"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

AFINAL, UM COORDENADOR (— Quero vingança, esse professor não pode ficar impune!)




CRÔNICA

AFINAL, UM COORDENADOR (— Quero vingança, esse professor não pode ficar impune!)

Por Claudeci Ferreira de Andrade


          Que cena! Um Bedel saindo de sua sala em direção à sala dos professores, acompanhado de uma mãe possessa por um espírito de protecionismo; esta saiu de sua moradia próxima da escola, furiosa, braços agitados selvagemente, os cabelos curtos e poucos, mas esvoaçados e destratados; ela veio ao encontro da diretora. Porém, o coordenador de turno a atendeu.
          O problema era eu, porque arranquei sorrateiramente da mão de sua filha um aparelho celular! Que a deixasse, com o qual, perturbar ignorantemente minha aula! Uma péssima aluna; daquelas que não respeita ninguém, e abusa da confiança de seus pais para explorar tudo que pode. Mais uma vez, mentiu para sua pobre mãe, dizendo que bati em sua mão, ferindo-a, mas apenas peguei no aparelho e puxei. Se o celular caísse, eu não conseguiria pegá-lo, pois um grupo de aluno assistia, com muito prazer, aos vídeos pornográficos que ela tinha para mostrar; certamente estava bem protegida! Segui o procedimento de praxe, entreguei o objeto ao bedel para que ele tomasse medidas justamente cabíveis. E assim foi feito.
          Com a mesma voz de autoridade com que aquietou centenas de outros enfurecidos, o coordenador falou com experiência à mulher. A “selvagem” criatura se aquietou, e se humilhou, como se um espírito imundo tivesse saído dela. A desventurada mulher compreende estar ali perto alguém que a pode salvar do atormentador professor. Cai aos pés do “salvador” para suplicar misericórdia; mas, de repente quando os seus lábios se abriram novamente, o demônio falou por ela, bradando: — quero vingança, esse professor não pode ficar impune!
          Parece-me que aquele espírito pediu para entrar em mim, quando saísse daquela mulher. Fiquei enraivecido ao extremo, quando soube das mentiras ditas por aquela família, naquela ocasião, a meu respeito.
          Agora estou precisando de um coordenador pedagógico que me exorcize para que eu retorne à sala e veja impassivelmente aquela moça com os ouvidos entulhados de fone auricular, ouvindo sei lá o que, conectado no celular em questão.
          Em nossos dias, agregou-se à imagem do coordenador de turno, a de um libertador de pessoas cativas do espírito da rebeldia, da preguiça, da selvageria, do medo, da violência, enfim, dos espíritos maus do academicismo. Tenho esperanças! O mal da “educação” sairá quando lhe for ordenado que saia com voz poderosa de medidas reais, de normas democráticas, de fidelidade aos bons princípios morais da convivência cristã e de programas inclusivos bem dirigidos.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 19/05/2009
Código do texto: T1603219

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
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PEDAGOGIA LUDICISTA ( Como pretende a escola de tempo integral preencher o tempo das crianças? )

                

CRÔNICA

PEDAGOGIA LUDICISTA ( Como pretende a escola de tempo integral preencher o tempo das crianças? )

Por Claudeci Ferreira de Andrade


           Quando os alunos da escola pública pensam em uma aula dinâmica, tendem a ligar essa ideia com jogos, entretenimentos, diversões e festas. Quão fugazes são, porém, esses prazeres! Que podemos dizer do jovem bonito e saudável que, na propaganda, desfruta do sabor, o aroma, o prazer de determinada marca de cigarro? Atualmente há bem pouca dúvida de que não só o câncer, mas também o enfisema, doenças cardíacas e transtornos nervosos darão fim, prematuramente, a esse prazer que a propaganda não mostra. 
          Todas as atividades recreativas parecem ter certos fatores em comum. Elas debilitam o gosto dos alunos para o andamento de uma aula normal de didática que ensina conteúdos acadêmicos da matriz curricular. Os jogos destroem a fibra moral e pode tornar-se uma perturbação psicológica. Eles debilitam o intelecto por ocasionarem demasiada excitação; fazem com que as pessoas pensem mais no momento e em si, e menos no futuro e nos outros; e exigem porções cada vez maiores a fim de manter o mesmo estímulo que antes, como o efeito das drogas. Veja que ninguém pratica uma mesma dinâmica de grupo por duas vezes com o mesmo prazer!
          As aulas-show são prazerosas, sim, mas efêmeras e transitórias. Professores por certo saboreiam desse fruto por alguns momentos. Alunos apreciam sua tigela de lentilhas até compenetrarem-se de que perderam o direito de aprender mais e da forma séria, não leviana. O benefício ideal está na dose certa dos alimentos naturais! O que realmente é necessário à educação para vida? Tudo isso tem muito a ver com o assunto do equilíbrio.
          Já lhe sucedeu estar sentado num ônibus quando outro ônibus se achava parado ao lado?  De repente teve a impressão de que o seu ônibus estava partindo, até verificar que era o outro que se movia em direção oposta. Isto pode ser aplicado aos que procuram diversões nas escolas. Eles não devem surpreender-se ao constatar que não estão obtendo alegria, e, sim, perdendo a oportunidade de apoderar-se do conhecimento que interessa para a verdadeira alegria.
          Atividades, brincadeiras e esportes que fortalecem o corpo, que desenvolvem as faculdades e habilidades, que nos põem em contato com o ar puro, que aliviam a mente após um período de estudo ou de trabalho sedentário, que desenvolvem a cooperação e a amizade são recomendáveis aos alunos e professores que se prezam, desde que, naturalmente, não diminuam o tempo ou o interesse dedicado a atividades mais importantes e não ocorram a expensas do dinheiro, da saúde ou do bem-estar de uma outra pessoa.
          A pedagogia ludicista que produz hilaridade disparatada, excitação inútil ou impetuoso espírito de competição é prejudicial. Como pretende a escola de tempo integral preencher o tempo das crianças?  Termino esta crônica por aqui com as palavras de Andrea Ramal: "O bullying é uma “brincadeira” na qual apenas uma das partes se diverte, enquanto a outra sofre."
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 18/05/2009
Código do texto: T1601279

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RECEPCIONISTA OU PORTEIRO? ( De qual a escola precisa mais?)



RECEPCIONISTA OU PORTEIRO? (De qual a escola precisa mais?)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em uma análise final, o pensamento do porteiro do colégio onde trabalho permanece em sua forma mais simples: "é muito melhor ser um humilde servo na portaria da unidade escolar do que ter qualquer espécie de reconhecimento entre os que desprezam a educação".

Quando planejei escrever esta crônica, pensei nas funções mais nobres existentes em uma escola pública. Concluí que a portaria é uma delas, pois o porteiro é a primeira pessoa responsável pela acolhida da comunidade externa e interna. A escola pública, nosso "segundo lar", já não é mais um lugar seguro. Ouvi de um porteiro que levou empurrões e só não apanhou dos alunos porque não reagiu. E de outros mil e um casos em que o porteiro sofreu maus tratos dos que deveriam ser agradecidos, até pelo bom-dia ou boa-noite com que lhes cumprimenta!

Embora fosse ofendido em outro lugar que não fosse em seu ambiente de trabalho, pelo menos por uma pessoa qualquer que não fosse aluno, o servidor declarou que "é muito melhor ser um humilde servo na portaria da unidade escolar do que ter qualquer espécie de reconhecimento entre os que desprezam a educação".

A posição de homem que guarda a portaria já foi mais prestigiosa. Muitas repartições públicas e particulares têm essa seção, inclusive as igrejas. Encerrava, porém, certa honra, pois não era qualquer pessoa que podia estar tão ligada a uma função tão "sagrada", lugar de primeiras impressões. Além disso, se essa honra não é conferida pela própria tarefa, pode ser obtida realizando-a com esmero.

A escola pública hoje em dia necessita mais de recepcionistas do que de porteiros no sentido literal. Quando os membros da comunidade interna e os visitantes chegam à escola para tratar de quaisquer assuntos, quão agradável é serem recebidos junto ao portão por uma pessoa sorridente e cordial, com cumprimentos fáceis, a informação precisa e talvez um livro de registro de assuntos pendentes dos visitantes! Como faz jus uma instituição de ensino. Provavelmente esse tipo de recepcionista nunca será ofendido ou maltratado. Mas, o antigo adágio: "as primeiras impressões são as que perduram" encerra boa psicologia. E o espírito com o qual os visitantes tratarão os demais que toparem pela frente naquele ambiente polido, e a recordação que levarão consigo, pode ser determinada pela espécie de recepção que lhes é prestada junto ao portão.

Segundo a concepção popular, o porteiro tem que ser um homem forte, musculoso, bem fardado e armado: um segurança. Ou do tipo dos recepcionistas do "Vapt-vupt" que constrangem com uma notória falsa cordialidade, bloqueando a presença espontânea de quem se aportar por ali, com os chavões: "Pois não?!" "O que deseja?!"

— Se não desejo nada, estou inadequado! – diria qualquer curioso.

Mas, não precisa ser assim o porteiro de um recinto educacional. Na realidade, apenas precisa de alguém que faça qualquer um da comunidade sentir-se privilegiado de se colocar em pé junto ao portão do prédio escolar.

A TRAVESSIA DE CORNÉLIO (Um grande amor não morre assim. )


CONTO 

A Travessia de Cornélio ( Um grande amor não morre assim. )

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          A viagem seria uma tentativa para resgatar a vida a dois.  Para isso, comprou uma motocicleta que não era das melhores, mas era novinha. Cornélio e sua amada esposa foram visitar os pais dele numa aventura incomparável! Uma paradinha de direito aqui e acolá, descanso merecido: na beira da BR 153.  Foram seis dias de pouca velocidade e muito calor, ida e volta, para uma estada de quatro dias apenas, em território tocantinense. Na sua cidade de origem, fazia poera! 
     Com a chegada do casal da cidade grande, o pessoal de lá não tinha como conter tamanha felicidade, foi o melhor natal dos últimos vinte anos para seus pais. Foi o que disseram, isso pude ver bem claro. O que não ficou claro foi o motivo da indiferença de quem era nora e se dizia apaixonada por viagem: Jacobina, uma mulher de vinte e cinco anos de idade, muito bonita, dissimulada e se trajava com o esbanjamento de uma prostituta “classe A”, acompanhava à risca as personagens das novelas televisivas e especialista em futilidades. Aliás, o tratava como um “leproso”, não gostava de sexo, entretanto se deitava com ele, para essa finalidade, a cada quinze dias, quando insistia muito. Além da força dos seus sentimentos, valia a pena suportar esta situação, por que se beneficiava da companhia de uma bela mulher e das lições de vida, ele queria se mostrar! E na viagem, nenhuma palavra de elogio, ouviu só repreensões pelas passagens nas quais conduzia a moto com destreza e aptidão! Fez-se de palhaço para agradar e gastou mais do que o planejara.
          Entre as poucas palavras que ouviu dos lábios finos os quais tentara, sem sucesso, muitas vezes beijar, foi dentro do banheiro de um hotel em Rialma, já na volta, o primeiro de raspão!
          —“É muito chato!”
          Jacobina, apesar de ter empenhado todo esforço para provar que era superior a ele, se dobrava de vez em quanto, com o aparelho celular e um mapa rodoviário em punhos, para lhe falar a hora e verificar o trajeto. Ele havia investido na pessoa que mais confiava: a navegadora do percurso.
          Já no final do pesadelo, de volta ao “leito sem mácula”, como assim acreditava Cornélio, ouviu dela, como nunca ouvira dantes, o brado de alegria na chegada ao último viaduto, ali no Novo Mundo:
          — Graças a Deus estamos chegando!
          Não reagiu à expressão que o fez vibrar involuntariamente, pois ele ainda estava atônito centrado na inocência, cego pela parcialidade, surdo pela dissonância irritante do silêncio, mudo pelas as mil conjecturas amontoadas em sua cabeça.
          — O que eu fiz para tanto merecer? – apenas, perguntou Cornélio a si mesmo com a voz da alma.
          Mas, tinha uma razão aparente para agradecer a Deus: estavam com vida, naquele pôr-do-sol da sexta-feira, vinte e nove de dezembro de dois mil e seis. Precisaram só de mais dez minutos para reabrir aquele portão verde morto, ensombrado pela o vigor da ferrugem. A casa estava em estado de abandono, carecia de uma arrumação, afinal estavam por nove dias fora. 
        Uma saudade diferente espetava o coração de Jacobina, era tamanho o desejo da carne que perdeu o senso do perigo: Chico, nome de santo, despojado do mundo, amante do bem! Verso Cornélio, traído e inconveniente, e, por ironia do destino, estava em férias, não arredava o pé, queria gozar tudo que tinha direito. Jacobina num “pé-e-noutro”, procurando espaço para destilar o mel que prometera ao outro.
           Mal pôde esperar o sábado, Jacobina chegou da faculdade mais cedo, mesmo depois da farra com todos os seus colegas de curso, era horário de verão, o dia estava claríssimo. Para o bem da justiça, Cornélio não estava em casa, deu uma saidinha.  Ele sabia a hora que sua amada chegava para recepcioná-la a tempo, mas ela chegou cedo demais, vestiu-se de uma malha colada e uma camiseta bastante cavada, exibindo todas as suas belas formas arredondadas; assim como quem vai fazer “ginástica”. Ligou para o Chico e saíram passeando pelas ruas da pacata Prostilândia.
          Por quatro meses estavam assim, ninguém suspeitava, cobriam-se com um manto de convento. Porém, desta vez foi diferente, Cornélio viu. Mandou a embora de sua casa, por pouco não aconteceu uma tragédia. No entanto, não mediu bravura para romper os seis anos de casamento. Ele era um homem humilde e trabalhador, vinte e dois anos mais velho que ela, mas sua fisionomia não o denunciava, cristão fervoroso e por muitas vezes dizia:
          — Ninguém consegue enganar um homem de Deus por muito tempo.
          É verdade, ele estava com a razão. O destino o ajudou com ideias criativas a seu favor. Agora  precisava provar para a sociedade sua justiça. Então, foi urgentemente à prestadora de serviço telefônico com a ajuda de um detetive e solicitou um extrato de todas as ligações da Jacobina dos últimos trinta dias. Qual não foi sua constatação, ela tinha feito apenas quatro legações para ele, e constavam quarenta e oito para o número ****6126 e mais de dezoito torpedos (SMS) para o mesmo.
          — É!! O amante sempre tem um pouco mais! – dizia Cornélio inconformado.
          Porém, uma semana depois, ele inspirado na leitura da história bíblica, bem sucedida, de Oséia, que comprou de volta sua esposa Gômer depois de abandonado por ela com três filhos pequenos, os quais não eram seus biologicamente. Cornélio foi à luta, como quem não queria perder o pouco que lhe restava, mandou buquês de rosas, mensagens românticas e declarou todo o seu amor incondicional; concedeu-lhe o perdão, mesmo sem ela desejá-lo. Depois de tudo, Ele ainda queria força para continuar lutando, porque a amava de verdade, mas era uma decepção atrás da outra. Perguntava a ela todas às vezes que podia:
          — Você me ama?
          — Eu gosto de você, não sei se te amo!
          Sobretudo, Como resultado das chantagens dele, uma vez e outra, Cornélio se encontrava com Jacobina. O combustivo estava acabando! Porque, sempre nas despedidas tinha que ouvir:
          — Você não pode me beijar assim no meio da rua, estamos separados.
          Era apenas um beijo no rosto, mas não podia! Cornélio não estava lutando com um único adversário, antes e depois do Chico tinham outros, o amante revelado era só para disfarçar. Não tinha futuro promissor, pois tinha apenas o Ensino Fundamental, trabalhava fazendo faxina, porém era calmo e sigiloso, totalmente submisso, mas, também, não era o homem ideal para ela.
          — Então, querem dizer que eu e o Chico somos usados como trampolim para o projeto de vida depravada dela?! Ah, vou dar outro rumo à minha vida, se Deus quiser restaurarei meu lar, e terei parentes ao meu redor, para minha segurança na velhice.
          Depois disso, Cornélio “descobriu o Brasil”, caiu na vadiagem, levou uma vida errante e aplicou toda malandragem que aprendera com a Jacobina, todavia, assim que soube, depois de cinco anos da separação, que sua amada estava, por um acidente de moto, paraplégica, recomeçou a visitá-la no intuito de continuar a conquista. — Um grande amor não morre assim. Tem um preço!
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 25/04/2009
Código do texto: T1558623

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DISSIMULAR PARA VIVER BEM ("Discrição é saber dissimular o que não se pode remediar..." — Vítor Santos)



CRÕNICA

 DISSIMULAR PARA VIVER BEM ("Discrição é saber dissimular o que não se pode remediar..." — Vítor Santos)

por Claudeci Ferreira de Andrade


             A causa da falta de cumplicidade, ou melhor, falta de corporativismo na escola, entre os docentes, é a desnudez dos opositores, que são tantos. Alguém disse que parece ser mais fácil obedecer à ordem de Jesus de amar os nossos inimigos, do que viver em harmonia com os colegas de trabalho! Quando somos maltratados por alguém que não pertence ao nosso MEIO, temos a tendência de ser um pouco mais condescendentes – afinal de contas, ele não conhece os nossos assuntos, e não representa nossa CATEGORIA! Quando, porém, um membro da nossa unidade escolar não se sujeita à orientação a que seguimos, sentimo-nos traídos, visto que ele compartilha o mesmo ambiente e rótulo, porém não comunga conosco das ideias cativas. Achamos que aquilo que as pessoas pensam de nós será afetado pelo que pensam a respeito DESSE REBELDE. Esse mau exemplo queima nossa imagem por tabela! Ou salva, quando ele adota a hipocrisia não ironizada. Depois dizem que "um erro não conserta o outro"!
             Conta-se que um homem levou um amigo para fora a fim de ensinar-lhe a dirigir um automóvel. Foram para um campo aberto, onde o principiante aprendeu a dar partida, parar o carro, dar marcha à ré, estacionar entre balizas etc. depois de uma hora, o aluno sentia-se bastante confiante em si mesmo, pois dirigir um veículo era mais fácil do que havia imaginado. O instrutor mandou então que ele fosse para a estrada principal. O movimento do transito, à tarde, estava aumentando, e os carros passavam em rápida sucessão. O som das buzinas, os sinais de trafego, e os pedestres foram demais para o motorista iniciante, na primeira entrada lateral, ele saiu da rodovia, deteve o carro e enxugou a transpiração da testa.
            — Ufa, teria sido fácil – disse ele – se não fossem as outras pessoas!
            AO MESMO TEMPO QUE ZELAMOS PELA A UNIFORMIZAÇÃO COMO uma "PANELINHA". POR OUTRO LADO, as pessoas que vivem ao nosso redor nos atrapalham, e me parece que no sistema educacional, isso é mais grave. Também me parece que  trabalhando as aparências, com o intuito de promover o viver em harmonia é a solução. E aprender que devemos respeitar as outras pessoas tanto quanto a nós mesmos, fingindo, se não puder ser verdadeiro, faz parte do processo de crescimento profissional (o testemunho do educador conta mais). O fraco vence os inimigos fortes, se ouvir cada palavra deles, vesti sua camisa e caminhar para onde eles vão. Quem melhor fingir ser um deles escapa com vida. Essa é a macumba da hipocrisia. Com efeito, parte de nossa responsabilidade é não impedir que os nossos  observadores cresçam; nossa atitude para com eles constitui uma indicação de nossa própria maturidade profissional.
            Não devemos ficar desalentados quando nossos colegas não vivem de acordo com os nossos ideais, mas com abnegado amor pela emprego adquirido por concurso, devemos fingir confiar neles, E ASSIM, eles também fingem confiar em nós. TANTO É VERDADE QUE Até mesmo os inimigos, quando têm objetivos comuns unem-se, Aí, então, como resultado vem a cumplicidade. "Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios"(Dinamor). Se isto promove a harmonia nas relações, sejamos hipócritas sempre de sorriso largo! Vamos concluir com marca de autoridade de Chico Xavier: "A verdade que fere é pior do que a mentira que consola." (Carlos A Baccelli).
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 16/05/2009
Código do texto: T1597663

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C(S)em Dias Letivos ("Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem." — Chico Xavier)



CRÔNICA

C(S)em Dias Letivos ("Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem." — Chico Xavier)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Por Claudeci Ferreira de Andrade
         Faz algum tempo, quando eram 100, os dias letivos propostos no calendário escolar, para contar a promoção do aluno da EJA, de um período para outro. Então, li uma faixa de advertência, na frente do prédio escolar, bem exposta: “como seria terrível se eu saísse em férias com a certeza da reprovação!” Ela não só se referia à suposição de alguém que está reprovado, mas, sim, à conjetura de ter sido liberado para gozar férias sem fazer jus. Dei, porém, àquelas palavras o sentido de que eu estaria perdido sem o direito de descansar neste recesso de final de ano. Como professor, fui reprovado também, porque reprovei trabalhadores, fiz muito pouco por eles, sendo que os fracos cabem justamente no ideário do sistema. Isto me levou a fazer imediatamente sérias reflexões.
         Tomo por exemplo, uma senhora idosa que atravessou os tempos de angústia e finalmente contemplou a chegada de sua aposentadoria. Que vitória! Imagine então que ela esteja cursando a EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou um desses programas de aceleração para encurtar o percurso da corrida, e que ela vê uma nuvem de facilidade aproximar-se mais e mais, sempre aumentando de tamanho e esplendor sem precisar correr tanto em sua direção. Finalmente essa nuvem se transforma em perspectivas futurísticas. Mais tarde, glorioso momento da formatura chega tão perto de si que lhe conduz ao céu. O diploma lhe promete poder e sucesso. Essa favorecida, avaliada diferenciadamente, como se houvesse dois pesos e duas medidas na justiça educacional, fica com receio, não sabendo se está apta ou inapta; mas o fato de ainda está legalmente no páreo, isso lhe traz esperança, que se transforma em alegria ao ser ouvidas as palavras: “hoje é sua festa de formatura.”— essa é a voz da escola moderna, não tradicional e inclusiva custa o que custar. (Formada em quê?).
          “— Despertem! Despertem! Despertem! Vocês que dormem no berço de palha, venham para o berço esplendido” — assim ordenam os otimistas demais com essa modalidade. Mas, esses “mágicos” da educação não dizem qual será o próximo passo, e que só poderão dá-lo os autodidatas. Os concursos facilitados vêm como terremotos que abrem as sepulturas dos justamente poupadores de esforços, “paparicados”. Depois de “formados” observam atentamente para o horizonte procurando ver se alguma vibração indique que eles estão verdadeiramente no páreo do mercado. Mas, nada acontece!
          Esta é uma cena muito desagradável, mas continuará ocorrendo algo semelhante. A notícia alvissareira é que podemos ser úteis sem qualidade, praticando a lei do menor esforço em detrimento do que é justo e funcional.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 15/05/2009
Código do texto: T1596636


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LIÇÕES DE BIA (Quem merece maior reprovação, Bia ou aqueles que correm atrás de boa nota, meramente copiando e colando?)



Crônica

LIÇÕES DE BIA

 Por Claudeci Ferreira de Andrade


                No ano passado, eu estava dirigindo aulas de Língua Portuguesa para um segundo ano do Ensino Médio no Colégio Estadual. Uma jovem, a qual chamaremos de Bia, não assistia às minhas aulas regularmente, frequentando pouco o colégio nos dias letivos. Talvez, ela não conhecesse bem as obrigações de aluno. Eu estava certo de que ela seria em breve a pior aluna da unidade escolar. Assim procurei pressioná-la um pouco mais.
        — Bia – eu disse – você é uma aluna de comportamento desfavorável e é pouco assídua ao colégio. Que você pensa dessa sua falta de dedicação?
          — Creio que não é de disciplina, tudo que um bom aluno precisa – ela me respondeu sem hesitar.
          — Isso é bom – retruquei esperançoso – e o que pensa dos seus professores?
          — Creio que também são filhos de Deus – respondeu-me mais uma vez com segurança.
          — Ótimo – assenti – e quanto ao regimento da unidade escolar?
          — Tenho a intenção de obedecê-lo – foi sua pronta resposta. Senti que o diálogo se desenvolvia bem.

          — Então você planeja ser uma boa aluna e tornar-se um exemplo de dedicação e no final ser coroada com uma merecida aprovação em todas as matérias? – Eu arrisquei, esperando uma resposta convencional e dentro do permitido.

            Bia olhou-me espantada e replicou: —Tornar-se uma boa aluna e ser alguém na vida? Jamais me passa pela cabeça tal ideia, não no modelo da escola; estou aqui para me divertir, comer, socializar e zoar, aprender o mínimo possível! Aprendemos mesmo a arte de viver e ganhar dinheiro é na rua.
              Ela simplesmente cria que poderia incluir a vida escolar entre os seus outros lazeres: quebrar as normas e ainda continuar fazendo “sucesso” na comunidade escolar era seu objetivo.

            Bia não é a primeira, nem será a última que frequenta o colégio sem jamais chegar ao conhecimento do verdadeiro objetivo disso. Muitos há, dentro da escola, que sofrem da mesma doença: desvio focal.

            Há outros alunos que frequentam às aulas regularmente, fazem as atividades propostas pelos professores para ganhar nota, mas recusam deixar que o conhecimento os transforme numa pessoa de sucesso de verdade! Estão sempre reivindicando boas notas, mas nunca chegam ao objetivo da escola, que é dar-lhes o conhecimento acadêmico, anexando-lhes a competência crítica e analítica da vida real.
            Quem merece maior reprovação, Bia ou aqueles que correm atrás de boa nota, meramente copiando e colando? Ou, até, comprando monografia? (desculpe-me a rima, se um pecado intencional merece perdão)!
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 14/05/2009
Código do texto: T1593611

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07/12/2010 09:19 - Quésia
Professor Claudeci! Nossa! O senhor foi meu professor há muito tempo, quando eu ainda era uma criança (Aproximadamente uns 15 anos atrás)... Sempre gostou de escrever... Lembro-me bem das frases diárias no cantinho do quadro. Que momento mais nostálgico! É certo de que não se lembrará de mim, mas fico contente em ter feito neste momento uma breve viagem ao meu passado infantil. Grande abraço!


14/05/2009 14:03 - Debora Souza
Eles merecem mais orientação...