"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

DISSIMULAR PARA VIVER BEM ("Discrição é saber dissimular o que não se pode remediar..." — Vítor Santos)



CRÕNICA

 DISSIMULAR PARA VIVER BEM ("Discrição é saber dissimular o que não se pode remediar..." — Vítor Santos)

por Claudeci Ferreira de Andrade


             A causa da falta de cumplicidade, ou melhor, falta de corporativismo na escola, entre os docentes, é a desnudez dos opositores, que são tantos. Alguém disse que parece ser mais fácil obedecer à ordem de Jesus de amar os nossos inimigos, do que viver em harmonia com os colegas de trabalho! Quando somos maltratados por alguém que não pertence ao nosso MEIO, temos a tendência de ser um pouco mais condescendentes – afinal de contas, ele não conhece os nossos assuntos, e não representa nossa CATEGORIA! Quando, porém, um membro da nossa unidade escolar não se sujeita à orientação a que seguimos, sentimo-nos traídos, visto que ele compartilha o mesmo ambiente e rótulo, porém não comunga conosco das ideias cativas. Achamos que aquilo que as pessoas pensam de nós será afetado pelo que pensam a respeito DESSE REBELDE. Esse mau exemplo queima nossa imagem por tabela! Ou salva, quando ele adota a hipocrisia não ironizada. Depois dizem que "um erro não conserta o outro"!
             Conta-se que um homem levou um amigo para fora a fim de ensinar-lhe a dirigir um automóvel. Foram para um campo aberto, onde o principiante aprendeu a dar partida, parar o carro, dar marcha à ré, estacionar entre balizas etc. depois de uma hora, o aluno sentia-se bastante confiante em si mesmo, pois dirigir um veículo era mais fácil do que havia imaginado. O instrutor mandou então que ele fosse para a estrada principal. O movimento do transito, à tarde, estava aumentando, e os carros passavam em rápida sucessão. O som das buzinas, os sinais de trafego, e os pedestres foram demais para o motorista iniciante, na primeira entrada lateral, ele saiu da rodovia, deteve o carro e enxugou a transpiração da testa.
            — Ufa, teria sido fácil – disse ele – se não fossem as outras pessoas!
            AO MESMO TEMPO QUE ZELAMOS PELA A UNIFORMIZAÇÃO COMO uma "PANELINHA". POR OUTRO LADO, as pessoas que vivem ao nosso redor nos atrapalham, e me parece que no sistema educacional, isso é mais grave. Também me parece que  trabalhando as aparências, com o intuito de promover o viver em harmonia é a solução. E aprender que devemos respeitar as outras pessoas tanto quanto a nós mesmos, fingindo, se não puder ser verdadeiro, faz parte do processo de crescimento profissional (o testemunho do educador conta mais). O fraco vence os inimigos fortes, se ouvir cada palavra deles, vesti sua camisa e caminhar para onde eles vão. Quem melhor fingir ser um deles escapa com vida. Essa é a macumba da hipocrisia. Com efeito, parte de nossa responsabilidade é não impedir que os nossos  observadores cresçam; nossa atitude para com eles constitui uma indicação de nossa própria maturidade profissional.
            Não devemos ficar desalentados quando nossos colegas não vivem de acordo com os nossos ideais, mas com abnegado amor pela emprego adquirido por concurso, devemos fingir confiar neles, E ASSIM, eles também fingem confiar em nós. TANTO É VERDADE QUE Até mesmo os inimigos, quando têm objetivos comuns unem-se, Aí, então, como resultado vem a cumplicidade. "Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios"(Dinamor). Se isto promove a harmonia nas relações, sejamos hipócritas sempre de sorriso largo! Vamos concluir com marca de autoridade de Chico Xavier: "A verdade que fere é pior do que a mentira que consola." (Carlos A Baccelli).
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 16/05/2009
Código do texto: T1597663

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Nenhum comentário: