"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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terça-feira, 26 de julho de 2011

Haja Paz (Poema Cordelino)

Texto

HAJA PAZ

HAJA PAZ
Claudeci Ferreira de Andrade

Paz que o mundo precisa!
Qual será a paz deste mundo tão vil?
A transgressão a desfaz como jamais se viu!
Professores fazendo sermões, ensinando a escutar
E atrás dos canhões também, ficam a se ocultar.
Paz que o mundo precisa!
A paz que o homem constrói, num tratado que assina,
Na data se destrói, a violência predomina!
Mas, a verdadeira paz em suma não mudou,
Ela existe nas lições que JESUS nos ensinou.
Paz que o mundo precisa!
Claudeko
Enviado por Claudeko em 02/05/2009
Alterado em 29/06/2009
Código do texto: T1571158

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários
20/07/2011 15:19 - Gedeon Campos
Eis me aqui nesta passagem, nesta leitura que fiz nem pensei escrever nada, mas pra meter meu nariz, deixo mi'a pergunta fria desde quando a poesia, seu cronista (in)feliz.(KKKK,... HÁ-BRAÇOS!)
29/07/2010 22:33 - Neusa Storti Guerra Jacintho
A Paz de Jesus a você, Claudeko, que a merece porque é um filho de Deus!! Haja a Paz!! abç gde


24/01/2010 16:14 - Alcione Pereira
É verdade amigo poeta! A paz verdadeira só mesmo vindo de Deus! Jesus Cristo deixou bem claro no seu Sermão do Monte (Mateus dos capítulos 5 ao 7). O apóstolo Paulo disse que a paz vinda dos governos humanos seria falsa, basta ler em 1-Tessalonicences 5:3.


02/07/2009 21:32 - Angeluar
PAZ ...PALAVRA TAO PEQUENA E DIFICIL DE CONQUISTAR E NAO TEM PREÇO QUE PAGUE SEU VALOR...



quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Marcha das Vadias e o Jogo das Aparências ("Não somos o que nos aconteceu, mas o que escolhemos nos tornar." - Carl Jung)



Crônica




A Marcha das Vadias e o Jogo das Aparências ("Não somos o que nos aconteceu, mas o que escolhemos nos tornar." - Carl Jung)


Por Claudeci Ferreira de Andrade

Assustei-me, confesso, quando ouvi falar pela primeira vez da "marcha das vadias" chegando ao Brasil. Como uma tempestade silenciosa, o próprio nome carregava uma promessa de confronto: um rastro de polêmicas que ecoaria por meses, talvez anos, nas discussões sobre gênero, sexualidade e poder. Em tempos onde a igualdade de gênero se tornou um lema, qualquer palavra, qualquer gesto que um homem faça em direção a uma feminista é julgado como machismo ou, no melhor dos casos, como uma cantada indesejada. E ai dele se ousar contrariar! O contraponto, muitas vezes, o destrói. Essa tensão, esse medo, me fez questionar: será que isso é justo? Ou, pior ainda, será que é humano?


Entretanto, como em qualquer movimento social, a linha entre o certo e o errado, entre o rebelde e o repressor, torna-se tênue. A revolução dos conceitos, que às vezes promete libertação, pode gerar um ciclo vicioso, um jogo de aparências que nos impede de enxergar além da superfície. Observo, por exemplo, o fascínio por aquelas que se intitulam "vadias", mulheres que parecem quebrar todas as regras e limites estabelecidos pela sociedade. Para alguns, são símbolos de liberdade; para outros, um mero reflexo de depravação disfarçada de empoderamento. Mas quem sou eu para julgar? Afinal, a escolha é delas, e a liberdade é o que buscamos. Ou não?


No fundo, o que realmente me choca é perceber que, muitas vezes, essa liberdade vem acompanhada de uma contradição dolorosa: a das que se escondem atrás de um falso moralismo, aquelas que, ao negarem a própria essência, acabam aprisionadas em uma casca de hipocrisia. Esses seres, embora com aparência recatada, são igualmente propensos à decepção e ao engano, mascarando uma depravação escondida sob o véu da moralidade socialmente aceitável.


Já as mulheres do meio, as que buscam o equilíbrio, parecem ser as mais desejadas. Elas não são nem totalmente rebeldes, nem completamente conformistas. Agradam a todos, com um charme natural que, embora não se imponha de forma arrojada, revela-se como a verdadeira força da feminilidade. Não se perdem em manifestações de rebeldia nem se deixam consumir pela mediocridade da apatia. Sabem como caminhar entre os extremos sem se perder no jogo de contradições que todos, invariavelmente, jogamos.


Os garanhões da vida, os sedutores incansáveis, não se atêm a uma única escolha. Buscam a variedade, como beija-flores que se alimentam de diversas flores, mas que nunca permanecem muito tempo em nenhuma delas. São, de certa forma, escravos de seus próprios desejos fugazes. Tolstoi, com sua sabedoria, disse certa vez: "O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só." Talvez seja esse o ciclo que os sedutores alimentam, sem perceber que a busca por afeto, em última análise, é sempre uma busca pela própria paz interior.


Quando penso nas mulheres que se tornam viciantes aos olhos dos homens, vejo-as como a personificação de um desejo que não pode ser facilmente saciado. Penso naquelas que também são viciadas, que buscam algo além do físico, algo que transcende a carne e toca a alma. Porque, no fim, a atração verdadeira nunca é apenas pela aparência ou pela facilidade das conquistas. A convivência, o toque constante do tempo, as trocas de olhares e palavras, são os elementos que fazem as mulheres — e os homens — se tornarem não apenas atraentes, mas fascinantes. E, se algo separa mulheres de "vadias", como bem disse Bia Bandeira, é justamente a atitude com que elas lidam com as suas escolhas e com as consequências delas.


Há uma grande verdade que os homens, em sua maioria, escondem: o medo das mulheres. Mas não de qualquer mulher. Temem aquelas que têm poder, que exalam confiança, que se recusam a se submeter aos padrões de uma sociedade que insiste em rotulá-las. Quanto mais bonita, imponente e decidida, mais essas mulheres assustam os homens inseguros. E eu me incluo nessa categoria: a insegurança é uma condição humana universal. E, mesmo que pareça estranho, nós, homens e mulheres, somos feitos da mesma essência. A diferença está no que fazemos do que a vida fez de nós.


Hoje, olhando para essa realidade que se impõe, vejo que o que importa não é quem estamos tentando ser ou o que os outros pensam de nós, mas sim como nos tornamos nós mesmos. Talvez a liberdade verdadeira seja a coragem de não precisar agradar a todos, mas a honestidade de sermos, no fundo, quem somos. E, para isso, é preciso coragem. Coragem para viver a própria verdade. Coragem para não ter medo da marcha das vadias, das morais quebradas, ou dos padrões impostos. Porque, no final das contas, o que nos salva é a verdade que nos permite ser humanos, e não as máscaras que nos forçam a usar. "Conhece-te a ti mesmo." – Sócrates.


Como um bom professor de sociologia do Ensino Médio, apresento 5 questões discursivas sobre o texto fornecido:

1. O texto inicia com uma reação à "Marcha das Vadias". De que forma o autor descreve essa reação inicial e quais questões sociais esse movimento levanta?

2. O autor menciona um "jogo de aparências" e diferentes rótulos atribuídos às mulheres ("vadias", "moralistas", "equilibradas"). Como essa classificação contribui para a discussão sobre estereótipos de gênero e a busca por liberdade?

3. A citação de Tolstoi ("O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só.") é utilizada no texto. Qual a relação estabelecida entre essa citação e a reflexão sobre os "garanhões" e a busca por afeto?

4. O autor afirma que "há uma grande verdade que os homens, em sua maioria, escondem: o medo das mulheres". Que tipo de mulheres, segundo o texto, despertam esse medo e por quê?

5. Na conclusão, o autor defende que "o que nos salva é a verdade que nos permite ser humanos, e não as máscaras que nos forçam a usar". Como essa afirmação se relaciona com a discussão sobre autenticidade, padrões sociais e a "Marcha das Vadias" apresentada ao longo do texto?


terça-feira, 5 de julho de 2011

QUE MENTIRA SEDUZ, E QUE VERDADE DÓI? ("A verdade que fere é pior do que a mentira que consola" (Carlos A Baccelli) Chico Xavier).



PENSAMENTO

QUE MENTIRA SEDUZ, E QUE VERDADE DÓI? ("A verdade que fere é pior do que a mentira que consola"
(Carlos A Baccelli) Chico Xavier).

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Só a mentira seduz, nenhuma verdade é para tanto. A verdade traz o prazer temporão! O problema é o depois... o obsoleto é mentiroso, PRAZER SERÔDIO. Por isso alguns mentirosos, para permanecerem simpáticos, dizem que apenas omitiram parte da verdade. Todos mentem e ninguém diz a verdade quando ela demanda conta. A minha forma de mentir é esta: Temos sempre de enfeitar as verdades se queremos seduzir, e não amedrontar com palavras nuas e cruas. Se a verdade dói tanto, lubrificada ou colorida dar prazer. As palavras verdadeiras penetram até aos surdos, porém as mentiras são dos ouvidos abertos. Nem temos como está protegidos desses dois prazeres, um temporã e o outro tardio, ou seja no final de toda dor vem o prazer. Aparentemente joga bem e ganha mais quem dribla os demais. A mentira sim também dói sem O remédio DA VERDADE, mas a verdade TAMBÉM DÓI SEM O REMÉDIO DA MENTIRA. Logo a dor da verdade é passageira e alivia quando a verdade vira mentira, MAS O PRAZER SÓ APARECE QUANDO A MENTIRA VIRA VERDADE. Quando minto, creio no que digo, assim repito mais vezes, aí ela tornar-se-á verdade.
          A mensagem deste momento para você é esta, disse Jesus: "Porque vocês são filhos de seu pai, o Diabo, e gostam de fazer as coisas más que ele faz. Ele foi assassino desde o princípio, e também sempre odiou a verdade — não há nem um pingo de verdade nele. Quando mente, isso é perfeitamente normal; por que ele é o pai dos mentirosos. Assim sendo, quando Eu falo a verdade, vocês muito naturalmente não acreditam nela!" (Jo 8:44 BV). Do que adianta FALAR a verdade se quem escuta não acreditar? Assim é quem mente como falando a verdade, todos acreditam. A mentira é lazer! Então, Jesus que falava só a verdade é pai de quem?
          Se a educação escolar continuar mentirosa como está, Todavia continuará comendo do "pão que Diabo amassou" E se isso for mentira? A mentira é aceitável hoje em dia, parece que deixou de ser abominação ou Deus mudou!
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 05/07/2011
Código do texto: T3076286

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sábado, 11 de junho de 2011

HOMOFOBIA É...("Estou sendo punido por ser homossexual", diz Jean Wyllys)


CRÔNICA

HOMOFOBIA É...("Estou sendo punido por ser homossexual", diz Jean Wyllys)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Quando "o cara" se nomeia ex-gay com ares de extrema felicidade, não é um homofóbico? No outro lado, vitorioso na liberdade pela mudança de gênero, o que deveria sentir um ex-hétero? Mas, nenhum gay se vangloria por ter deixado de ser hétero como uma libertação e vai à igreja e proclama isso aos ventos. Essa falta de alegria, não seria também homofobia?
          Eu conceituo homofobia como sinônimo de "egofobia" ou "medo dos iguais" – o "Novo Mal do Século" ou o "Bem do Século", sei lá! Qualquer expressão dessas favorece um lado, discriminando o outro.
          — Você quer ser gay? Não, Deus me livre! Então você é homofóbico. Porque, comumente, rejeita-se o imprestável, se isso não presta, "vírgula" (nem lixo não é lixo mais, é útil reciclar, e está na moda). Isto é discriminação também: recusar-se a "evoluir"? O que devo ensinar aos meus alunos quando o Kit Anti-homofobia chegar à escola? Sobre a felicidade de ser homossexual? Ou dizer-lhes que experimentem para ver se descobrem a sua verdadeira identidade sexual? A inclusão dessa matéria no programa da educação pública visa nos fazer acreditar e pensar sobre como o Estado se considera melhor educador das crianças do país do que seus próprios pais. Enquanto as famílias cristãs criam suas crianças pela Bíblia, nas escolas, terão de aprender que vieram dos macacos. Também são ensinadas as mentiras contraditórias do socialismo, do amor próprio, da liberdade de expressão, dos direitos do indivíduo, da proteção dos animais, dos partos, do progresso humano, da aprovação da relação homossexual, etc. Se há culpados nisso tudo, são os pais que abriram mão de educar seus filhos por medo de serem taxados de retrógrados. Então, o problema é da sociedade, assistindo a esse espetáculo de olhos bem regalados! Porém há quem diga: o problema deve ser meu, pois fico fazendo "tempestade em copo d'água", ou seja, "deturpando" as coisas, analisando-as demais! Então me perdoem os "politicamente corretos"; tudo em nome da boa convivência.
         E além do mais, alguns dos meus alunos chamam-me de "Velho tarado e safado"!Onde aprenderam desrespeitar os outros assim? São esses os "moderninhos" indecisos ou simplesmente os invejosos de minha heterossexualidade! Posso me vingar deles de outra forma: processando-os na justiça por danos morais, pedindo uma indenização alta? Que tipo de fobia é essa? Uns se utilizam do vitimismo:
"Estou sendo punido por ser homossexual", diz Jean Wyllys em bate-boca com relator. (http://oglobo.globo.com/brasil/estou-sendo-punido-por-ser-homossexual-diz-jean-wyllys-em-bate-boca-com-relator-20649379)
         "A vantagem de brincar com fogo é que se aprende a não se queimar." (Oscar Wilde).         
                 
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 05/06/2011
Código do texto: T3015249

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A FAGOCITOSE ESCOLAR (E a morte levar-me-á cruelmente, mas já muito tarde!)


CRÔNICA

A FAGOCITOSE ESCOLAR (E a morte levar-me-á cruelmente, mas já muito tarde!)

 Por Claudeci Ferreira de Andrade
     
           Pela ordem dos nomes, na lista de chamada, arbitrariamente, pensando eu que estava sendo justo, dividi o tal primeiro ano "A" em grupos de três alunos, dei a cada grupo uma regra de boa convivência na escola. Minha proposta, àquela aula de filosofia, pedia a eles que me esclarecessem melhor as vantagens por obedecê-la e as consequências por desrespeitá-la, exemplificando os argumentos e elaborando estratégias contra o bullying.
            Eles não se toleram, isso é atual, há tempo percebi,  e para não sair dos trilhos, desrespeitaram-se, uns aos outros, com maus-tratos, e a mim agrediram-me verbalmente, fizeram uma balbúrdia na classe. Eles queriam se escolher, segundo as "panelinhas" das fofocas! Resisti e prossegui. Posteriormente, no fim daquela aula, quando me entregaram os trabalhos escritos, eu estava desestimulado ao ler aquelas bobagens: agressores falando de decência e ordem social! Tive repugnância pelas incoerências retratadas. Depois de muito pensar, reconsiderei e usei de critérios brandos ao atribuir nota naqueles trabalhos, crendo na Palavra bíblica que diz: "a resposta branda desvia o furor". Queria ensinar-lhes lições de convivência com meu exemplo. Em parte, eu também estava me precavendo das represálias dos meus superiores. "O fraco rei faz fraca a forte gente." (Luis de Camões). E Mahatma Gandhi indiretamente justifica o pensamento camoniano: "O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte." Então, qualquer um pode concluir que não perdoar é explorar o seu trabalhador sem dó! 
           Aqui me lembrei quando eu era pastor de igreja, a missão dava-me um alvo de batizado a alcançar e, nas conferências, apresentava muitas pessoas, ao batismo, despreparadas só em busca do prestígio dos índices. Era um banho de alegria para todos! E não foi por isso que saí da igreja evidentemente, diga-se de passagem! Na escola, é semelhante, ganha-se por cabeça.
           Sempre estimo os leucócitos comedores dos vírus  e bactérias (fagocitose), numa missão suicida, para a saúde do organismo. Também é um bom exemplo de estratégia funcional no combate ao bullying e ao desrespeito, mas os ditos alunos jamais aprenderão esta lição, nunca estão dispostos a "andar a segunda milha", mesmo enquanto os sábios repetem sobre os trabalhadores que fazem apenas suas obrigações, taxando-os de inúteis! E aqueles, os meus alunos, são qualificados de quê? Não fazem nem suas obrigações de classe; quando fazem alguma coisa, depois de muita revolta, certamente foram subornados por nota e ainda questionam o valor de cada atividade para ver se lhes compensa.
           Eu já não sei mais responder, se as propostas de trabalhos na tal sala de aula resultam em aprendizagem técnica, por mais criativas que sejam as aulas, todos já estamos cansados. Perdeu-se o foco, por isso me atrevo a perguntar, lembrando que eles sempre copiam as respostas uns dos outros e colam: E qual professor não copia suas provas e atividades na internet?
           Ô Deus, não me deixe intoxicado! Não quero ser a fruta podre que envenena seus predadores. Mas, por último ser-lo-ei, e a morte, já experiente de fazer cobaias os meus inimigos, levar-me-á cruelmente, mas já muito tarde. O fracasso me enterra um pouco cada dia, por não ver prosperar o que faço, pois eles são muitos.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 05/06/2011
Código do texto: T3016362

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