"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 2 de agosto de 2009

O RETORNO ÀS AULAS E AS PERSPECTIVAS DA COPA




CRÔNICA

O RETORNO ÀS AULAS E AS PERSPECTIVAS DA COPA

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           O professor já está humilhado. Arrastado pelos os caminhos incertos de todas as metodologias inovadoras, nada dando certo, e sua fama de desmerecido aumentando! Agora floreada a ideia de usar outra máscara é bem vinda! Digo outra máscara, assim, porque já usa a camuflagem de “sabichão", ou melhor, "sabichinho” porque tem pouca voz. Mas, tudo não o expõe mais ainda à derrota? Disfarçado de palhaço ou coisa do outro mundo quando mais ainda lhe adicionarem o colete a prova de bala e um capacete blindado, visto que essa imagem agora é mais visualizável, pois vivemos em um momento de muitas agressões físicas ao professor. Podendo até dar uma melhorada no visual se o equipamento for de primeira linha, se não for um presente do governo. Isso tudo, se resolverem dar aulas nos dias dos jogos da copa do mundo.
           Agravando-se a existência de agitação, surge por agora, perante a sociedade, a “pandemia” do patriotismo exacerbado, e o mais estressante ainda, é saber que a educação é alvo de mais uma manobra política que abusa de nossas fraquezas existenciais. Esperando que melhore o colorido quadro situacional, estendem as férias, suspendendo as aulas em dias de jogo do Brasil, sem respeitar o desejo dos que já estão cansados de “descansar”. Por que não suspender somente outros seguimentos mais susceptíveis? Será que é apenas uma onda passageira! Se bem que a escola poderia recebe mais um benefício: A bolsa "fuleco".
           Surpreendente! O Professor continua culpado por tudo, isso já sabemos, mas é uma culpa não condenável! Sempre nos tratam com muito amor, compreensão e justiça. O sistema educacional permite os professores marcados emocionalmente vivenciar medidas avantajadas de dignidade. Não sei por que os cursos de licenciatura estão vazios! Talvez muitos estão lembrando ainda das leituras que fizeram do ex-presidente FHC, dizendo que professor era fracassado. O problema é de Deus! Ou dos parasitas semianalfabetos do organismo social!? Ampliando um pouco mais a ironia, concluímos com as palavras de Widonid Hiro: “A nova reforma ortográfica já entrou em vigor e oficialmente somos todos semianalfabetos”. Será? É isso aí, mas nos divertimos muito!
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 03/08/2009
Código do texto: T1734169

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários


Um comentário:

Angela Caruso disse...

Olá Professor!
Desejo-lhe calma e lucidez para enfrentar de cabeça erguida e por própria voz -não da maioria conformista - como bem expôs no comentário sobre o filme "Entre os muros da escola", o semestre que está por iniciar finalmente.
Compartilho alguns questionamentos e desabafos seus. Há que se ter uma maioria para sobrepor a maioria que define e decide. Muito bem colocado.
Um abraço
Angela Caruso