"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 11 de agosto de 2013

MORRENDO E APRENDENDO ("O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós." — Jean-Paul Sartre)


Crônica

MORRENDO E APRENDENDO ("O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós." — Jean-Paul Sartre)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Qual professor não gostaria de trocar de sala, rapidamente, depois do ruído da sirene? Mas, houve minha demora, um pouquinho só, apesar do bom grado, por mais cinco minutos, ouvindo a apresentação do ultimo grupo de alunos daquela manhã.  Porém, a coordenadora, ao torturar-me em dobro, ou querendo mostrar serviço sem consideração ao meu, chamou-me a atenção, simplesmente por demorar se deslocar a outra sala, pois o outro professor já havia abandonado sua sala, e os alunos estavam lá na porta fazendo pressão por minha presença! O bom coordenador se ofereceria para ficar na sala em que ficará o professor atrasado, já que o motivo do atraso era nobre. Qualquer bom orador se planeja respeitando uma margem de dez minutos de tolerância, tanto no começar quanto no terminar. E nem por isso deve ser chamado de desrespeitador de sistema.
           Aos berros, assustei-me, pelo que estava ouvindo, eu e todo mundo, de lá da porta da sala da coordenação, ordens para fazer exatamente o deslocamento à sala que iria ministrar o segundo horário. E por cima, enquadrado na lei de Murphy, piorou, cruzei no corredor com uma colega ameaçando-me também, dobrando a dose do veneno fazendo-me tremer, falara baixinho ao ouvido como se fosse um segredo de amigo. E que segredo!!? — Estão de olho em você!
           Jamais podemos esquecer estas coisas que nos fazem amadurecer e apodrecer, tampouco deixar de refletir no porquê de uns terem de fracassar para outros vencerem. Por que não podemos crescer juntos? Outros, ainda, de tanto puxarem o tapete de muitos, já quebraram a coluna da moral erguedora.
           O sistema educacional tradicional já nem faz o seu papel, há muito tempo. Eu gostaria muito de tirar as pedras de meu caminho, mas não tenho ferramentas adequadas, digo melhor, tampouco me ensinaram fazer isso, ensinaram-me sim, dizendo que elas sempre rolam e machucam quem nelas mexer. Então, aprendi a contorná-las com a palavra. E vejo que em breve, quando elas bloquearem totalmente meu caminho, terei de fazer como a água acumulando contra o obstáculo até sobrepô-lo. Falo metaforicamente, só há uma saída e esta é para cima. Vazar por cima é modernizar o sistema, dar-lhe qualidade, é crescimento real!!! Quem sou eu para tanto!?
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 24/02/2013
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T4157393
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Nenhum comentário: