"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 17 de agosto de 2013

INOVAR PARA SOFRER ("A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro." — Peter Drucker)


Crônica

INOVAR PARA SOFRER ("A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro." — Peter Drucker)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Um aluno do oitavo ano já deveria saber perfeitamente o seu papel na escola, mas não sabe. Como posso LHE exigir que saiba qual é o papel do professor!?Bem, tenho observado os alunos indisciplinados e desrespeitadores perturbando A MINHA AULA, mexendo com os seus colegas, o QUAIS, além de revidar os insultos, Vão DENUNCIá-los a mim! POIS, na presença do professor julgam-se protegidos, AÍ irritantemente se xingam. Então, fica evidente, SOBRE esses desajustados, O DESEJO DE aliciar o professor para seu lado e insistem aos gritos: — "prossor, prossor oia o mininu aqui...!!!" Tentando dissimular o seu mau caráter e tomar o tempo da aula com futilidades.  Meu esclarecimento a eles é o seguinte: estudei Língua Portuguesa e não "Jiu-jítsu" para ficar separando brigas de aluno sem brio.
          Olhando a apresentação de um trabalho escolar desses desordeiros do dia-a-dia da sala, vi como eles querem ordem e atenção! Comportamento não praticado por eles quando outros apresentaram e precisaram de silêncio. Porém agora, eles querem respeito e atenção. Qual não foi a confusão, quando um ou outro da classe começou fazer perguntas. Os apresentadores falando sobre drogas, assunto corriqueiro e familiar, não conseguiam responder favoravelmente nenhuma. Então transferiram a culpa para mim porque não colocava a turma em silêncio, COM isso não fizeram bem. Mas, quem mais fazia barulho eram  os TAIS APRESENTADORES, tentando sufocar as perguntas difíceis de responder. Já é sabido que para time PERDEDOR não tem juiz bom e nem goleiro!!! Depois me desacataram exigindo nota melhor. Porém a classe se revoltou: — "Que apresentação é essa que os responsáveis mostram um vídeo, baixado da net e só?" — "MOSTRARAM SÓ pedaços de jornal e o leram apenas?" Então, entendi que a falta de competência de muitos está na falta de compromisso com os saberes.
          Já no Ensino Médio, as apresentações são um pouco melhores e existe realmente uma certa decência e ordem. Não tenho me recusada a conferir-lhes boas notas, pois têm qualidade e profundidade. Só reclamo de um problema nessas apresentações é as repetições de tema, devido os muitos preguiçosos que pedem emprestado o material já apresentado por outro grupo e nem têm o cuidado de mudar alguma coisa. Todavia, desisti de trabalhar com seminários em sala de aula. 
          A ironia sarcástica de tudo isso é que a coordenadora pedagógica acredita mais nos alunos que vão lá pedir por aulas criativas do que na realidade que ela já conhece. Pobre dela que se une a eles, também, massacrando injustamente o professor, nem para perceber que é mais uma justificativa dos "desobjetivados", pois não querem assistir a aula do "velho tradicional", coagido pelo sistema cheio de leis disciplinares que não funcionam.
           Que motivação tenho para inovar e ser criativo. Se, às vezes, quando tentei sê-lo, ao invés de ganhar mais, perdi mais, expondo-me mais ao desrespeito e ao ridículo. Assim temo sair dali, qualquer dia desse, morto; se cumprirem suas abundantes ameaças. Tomara que isso aconteça logo, quem sabe aí, terei meu momento e glória num enterro de mártir, e um deles pague alguma pena. Atualmente dou graças a Deus a coordenadora da equipe da nova direção; proibiu-me os seminários, alegando ser enrolação da aula. 
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 04/03/2013
Reeditado em 17/08/2013
Código do texto: T4171475
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: