"Todas as coisas complexas estão condenadas à decadência." (Buda)

"Evoluir não é melhorar. A lagarta jura que a borboleta é a sua decadência." (Fabrício Carpinejar)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 8 de junho de 2013

ABELHAS SEM MEL (As consequências da intimidade.)


Texto

ABELHAS SEM MEL (As consequências da intimidade.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

         Eu já desconfiava do porquê da infuncionalidade das inovações na educação, é que a mentira tem pernas curtas. Por isso digo verdades, e não me importo ter o respeito de aluno ou de colega, quero que  eles sintam um misto de desgosto e ódio provocado pelo meu sucesso ou pela minha vida de exemplo e coragem. Qual ex-aluno voltou à escola para visitar, por saudades, o professor que tinha o maior respeito das turmas, que geralmente é o rígido?!! No entanto, tenho muitos ex-alunos que ainda vêm à escola para me ver. A inveja, o despeito, o ciúme provocam a curiosidade. Creio que ainda têm muitas curiosidades a meu respeito. É mais fácil conhecermos um "mal-caráter" quando ele não se parece conosco. Por isso quero ser comparado, conhecido e não temido. Respeito não é medo, ou remorso, ou reverência, mas intimidade.
          Se as abelhas forem dóceis ou bravas, tanto faz, tiram-lhes o mel por qualquer método espúrio, o mel que foi feito para os filhotes delas! O poder do apicultor está na estratégia e a pior delas é assustar a colmeia. Contudo, em nosso caso é a mentira, as meias verdades, o falseamento dos fatos, o retardamento das informações, duvidosa sinceridade (não diga isso que eles não podem saber agora) e a omissão do real etc. por que o sucesso de um "bom" professor tem que se basear nas relações simpáticas e não no domínio de sua disciplina de formação somente? Não quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro que sou um ator social apenas em poucos lugares,  porém, aqui dentro, nunca deixarei de ser eu mesmo. Logo agora, sou eu mesmo que lhes falo. E ainda não descobri qual estratégia adequada para tirar mel de abelhas ferroadoras, apenas crio colmeia devoradoras de seu próprio mel, porém de uma coisa tenho forte certeza, não faço terrorismo. "Nada é mais despreciável que o respeito baseado no medo." (Albert Camus).
          Coisa esquisita já observei, os alunos estão bagunçando na sala, quando percebem a aproximação da coordenadora eles correm e ficam quietinhos em seus lugares. Comigo acontece o contrário, estão quietos quando chego eles começam a bagunçar! Por que eles se sentem confiantes com minha presença e me querem como espectador de seu drama existencial? As consequências da intimidade.
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 13/12/2012
Reeditado em 08/06/2013
Código do texto: T4033248
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Postar um comentário