"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 8 de junho de 2013

O MAL, DOMÍNIO DE CLASSE ("O céu não me quer, mas o inferno teme o meu domínio". — Cristina Wright)

Texto

O MAL, DOMÍNIO DE CLASSE ("O céu não me quer, mas o inferno teme o meu domínio". — Cristina Wright)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

         

Desde sempre, desconfiei das inovações na educação. A mentira, afinal, tem pernas curtas, e a educação precisa de soluções duradouras e sólidas. Tudo o que é novo parece chegar aqui impregnado de interesses egoístas e politiqueiros, essa é a pedagogia. Por isso, sempre optei por dizer verdades atemporais, como reação ao que sofri. Nunca me importei em ter o respeito de qualquer colega, senão estaria preso na censura da expressão. Quero vê-los sentir um misto de desgosto e ódio provocado pelos seus erros, enquanto assistem à minha vida corajosa de bom exemplo.

Qual ex-aluno voltou à escola para visitar, por saudades, o professor repressor e administrador do maior domínio de classe? Quase sempre são eles os rígidos e desrespeitosos, dos impulsos naturais e do ritmo de aprendizagem do aluno, só pelo capricho de parecer bem aos coordenadores de disciplina! Porém, querem me forçar a isso, ninguém quer ir para o inferno sozinho.

Adoeci, e coordenador algum veio me visitar! Aliás, eles me ligam para saber se minhas faltas estão abonadas pela junta médica. No entanto, tenho muitos ex-alunos que ainda vêm à escola a fim de me ver. A inveja, o despeito e o ciúme provocam a curiosidade dos demais, por isso alguns colegas também voltam. Creio ter alguns que ainda me chamam de doido e sem perfil, no entanto lhes digo que é mais fácil conhecermos um "mal-caráter" quando ele não se parece conosco. Dessa forma, quero ser comparado, conhecido e jamais temido. Que Maquiavel discorde, mas penso que respeito nunca foi medo, ou remorso, ou reverência, mas intimidade.

Se as abelhas forem dóceis ou bravas, tanto faz, tiram-lhes o mel por qualquer método espúrio, o mel feito para os filhotes delas, diga-se de passagem! O poder do apicultor está na estratégia e a pior delas é assustar a colmeia. Contudo, em nosso caso, o embuste usado é a mentira, as meias verdades, o falseamento dos fatos, informações vencidas, duvidosa sinceridade (Dizem: isso ou aquilo, o aluno não pode saber) e a omissão da realidade etc. Por que o sucesso de um "bom" professor tem de ser baseado nas imposições e não no domínio de sua disciplina de formação somente? Mas, a internet já tem tudo! Talvez seja porque favorece a manipulação dos avaliados! De jeito nenhum, quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro sobre eu mesmo ser um ator social apenas em lugares propícios, todavia, aqui dentro, no meu coração, nunca deixarei de ser eu mesmo. Logo agora, sou eu mesmo quem lhes fala. E ainda nem descobri qual estratégia adequada a tirar mel de abelhas ferroadoras, apenas crio colmeias devoradoras de seu próprio mel, não sobra nada doce para mim. Entretanto, de uma coisa tenho forte certeza, nunca faço terrorismo. "Nada é mais depreciável que o respeito baseado no medo." (Albert Camus).

Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 13/12/2012
Reeditado em 08/06/2013
Código do texto: T4033248
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: