos finados, oportunidade para os religiosos enganarem muitos. Garantem que a morte não é o fim. Mas, não existe raciocínio após a morte, pois a própria Bíblia diz: Ecl 9:5. E se baseiam na mesma bíblia que diz que a mulher tem de ser submissa ao seu marido (Ef 5:22; Cl 3:18 — esta passagem é válida se a versão não for feminista); e a Bíblia não é feminista: todavia tendenciosamente a usam para fazem ganhar terreno a ideologia de gênero, são ativistas e militantes da fé deturpada.

Sim, se tratando da morte, não é o fim do organismo geral. Morre uma célula, nasce outra no lugar. É verdade, o mundo não acaba quando uma pessoa morre, porém esta se tornou o que era antes de nascer: NADA. Mas, para a defunta célula, coitada, jamais há ressurreição. A burrice do Deus humanizado da igreja é a mesma da de quem o criou. Ressurreição não é refazer o que não existe mais. talvez apenas acordar quem dorme. Quando um indivíduo morre a natureza cria outro indivíduo novo e independente no lugar do que morreu. Como pode cinzas jogadas ao mar virar pessoas? O Deus do impossível é também incoerente? Hoje é dia de ressuscitar defuntos ideológicos. CiFA

domingo, 5 de março de 2023

CARÁTER PRELIBADO ("As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos." — René Descartes)

 


CARÁTER PRELIBADO ("As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos." — René Descartes)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

"O problema da juventude é o jovem", já disse um sábio. Pois é, um jovem, desses fanfarrões, pode se parecer com um príncipe glorioso com uma coroa resplandecente em sua cabeça, correntes de ouro em seu pescoço e calça rasgada (futuros pais de muitos filhos pobres). Mas,  o defunto não pode parar em pé, falei de filhos pobres, porque para que isso não aconteça de fato é preciso duas condições - pais para lhes  ensinarem sabedoria e obediência àquelas instruções do bem! Porque eles precisarão ostentar outro tipo de adorno: caráter prelibado.

           E os pais de hoje estão preparados para ser bons exemplos? Não, se os filhos forem educados pelas modinhas do seu tempo. Ouço sobre estupradores, espancadores, exploradores das crianças, e por cima, a mídia os faz parecer maioria, pois se sentir na maioria é confortável.

           Conclui-se terminantemente que um jovem aprende as coisas importantes na vida ao prestar atenção e obedecer ao pai piedoso. Melhor se fosse os avós, os seus educadores, já que todo velho é um jovem que deu certo! Só assim, ele aprende a se equilibrar entre as bênçãos e as maldições da natureza. "Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley). O problema não é a maconha, mas o mau uso. "Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice, fazer uso dele." (Jean-Jacques Rousseau). CiFA

sábado, 4 de março de 2023

MORTO(,) VIVO! ("Finados é o dia dos mortos. Os dias seguintes, são dos mortos-vivos." — Ediel)

 


MORTO(,) VIVO! ("Finados é o dia dos mortos. Os dias seguintes, são dos mortos-vivos." — Ediel)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Hoje, aproveitando o recesso do trabalho, nem as circunstâncias me segurarão em meus aposentos, chove persistentemente lá fora, e aqui dentro, convidativo e aconchegante. Mas, é como disse Renilmar Fernandes: "Igualmente chora meu coração nessa triste chuva de finados." Então, pensando sobre o feriado dos finados, eles sim estão descansando de verdade. Nesse sentido não preciso descansar, o descanso dos mortos; mas, talvez seja muito necessário visitá-los, tentando ganhar tempo. Amanhã, pode ser que não terei tempo para me preocupar com o que realmente importa: A questão da morte é hoje. Sairei do meu cemitério, rumo aos cemitério deles, quero estar totalmente focado nos assuntos sobre o estado dos defuntos. Por isso, gosto do cemitério de muitos: "campo santo" dos religiosos. E quando meu dia chegar, não se esqueçam do meu epitáfio: — Não fui eu quem morreu, pois existo em tudo que restou de mim, e tu me percebes, mas, foste sim tu quem morreu para mim, não posso te perceber.

AOS MONTES, LEITORES DE MANCHETES. ("Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno." — Friedrich Nietzsche)

 


AOS MONTES, LEITORES DE MANCHETES. ("Os leitores extraem dos livros, consoante o seu caráter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o seu veneno." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Bem sabemos que a internet é um celeiro de "idiotas úteis", mas também têm outros tipos; o certo, é que não podemos mais viver sem ela e, infelizmente, nem sem eles, senão quem vai dar o like? Essa movimentação de desvalorização do conhecimento pela facilidade da oferta tornou-se muito mais notório agora em tempo de distanciamento social, quando se precisava mais das redes sociais. Ali estão, os que roubam ideias: copiam e colam sem as devidas credenciais do autor. Todo mundo quer ser professor com vídeo ensinando qualquer coisa.

Os que disseminam Fake News e textos de "autor desconhecido" são os mais perigosos. Há um outro tipo de imbecil, de lá, resistindo as afrontas e pedindo receitas prontas e acabadas aos críticos que lhe afrontam, são os que não sabem pesquisar e querem ser pesquisados!

Quando eu encontro um professor que me diz não ter uma conta no Facebook ou Twitter, querendo se mostrar superior a mim e precavido dos males da internet, eu tenho uma má impressão dele, talvez não saiba nem ligar um PC, ainda mais, duvido que leia alguma coisa de nossa literatura, além do livro didático para meramente dar suas aulinhas.

E paradoxalmente estou aqui parecendo idiota mostrando que devemos considerar o óbvio: a utilidade da internet. Quando eu encontro um comentário de mau gosto em minhas postagens, NEM ESSES, ignoro, ASSIM CUMPRO MINHA MISSÃO, pois Salomão me ensinou nos seu provérbios: "Não respondas ao insensato com semelhante insensatez, para não te igualares a ele." (Prov. 26:4).E procuro tirar algum proveito, seguindo o ensinamento de Alfred Whitehead: "A pergunta idiota é o primeiro vislumbre de algum desenvolvimento totalmente novo. O segredo do sucesso com a internet está nas escolhas em meio ao palheiro. "Vamos agradecer aos idiotas. Se não fosse por eles não faríamos tanto sucesso." (Mark Twain).

Escola não é vitrine — José Renato Nalini

 




Escola não é vitrine

Num país inculto e iletrado, em que tudo se resume a rankings, impostos pela desenfreada competitividade, a volúpia pela avaliação do rendimento escolar faz esquecer a verdadeira finalidade da educação pública.

Mais do que a substância, interessa aos políticos profissionais a aparência. A versão é mais importante do que a realidade. Isso ocorre em relação aos Estados-membros, cada qual querendo estar à frente nos índices IDEB e ocorre nos municípios, cada um pretendendo mostrar o primeiro lugar nas incessantes avaliações.

Uma escola preocupada em fazer o educando memorizar informações, esquecendo-se de que estas podem ser obtidas mediante um clique em qualquer bugiganga eletrônica, só consegue avaliar aferindo a capacidade mnemônica do avaliado.

Aferições periódicas implicam em elaboração de provas. Como são feitas pelos próprios docentes, estes podem negligenciar as aulas, para cuidar da confecção das provas. Depois, subtrairão ao ensino o tempo que levarem para a correção.

É muito discutível confiar-se nesse tipo de verificação do aprendizado. A educação tem várias finalidades, dentre as quais não está a exclusividade na memorização de dados. O educando precisa desabrochar para o conhecimento, muito diferente do “decoreba” em que é adestrado. Precisa ser capacitado para o trabalho e qualificado para o exercício da cidadania.

Enquanto Estados e Municípios se preocupam com avaliações estatísticas, descuidam das competências socioemocionais. Acreditam nos “estudos”, “pareceres” e “assessorias” de grupos que sempre encontram folga nos orçamentos do governo, vendem suas soluções, embora nunca tenham enfrentado uma sala de aula e convivido com o alunado, sentido os seus anseios, angústias e desafios.

A escola pública já foi melhor. No tempo em que os professores eram respeitados. Um desperdício a extinção do curso Normal, que formava especialistas em alfabetização, assim como deixar de chamar as mestras aposentadas, verdadeiras magas na formação integral de seus discípulos.

Escola é lugar para ensinar a viver bem, não é vitrine para adornar currículo de candidatos à matriz da pestilência chamada reeleição. Fonte da qual jorram todos os mais intensos males já experimentados por esta terra que já se chamou de “Vera Cruz”.

* José Renato Nalini é Diretor-Geral da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e ex-Secretário Estadual da Educação de São Paulo.
https://www.diariodolitoral.com.br/colunistas/ia-nao-sou-uma-sou-muitas/escola-nao-e-vitrine/1291/

sexta-feira, 3 de março de 2023

"DEMO(NIO)CRACIA" ("Um devoto é aquele que, sob um rei ateu, seria ateu". — Jean de la Bruyere)

 


"DEMO(NIO)CRACIA" ("Um devoto é aquele que, sob um rei ateu, seria ateu". — Jean de la Bruyere)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O Leão ganhou o ETERNO título honorário, elegeram-no "o rei dos animais", porque ama demais os outros animais? Pobre de ti povo brasileiro, nas trilhas de Maquiavel, o amor venceu o ódio! O que é belo em um rei invencível FALTA EM SI: a corrupção! É difícil apreciar a autoridade de um rei, porque ela é conquistada com a força! Contra quem não há levantes... Não mais vivemos na monarquia, porém, os governadores e prefeitos de hoje têm mais autoridade e poder que o Presidente da República. é o regime da demo(nio)cracia? A autoridade máxima do país responde a legisladores ou às cortes (CPI), tem sua conduta escolar examinada, seu cartão de vacina; suplica pelos votos de COMPONENTES do congresso para poder permanecer no poder, precisa de permissão para tirar férias, patrocina a mídia para lhe elogiar, aperta as mãos e beija bebês, dá risos forçados e acena como um manequim e tem que justificar todas as suas decisões aos zombadores. Assim, o Brasil não tem jeito! 

           Se Deus o permitiu no poder, tem de ser reconhecido. Ele era para ser temido da mesma forma que se teme o leão na mata. E ele tinha que esmagar todo o mal dentro do seu reino. As qualidades dele devem ser admiradas. Meu maior medo é que o mal vença o bem até o fim.  "O fraco rei faz fraca a forte gente" —(Luís de Camões). UM HOMEM FORTE CRIA OS ACONTECIMENTOS. CiFA

quarta-feira, 1 de março de 2023

TARDIO EM RESPONDER ("Nenhuma pergunta é tão difícil de se responder quanto aquela cuja resposta é óbvia." — George Bernard Shaw)

 


TARDIO EM RESPONDER ("Nenhuma pergunta é tão difícil de se responder quanto aquela cuja resposta é óbvia." — George Bernard Shaw)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Você conhece alguém que responde antes que lhe termine a pergunta totalmente? Eu conheço muitos Insensatos e estúpidos no Facebook afora que comentam sem ler totalmente os posters; e na escola, os professores acostumados com o atributo do sabe-tudo acham que a obrigação é deles de responder quaisquer perguntas feitas nas proximidades, portanto se arriscam muito fazendo feiura; são avexados para falar alguma coisa.

Nos grupos de Whatsapp, eles também atuam; são "Escritores" apressados, impulsivos e orgulhosos. Porém, eu os compreendo, são tolos, arrogantes, gostam de ouvir as suas próprias palavras. Por isso, eles se ocupam em mandar um áudio desaforado ou escrever ameaças e desacatos sempre que isso lhes for possível, confusões de sua mente, independentemente de ser ou não "Fake News".

Você tem dois ouvidos e uma boca: que esta proporção seja refletida em seu ouvir, e no seu falar, e no escrever também! Sobretudo, mostre-nos sua dificuldade de ler e interpretar, reduzindo a internet no quinto do inferno. CiFA