"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A UTILIDADE DA IGNORÂNCIA ("Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância." — Galileu Galilei)



Crônica


A UTILIDADE DA IGNORÂNCIA ("Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância." — Galileu Galilei)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Para uma coisa a ignorância serve: é fonte da felicidade fácil. O desconhecer leva o ignorante a uma surpresa a cada instante. Igual ao portador de alzheimer, a mesma coisa é nova todo instante. Em um aspecto me beneficia a ignorância: fico feliz com a certeza que não sou totalmente conhecedor, conheço apenas minha necessidade de aprender. Enquanto o Sócrates dizia que "nada sabia", eu digo que nem sei se sei alguma coisa. O excesso de sabedoria é ignorância, assim como o excesso de justiça é injustiça.  
           Deus fez o mal (Is 45:7), porque o mal também faz o homem feliz. Já disse Sócrates: "Existe apenas um bem, o saber; e apenas um mal, a ignorância." O ignorante repousa anestesiado no presente, tropeça e nem sabe onde tropeçou. O sábio vive atormentado com as ameaças de todos os tempos, tentando desviar-se dos perigos. Prefiro ser atormentado em aflição das incertezas, escolhendo onde pisar, do que a falsa paz da escuridão total. Posso não saber aonde estou indo, mas sei muito bem onde estou pisando. (CiFA
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 22/12/2009
Código do texto: T1991541

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários

Nenhum comentário: