"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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sábado, 6 de dezembro de 2014

PIA NOVA(MENTE) ("Uma Reflexão sobre o PIA: Período de Intensificação da Aprendizagem")


Crônica

PIA NOVA(MENTE) ("Uma Reflexão sobre o PIA: Período de Intensificação da Aprendizagem")

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Era mais um dezembro escaldante, marcando o fim de mais um ano letivo. Como professor há mais de duas décadas, eu me via novamente diante do famigerado PIA - Período de Intensificação da Aprendizagem. Quem teria sido o gênio por trás dessa criação? Talvez algum burocrata bem-intencionado, confortavelmente instalado em seu escritório climatizado, alheio à realidade frenética de nossas salas de aula.

Enquanto percorria os corredores lotados de alunos em busca de uma salvação de última hora, não pude deixar de refletir sobre a ironia desse sistema. Ali estavam eles: os dedicados, com suas médias de 8,0, lado a lado com os "lambanças" - como os chamávamos na sala dos professores. Era como um teatro do absurdo, onde o elenco principal ficava em segundo plano, enquanto os figurantes roubavam a cena.

O burburinho no pátio aumentava a cada minuto. "Ei, João! Consegui 10 em Matemática!", ouvi um garoto gritar. Sorri amargamente. João, que mal aparecia nas aulas regulares, agora se tornava um gênio dos números como num passe de mágica. Essa cena se repetia por toda parte: alunos que passaram o ano inteiro falhando, de repente, se superavam de forma miraculosa em duas semanas de PIA.

Sentei-me à sombra de uma árvore, observando aquela dança frenética de notas sendo distribuídas como panfletos em dia de eleição. A coordenadora passava apressada, carregando uma pilha de boletins que mais pareciam sentenças de liberdade condicional. Um grupo de estudantes se aproximou, comemorando. "Professor, o senhor viu? Passei em tudo!", exclamou um deles, o mesmo que eu juraria não saber distinguir uma fração de uma equação.

O aroma de galinhada invadiu o ar - a última cartada da escola para manter os alunos por ali. Era como se estivéssemos em um reality show culinário, onde o prêmio era a permanência até o último dia letivo. Enquanto isso, alguns alunos escapuliam pelos portões, fazendo-me lembrar de Drummond: "Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes."

A lógica por trás de tudo isso era de uma perversidade silenciosa: o professor era responsabilizado pela falha do aluno, e o aluno era promovido para garantir estatísticas bonitas. O estudante que perturbou o ano inteiro ganhava a chance de recuperar suas notas em duas semanas, saindo com uma nota melhor do que o aluno que se esforçou o ano todo. Era inacreditável!

Ao final daquela manhã, exausto e com a cabeça latejando, sentei-me para preencher os últimos relatórios. Olhei para as notas à minha frente - números que supostamente representavam o conhecimento adquirido. Mas o que realmente aprendemos nesse processo todo? A verdade é que muitos alunos bons, esforçados, acabavam se sentindo lesados. Para eles, a escola virara um palco de favores aos maus alunos, que só faziam número na sala.

Talvez a lição mais valiosa não estivesse nos livros ou nas provas, mas na compreensão de que nosso sistema educacional, assim como nós, ainda tinha muito a aprender. Enquanto isso, seguíamos em frente, professores e alunos, nessa jornada imperfeita, mas sempre esperançosa, rumo ao conhecimento.

E assim, com um suspiro resignado, encerrei mais um ano letivo, sabendo que em breve tudo recomeçaria. A educação, afinal, era como uma roda-gigante - sempre girando, às vezes nos levando ao topo, outras vezes nos trazendo para baixo, mas nunca parando de se mover. No entanto, a pergunta persistia: será que não estávamos defraudando os melhores ao premiar o desinteresse e punir o mérito?


Com base no texto apresentado, elabore respostas completas e detalhadas para as seguintes questões:


O texto faz uma crítica contundente ao PIA. Quais são os principais argumentos utilizados para questionar a eficácia e a justiça desse sistema?


Como o autor retrata a relação entre professores, alunos e a instituição escolar no contexto do PIA?


A questão da equidade é central no texto. De que forma o PIA contribui para a desigualdade entre os alunos?


O autor utiliza diversas metáforas para ilustrar sua crítica ao sistema. Quais são essas metáforas e como elas contribuem para a construção do argumento?


Qual a principal mensagem que o texto transmite sobre a educação e o papel do professor na sociedade?


Estas questões abordam os seguintes aspectos do texto:

Crítica ao PIA: A primeira questão busca explorar os argumentos contra a eficácia e a justiça do PIA.

Relações no ambiente escolar: A segunda questão analisa a relação entre professores, alunos e a instituição escolar no contexto do PIA.

Questão da equidade: A terceira questão explora a relação entre o PIA e a desigualdade entre os alunos.

Uso de metáforas: A quarta questão analisa o uso de metáforas para ilustrar a crítica ao sistema.

Mensagem central: A quinta questão busca resumir a principal ideia do texto.

sábado, 15 de novembro de 2014

AULA SHOW E PANDEMIA ("O show já terminou/Vamos voltar à realidade/Não precisamos mais/Usar aquela maquiagem/Que escondeu do nós/Uma verdade que insistimos em não ver" - Roberto Carlos)



Crônica

AULA SHOW E PANDEMIA ("O show já terminou/Vamos voltar à realidade/Não precisamos mais/Usar aquela maquiagem/Que escondeu do nós/Uma verdade que insistimos em não ver" - Roberto Carlos)

Por Claudeci Ferreira de Andrade


           Quem é o professor show? Seria o ministrante de aula show? É o sonho de todo coordenador pedagógico ter na sua unidade escolar só professores show, do tipo a fazer aulas criativas e atraentes, como aquelas dos profissionais dos cursinhos para vestibular! Uma pena, apesar dos professores quererem tanto estar na mídia, mas não é possível fazer de todas as aulas um show. A culpa é do próprio sistema engendrado pelos pedagogos administradores e técnicos atrás do seu próprio show, amassando barro e assediando os seus dependentes, subjugando-os com metodologias estranhas ao verdadeiro papel da escola, pois lhe importa o controle. A maleabilidade do pobre servidor é um forte indicador de seu sucesso: "o bife que nos alimenta, quanto mais apanha, mais macio e gostoso fica"! (não do ponto de vista do bife).
           Não é possível tornar todas as aulas de Língua Portuguesa numa peça teatral, a menos que eu de forma alguma tenha compromisso em cumprir o currículo mínimo, adotado e recomendado pela Secretaria de Educação. Pois, alguns momentos preciosos dos 50min da aula é tomado, todos os dias, fazendo chamada de aluno no jeito tradicional. Toma-se outra parte do tempo com facção e verificação das atividades em classe atribuindo nota, tarefa para casa jamais, a maioria do alunado público já está no mercado de trabalho, e a única forma de promoção é facilitada. A distribuição do lanche na sala vai além do tempo do recreio. E sequer tenha um dia sem as interrupções variadas de propagandistas de produtos incompatíveis com o ambiente escolar. Somam-se ainda as visitas da administração da unidade em sala, trazendo avisos e distribuição de bilhetes, também demandando o tempo da aula e a atenção dos alunos. Os alunos da sala vizinha vêm pedir coisas emprestadas e é permitido, pois os livros e lápis são escassos, sem falar do Grêmio Estudantil. Essa movimentação diversificada talvez seja a aula show tão esperada, e eu nem estou vendo debaixo de meu nariz, chego a pensar isso, pelos favorecimentos e naturalidade com que acontece.
           O aluno, cliente do show, gosta, porque nunca tem de fazer nada é só assistir ao espetáculo, o mestre faz seu show(zinho) e se algum estudante quiser aprender alguma coisa útil, se vire! Vejam a participação da classe  nesta aula modelo: (https://www.youtube.com/watch?v=fgjmGPO6qww) (acessado em 27/05/2020). Será ser esta "palhaçada" que o sistema educacional precisa para vencer o caos?  Nesse caso, o professor deve ser um compositor; logo então, o Estado terá de contratar só músicos, mágicos, dançarinos, palhaços e atores para dar aulas, pois sendo só professor não servirá. E assim os alunos serão tão cultos como são espirituais, os quais ouvem e cantam música gospel e usufruindo do mundo! Lembrando que pelas minhas tentativas, ainda sim, meu show é ruim, alguns se atreveram a me apelidar de professor "Girafales". E no final será como canta o Rei Roberto Carlos: 
"O show já terminou
Vamos voltar à realidade
Não precisamos mais
Usar aquela maquiagem
Que escondeu do nós 
Uma verdade que insistimos em não ver".           
Claudeko Ferreira

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Enviado por Claudeko Ferreira em 09/11/2014
Reeditado em 15/11/2014
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sábado, 1 de novembro de 2014

"SERÃO COMO DEUS" (Uma forma de ser Deus é criar um Deus e obrigar que os outros o respeitem)



Crônica Filosófica

"SERÃO COMO DEUS" (Uma forma de ser Deus é criar um Deus e obrigar que os outros o respeitem)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            O "penso logo existo" de Descarte, leva-me a concluir sobre meu pensar ser meu criador, porque já criara meu Deus! isso só prova que o Deus das igrejas é aplacável assim, por ter sido concebido pelo homem! Se não, por que gosta de adoração como homens? Por que precisa de meus préstimos humanos? Então, disse Ferreira Gullar: "Em face da imprevisibilidade da vida, inventamos Deus, que nos protege da bala perdida". Só Lhe criamos formas de adoração e palavras de louvor se soubermos conceituá-Lo positivamente, logo nomeamos e conceituamos coisas conhecidas E Dominadas, portanto o Deus que criamos para adorar nos representa devidamente. Nos espelhamos no ideal que queremos, saciando a nossa sede de divindade. Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dela comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". (Gênesis 3:4-5). Uma forma de ser Deus é criar um Deus para si, humanizado e obrigar os outros respeitá-Lo e, por tabela, as pessoas respeitar-lo-ão também. Isso é notório quando, cumprimentam-se os irmãos de uma comunidade com a expressão: "paz do senhor, irmão"! Porém, só é digno, quem comunga da mesma fé! Manipulam-se a muitos pelo o seu Deus. Por que um mundano nem mereceria tal saudação?
           Outra maneira de ser Deus é brincar de fazer leis. Todas as leis que o universo precisa já foram estabelecidas. Nascemos com elas no DNA e ´posteriormente na consciência. Mas, há quem tenciona manipular seu semelhante com normas morais, culturais e de usos e costumes, escravizando e tornando a vida penosa e dependente dos maiorais, ou melhor, essas emendas servem para fazer os grandes e poderosos mais ainda. Já dizia Sólon: "As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insectos e são rasgadas pelos grandes." Esse pensamento é verdadeiro quando se trata de leis feitas por homens ambiciosos. Parece-me que foi o Pr. Caio Fábio quem disse: "...Portanto, quanto mais Lei, mais transgressão, e mais culpa." Talvez seja por isso, em todas as tardes, depois de lecionar em minhas classes, estou sempre com a consciência culpada, sentindo uma sensação de desconforto, um mal-estar mental. As regras humanas nos sobrecarregam, minando nossa disposição a cumprir as Divinas.
           Por que não? Como explicar a miséria do mundo com tanta igreja  e tantos "adoradores ideais", e dádivas, e sacrifícios dispendiosos como o fez a Igreja Universal, construindo o "Templo de Salomão"? Um monumento pomposo realmente digno de adoração, e a quaisquer coisas que ali se agreguem torna-se-ão abençoadas: adoradas e adoradoras! Feitos por mãos homanas altares para honrar os  vinculados, contudo jamais é capaz de fazer cair os índices de violência nos seus arredores. Nessa casa, Deus é um luxo! Em outra casa, Jesus se disse Deus, sendo homem sem luxo algum; eu também sou Deus em minha esfera ou Demônio de mim mesmo, consoante aos meus ideais, os mesmos transferíveis aos meus adorados ídolos, construídos por mim, depois de condensados em uma Divindade cristalizada, também posso lhe vendê-los, se eu quiser.
            Seu Deus, fanático, é exatamente a sua representação. Por que os meus piores alunos se dizem Evangélicos, sem consequência alguma? Então me arrisco dizer, há sim um verdadeiro Deus o qual talvez seja uma força geradora que existiu antes do nada, Aquela que estava em lugar nenhum antes do "Big-Bang" e o fez acontecer. Porque é impossível está ausente dEle, e ninguém O conhece e nem O conhecerá, por isso não sei absolutamente nada dEle, apena sei de mim, como uma célula sem mesmo a noção das dimensões fruitivas do corpo o qual pertence. E, como eu, saudáveis células recebem seu alimento (físico, mental e espiritual) do meio sensível e sensorial, por contatos conhecidos e desconhecidos. Assim, procede meu Deus. Oxalá meu comportamento condiga com Ele, pois a minha coincidência sempre foi providencial! Portanto, minha religião é viver e seguir, por determinação, as evidências naturais, ou seja, seguir as leis naturais, ainda que não me dê o céu, dar-me-á o inferno, por um julgamento justo e autônomo, e o meu louvor nada Lhe serve, minhas orações são meras repetições do que Ele já sabe, apenas me confortam com ilusões de mim para mim mesmo. Sei também que os donos do Deus Igrejeiro criam leis e normas e põem seu Deus para vigiá-las e atribuir consequências a quem quer que transgredi-las. Ao contrário, Cumpro leis essenciais. Por isso, digo como Napoleão Bonaparte: "A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos". Inegável mesmo é a comprovação cristã que os pobres matam os pobres, e os ricos matam os ricos e pobres! 
Claudeko Ferreira

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Enviado por Claudeko Ferreira em 26/10/2014
Reeditado em 31/10/2014
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sábado, 25 de outubro de 2014

COORDENADAS ADITIVAS (SE NINGUÉM NÃO TE ESCOLHEU PARA NADA, É PORQUE NÃO TENS TALENTO ALGUM! )



Crônica

COORDENADAS ADITIVAS (SE NINGUÉM NÃO TE ESCOLHEU PARA NADA, É PORQUE NÃO TENS TALENTO ALGUM! )

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Nem sempre ensina quem sabe mais, mas também os que nem sabem estão ensinando!!! Sempre mesmo, é o tolo lutando com suas tolices, pois nem sabe que não sabe. Todavia, nunca se admite aprender por orgulho e se esquiva por medo, ele jamais quer responsabilidade.
           Eu queria entender a voz das igrejas: "de quem sabe mais, mais lhe será cobrado". Penso não ser justo que um mesmo objeto necessário a todos seja vendido caro para quem tem muito dinheiro e barato a quem tem pouco dinheiro. Como se aplica a ideologia da injustiça: "dois pesos e duas medidas", tão condenada pela Bíblia?
           Talvez seja assim como dita o provérbio chinês: "Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas." Ensinar é um somar de conhecimentos, nunca eu mando, e você aprende o que eu quero. Eu apenas lhe apresento minhas ideias sem anular as suas. 
           Se você é de nada, não lhe convidam a ensinar nada! Talvez o chame com a finalidade apenas de ser aluno! SE NINGUÉM LHE ESCOLHEU PARA NADA, É PORQUE Nunca Teve TALENTO ALGUM! POIS, TALENTO ENTERRADO É TALENTO MINADO!!!! Fingir-se talentoso, e ainda, sem ninguém o chamar, oferece-se, será pois somente desprezado ou escravizado, por prestar uma laboriosidade sem qualidade. Qualifique-se, faça a diferença; leia os livros lidos pelos seus heróis! Se não descobriu ainda o que eles leram, então procure outros heróis, esses estão sendo mau exemplo, pois todos os famosos foram convidados a subir à escada do sucesso e jamais apagaram seus rastros. E esses rastros o convida a subir também. Confirmamos usando as palavras de Salomão:" Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." (Pv 22:29). Também concordo com Michel de Montaigne: "O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios".
Claudeko Ferreira

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Enviado por Claudeko Ferreira em 29/09/2014
Reeditado em 25/10/2014
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sábado, 18 de outubro de 2014

DÚVIDA DE PROFESSOR, SERÁ? ("A primeira fase do saber, é amar os nossos professores." – Erasmo de Rotterdam, teólogo.)



Crônica

DÚVIDA DE PROFESSOR, SERÁ? ("A primeira fase do saber, é amar os nossos professores." – Erasmo de Rotterdam, teólogo.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Os alunos quietos e comportados em sua aula são os mesmos indisciplinados na minha. Eles são apenas o que fizeram deles! Apenas dou-lhes liberdade, e eles não sabem usar promissoramente. Será se eles querem de você a melhor aparência, puxando meu tapete? Ou eles mesmos querem provar essa diferença nos colocando uns contra os outros? Mas, afirmo-lhe, colega, jogar "Pérolas aos porcos" não é tão ruim assim, quando é em nome do delicioso e crocante torresmo. Ruim mesmo é a lama do chiqueiro, inevitável sujeira, fétida, sempre compartilhada pelo o pior deles. Fingem ser nossos amigos, no entanto, ao nos fragilizar, depois derrubam-nos mais facilmente no escorregadio de suas próprias fezes. Por que havemos de brigar por causa deles? Eles mentem ao nosso respeito para nos aumentar vergonhas, empretejando assim as nodoas respingadas em nosso jaleco branco! SERÁ por que o aluno de nota vermelha em quase todas as disciplinas denuncia os seus professores, ao invés de recorrer às atividades das matérias, recuperando as suas notas! Mas, insistem por coisas sujas, evidenciando desespero, em agredir físico e moralmente seus professores. E o mestre sofre por que ainda não aprendeu a trabalhar com as "sacanagens" deles? Sofro como sofria Victor Hugo: “Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha”. A meritocracia é funcional quando há justiça.
            A Educação valoriza demais a "Disciplina" (Matéria de ensino), e a equipe gestora valoriza demais a Disciplina (comportamento), logo, uma coisa jamais vive bem sem a outra, a equipe gestora está a favor da Educação, o esperado, mas, talvez, por um falso conforto, nunca há disposição para a busca de solução inovadora e metódica do conhecimento, também pequei nisso. E qual professor ficaria sem lançar mão de qualquer coisa favorável ao cumprir seu dever? 
            Depois de corrigir as redações de meus alunos, constatando os mais primários erros, não posso nem compartilhar as desditas, "pérolas", na sala dos professores  para exemplificação, que logo aparece um acusador e promotor do comportamento discente e me culpar também. O professor de português sempre "paga o pato".
           Por que a educação escolar não se garante por si só? É preciso estratégias capciosas e arriscadas, procurando quem queira estudar! Então, vêm as iscas com aparência de benefícios. E todos usam de sua malícia e maldade, fazendo o máximo possível para usufruir. O mal está na demonstração de maior interesse que o aluno estude, do que ele mesmo se alimenta. "Chato... Indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele." (Millôr Fernandes). "Mestre que não é amado pelos seus discípulos é um mau mestre." (Paolo Mantegazza) E ... "Em toda a parte só se aprende com quem se gosta." (Johann Goethe). E... "A primeira fase do saber, é amar os nossos professores." – Erasmo de Rotterdam, teólogo.)
          Se, possivelmente, talvez, o sucesso cobrasse o conhecimento ensinado pela escola, ela seria desejada!!! Porém, de tantas denúncias e represálias, fiquei assim: amargo e azedo! Mas, eu não sou a escola! E digo ao alunado que SE VIRAR AS COSTAS PARA SEU MESTRE, SE DISTANCIARÁ DELE! ASSIM COMO É RECÍPROCO "...RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS!!!"
Claudeko Ferreira

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Enviado por Claudeko Ferreira em 23/09/2014
Reeditado em 18/10/2014
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sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O OSSO DURO DE ROER ("Por mais que o osso esteja duro de Roer... Tem sempre alguém querendo tomar ele de você!— Matheus Carreiro)



Crônica

O OSSO DURO DE ROER ("Por mais que o osso esteja duro de Roer... Tem sempre alguém querendo tomar ele de você!— Matheus Carreiro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           O sistema educacional brasileiro público, sobretudo em Goiás com seu IDEB  campeão no país, é, na verdade, um defunto. Vamos confirmar isso, agora, depois da pandemias. E o futuro é previsível, imagine um defunto, o qual os seus familiares relutam em enterrar. Apenas embalsamam e usam maquiagem, Apesar do tudo o mais, o mau cheiro já denuncia a deterioração. Todavia, só acreditarei em ressurreição, se os filhos dos professores começarem a estudar nas escolas onde eles lecionam! É difícil achar um professor que rejeitou outras opções, priorizando o magistério, quase todos o são por falta delas. Depois se encontram em um ambiente tão morno, ficando difícil sair do caldeirão da bruxa. Uma vez cozido, vira comida preciosa de políticos! É como já disse Luigi Pirandello: "A educação é inimiga da sabedoria, porque a educação torna necessárias muitas coisas das quais, para sermos sábios, nos deveríamos ver livres."
           Depositei a gota d'água, quando tentei me mostrar zeloso pela língua, então escrevi lá: " Quero votar em um candidato a presidente, pois nunca suportei a palavra "PRESIDENTA". Devem ter me achado machista demais, mas eu de forma alguma defendi a palavra "DENTISTO", só não queria mais transtornos linguísticos.
           Sou um semelhante a muitos outros da educação, eu nunca quis sair do Grupo: "Mobilização dos professores de Goiás" (Facebook). Pelo contrário, sempre pensei que tínhamos algo em comum. Mas, de tanto postar perguntas reflexivas e receber afrontas de professores como respostas, fui, cada vez mais, provocando e provocado, e eles, dessa vez, reagiram radicalmente, banindo-me do seu meio virtual, então não posso postar mais nada e nem comentar nada aos seus 20.000 membros, supus ser meus colegas de profissão, os tais que só pensam em salário, talvez, todos bem intencionados. Lembrando que, nem sempre, colega é amigo, o sistema se fez assim, por dentro e por fora, de perto e de longe. Antigamente, os incomodados se retiravam, porém hoje são os incomodadores retirados. Será se a verdade incomoda os da zona de conforto? Ainda nem sei o que poderia ser confortável ao derredor do cadáver, evitando a hora de sepultamento! Já fede! Então, continuarei procurando uma razão suprema para a frase: "Os iguais se protegem".   
Claudeko Ferreira

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Enviado por Claudeko Ferreira em 18/09/2014
Reeditado em 10/10/2014
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sábado, 4 de outubro de 2014

A VULGARIDADE DE UMA SALA DE AULA ("Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola". — George Herbert)



Crônica

A VULGARIDADE DE UMA SALA DE AULA ("Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola". — George Herbert)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Ao adentrar a sala 6, sou recebido por uma sinfonia dissonante de cadeiras arrastadas e burburinho incessante. O ar está denso de expectativas não correspondidas, e eu, como maestro relutante, tento reger este caos.

Respiro fundo, ajusto meus óculos e inicio a aula, minha voz competindo com o ruído ambiente. É como tentar acender um fósforo em meio a um furacão. João, com seu eterno "posso ir ao banheiro?", inicia o desfile de desculpas. Maria chega atrasada, sua mochila arrastando no chão como um troféu de guerra. No fundo, Pedro e Ana cochicham, seus olhos brilhando com a empolgação de quem compartilha segredos universais.

Os astutos sabem bem o jogo que jogam. Esperam que o tumulto inicial me faça adiar o começo da aula, mas não cedo. Começo mesmo assim, ignorando a balbúrdia. Quando percebem o andamento, alguns tentam atrapalhar de forma mais sutil. Carla pede que eu repita a explicação, claro, porque estava ocupada demais com mensagens sob a carteira.

O problema, percebo, está na base que nunca construíram. Cada aula se torna um ciclo infindável de dúvidas e retrocessos. Os poucos responsáveis logo se veem desestimulados pelos colegas que preferem se esconder em desculpas: "Num truce o livro, sinhô!" Como se o peso do material fosse o verdadeiro inimigo da aprendizagem.

Mais intrigantes são os que se fingem de bons alunos. Cobram disciplina, reclamam da bagunça, mas alimentam o vício dos indisciplinados, emprestando cadernos para cópia. Solidariedade ou conivência? Para mim, é a segunda opção. E se ouso corrigir essa injustiça, o rótulo de discriminador recai e homofobia sobre mim.

O verdadeiro golpe, no entanto, vem do sistema. Pressionado por estatísticas, sou coagido a aprovar todos, independentemente do desempenho real. A escola se torna uma fábrica de mediocridade, onde o conhecimento é secundário e as aparências, primordiais.

Mas então, no meio do caos, vejo os olhos atentos de Luísa, absorvendo cada palavra. Ela me lembra por que estou aqui. A aula continua, uma dança entre o desejo de ensinar e a resistência em aprender. Alguns transformam a sala em circo, outros silenciosamente absorvem o conhecimento como esponjas sedentas.

Ao final, exausto mas não derrotado, reflito. A educação é como plantar sementes em solo às vezes árido. Algumas brotarão imediatamente, outras levarão tempo, algumas talvez nunca germinem. Mas continuamos plantando, dia após dia, na esperança de um futuro mais brilhante.

Saio da sala com um sorriso cansado. Amanhã será outro dia, outra chance de fazer a diferença. Porque é isso que nós, professores, fazemos: acreditamos no potencial de cada aluno, mesmo quando eles ainda não conseguem ver.

Nesta sociedade onde a superficialidade reina, a sala de aula me ensina mais sobre as pessoas do que qualquer livro. Entre atalhos e desculpas, questiono: ainda há espaço para o verdadeiro aprendizado? Mas persisto, porque talvez um dia, quando menos esperarmos, aquela semente plantada em meio ao caos finalmente floresça, transformando não apenas uma vida, mas o mundo ao seu redor.

Com base no relato do professor, proponho as seguintes questões para reflexão e discussão:

O texto apresenta um retrato desafiador da sala de aula. Quais os principais obstáculos enfrentados pelo professor no seu dia a dia?

A questão da disciplina é central no relato. Como o professor pode lidar com a falta de disciplina dos alunos, sem comprometer a relação professor-aluno?

O autor menciona a pressão por resultados e a necessidade de aprovar todos os alunos. Quais as consequências dessa prática para a qualidade do ensino e para o aprendizado dos alunos?

O texto destaca a importância da motivação dos alunos. Como o professor pode despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo e estimular a aprendizagem autônoma?

A figura do aluno que "se finge de bom" é interessante. Por que alguns alunos adotam esse comportamento e quais as implicações para o ambiente escolar?

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sábado, 27 de setembro de 2014

A PANDEMIA PERGUNTA: POR QUE ELES FREQUENTAM A ESCOLA? ("Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado." — Carlos Drummond de Andrade)



crônica

A PANDEMIA PERGUNTA: POR QUE ELES FREQUENTAM A ESCOLA? ("Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado." — Carlos Drummond de Andrade)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Hoje me preocupou mais uma vez a constatação, a qual eu chegara há muito tempo atrás. Desta vez, quando reclamava do barulho desrespeitoso e todo tipo de perturbação à minha aula no matutino, uma aluna, daquelas avessa à filosofia, disse: "é que você não tem autoridade". Bem, minha autoridade vem do Satanás – expliquei ironizando – então os endeusados OPÕEM-SE, e com razão, às minhas ordens, só para se mostrarem diferentes, ACHANDO QUE SÃO GRANDES. Mas... e se o Demônio nunca existiu? Eles estão fazendo revoltas contra o nada novamente, fortalecendo suas ilusões, mais uma evidência de ignorância. E nessa situação desejei ardentemente ir morar o inferno, TALVEZ EXISTA, porque para lá, vou por méritos próprios, pelo menos serei digno, e ao céu só se vai pelos méritos de Jesus, como dizem esses "crentes". Por isso, jamais quero me sentir indigno na "carona" de alguém de outra cultura e rodeado de aproveitadores. Por certo, salvo no paraíso, eu nunca saberia viver em paz juntos a esse tanto de gente sem amor e egoísta ("Escola de Deus em tempo integral").
           À tarde, aconteceu o mesmo neste dia desfavorável, eu tentava impor respeito naquela sala de 8º ano irreverente, aplicando a experiência aprendida no matutino, foi quando uma aluna, daquelas corpulentas e intimidadoras, em distorção série/idade, diz-me com todas as letras: "Você não é de nada, só tem conversa".  Então, só me restou concordar, pois se eu fosse melhor, nem estaria aguentado tanta humilhação de pessoas daquele jeito. Pelo menos, ouvi dela que só tenho conversa, ou seja, sou mentiroso: qualidade dos infernais. Enquadrou-me no lugar certo: filho do satanás. 
          É sempre assim, na entrega dos boletins, final de bimestre, todo aluno é bom, educado e cumpridor de seus deveres, as notas baixas que por ventura pintam seu boletim é porque o professor é ruim, mal educado e não cumpridor de seu dever. Dizem eles aos pais. A desgraça nossa, é eles acreditarem sempre nos filhos e de forma alguma nos professores. Afinal, a culpa da maior parte do fracasso da educação dos jovens de hoje é inteiramente dos pais. Como estão sofrendo para tolerar seus filhos em quarentena por causa da pandemia, FELIZES os que recebem cestas básicas da merenda escolar. 
           No dia anterior, eu assistia a muitos alunos colando no simulado, sendo mais direto, na prova diagnóstica do governo. Isso deveria ser um treino para fixar as matérias na mente, porém, está sendo, sim, um treino para desenvolver técnica de colar. Bons tempos quando eu, no primeiro dia de aula, apresentava-me à classe, dizendo: Sou professor de Língua Portuguesa e quero que façam isso ou aquilo, não permito isso ou aquilo e temos um currículo extensivo a ser  cumprido, imperava o imperativo! Hoje, meu discurso mudou, apenas digo: Sou Claudeci e como vocês querem minhas aulas? O como querem aprender? Vamos conversar, não precisam me denunciar por pouca coisa! O imperativo mesmo é o medo e a frouxidão obrigatória.
           Por esses casos, eu sou obrigado a concordar com Immanuel Kant, considerando minha falta de perspectiva: "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias."
           A escola nunca cumpriu nem este e nem aquele objetivo!!!! Frustrações renitentes! E sem mais palavras, fico por aqui.
Claudeko Ferreira

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Enviado por Claudeko Ferreira em 19/08/2014
Reeditado em 27/09/2014
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