"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 16 de abril de 2023

A GERAÇÃO PIA ("Cada nova geração de computadores desmoraliza as antecedentes e seus criadores." — Carlos Drummond de Andrade). ("Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina." — Homero)

 


A GERAÇÃO PIA ("Cada nova geração de computadores desmoraliza as antecedentes e seus criadores." — Carlos Drummond de Andrade). ("Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina." — Homero)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

No velho normal, o PIA estava causando problemas para os alunos bons, porque todos os alunos, mesmo aqueles que foram reprovados, teriam que fazer uma prova para melhorar suas notas. Isso era confuso e causava muita confusão na hora de divulgar os resultados. Além disso, havia ameaças de lista de chamada, o que fazia com que o ambiente ficasse ainda mais tumultuado.

Alguém inventou o tal PIA (Período de Intensificação da Aprendizagem), aliás nem quero saber quem, mas aquela desgraça não funcionava!!! Atrapalhava a vida de todo mundo no colégio, e a finalidade era bem simples: promover o aluno de qualquer jeito. E quem pagava por isto era o aluno bom, dedicado e estudioso que tinha média 9,0. Assistia todas às aulas obrigatórias do PIA e, não precisando recuperar a nota, fica por isso mesmo. Agora, o zé lambança assistia esporadicamente às aulas do PIA recuperava a nota e ia para o histórico dele 10,0! Aquela pedagogia das trevas, que detonava meu cristianismo, ou melhor, minha espiritualidade, nasceu nesse governo, reeleito! Estou INDIGNADO: agastado, abespinhado, agoniado, amofinado, encolerizado, enfadado, enraivecido, espinhado, estomagado, indisposto, iracundo, irritado ... E meu ano letivo acabava sempre assim!!!

Todos os alunos eram pressionados a fazer o PIA, mesmo os tecnicamente reprovados, porque tinham ficado retidos em 6 disciplinas. Pergunto: como um indivíduo desse, que não conseguiu no ano todo, muda de um dia para a noite?

No grande dia de divulgação de resultado, formava uma grande correria; um engano atrás do outro em busca dos resultados, um professor dava um resultado, a coordenadora outro, e os boletins mostravam outro, a propósito, pois não se podia dispensar alunos antes da hora, se soubessem que não precisavam de nenhuma complementação, não permaneceriam até o término dos dias letivos daquele ano. Ameaçavam-nos com lista de chamada e o tumulto era acirrado pelo transitar de muitos que iam só para bagunçar, porque, mesmo assim, havia aqueles que não desprezavam o lanche por nada. Aí o professor também piava.

Nenhum comentário: