"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

domingo, 21 de agosto de 2016

SEQUELA DO "DISTANCIAMENTO" (“A nossa oração e o nosso clamor devem ser sempre do tamanho do choro do mundo”. — Pr. Cpl. Moacir J Laurentino)


Crônica


SEQUELA DO "DISTANCIAMENTO" (“A nossa oração e o nosso clamor devem ser sempre do tamanho do choro do mundo”. — Pr. Cpl. Moacir J Laurentino)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A brisa matinal invade meu apartamento, trazendo consigo o aroma inconfundível do café recém-passado. O domingo desperta com uma quietude que ecoa dentro de mim, revelando a solidão que insiste em permanecer. As distrações da rotina já não preenchem o vazio; a alma, desprotegida, anseia por um colo, por um olhar que enxergue além das aparências, por um ouvido que saiba escutar sem pressa de responder.

Hoje, decido baixar a guarda e abrir as portas do meu coração. A você, leitor, confio meus anseios e essa busca incessante por conexões que transcendam a superficialidade dos encontros casuais. Caminhar pelas ruas da cidade, antes um ato solitário, transforma-se agora no desejo de compartilhar experiências, dividir o peso — e a beleza — do existir. Conversas que fluem sem esforço, aprendizados que se entrelaçam, um porto seguro onde a alma possa, enfim, descansar.

A solidão, essa visitante indesejada, escancara minha vulnerabilidade. Há uma necessidade latente de afeto — de um abraço que acolha sem exigir palavras, de um olhar que compreenda sem precisar de explicações. Anseio por um colo de "mãe de leite", esse símbolo primitivo de nutrição emocional e cuidado genuíno. E a frase de Adriana Bacelar Lima ressoa em meus pensamentos: "Se o clamor de uma alma indo para o inferno não nos faz repensar no que estamos fazendo do evangelho, é inútil a nossa crença que estamos salvos." Um lembrete pungente de que a fé sem empatia é vã, de que o amor só faz sentido quando se estende ao outro.
A vida ensina, ainda que de maneira dura, a valorizar os laços que são verdadeiros. Com o tempo, percebo que a inteligência que realmente importa não está nos livros, mas na capacidade de amar, de se conectar, de construir pontes em vez de erguer muros. Nunca fui pai — talvez por medo de deixar de ser filho, de perder a segurança do afeto familiar. Mas, neste domingo, sou apenas alguém que sente falta de um colo, de um refúgio onde possa repousar as inquietações.
Que este desabafo seja um convite à reflexão. Que possamos enxergar a vulnerabilidade não como fraqueza, mas como coragem de sermos quem somos. Que a solidão nos ensine a importância do encontro. E que, no fim, a maior inteligência que possamos cultivar seja o amor — esse gesto simples, mas revolucionário, de cuidar do outro sem esperar nada em troca.


5 questões discursivas baseadas no texto, explorando as ideias principais e provocando reflexões sociológicas:


1. A solidão na sociedade contemporânea: O texto aborda a solidão como uma experiência comum, mesmo em meio à vida urbana. Como a sociologia pode analisar as causas e consequências da solidão na sociedade contemporânea, considerando fatores como individualismo, tecnologia e mudanças nas relações sociais?

2. A busca por conexões autênticas: O texto expressa o desejo de conexões que transcendam a superficialidade. Como a sociologia pode analisar as diferentes formas de relacionamento na sociedade atual, e como a busca por autenticidade e significado influencia essas relações?

3. A importância da empatia e do cuidado: O texto destaca a necessidade de afeto, compreensão e cuidado genuíno. Como a sociologia pode analisar o papel da empatia e do cuidado na construção de relações sociais saudáveis, e como esses valores podem ser promovidos na sociedade?

4. A relação entre fé e ação social: A citação de Adriana Bacelar Lima questiona a fé sem empatia. Como a sociologia pode analisar a relação entre religião, ética e ação social, e como as crenças religiosas influenciam o comportamento individual e coletivo?

5. A vulnerabilidade como força: O texto propõe uma visão da vulnerabilidade como coragem. Como a sociologia pode analisar a construção social das emoções e como a vulnerabilidade pode ser vista como uma forma de resistência e transformação social?

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OS TOLOS OFENDIDOS, VINGANÇA EXAGERADA (“Para os puros, todas as coisas são puras...” Tt 1:15.)


OS TOLOS OFENDIDOS, VINGANÇA EXAGERADA (“Para os puros, todas as coisas são puras...” Tt 1:15.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Enquanto o sol se despede do dia, o entardecer de minha existência, vejo-me em uma batalha pessoal. Mais uma luta, uma ferida aberta, um trauma que talvez tenha sido causado pela minha própria negligência ao meu nome e caráter, não sube me protejer. Como Shakespeare sabiamente disse, “Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre.” Sinto uma perda, uma perda atribuída às ações levianas de outros que não gostam de mim. Não mereço esse julgamento injusto. Estou trabalhando honradamente, mantendo o foco, buscando o caminho da felicidade, ajudando meu próximo. Mas, para um final feliz, meu anjo da guarda me disse que só preciso deixar a energia fluir no meu ritmo, abrindo caminho, não abra mão de ser professor.

A intenção daquela aluna não tinha o mínimo propósito de melhorar sua família ou fortalecer seu casamento. Ela levou seu marido ao diretor e ali expôs sua maneira irrefletida de agir, sem a intenção de melhorar também a escola e seus estudos. Ela denegriu a imagem de um professor de muitos anos de serviço prestado àquela unidade escolar, um professor de boa índole e utilidade comprovada. Ela subestimou a capacidade de leitura de mundo, compreensão e interpretação do meu diretor, escrevendo a ele aquela denúncia. Ela não pensou que eu poderia divulgar minha versão original. Ela só pensou em dar um motivo para me expulsarem da escola, queria prejudicar meu profissionalismo, pois apenas imaginou que eu poderia perder o emprego do qual sustento minha família como castigo pelo que fiz, não com a intenção imputada por eles. Afinal, a coordenadora pedagógica adora fazer relatórios negativos sobre professores para se projetar na função que ocupa por favores políticos, então atende a coveniência para agradar da comunidade! E os alunos maldosos sabem disso: é o caminho mais curto para as denúncias chegarem ao diretor.
Depois de tudo, eu ainda seria professor dela, em péssimas circunstâncias de ensino e aprendizagem. Se ela considerava minha atitude tão criminosa, por que não foi à polícia, onde há investigadores competentes, em vez de fazer “justiça” com as “próprias mãos”? E em que escola eles aprenderam isso, pois são rápidos em denunciar picuinhas, sem nem conversarem comigo (Sem dar chance de defesa à vítima)?
Bem sei que um erro não conserta o outro, porém quero me justificar. Num momento vago da aula, comecei a ler as mãos de alguns. Infelizmente, ela se aproximou e me deu a mão para eu falar seu futuro. Segurei sua mão e falei coisas triviais, nada comprometedor, era apenas uma brincadeira à vista de todos. Gosto de agir assim com meus alunos para facilitar a relação professor/aluno, gerando confiança e lucro na aprendizagem (já que eram adultos da EJA). Mas, ela não entendeu e, incentivada pelo namorado ciumento, maldosamente foi juntando ódio e premeditando os fatos com a finalidade de me acusar de assédio sexual. Como sou um péssimo profeta, não sabia que iria ter revelações do seu futuro tão pressionado assim. No final, não aprendi nada com suas ameaças e denúncias. Só me fizeram, mais uma vez, consciente das possibilidades de fracasso de minha profissão e, por tabela do sistema educacional, porque esse não é um caso isolado. Vou morrer sem saber em que parte eu a ofendi! “Para os puros, todas as coisas são puras…” Tt 1:15.
Nunca pensei que houvesse necessidade de divulgar esse texto, um retrato da minha tolice, considerando que aprendi com a Bíblia que “Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado.” (Prov. 12:16). Mas, o fiz porque, agora acho, que ele vai ser útil para alguém também iludido pelo sistema. Essas formas de vingança de aluno e seus donos estão cada vez mais frequentes não só na escola, mas também em qualquer outro trabalho. “Louco não é o homem que perdeu a razão. Louco é o homem que perdeu tudo menos a razão.” (G. K. Chesterton).

sábado, 13 de agosto de 2016

"QUEM SÃO ELES?, QUEM ELES PENSAM QUE SÃO?" ("Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso." — Millôr Fernandes)



Crônica


"QUEM SÃO ELES?, QUEM ELES PENSAM QUE SÃO?" ("Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso." — Millôr Fernandes)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Era a primeira reunião pedagógica do mês de agosto, deste ano. O que deveria ser o primeiro dia de aulas do segundo semestre, foi o tal momento pedagógico. Não foi diferente ali, do que comumente acontece; ouvi e tive que aceitar determinações e outras coisas de tirar lágrimas dos olhos de crocodilo. Aprovaram inclusive o que em outras reuniões já tinham condenado, é o vai e vem da inutilidade, como pedaços de fezes boiando n'água. Meu voto está sempre na minoria. Não vale nada!
           Não compreendo alguns colegas de trabalho, professores maduros até. Nas reuniões pedagógicas, não são muito dados a ideias inovadoras; graças a Deus, ainda há aqueles poucos que se propõem a uma pequena ousadia. Na verdade, eu não sei o que quis dizer a colega quando reclamou de um professor desta unidade que  afrouxa demais as normas com os alunos para ganhar a simpatia deles: tornar-se o "bonzinho" é querer aparecer. E ela chegou ao absurdo de exigir que os colegas não sejam bonzinhos, pois desconfiava que ela mesma poderia se passar por má, visto ser a única "rígida" da escola, a seu modo: supostamente "Ideal"?
            Eu sempre acreditei que a diversidade cultural  faz o conhecimento legítimo. Por isso, senti-me muito agredido com esse desejo de uniformização no trato com o aluno, pois os procedimentos didatísticos unificados como rega geral, propostos nos manuais de Paulo Freire, tolhe a criatividade de professores e alunos. Esse tipo é capaz de afirmar que só ele procede corretamente. Será se ela está sugerindo que todos da unidade escolar trabalhem do seu jeito para não ter distinção? Ou melhor, será se ela quer anular o direito de escolha do aluno de gostar desse ou daquele professor? Mas, eu continuo pensando que se todos pensassem igual, ninguém pensaria grande. Assim como disse Carlos Drummond de Andrade: "Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." Estaria ela, pensando no crescimento da escola em que trabalha ou só está pensando em si mesma, não querendo ser rejeitada sozinha? Como os "bonzinhos" em busca de aceitação, ainda que por vias diferentes. 
           O maior medo do professor inseguro é que os seus alunos venham a gostar mais dos outros do que dele. Para seu conforto digo, ninguém consegue desagradar a todo mundo, bem como não se consegue agradar todo mundo. O professor de quem os alunos gostam mais é o de educação física. Será se todos os demais enciumados deverão dar "bolas" aos alunos para se equipararem? O Horácio já disse: "O invejoso emagrece com a gordura dos outros".
           Se tratam assim os colegas, como tratam os seus alunos? Assim, nos conselhos pedagógicos que deveriam apurar as melhores ideias para as mudanças da educação, cultivam-se ainda esses atrofios. A educação não cresce porque deixou muitos para trás, e aqueles retardatários ainda lutam com o apoio dos fracos a fim de continuar na zona de conforto. Um conselho de classe ou uma reunião pedagógica é boa, quando trata de coisas que preservam a zona de conforto para a maioria. Uma andorinha só não faz verão, por isso tudo continua igual!
"Andorinha lá fora está dizendo:
— Passei o dia à toa, à toa.
Andorinha, andorinha, minha canção é mais triste:
— Passei a vida à toa, à toa."
(Manuel Bandeira)

Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 09/08/2016
Reeditado em 13/08/2016
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sexta-feira, 8 de julho de 2016

SENTINDO-ME AGRADECIDO (“Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.” 1 Tesalonicenses 5:18).



Crônica

SENTINDO-ME AGRADECIDO (“Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.”-1 Tesalonicenses 5:18).

Por Claudeci Ferreira de Andrade


           Hoje é outro dia certamente, porém ontem foi assim: diversão, contato com amigos, e pessoas próximas coloriram meu dia. Novidades boas e informações quentes chegaram através do ambiente. Boas notícias trouxeram também esperanças e mais fé. Usei minhas habilidades naturais para responder à altura. Aprendizado em alta! Após o frisson do dia 7 de julho, meu aniversário, vi o quanto as pessoas - chave de minha vida - deitaram e rolaram nas expressões fortes, sentimentais e as mais diversas possíveis. Os amigos da internet falavam como se elas fossem verdadeiras, mas muitas delas são apenas frutos virtuais! Ainda bem que atrás do computador, pelos menos, são corajosas e espontâneas, deviam ser mais responsáveis no uso das palavras, pois se mentiram para mim, produziram em mim uma felicidade sem necessidade, daquelas que não fazem bem. Nunca saberei o que eles sentem sinceramente por mim. O melhor é que ainda estou feliz de verdade, fez-me muito bem! Foram mais de duzentas felicitações de parabéns no Facebook. Respondi a todas com a melhor apresentação que pude. E ainda hoje, obrigado! “Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús.”- (1 Tesalonicenses 5:18).
           Todavia quero destacar aqui, duas pessoas tóxicas que me chamaram de arrogante. Aferi por isso o seguinte significado: Etimologicamente, o termo “arrogante” se originou a partir do latim "adrogare", que significa “para exigir”, ou seja, utilizado para definir a personalidade de alguém que se achava no direito de exigir um reconhecimento do mundo que, na realidade, não merece. Então, se estou lhes considerando tóxicas, seriam merecedores também do veneno que destilo? Estou apenas exigindo que cada um se mereça por eu estar grávido de seus exemplos. Por que não podemos ser vice-versa honrosamente? Como posso merecer ser importante para vocês?! Já que a etimologia da palavra importante é o que foi importado para dentro.
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 08/07/2016
Reeditado em 08/07/2016
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sábado, 2 de julho de 2016

DOMÍNIO DE CLASSE X DOMÍNIO DE CONTEÚDO ("Tome um rumo diferente do de costume, e quase sempre estará certo." Jean-Jacques Rousseau)



Texto

DOMÍNIO DE CLASSE X DOMÍNIO DE CONTEÚDO ("Tome um rumo diferente do de costume, e quase sempre estará certo." Jean-Jacques Rousseau)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Naquela tarde de segunda-feira, "Sol a pino", quando entrei na sala dos professores. O ar estava carregado de expectativas para a semana letiva que se iniciava. Enquanto folheava distraidamente meu planejamento, ouvi cochichos vindos do canto esquerdo da sala. "Ele não tem domínio de classe", sussurrou uma voz que reconheci como a da coordenadora pedagógica.

Aquelas palavras me atingiram como um soco no estômago. Eu, que sempre me orgulhara de minha vocação, agora me via rotulado como inadequado, diferente, quase um pária entre meus pares. O peso daquele julgamento me acompanhou pelos corredores barulhentos até minha primeira aula daquela tarde.

O termo "domínio" tem sido frequentemente usado para definir a capacidade de manter a ordem em sala. No entanto, essa palavra, quando analisada sob a luz da pedagogia, revela-se inadequada. Ela coisifica os alunos, reduzindo-os a meros objetos de controle. Quando penso no "domínio" que muitos administradores escolares valorizam, não posso deixar de refletir sobre a sua conexão com a imposição e a dominação.

Ao entrar na sala do 6º ano, fui recebido por um mar de rostos inquietos e vozes exaltadas. Respirei fundo, lembrando-me das palavras de Platão: "Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo". Com esse pensamento em mente, decidi tentar uma abordagem diferente.

"Hoje", anunciei com um sorriso, "vamos fazer uma viagem no tempo". Os olhares curiosos se voltaram para mim. Por um momento, o caos deu lugar à atenção. Comecei a narrar a história da Grécia Antiga, pintando imagens de filósofos em togas brancas e jovens discutindo ideias sob oliveiras centenárias.

À medida que a aula avançava, percebi que alguns alunos começavam a se envolver, fazendo perguntas e compartilhando suas próprias ideias. Outros, no entanto, permaneciam distantes, presos em seus próprios mundos de conversas paralelas e mensagens de celular. Esta realidade reflete um sistema educacional que muitas vezes valoriza mais o controle do que a criatividade.

Ao final da aula, fiquei refletindo sobre o significado de "domínio". Não era sobre controle ou submissão, concluí. Era sobre despertar a curiosidade, cultivar o desejo de aprender. Como Clarice Lispector disse, "A palavra é meu domínio sobre o mundo". E ali estava minha missão: não dominar alunos, mas ajudá-los a dominar o conhecimento.

A pressão sobre os educadores é imensa. Reprovar alunos como forma de punição, ou mesmo tentar controlar comportamentos através de notas, é visto não como uma estratégia pedagógica, mas como um ataque ao sucesso da escola. Quando as salas de aula são superlotadas e a indisciplina predomina, a transmissão de conhecimento se torna um desafio quase impossível.

Nos dias que se seguiram, enfrentei os desafios com uma nova perspectiva. Cada aula era uma oportunidade de criar conexões, de transformar a matéria em algo vivo e pulsante. Nem sempre era fácil. Havia dias em que o cansaço e a frustração ameaçavam me dominar.

A realidade do ensino nas escolas públicas é muitas vezes um retrato de desilusão. O "lanche gostoso" da escola muitas vezes serve apenas para preencher estômagos vazios, enquanto as mentes dos alunos são deixadas de lado. O maior reflexo desse fracasso está na presença de alunos analfabetos no sexto ano, um sinal evidente de que algo está profundamente errado.

Mas então, numa tarde de quinta-feira, aconteceu algo que mudou tudo. João, um aluno que sempre parecera desinteressado, me procurou após a aula. "Professor", ele disse, os olhos brilhando, "nunca pensei que história pudesse ser tão legal". Naquele momento, entendi que meu verdadeiro domínio não estava no silêncio forçado ou na obediência cega, mas no poder de inspirar.

Ao final daquele ano letivo, olhei para minha turma e vi não apenas alunos, mas jovens pensadores, questionadores, sonhadores. Talvez eu nunca fosse o professor com o "domínio de classe" que a coordenação desejava. Mas havia conquistado algo muito mais valioso: o respeito e o interesse genuíno dos meus alunos.

A filosofia de Platão, que defende um ensino que respeite a liberdade e a disposição natural dos alunos, parece ter se perdido no turbilhão da burocracia escolar. No entanto, minha experiência mostrou que é possível recuperá-la, mesmo em meio às adversidades do sistema educacional atual.

E assim, querido leitor, deixo com você esta reflexão: o verdadeiro domínio na educação não está em silenciar vozes, mas em amplificá-las. Não está em controlar corpos, mas em libertar mentes. Está em acender a chama da curiosidade e deixá-la queimar livremente, iluminando caminhos que vão muito além das paredes da sala de aula. A escola deve ser um lugar onde o aprendizado é valorizado e a criatividade é incentivada. E, assim como o cachorro que volta ao que vomitou, a educação não deve se revolver na lama da conformidade, mas sim alçar voo, como os pássaros guiados pelo vento da sabedoria.

Com base no texto apresentado, elabore respostas completas e detalhadas para as seguintes questões:

O texto critica a concepção tradicional de "domínio de classe". Qual a principal crítica apresentada pelo autor e quais as alternativas propostas por ele?

Como as citações de Platão e Clarice Lispector contribuem para a construção da argumentação do autor sobre a educação?

De que forma a experiência pessoal do autor em sala de aula ilustra os desafios e as possibilidades da educação contemporânea?

O texto estabelece uma relação entre o conceito de "domínio" e o sistema educacional como um todo. Quais as implicações dessa relação para a qualidade do ensino?

Qual a importância da criatividade e da autonomia dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, segundo o autor?

Estas questões abordam os seguintes aspectos do texto:

Crítica à concepção tradicional de educação: A primeira questão explora a crítica central do texto à ideia de "domínio" como sinônimo de controle e submissão.

Uso de referências teóricas: A segunda questão analisa como as citações de filósofos e escritores servem para fundamentar a argumentação do autor.

Experiência pessoal: A terceira questão explora a importância da experiência pessoal do autor como base para suas reflexões sobre a educação.

Sistema educacional: A quarta questão amplia a discussão para o sistema educacional como um todo, analisando as implicações da concepção de "domínio" para a qualidade do ensino.

Criatividade e autonomia: A quinta questão destaca a importância da criatividade e da autonomia dos alunos como elementos fundamentais para uma educação de qualidade.

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sábado, 18 de junho de 2016

COMO ENSINAR INIMIGOS ("Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro". Napoleão Bonaparte)


Crônica da vida escolar

COMO ENSINAR INIMIGOS  ("Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro". Napoleão Bonaparte)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Na verdade, eu não ensino inimigo algum, ou melhor, não revelo meus melhores truques a quem se protege de mim, ou me tem em pouca estima. Porque ele é um destruidor de minha imagem. E como o mal é de igual poder de contaminação do bem, não posso alimentar de esperança um inimigo destruidor de meus projetos de vida. Mesmo assim, senti-me receoso e relutante ao chamar de inimigo, os meus alunos militantes e ativistas, denunciadores gratuitos, afrontadores para me derrubar, ameaçadores violentos. Esses são somente as vozes do cemitério que me oferecem desânimo. Afinal, quem é o inimigo de quem? Eu que eles me fizeram ou eles que os fiz? Confesso que cheguei, por um instante, a pensar que lhes promovo motivos. Mas, conformei-me nos conceitos do dicionário Aurélio: Inimigo - "adj. e s.m. Que ou o que odeia alguém, que procura prejudicá-lo. Que ou o que tem aversão a certas coisas: inimigo do ruído. Nação, país com que estamos em guerra: vencer o inimigo; exército inimigo. Adversário, contrário." Eu não sou assim...Gosto dos meus alunos humildes. Inimigos são orgulhosos e "mimizeiros"!
           O estado deveria processar os maus alunos e seus pais para fazê-los devolver o dinheiro público investido neles, mantendo outros mais dedicados na escola pública com melhor qualidade. Li aqui na net que um aluno da escola pública custa para os cofres públicos R$ 2300,00 por ano, menos do que se investe em um preso, mas é dinheiro também mal empregado. Então, prendem os políticos corruptos e continuaremos sustentando-os na cadeia! Todavia, em nosso caso, o nosso dinheiro, também, continua patrocinando a violência na escola e reprovação, ou melhor, aprovação sem mérito. Porque a escola tem mascarado isso, passando o aluno, para a série seguinte, sem mérito, para as estatísticas altas justificarem o dinheiro desperdiçado, porém alguém tem de restituí-lo para beneficiar os que devolverão com serviço de qualidade, o que ganhou nos estudos, à sociedade. Já que não posso me recusar a dar aulas a estes incautos, pois estão misturados, queria me recusar a pagar meu imposto de renda e outros impostos para mantê-los. Mas, se eu sonegar, então serei o inimigo do rei, indigno, também, de meu salário.
          Atribuir nota aos filhos da escola, por qualquer isopor pintado que trazem, ou por articulações de festa "culturais", levando feijão cozido, ou por assistirem aos jogos interclasses e torcerem freneticamente,  não é dar-lhes poder, o poder estar no conhecimento, aliás só o conhecimento dá poder, disse Leonardo da Vinci: "Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."
            Um dia eu me recusei a ministrar aulas particulares de redação, apesar da proposta de um bom pagamento, para um ex-aluno dos atrapalhadores da sala, desrespeitadores do direito de aprender dos demais estudantes e disse a ele: Não preciso de seu dinheiro, todos os dias estive em sua sala e nunca prestou atenção em mim. Ensiná-lo agora seria anular as consequências, as quais tanto esperei vê-lo sofrer. O que eu pensava de meus professores me fez a diferença, eles não foram maiores por que eu os respeitei, mas eu sou maior por que os obedeci. 
           Depois dizem que professor não marca aluno!  E fui contra o que disse Arthur Schopenhauer: "Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de atos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno". Que Deus tenha misericórdia de mim, pequei por pensamentos!
Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 11/06/2016
Reeditado em 18/06/2016
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domingo, 29 de maio de 2016

PROTAGONISTA DA ESCOLA SEM PARTIDO ("Liberdade de expressão para todo mundo dizer a mesma coisa é ditadura de opinião." — Silas Malafaia)



Crônica

           Nunca uma celebridade foi tão comentada nas redes sociais e jornais do que o invejável, polivalente, Alexandre Frota: Com seu currículo de ator, diretor, ex-modelo, comediante, ex-jogador de futebol americano, apresentador, empresário e ex-autor pornográfico brasileiro (tendo 20 filmes dessa categoria). Sem falarmos das participações em programas e reality shows dentro e fora do país. Bem pudera, segundo tanta bagagem intelectual e conhecimento universal, ousou levar ao ministro da Educação, Mendonça Filho, no MEC, uma proposta com melhorias para a educação brasileira. O "grande pensador", tal qual Valesca Poposuda, também divulgou ter visitado o ministro da Cultura, Marcelo Calero. E aproveitado essa tacada só, o ator e seus amigos do "Revoltados On Line", apresentaram a defesa do projeto "Escola sem Partido"; proposta ultra reacionária, sob o pretexto em combater a “doutrinação ideológica” e o “comunismo” nas escolas e universidades.
             Li tantos comentários na internet, sobre o caso, vindo-me ocorrer a seguinte constatação: O sistema educacional anda mesmo tão "capenga" que qualquer um pode meter seu bedelho! Eu já havia dito sobre a educação ser semelhante ao futebol, todo mundo acha-se entendido demais e dá "pitacos" empiristas, só na "boa" fé. Bem, mas, Alexandre Frota e outras celebridades em diversas áreas nem são de pouca monta. Pelo menos, chamaram a atenção do mundo para uma suposta causa nobre, isso se faz necessária. Críticas, ironias, inadequações e incoerências ideológicas a parte, firmo aqui consoante  a pedagogia da escola sem partido, que estou conhecendo agora, mas já posso ver seu lado positivo, pois os mesmos aspectos desta proposta em questão já foram considerados em um passado não muito distante, apesar de  barrados por outras autoridades, porém quem sabe dessa vez, dará certo! O adágio popular reza: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura".  Eu jamais nego os benefícios  das cartilhas de orientações sexuais, reforçando o combate a homofobia e reprovando todas as anomalias sociais e preconceitos; sobretudo, promovendo o amor nas escolas, se não fosse a tendência modista: Orientação Sexual é um dos temas transversais proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, do MEC, visando a compreensão saudável e reflexão da realidade social, construindo assim a cidadania.
           E quando dizem sobre o ator ex-pornô nem saber o que seria o melhor para a educação brasileira, estão equivocados, pois na situação atual, qualquer um sabe melhorar o sistema educacional brasileiro. O mais assustador para mim é a liberdade do alunado em detrimento da liberdade do professor em sala de aula. E quando o professor não faz o que os pais querem apanha. Então, minha maior preocupação no momento é com o futuro da escola (O Coronavírus escutou).
           E se caso essas "inovações" nem vierem a ser aprovadas, fica aqui a alta divulgação dos trabalhos artísticos do "educador" Frota e dos outros de mesma natureza pelas mídias: Ninguém nunca assistiu a tanta pornografia "educativa" como nesse momento de internet para todos. Até uma professora confessou em um comentário no Facebook: "Quando me lembro que vi um trecho do pornô dele. ECA! Que nojo." Na verdade, seus filmes nunca foram tão divulgados e assistidos sob o pretexto da curiosidade, volto ao risco de dizer: Mesmo se sua proposta para o MEC não sendo aprovada já lhe valeu ao sucesso de seu outros trabalhos anteriores.
             A escola sempre foi um palanque de fácil acesso, pois é um público cativo.  Sinto-me destroçado, no papel de professor, por dois motivos: de um lado ameaçam minha liberdade para filosofar na sala de aula e, do outro, estimulam-me a assistir mais a pornografia promovendo os protagonistas.
           E falando nisso, uma coisa puxa outra, antecipam-se as torturas aos professores descuidados segundo suas expressões fortes em sala de aula. Li isto também sobre a aluna universitária que processou seu professor: “Ele utiliza do meu nome com expressões de cunho racista quando ele diz, por exemplo, 'pretinha e desclassificada fazendo macaquices'. Então, todas essas expressões que ele utiliza são claramente de teor racial e pejorativas”. http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/05/estudante-denuncia-professor-da-ufmt-por-racismo-pretinha.html - (acessado em 21/08/2021).
           "Pretinha" é uma expressão, na maioria das vezes, usada carinhosamente. Só configura racismo aos maldosos (Tito 1:15). "Desclassificada" não tirou nota suficiente ou por está fazendo "macaquice", perturbando a aula do professor. É isso, quaisquer palavras usadas para repreender alunos em sala de aula, doravante fará do professor marginal, digno de processo. As palavras referidas podem ser ofensivas, sim, se foram pronunciadas com a intenção de ofender e forem recebidas como ofensivas, mas quem pode julgar as intenções? Estão brincando de ser o Deus cruel do velho testamento. Assim, ao invés de corrigir, enfraquecem, mais ainda, o professorado. Parece-me vingança! De forma nenhuma, estou querendo justificar ninguém, só queria entender porque eles me chamam de velho caduco, cabeça-branca etc?! Nesse teor, não seria discriminação também? De lá para cá não dá nada!!!

Kllawdessy Ferreira

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Enviado por Kllawdessy Ferreira em 27/05/2016
Reeditado em 29/05/2016
Código do texto: T5648548 
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