"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

domingo, 27 de março de 2022

Coleção 71 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 

 

Coleção 71 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 Como exigir do aluno o entendimento do mundo se ele ainda não compreende o sentido de sua própria presença na escola?

2 Formado para ensinar palavras, o professor vê-se obrigado a conter corpos; vítima de um sistema que lhe exige força onde deveria bastar a linguagem. Deveri ter estudado mesmo era "JIU-JÍTSU" Para ficar separando brigas de aluno.

3 Quando a escola escolhe reprimir em vez de educar, semeia rancor onde deveria florescer o saber; e colhe, inevitavelmente, o caos que ela mesma cultivou.

4 A aprovação sem mérito, disfarçada de benevolência, revela não empatia, mas conveniência; uma reciprocidade corrompida que serve mais ao conforto do professor que ao crescimento do aluno.

5 Em tempos de malícia e vaidade precoce, a amizade entre professor e aluno tornou-se um perigo: o afeto, antes ponte de aprendizado, hoje é armadilha onde a inocência se confunde com suspeita.

6 Ao reagir com agressividade à própria reprovação, o aluno revela não apenas a falência de sua formação familiar, mas o motivo pelo qual a escola teme avaliar com rigor: punir o fracasso tornou-se mais perigoso que ensiná-lo.

7 Quem ergue armadilhas para os outros, cedo ou tarde, vê sua própria moral desmoronar; a justiça da vida quebra aqueles que quebram os outros.

8 Quando o aluno aprende a usar astúcia e gravações para atacar, instala-se um ciclo perigoso: a manipulação ensinada se torna norma, corroendo confiança e autoridade dentro da sala.

9 Na escola, como no futebol, muitos líderes ocupam cargos de comando sem jamais dominar novamente o campo de jogo, dirigindo o ensino sem jamais ter jogado com eficácia.

10 A inclusão forçada apaga diferenças e escraviza; a exclusão natural respeita a singularidade, e o sacrifício pessoal, quando motivado por ganho, não é amor, mas conveniência.

11 Incluir à força revela que o indivíduo jamais pertenceu plenamente, e igualar o intrinsecamente diferente é a mais cruel forma de injustiça, que apaga a verdadeira singularidade.

12 A democracia protege a diferença; já os autoproclamados antidiscriminadores, ao buscar homogeneizar, traem a diversidade por interesse próprio, não por justiça.

13 A igualdade basta por sua própria semelhança; buscar superioridade ou forçar uniformidade sacrifica a individualidade, e eu prefiro ser “inferior” a ceder minha singularidade.

14 Sinto que o mundo se reconfigura sob um desígnio paradoxal: os movimentos que muitos condenam; homossexualismo e feminismo; parecem carregar, irônica e redentora, a tarefa de poupar o planeta do excesso, como se o cordeiro de Deus surgisse agora com chifres inesperados.

15 Vejo a hipocrisia de quem defende animais com fervor, mas ainda come carne; assim, meu gosto por churrasco parece puro diante do paradoxo insano dos outros.

16 Vejo mulheres bonitas como destemidas pelo poder de sua aparência, e as menos favorecidas, solitárias e ressentidas, carregam fragilidades que, para mim, parecem se refletir até no corpo.

17 Permitir que o mau gênio do professor passe sem crítica é entregar o ensino à tirania do ego, corroendo a paz e o aprendizado dos alunos.

18 Quanto mais nos medimos pelo belo que nos cerca, mais desaparecemos na homogeneidade; a atração pelas diferenças, em vez de preservá-las, dissolve nossa singularidade como leite na água.

19 A perfeição da natureza elimina o defeito sem clemência; já a Igreja nos oferece um Deus humanizado, cuja indulgência suaviza as falhas e serve aos interesses da própria instituição.

20 Investir pesado na educação de alunos que a desvalorizam degrada o sistema, e o mercado, ao aceitar diplomas sem mérito, legitima essa autovulgarização.

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sábado, 19 de março de 2022

Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 O caráter humano é uma obra em constante formação, moldada pelas experiências vividas; por isso, todo julgamento requer o conhecimento da trajetória completa do indivíduo; pois, como lembra Augusto Cury, tanto a glória quanto a crítica são breves passageiras do tempo.

2 A repressão e a indiferença, ao silenciarem o indivíduo e dissolverem sua identidade, transformam-se em formas sutis de violência social que conduzem à autodestruição e corroem, em silêncio, os próprios alicerces da democracia.

3 A celebração do Dia das Crianças na escola, antecipada em razão do feriado, revela-se uma homenagem implícita ao professor, cuja dedicação e organização tornam possível cada instante de alegria que antecede o descanso.

4 A expansão do ensino a distância e das cotas, ao ampliar o acesso ao diploma de Pedagogia, acabou diluindo o prestígio antes atribuído ao curso, gerando uma percepção de excesso de coordenadores e expondo, sobretudo após a pandemia, o esvaziamento burocrático de uma função que perdeu sua essência educativa.

5 Emprestar um bem valioso que não se poderia doar é arriscar a amizade, pois a obrigação da devolução esbarra tanto na falta do objeto quando mais se precisa dele quanto na tendência do invejoso de tomar posse do que recebeu sem custo.

6 O indivíduo obcecado por se colocar à frente dos outros adquire o hábito irracional de se inserir em qualquer fila, mesmo sem compreender seu propósito, pois a mera sensação de vantagem ou o mínimo "lucro" já justificam sua compulsão de superar os demais.

7 O comportamento de um indivíduo em uma fila revela, em gestos e esperas, o verdadeiro reflexo de seu caráter e o grau de internalização das normas que regem a convivência social.

8 O início das aulas, ao obrigar o indivíduo a despertar na escuridão da madrugada, perturba seu ciclo natural mais profundamente que o simples ajuste do Horário de Verão.

9 O poder, por sua natureza corruptora, inclina o indivíduo a renunciar ao sacrifício por causas nobres, de modo que apenas a cobiça consegue impulsioná-lo a buscar incessantemente tal poder, mesmo ao custo da própria destruição.

10 A intimidade confere uma liberdade de expressão intensa que, muitas vezes, se transforma em desrespeito, ao passo que os revoltados, que clamam por liberdade, exprimem sua insatisfação oprimindo e negando a liberdade dos outros.

11 Alunos carentes de atenção, acostumados à impulsividade, revelam um súbito descontrole ao surgir o professor, como uma bexiga prestes a explodir, transformando a desordem em uma expressão caótica de liberdade e anseio por reconhecimento.

12 Embora recuse ser uma “mentira ambulante”, o indivíduo reconhece-se como ator social, desempenhando papéis apenas quando apropriado, consciente de que sua verdadeira identidade permanece oculta e intocável, como um “desconhecido”.

13 A capacidade de reconhecer um mau caráter diminui à medida que a pessoa se assemelha a nós, pois a identificação gera uma barreira que obscurece tanto suas falhas quanto as nossas próprias, enquanto a diferença permite uma avaliação mais objetiva.

14 A leitura deve visar a compreensão e o aprendizado, não a caça a erros, pois é ao buscar interpretar corretamente o texto que se promove o verdadeiro crescimento intelectual.

15 Os sábios não podem permanecer em silêncio, pois sua voz é vital para instruir; cabe-lhes ensinar os tolos a se calarem, garantindo que a sabedoria e o discernimento dominem o discurso público.

16 Assim como os pescadores atraem os peixes maiores com iscas extraídas de exemplares menores ou dos próprios grandes, um bom salário seduz pela promessa de segurança e conforto, lembrando que toda conquista exige, inevitavelmente, o preço do esforço correspondente.

17 A escola, ao recorrer à manipulação em vez de cultivar interesse genuíno, cria uma armadilha que se autossabota, pois ninguém se dedica ao que não percebe como útil ou prazeroso.

18 A escola, ao repetir estratégias desgastadas, vê o interesse dos alunos evaporar como caça que evita a armadilha, e paradoxalmente, ao rejeitar a memorização, produz conteúdos desconectados da vida real, cujo aprendizado se dissolve ao faltar significado duradouro.

19 O ensino verdadeiro não nasce de estratagemas, mas do interesse que surge quando o aprendizado responde a necessidades reais; por isso, a escola deveria inverter sua lógica e começar ouvindo seus alunos, construindo o saber a partir do que tem sentido em suas vidas, e não impondo conteúdos alheios à sua realidade.

20 Compreender verdadeiramente alguém exige ouvir além das palavras; perceber os silêncios, as pausas e o que permanece oculto, pois muitos não conseguem nomear seus próprios anseios e medos; cabe, então, ao interlocutor sensível decifrar essa linguagem invisível que raramente se torna palavra.

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domingo, 13 de março de 2022

Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 69 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “Num mundo onde o sistema é um predador que se alimenta da própria decadência, e os hipócritas se disfarçam de virtuosos, assumo minha condição de impuro; pois o veneno que corre em minhas veias é o antídoto que me impede de ser devorado.”

2 “Os inúmeros projetinhos escolares, nascidos mortos e ressuscitados em pastas vazias, são o retrato de uma educação burocrática que troca o saber pelo cumprimento de tarefas, simulando aprendizado onde só há protocolo.”

3 “O sistema educacional público transformou o ato de aprender em mera estatística: importa mais a presença que o mérito, mais a progressão que o conhecimento; porque, no fim, é a verba que precisa ser aprovada, não o aluno.”

4 “Enquanto as notas escolares simulam sucesso, o IDEB revela a falência do sistema; e eu, peça frouxa nessa engrenagem viciada, apenas observo a educação fingir que avança enquanto afunda.”

5 “A greve dos professores revelou a burrice dos diplomados: sacrificaram salário e descanso em nome de causas justas, mas mal conduzidas — prova de que o diploma ensina a pensar, mas não a agir com sabedoria.”

6 “Tememos os bandidos, mas estamos desarmados até para o medo; só nos resta a primeira pedra, única arma do cidadão de bem; e, quando roubar um celular parece garantir mais dignidade que pedir um prato de comida, a fronteira entre culpa e fome torna-se moralmente indistinta.”

7 “Entre os que fingem trabalhar sem jamais pensar, reina a ilusão da diligência; mas quem age sem conjectura apenas movimenta o corpo, não a consciência; e sem pensamento, nenhum trabalho pode ser verdadeiramente digno.”

8 “O texto denuncia como certos indivíduos, percebidos como bandidos, exploram proteções legais e a complacência de um público conivente para agir impunemente, transformando a escola em palco de palhaçadas e ameaças, e subvertendo seu propósito educacional original.”

9 “A escola, ao priorizar a satisfação dos alunos e a sobrevivência institucional, sacrificou a qualidade educacional, adaptando-se de forma desordenada e superficial, evidenciando que a ausência de padrões rigorosos amplificou os problemas expostos pela pandemia.”

10 “O professor, ao reprovar uma aluna, sente-se pressionado pela coerção institucional e pelo medo de comprometer sua reputação, compensando notas com trabalhos extras e abandonando seus critérios pedagógicos, subvertendo assim o processo de avaliação.”

11 “A prova, criada para medir o aprendizado do aluno, tornou-se sobretudo instrumento de avaliação do professor e da instituição, traindo seu propósito original.”

12 “A progressão parcial, ao exigir trabalhos extraclasse que os alunos frequentemente ignoram, transforma a sala em caos diário e desloca a responsabilidade do fracasso para o professor, revelando a incoerência do sistema educacional.”

13 “Diante do orgulho do aluno pela própria ignorância, o professor percebe que, se o estudante não busca um objetivo nobre, cabe a ele manter o seu, repreendendo-o para preservar o sentido da aprendizagem e honrar as expectativas de quem confia na educação.”

14 “Ensinar a norma padrão da língua portugesa, raramente usada fora da escola, revela a incoerência do sistema: a antipatia dos alunos pelo professor é, na verdade, o reflexo do desdém que sentem pela disciplina e suas regras.”

15 “O aluno que exibe um caderno vazio para simular esforço revela não astúcia, mas ingenuidade: sua tentativa de enganar o professor denuncia a pobreza de caráter e de pensamento que transforma a esperteza em tolice.”

16 “Obrigar o professor a justificar a ausência do aluno é expor o íntimo ao ridículo; a escola que transforma a falta em espetáculo esquece que ética e discrição também educam.”

17 “Na educação, a efetivação dos temporários é a vingança dos explorados: quem antes foi mantido a cabresto conquista estabilidade, enquanto o diretor que herdará a gestão pagará o preço pelos abusos de seu antecessor; cumprindo o destino de quem casa com a viúva e assume os filhos.”

18 “O sistema educacional inverteu sua lógica: a prova já não mede o aluno, mas pune o professor; ao corrigir o fracasso do avaliado, o avaliador se torna o réu; e a avaliação, um ritual de autoflagelação pedagógica travestido de justiça.”

19 “A escola inverteu a hierarquia do saber: ao obrigar o professor a devolver a prova corrigida, transforma o avaliador em réu e o avaliado em juiz, convertendo o instrumento de ensino em prova de defesa; e a autoridade pedagógica, em mera formalidade contestável.”

20 “No sistema escolar, o professor é obrigado a produzir provas que, quando mal respondidas, transformam o fracasso do aluno em acusação contra ele; assim, a avaliação deixa de medir aprendizado e se torna arma que o próprio educador fabrica contra si, invertendo a responsabilidade e expondo-o ao escárnio institucional.”

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sábado, 5 de março de 2022

Coleção 68 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 68 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 “Não me fere o olhar alheio que me confunde ao chiqueiro, mas a distância entre o que sou e o que busco ser; a dor de tentar permanecer humano num lugar que insiste em me chamar de porco.”

2 “Um sistema que tenta comprar o interesse do aluno com recompensas baratas revela não a falta de disciplina dos estudantes, mas a pobreza de sentido de uma educação que paga por obediência porque já não inspira aprendizado.”

3 “Maior que o erro do mestre é a pequenez do aluno que o transforma em troféu, pois quem usa a falha alheia para brilhar revela não inteligência, mas a miséria de quem só sabe aprender pela humilhação.”

4 “Quando os animais aprendem a cheirar perfumes e ouvir música com fones, perdem o faro e a audição; assim como o homem moderno, que já não distingue o pão da pedra, perdeu o instinto de viver e o senso do real sob o luxo das aparências.”

5 “Confundir limites com fobia e afeto com abuso é negar o próprio sentido da educação: não é a frustração que gera monstros, mas a ausência de medida; pois sem aprender a suportar o ‘não’, nenhuma vontade amadurece, apenas apodrece.”

6 “O ensino que insiste em ser castelo de pedra esquece que o saber é feito de areia: só permanece quem aceita o vento, refaz-se com ele e entende que educar é reconstruir-se sempre.”

7 “A vida não renasce, apenas se gasta: até a lagartixa que regenera o rabo confirma que toda cura é parcial e que o tempo, por fim, vence o próprio instinto de permanecer.”

8 “Pensei que fosse amor, mas era apenas carência; e, sem nada a oferecer nem forma de reinventar a falta, restou-me partir antes que o afeto virasse miséria.”

9 “Quem foge do esforço engorda o corpo e embota a mente; apenas enfrentar a chuva, correndo contra o vento, reconstrói força, disciplina e liberdade.”

10 “Sem fé, como semear fé; e mesmo quando nasce, resta a dúvida: será força pura ou uma chama que se corrompe quando abusada?”

11 “Se a fé tivesse poder real, curaria doenças e espalharia riqueza; mas, vendo a loteria e a prudência religiosa, resta claro que milagres prometidos valem menos que a sorte e a ironia humana.”

12 “Quando a fé precede a prova, a mente se perde; só quem põe a evidência antes da crença evita hospícios e mantém os pés na realidade.”

13 “Não é a fé que move montanhas; é a montanha que testa a fé; e, diante de sua imutabilidade, toda crença parece apenas um gesto inútil.”

14 “A felicidade não nasce da fé, mas da evidência; sem provas, a crença é vazia; a única realidade que existe para um ser vivente é o que seus sentidos sensíveis podem comprovar.”

15 “Quando a luz se apaga e as máscaras caem, a verdade do ser emerge: as boas maneiras se dissolvem e o leopardo mostra que suas manchas nunca mudam.”

16 “Gozar intensamente, apenas nos divertindo, é a melhor vingança silenciosa: a própria alegria se torna resposta visível a quem zombava de nós.”

17 “Se o corpo é prisão da alma, por que a própria imaginação, prometida como fuga, não me lança à vastidão do infinito?”

18 “Ser charlatão é, afinal, ser mágico: criar esperança, gerar ilusão e tocar a vida dos outros; pois sem encantamento, a existência seria insuportavelmente nua.”

19 “Há cachorro para todos os gostos, e minha raiva não é da diversidade, mas daqueles que a rejeitam; intolerantes mordem mais que cães.”

20 “A morte é inevitável, mas a vontade de partir diante do peso da velhice e do sofrimento impõe-se com uma compulsão que supera a própria lei da mortalidade.”

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sábado, 26 de fevereiro de 2022

Coleção 67 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

 


Coleção 67 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Por Claudeci Andrade

1 "Na era digital, a antiga hierarquia entre mestre e discípulo se inverte: enquanto o professor hesita diante da tecnologia, o aluno a maneja com naturalidade, fazendo surgir a pergunta sobre quem, afinal, ensina e quem aprende."

2 "Prefiro a minha loucura criativa, que me empurra ao movimento e ao devir, do que a hipocrisia estagnada de quem me julga; pois, no fim, não é a razão que define o destino, mas a coragem de assumir o próprio abismo."

3 "O aluno é o reflexo das ideologias que moldam o professor; quando esse vínculo falha, ele apenas repete vozes alheias, enquanto o sistema que o reprova é o mesmo que teme sua autonomia, pois pensar por si é sempre um ato de ruptura."

4 "O bandido é visto como alguém cuja palavra nunca é compromisso, mas armadilha; e, ao ser desconfiado, sente-se desafiado, convertendo a ofensa em vingança, porque sua lógica não é a da ética, mas a do cálculo do mal."

5 "Na escola, a convivência não gera amizade, pois o sistema fomenta rivalidades e desconfiança; os contratados, vistos como aliados do poder, não podem se juntar a qualquer resistência, perpetuando um ambiente em que todos coexistem, mas ninguém se une."

6 "Ao transformar comida no centro das reuniões, a escola recria o antigo 'pão e circo': um agrado que desvia o debate, suaviza tensões e mantém a participação, enquanto questões críticas sobre o trabalho permanecem silenciadas."

7 "Nas festas, onde a alegria pode ser encenada, a hipocrisia floresce; já nos velórios, a dor impede máscaras, revelando uma verdade que, embora dura, é mais digna de ser compartilhada."

8 "Diplomas apenas escondem a falta de inteligência, sem suprimi-la; ainda que o estudo autodidata desperte autonomia, como alerta Benjamin Franklin, ensinar a si mesmo é arriscar ter um 'tolo como professor', mostrando que a instrução formal continua essencial."

9 "Enquanto todos se acham capazes de ditar como o professor deve ensinar, ninguém ensina o aluno a aprender; e, paradoxalmente, o estudante repreende o mestre, lembrando que sem experiência como discente ele jamais compreenderá a essência do ensino."

10 "O fraco sobrevive imitando o forte: ouvindo cada palavra, vestindo sua camisa, seguindo seus passos — pois a proximidade do inimigo, disfarçada em falsa amizade, transforma-se na mais eficaz arma de hipocrisia, a verdadeira 'macumba do poder'."

11 "A escola se torna um espaço de proibições vazias, onde o 'não' não ensina, e a inversão de valores privilegia os mais perturbadores, comprometendo a aprendizagem; nesse cenário, o ignorante, por merecimento, acaba por ser completamente ignorado."

12 "Deus transcende a compreensão humana; qualquer tentativa de defini-Lo ou atribuir-Lhe conceitos finitos é uma humanização ilusória, uma 'brincadeira de ser Deus', pois se pudesse ser totalmente concebido, seria menor que o próprio homem."

13 "Os dogmas religiosos são respostas insuficientes diante do absoluto; mesmo o engano, capaz de atingir até os 'eleitos', não pode ser total, pois o Diabo, por mais astuto, é 'fraco demais' para frustrar completamente a vontade divina."

14 "A dor do desprezo persiste, intensificada pelo espelho que insiste em mostrar um 'nonada', negando ao autor o amor e reconhecimento que sente merecer, e revelando a angústia de se perceber insignificante."

15 "Encontro valor nas fofocas que me atingem: embora visem me desmerecer, sua mobilização revela que sou percebido como ameaça, e essa percepção alheia transforma-se em uma ilusão reconfortante de poder e relevância."

16 "A velhice impõe uma dor que a pobreza suavizaria; a humilhação de ser superado por qualquer jovem apaga conquistas passadas, enquanto rugas e fragilidade destroem a voz e o valor do tempo em que se foi herói."

17 "Como leprosos sociais, os velhos encontram apenas entre si aceitação, unidos pelo desapego e pelo gosto pelo 'nada'; esse esvaziamento gradual, segundo a reflexão teológica, seria a justa preparação divina para o retorno final ao pó."

18 "Pais insatisfeitos minam a educação ao desmoralizar o professor, transferindo suas falhas para ele; assim, filhos aprendem com um educador 'mal afamado', enquanto a irresponsabilidade dos pais se oculta na certeza de que o mestre não reagirá."

19 "Muitos professores, sobretudo evangélicos, rejeitam a internet e rotulam seus usuários como 'pseudo-filósofos'; seja por uma abstinência intelectual que os faz sentir superiores, seja por uma 'síndrome da ema' que projeta frustrações sobre doutores e políticos, evitando encarar a realidade."

20 "Assim como é pecado deixar de fazer o bem, é mentira omitir a verdade; e aqueles que facilitam ou criam condições para essa omissão merecem igual pena moral."

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