"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

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MINHAS PÉROLAS

⁠O MAL VEM ANTES DO BEM; NO ANTI-HORÁRIO, O BEM VEM PRIMEIRO! ("Pensar contra a corrente de seu tempo é heroico; dizê-lo é uma loucura". — Eugéne Ionesco)
           Considerando a ilusão de ótica, há sim, dois caminhos diante de nós, mas não se bifurcam na realidade, são distintos apenas pelas incidências de circunstâncias ideológicas. E a existência deles não significa escolha: o caminho da vida não se escolhe, nasce-se automático, e o caminho da morte JÁ EXISTIA que herdamos automaticamente quando o da vida começou. Deve ser o diabo (maior incidência do mal) que oferece a disposição das coisas como se estivessem paralelas. A igualdade de seres distintos nunca foi o plano de Deus, sendo que a adversidade é sua infinitude. Quem deseja a igualdade está à trás ou à frente. Uma deformidade no olhar não pode ver que há sempre um pouco de mal no bem ou um pouco de bem no mal. Na verdade as coisas compatíveis vêm uma "dentro" da outro em gradação manipulada por Deus. E aí tanto o querer como o realizar vem de Deus. Por que duas coisas ao mesmo tempo? Para uma não ser desperdiçada em detrimento da outra, então cada uma a seu tempo. Uma semente de caju vai gerar cajueiro, ela não pode germinar mamão, mas assim que deixar de ser cajueiro, então pode alimentar mamoeiro, são só substâncias químicas distintas que se misturam. A vida e a morte não estão paralelas; a luz e as trevas não estão paralelas, nada é totalmente distinto sem oposição, há sempre um pouco de luz nas trevas ou vice versa. Há um pouco de morte na vida e vice versa. Tudo está junto e misturado. Nada é totalidade, DISTINGUIMOS TUDO PELA MAIOR INCIDÊNCIA. E o meu batismo é o da compatibilidade, NÃO SE MISTURA SE NÃO FOREM COMPATÍVEIS. Sempre existe um ponto de fusão (o mal e o bem são compatíveis.): Ação do Criador. CiFA

Claudeci Ferreira de Andrade

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PEDAGOGIA LUDICISTA ( Como pretende a escola de tempo integral preencher o tempo das crianças? )

                

CRÔNICA

PEDAGOGIA LUDICISTA ( Como pretende a escola de tempo integral preencher o tempo das crianças? )

Por Claudeci Ferreira de Andrade


           Quando os alunos da escola pública pensam em uma aula dinâmica, tendem a ligar essa ideia com jogos, entretenimentos, diversões e festas. Quão fugazes são, porém, esses prazeres! Que podemos dizer do jovem bonito e saudável que, na propaganda, desfruta do sabor, o aroma, o prazer de determinada marca de cigarro? Atualmente há bem pouca dúvida de que não só o câncer, mas também o enfisema, doenças cardíacas e transtornos nervosos darão fim, prematuramente, a esse prazer que a propaganda não mostra. 
          Todas as atividades recreativas parecem ter certos fatores em comum. Elas debilitam o gosto dos alunos para o andamento de uma aula normal de didática que ensina conteúdos acadêmicos da matriz curricular. Os jogos destroem a fibra moral e pode tornar-se uma perturbação psicológica. Eles debilitam o intelecto por ocasionarem demasiada excitação; fazem com que as pessoas pensem mais no momento e em si, e menos no futuro e nos outros; e exigem porções cada vez maiores a fim de manter o mesmo estímulo que antes, como o efeito das drogas. Veja que ninguém pratica uma mesma dinâmica de grupo por duas vezes com o mesmo prazer!
          As aulas-show são prazerosas, sim, mas efêmeras e transitórias. Professores por certo saboreiam desse fruto por alguns momentos. Alunos apreciam sua tigela de lentilhas até compenetrarem-se de que perderam o direito de aprender mais e da forma séria, não leviana. O benefício ideal está na dose certa dos alimentos naturais! O que realmente é necessário à educação para vida? Tudo isso tem muito a ver com o assunto do equilíbrio.
          Já lhe sucedeu estar sentado num ônibus quando outro ônibus se achava parado ao lado?  De repente teve a impressão de que o seu ônibus estava partindo, até verificar que era o outro que se movia em direção oposta. Isto pode ser aplicado aos que procuram diversões nas escolas. Eles não devem surpreender-se ao constatar que não estão obtendo alegria, e, sim, perdendo a oportunidade de apoderar-se do conhecimento que interessa para a verdadeira alegria.
          Atividades, brincadeiras e esportes que fortalecem o corpo, que desenvolvem as faculdades e habilidades, que nos põem em contato com o ar puro, que aliviam a mente após um período de estudo ou de trabalho sedentário, que desenvolvem a cooperação e a amizade são recomendáveis aos alunos e professores que se prezam, desde que, naturalmente, não diminuam o tempo ou o interesse dedicado a atividades mais importantes e não ocorram a expensas do dinheiro, da saúde ou do bem-estar de uma outra pessoa.
          A pedagogia ludicista que produz hilaridade disparatada, excitação inútil ou impetuoso espírito de competição é prejudicial. Como pretende a escola de tempo integral preencher o tempo das crianças?  Termino esta crônica por aqui com as palavras de Andrea Ramal: "O bullying é uma “brincadeira” na qual apenas uma das partes se diverte, enquanto a outra sofre."
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 18/05/2009
Código do texto: T1601279

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