"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 29 de agosto de 2009

O "VESTIR A CAMISA" (Toda tentativa de uniformização do homem é mais uma para escravizá-lo)




CRÔNICA

O "VESTIR A CAMISA" (Toda tentativa de uniformização do homem é mais uma para escravizá-lo)

Por Claudeci ferreira de Andrade

          Existem escolas que obrigam a seus alunos andarem uniformizados, e por tabela, estão obrigando os pais a comprarem a camiseta do aluno. Outras, até doam, como se estivessem disponibilizando seus ideais. Os argumentos variam dentro do limite do absurdo: Mas, se um aluno uniformizado for preso, cometendo um delito na rua, a identificação respaldará melhor o aluno ou a escola? Contudo, uniformizá-los é confiar-lhes os ideais, conquistados por uma equipe por longos anos e muitos esforços, às pessoas que deveriam ser dignas. “Quem remendaria uma roupa velha com fazenda nova? Porque o remendo rasgaria a roupa e faria o buraco ainda pior.” (Mt 9:16 BV).
          Sempre vejo alunos uniformizados nos mais variados lugares, ostentando a entidade em que estudam, tecidos caros ou baratos, letras de todos os estilos e as mais gritantes frases, cintilando todas as cores, porém uma camiseta caracterizada não é só um símbolo físico, carrega outros significados que podem custar o sucesso de muita gente esforçada.
          Os elogios são constantes, porém dependendo do indivíduo travestido pode até manchar o nome da escola, ou melhor, o meu nome indiretamente! Já vi alunos fazendo coisas horríveis vestidos com o uniforme do colégio! Um mau “outdoor” ambulante, por assim dizer! Uma camiseta de uniforme escolar é um símbolo que representa mais do que uma entidade educacional, representa os esforços de um grupo de profissionais que por longos anos zelaram pelos atributos de um bom nome: EDUCAÇÃO.
          Uma boa escola seleciona a quem quer uniformizar. Procura que o exterior condiga com o interior. A exigência de uniformizar aumenta as obrigações da escola, e quando não se atenta para isso, legitima uma falsificação da realidade, cobrindo alguém com uma imagem que vai parecer bem aos olhos, mas esse alguém, que não foi preparado para essa nobre função, fará mal ao coração!
          Eu, na posição de professor, investi um pouco do tudo de bom que existe em mim na entidade em que trabalho, vesti esta camisa, portanto tenho ciúmes do bom nome que ajudei a construir, não quero vê-lo manchado por maus alunos indisciplinados na tentativa de se esconder, ou seja, dando ao povo motivo para crer que é um dos nossos e na verdade está apenas simulando, escondendo sua má formação familiar. Um mau aluno uniformizado é uma mentira considerada. Tal qual o é um mau profissional diplomado.
          Toda tentativa de uniformização do homem é mais uma para escravizá-lo, até porque o desequilíbrio gera o movimento, e movimentam-se os livres. Além do mais, são as adversidades que fazem a alegria do poeta! E já dizia Karl Marx que os conflitos educam.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 29/08/2009
Código do texto: T1780963

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários


Nenhum comentário: