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MINHAS PÉROLAS

⁠OH, PARA JÉSSICA! ("O que falta para eu entender que acabou? Que dor falta sentir?" — Tati Bernardi)
         Eu aqui escrevendo sem fazer nada, pensando no meme: "Já acabou, Jéssica?" Eu tenho uma Jéssica que não acaba nunca o que começou (figura mitológica do meu desespero) que tortura meu coração. O que vem de uma Jéssica desejamos que acabe; quanto mais rápido melhor: o espancamento da vida. Por isso, todos têm uma Jéssica que lhe levará motivos para depressão. Assim, devemos estar sempre atentos às perseguições de algum rival ou superior da Jéssica, eles pode não querer acabar logo; porém se começar, não interromper a diversão dos outros, o sucesso tem um preço. A vida feliz assim é para masoquista que é também uma forma de viver. Não importa tudo mais nessa vida, contanto que as coisas sejam organizadas para uma viagem cheia de obstáculos e contratempos. Todavia, para nossos propósitos normais, vale a pena resistir às inesperadas dificuldades para ter outro tipo de vida: a suave! E os proprietários de Jéssica eduque-a para não nos machucar. Se definirmos novas prioridades, a dos masoquistas, comunicá-la-emos. Oh, mas não podemos deixar que nossas emoções desequilibradas assumam nossos objetivos. A mente desocupada é a oficina do Capiroto. A Jéssica é um anjo caído que derruba os outros.   

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 22 de junho de 2013

Educação ou Copa do Mundo?


21/06/2013 às 22h34

Educação ou Copa do Mundo?

DIÁRIO DA MANHÃ
NELSON VALENTE
Por que o brasileiro não briga pela educação como faz pela Copa do Mundo de Futebol? Melhor fariam, é claro, se pudessem colocar esses recursos para melhorar o atendimento educacional, oferecendo uma solução de raiz, que falta ao Brasil.
Ninguém vê o óbvio: a pirâmide está invertida. A maior prova disso é o abandono da primeira infância. É nela que o Brasil começa, e seu abandono é a maior das ameaças à pirâmide invertida que caracteriza nosso País.
Mesmo a educação é um exemplo do desequilíbrio da pirâmide invertida. O Brasil dá mais ênfase ao topo, o ensino superior, do que à base, o ensino fundamental. O resultado é outra manifestação de instabilidade: a qualidade do ensino superior vem sendo puxada para baixo por causa da má qualidade do ensino médio; e este também vem perdendo qualidade por causa da piora no ensino fundamental.
Outra insensatez é a incompetência para enfrentar o drama do magistério. Os professores são mal formados e pessimamente remunerados.
Como pretender, assim, uma educação de qualidade? Os cursos de formação de professores padecem de um abissal anacronismo. Colocar um computador na mão de quem não sabe manejá-lo significa muito pouco. Pensando bem: desde que essas máquinas terríveis entraram no cotidiano das escolas, qual foi o aperfeiçoamento dos conteúdos?.
Ultimamente, são raras as novas escolas construídas. Parece que houve um certo cansaço das autoridades em relação ao assunto.
Era o melhor caminho para alcançar outra conquista necessária: o desejado tempo integral, que é uma característica básica de todo e qualquer país desenvolvido. Quando se sabe que, entre nós, no ensino médio, cheio de furos, as aulas diárias não passam de quatro horas, já se vê o tamanho do fosso.
E tem mais um óbice: cursos médios oficiais estão sendo ministrados em escolas municipais, por empréstimo, o que dá bem a dimensão da sua ausência de prioridade.
Nossas escolas públicas têm bibliotecas? Não. Têm laboratórios equipados? Não. A distorção idade-série está sob controle? Não. Reduzimos os fenômenos da evasão e da repetência? Não. Há iniciação científica nas escolas? Não. Os índices de leitura estão crescendo? Não. Os livros didáticos distribuídos gratuitamente são bem escolhidos e bem distribuídos? Não. E muito mais poderia ser lembrado. Até quando?
A educação é o caminho, antes que o país afunde de vez na ignorância, miséria e violência.
(Nelson Valente, professor universitário, jornalista e escritor)

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