"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 8 de maio de 2021

Coleção 37 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 



Pensamentos

Coleção 37 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “A LGBTfobia, comparada à ‘egofobia’, revela não uma rejeição ao outro, mas o espelho de um conflito interno: o narcisismo que precisa subjugar para se afirmar. Como lembrava Stanislaw Ponte Preta, ao dizer que ‘em breve o terceiro sexo estará em segundo’, o preconceito não nasce do diferente, mas da obsessão em preservar hierarquias onde um só pode existir rebaixando o outro.”

2 “A infidelidade não nasce no corpo, mas no desejo que antecede o gesto; se, como ensina Mateus 5:28, o adultério já se consuma no olhar, não há razão para que a palavra bíblica pese apenas sobre os homens, pois a responsabilidade moral pertence igualmente a ambos os gêneros.”

3 Vejo-me, à maneira do Menino Jesus, como plenitude de uma origem acolhida por Maria José: minha mãe, figura da Sagrada Família; no sobrenome Ferrera de Andrade (“quem conserta com ferro e madeira”) leio o ofício de José e, assim, não sou apenas filho, mas extensão de uma linhagem que une santidade e trabalho na minha própria identidade.

4 “Na lógica social, o mérito se mede mais pelo êxito profissional que pela virtude; um professor pode ser exaltado como autoridade pelo saber e desempenho, ainda que sua conduta ética seja duvidosa, revelando a distância entre competência e moralidade.”

5 “Tema maior que a morte é corromper-se: ser a fruta podre que envenena quem dela se alimenta; ainda assim, o destino é fatalista, pois a morte que puniu meus inimigos chegará tarde demais para impedir que eu me torne justamente o que mais temo.”

6 “Questionar apenas a nota do filho revela superficialidade e ausência de propósito; o verdadeiro interesse deveria mirar seu esforço, suas dificuldades e seu crescimento, não se limitar a um número que nada diz sobre a experiência inteira.”

7 “Vivemos uma sociedade que inverte valores: o mérito e a ambição são atacados por aqueles com objetivos pequenos, e elogiar o que é digno pode ser distorcido em censura; assim, a moral se corrompe, e a justiça do reconhecimento se torna escassa.”

8 “A sociedade se divide entre sábios que sabem os problemas, asnereiros que exigem soluções simplórias e tolos que as oferecem em vão; assim, o conhecimento existe, mas a ação permanece impotente, presa a um ciclo de frustração e ineficácia.”

9 “Minha atração por mulheres ‘feias’ não é masoquismo, mas busca por autenticidade: a beleza superficial é efêmera, a feiura natural é íntegra, e o que rejeito é a decadência. Como diz Clarice Lispector, a feiura pode ser estandarte de guerra, revelando valores mais profundos que tocam a alma além da aparência.”

10 “O professor íntegro e competente constrói um ambiente exigente que desafia o aluno de más intenções; sua própria excelência torna-se, paradoxalmente, a fonte do desconforto daqueles que tentam escapar do esforço e da honestidade.”

11 “Como Dom Quixote, os alunos atacam moinhos imaginários, acusando professores de roubos inexistentes; enquanto perdem tempo em batalhas inúteis, os mestres continuam a cumprir seu papel, rangendo e sofrendo, revelando a futilidade de seus ataques e o desgaste que provocam.”

12 “Participar de ações escolares, como arrecadar fundos, não define cidadania; o aluno, usado como instrumento do sistema, cumpre um papel, mas a verdadeira virtude cívica vai além do gesto e exige compromisso genuíno com valores sociais.”

13 “O sistema educacional, ao nivelar o conhecimento para a minoria, amassa o barro dos mais capazes; a uniformização força os talentosos a esperar pelos demais, proibindo seu progresso e desperdiçando potencial.”

14 “Alunos que manipulam o professor para sentir culpa revelam superficialidade e falta de propósito; ao invés de aprender, desviam a responsabilidade de seu próprio desempenho, evidenciando a futilidade de um grupo que prefere culpar a autoridade a enfrentar suas falhas.”

15 “A maior ameaça social não é o fracasso escolar, mas a ausência de propósito: alunos que ignoram oportunidades, desprezam recursos e evitam esforços revelam que a carência de comprometimento vai além da educação, tornando inúteis políticas bem-intencionadas.”

16 “Palavras de amizade e conforto podem ser breves, mas seu eco perdura; não é a quantidade, mas a intenção e a sinceridade que deixam marcas duradouras na vida de alguém.”

17 “Entre todas as virtudes humanas, a caridade se eleva como a preferida de Deus, pois refletir amor e ajudar o próximo de forma altruísta é a expressão mais pura de Sua vontade.”

18 “Gerir uma casa exige planejamento, organização e liderança, habilidades que espelham as da administração de um país; assim, o trabalho doméstico revela competências estratégicas fundamentais, evidenciando que a experiência no lar prepara a mulher para a política e a gestão pública.”

19 “A hipocrisia não é apenas falsidade, mas uma tentativa de redenção: ao simular virtudes, o hipócrita busca enganar os outros e a si mesmo, usando a aparência de bondade para mascarar erros e aliviar a culpa.”

20 “A superação não é vitória grandiosa, mas resistência diária: tropeços e tombos na ventania se tornam pequenas conquistas, e cada queda vencida revela que o verdadeiro triunfo está em continuar em pé, apesar das perdas.”

Comentários

Nenhum comentário: